Grupo de Espectro define prioridades para 2017

O Grupo de Trabalho de Espectro da SET se reuniu, em São Paulo, para alinhar as atividades que desenvolverá ao longo do ano. “O Grupo é bem alinhado e qualificado, com discussões de alto nível e forte engajamento. Creio que teremos um bom ano pela frente”, avalia o novo coordenador, Ivan Miranda.
Neste primeiro encontro do ano, foram identificadas e priorizadas as principais atividades relacionadas ao Grupo de Espectro. “Priorizamos ações relacionadas ao sistema Mosaico da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Acreditamos que, em pareceria com o grupo de Rádio da SET, poderemos contribuir para o aperfeiçoamento da ferramenta. Temos ainda demandas junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), como as relacionadas ao Canal Ônibus, por exemplo”, detalha Miranda.
A próxima reunião ainda não tem data marcada, mas será anuncia-da pela SET assim que for definida. “Estamos na etapa de planejamento do nosso calendário, e agora iremos gerar a discussão com base na listagem de prioridades que tivemos neste primeiro encontro”, explica.
Em uma primeira avaliação frente ao Grupo, Ivan Miranda destaca a objetividade e efetividade das discussões. “Isso gera benefícios diretos para o associado da SET, visto o valor agregado dos conteúdos que serão futuramente disponibilizados após as reuniões. O time de participantes do grupo é da mais alta excelência”, pontua.

Objetivos do Grupo de Trabalho de Espectro
Contribuir com a ANATEL para que a TV aberta disponha de espectro suficiente e isento de interferências para continuar operando e se expandindo no mundo digital.
Contribuir com o MCTIC e a ANATEL para o aperfeiçoamento da regulamentação técnica que rege a TV aberta no Brasil, tanto com relação ao serviço principal de radiodifusão de sons e imagens como no que tange aos serviços auxiliares e ancilares de radiodifusão.
Disseminar aos associados SET conhecimento e informações sobre os serviços de TV aberta no Brasil.
Apoiar as associações de radiodifusão no tocante ao conhecimento técnico de engenharia envolvendo espectro, estratégico aos negócios de televisão.
Resumidamente, o Grupo de Trabalho de Espectro traz uma visão objetiva e clara sobre os principais temas relacionados à TV aberta, envolvendo espectro radioelétrico, legislação e regulamentações vigentes de forma a apoiar o profissional de radiodifusão.

Coordenação do Grupo de Espectro
Coordenação: Ivan Miranda, Diretor de Engenharia da RPC e Diretor Regional da SET – Região Sul.
Todas as informações sobre o Grupo de Espectro poderão ser encaminhadas para [email protected]