Importantes novidades apresentadas para o IP na produção ao vivo

NAB 2019 – “O OLHAR DOS ESPECIALISTAS DA SET”

por José Antonio Garcia

Selo apresentado no NAB Show não é um programa de certificação. © Foto: Divulgação

Programa de Testes JT-NM
Uma importante novidade apresentada na área do IP Showcase dessa NAB 2019, foi o anuncio do Programa de Testes do JT-NM (Joint Task Force On Networked Media). O programa foi desenvolvido para oferecer ao potencial cliente, uma visão mais documentada de como os equipamentos estão alinhados aos padrões, SMPTE ST 2110 e SMPTE ST 2059. Os testes, patrocinados pelo JT-NM, foram administrados pela EBU e IRT no mês de março, nas dependências da Fox em Woodlands no Texas.
Os fabricantes que participaram e autorizaram que seus testes fossem publicados, receberam o direito de apresentar o selo JT-NM Tested ao lado de seus produtos durante a NAB 2019. O catálogo de resultados dos testes pode ser encontrado no link abaixo.
http://jt-nm.org/documents/JT-NM_Tested_Catalog_ Full-Online-2019-04-05.pdf
Todos os critérios dos testes estão detalhados, assim como as versões de software e hardware, com total transparência de todo o processo de avaliação.
“A indústria continua a se mover para uma operação IP e o usuário precisa ter confiança que os equipamentos de vários fabricantes realmente seguem os padrões, e a JT-NM teve a iniciativa de atender alguns pedidos dos usuários”, disse Brad Gilmer, diretor executivo do IP Showcase.
Assim, 35 empresas, com 71 produtos participaram desse primeiro teste. O programa não é para uma certificação, mas sim uma amostragem no tempo de como o equipamento se conforma.

Página 1 de 3 dos resultados do JT-NM Tested Program

AIMS cria novo Grupo de Trabalho com enfoque no mercado Pro-AV
A Aliança para Soluções em Mídias IP (AIMS) anunciou o lançamento de um novo Grupo de Trabalho Pro AV, com o objetivo de promover a adoção de um conjunto de protocolos de mídias-sobre-IP pra o mercado Pro AV. O grupo pretende avaliar e recomendar normas e padrões AES, AMWA, VSF, SMPTE, IEEE, e IETF, que já foram adotadas pela indústria de mídia e entretenimento, incluindo segurança, suporte HDCP e controle IO. O resultado pretendido é de um sistema flexível para o vídeo, áudio e dados nas soluções Pro AV atuais e futuras.
O coordenador do grupo AIMS Pro AV é o Sr. David Chiappini, VP de pesquisa da MATROX, juntamente com o Sr. Scott Barella, CTO da PESA.
As recomendações AMWA abaixo, estão em fase final de aprovação, e foram expostas no IP Showcase 2019 em uma área denominada Future Zone.
AMWA IS-07 (Event&Tally)
A definição formal do IS-07 é de um mecanismo para emitir e consumir status e alteração de status dos equipamentos, dentro de um ambiente de mídia IP.

De forma simplista, IS-07 substitui a necessidade de conexões de GPI nas instalações modernas, enquanto acontece uma migração para a tecnologia IP. Mas vai muito além de uma GPI tradicional, pois a verdadeira força do IS-07 estás na sua habilidade de transportar textos e valores numéricos (por exemplo, níveis, temperaturas, conexão, status), além de informações de timing, de faixas de valores e de unidades de medidas. Assim os equipamentos baseados em IP, de múltiplos fabricantes e modelos, podem ser conectados e trocarem informações, sempre utilizando padrões abertos. Também, essas conexões podem ser facilmente remapeadas como for necessário, utilizando o IS-05, o mesmo protocolo utilizado para roteamento dos streams RTP de mídia.
Já sendo testada por alguns fabricantes, o IS-07 permite conectividade entre vários equipamentos, de painéis de hardware, de multiviewers e até de dispositivos de puro software, todos orquestrados pelo Controlador do Sistema.
A especificação IS-07 consiste de definições dos tipos de eventos permitidos, tipos de transportes permitidos e da API usada para ler os últimos estados dos eventos.
São as seguintes, os tipos de mensagens suportadas:

1) Mensagem Tipo State – São os tipos predominantes. Com a seguinte estrutura:
• identity [mandatory] • event_type [mandatory] • timing [mandatory with some optional fields] • payload [mandatory] • message_type [mandatory] 2) Mensagem Tipo Reboot – Emitida apenas quando o transmissor sofre um restart planejado e irá retornar em breve.
3) Mensagem Shutdown – Apenas quando o transmissor vai sofre um shutdown planejado.
4) Mensagem Connection Lost – Quando o transmissor se desconecta do MQTT broker*, este último envia a mensagem para todos os receptores relacionados na conexão.
5) Mensagem Health – enviada pelo transmissor após uma requisição.

*O broker é o elemento responsável por gerir as publicações e as subscrições do protocolo MQTT (Message Queuing Telemetry Transport). Ele é como uma espécie de mediador entre as máquinas, capaz de fazer com que a comunicação de fato ocorra entre elas.
AMWA NMOS IS – 08 Audio Channel Bundling
O IS-08 fornece um meio para remapear os canais de áudio via API, com acesso por HTTP. Pode ser realizado por um dispositivo transmissor, onde o mapa de áudio resultante pode ser enviado para a rede, ou um dispositivo receptor, onde o áudio recebido da rede pode ser remapeado antes do consumo.
Já em teste por alguns fabricantes, o IS-08 foi desenvolvido pela AMWA e recomendado pela EBU como requerimento mínimo para um sistema de mídia baseado em IP.
IS-08 interage com o Registro IS-04 e o Gerenciador de Conexões IS-05, permitindo o roteamento de múltiplos streams de áudio para qualquer receptor.
IS-08 é crucial para todas as aplicações IP ST 2110, onde os canais de áudio precisam ser combinados de forma independente ao stream de vídeo associado, o que é um requerimento comum para o broadcast e estúdios de produção. Essa capacidade estava presente em sistemas de roteamento baseados em SDI, e o IS-08 permite a mesma capacidade no IP.
AMWA NMOS IS – XY
AMWA segue com os trabalhos apontados no cronograma IP, com importantes recomendações para fluxo de grupos de streams, ID & Timing, escalabilidade, segurança e muito mais. Novidades serão anunciadas em breve.

José Antônio S. Garcia é engenheiro e membro da SET. Consultor-Ênfase Telecom/SET.
Contato: [email protected]