NewTec apresenta modens DVB-S2X no SET EXPO 2017

SET EXPO Parte I

A conectividade IP aumenta as possibilidades de comunicação, afirmou Bart Utterbeeck, da NewTec, em entrevista à Revista da SET

A companhia belga introduziu o seu novo portfólio de modens DVB-S2X em seu estande no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte. “É um aprimoramento da nossa linha DVB-SX já visando preparar o mercado para o 4K e o 8K”, afirmou Bart Utterbeeck, gerente geral para América Latina da NewTec, em entrevista à Revista da SET. A linha Dialog chega com três tipos de modens: o MDM 2210 (linha de baixo custo, com canal retorno de até 5 MB/s), o MDM 3310 (modens que transmitem em SPC dinâmico, MXDMA e oferecem alcance retorno de até 20 MB/s) e o MDM 5000 (que também utiliza a tecnologia MXDMA com retorno de até 70 MB/s).
A empresa está investindo na tecnologia IP, segundo Barth. Os modens têm entrada para trabalhar com teleporto IP e, para contribuição em jornalismo, oferecem sistemas bidirecionais via satélite para trazer conectividade ao SNG. “Uma equipe em um lugar remoto pode usar a conectividade via satélite como por meio do IntelsatOnePrism, que utiliza a nossa plataforma Dialog”, frisou o executivo. A tendência, em sua opinião, é que equipes de jornalismo e de coberturas de grandes eventos se preparem para as produções em multitela. “A conectividade IP aumenta as possibilidades de comunicação neste novo cenário”, ponderou Bart, lembrando ainda que, em 2018, a NewTec passará a operar em banda Ka para jornalismo com a Yahsat, empresa de satélite dos Emirados Árabes .