Grass Valley

Novidades NAB 2017– Parte 2

Como referimos na edição anterior, as mudanças da indústria audiovisual têm sido tão significativas na segunda décadado século XXI que feiras tradicionalmente de equipamento de hardware como a NAB têm se voltado quase inteiramente para soluções de software abertas que brindem aos broadcasters plataformas agnósticas. A edição 2017 da maior feira de tecnologia audiovisual do mundo promete trazer novidades importantes para um mercado cada vez mais convergente e global.Nesta edição apresentamos a segunda parte do resumo de algumas das principais novidades que serão exibidas na NABShow 2017, que se realiza como já é costume no Las Vegas Convention Center, de 24 a 27 de abril de 2017, e que espera superar os 103.012 visitantes chegados de 187 países aos seus cinco pavilhões com mais de 1.800 expositores

por Redação

Grass Valley

Grass Valley irá exibir o Data Center Network Manager (DCNM) em seu estande no Las Vegas Convention Center. O DCNM é um servidor que unifica e automatiza a infraestrutura Cisco Nexus para gerenciamento de data centers em switches Cisco Nexus da série 9000. “O DCNM fornece controle e monitoramento do fluxo IP e lida com cenários complexos de tamanhos de fluxo variados e múltiplos, ao mesmo tempo em que fornece uma interface para o sistema de controle GV Convergent da Grass Valley, realizando controle transparente e abrangente de uma rede SDI/IP híbrida”, explicam os desenvolvedores da solução.
Os switchers de produção GV Korona K-Frame S-series e as câmeras 4K UHD nativas LDX 86N Series chegam como os destaques da companhia na área de live production.
Para a produção de notícias, os principais desenvolvimentos são o MAM GV Stratus, o software de edição não linear Edius Pro 8, e o sistema de produção automatizado Ignite Automated Production System, um link entre a sala de controle mestre e a newsroom capaz de ser operado por um único técnico. A plataforma de playout integrado iTX e o iTX On-Demand Automated VOD serão as novidades em Content Delivery. A companhia demonstrará as suas soluções integradas no estande SL106 da NABShow 2017.
A empresa do Grupo Belden, em parceria com a Cisco, apresenta ainda um novo pacote de soluções para os switches da multinacional norte-americana, agora também disponíveis diretamente com a Grass Valley. Como parte de uma abordagem integrada de COTS (Commercial of-the-shelf) IP, os kits Cisco Nexus®9200 e Cisco Nexus®9300 oferecem a infraestrutura de rede IP dos COTS, além de licenças e suporte para os produtos IP da Grass Valley, como o GV Node, o GV Convergent e o IPG-3901. “Estas soluções aceleram e facilitam os processos de instalação e de configuração de uma infraestrutura IP, e asseguram a compatibilidade com as soluções do Data Center Broadcast IP da Grass Valley”, afirmam os canadenses.
Os desenvolvimentos da Cisco para soluções de mídia podem expandir e, em alguns casos, substituir o roteamento de vídeo em banda base, explica a fabricante, permitindo realizar a distribuição de produções ao vivo, de notícias e de programas a partir de uma infraestrutura baseada em IP. “Quando combinados com as câmeras, servidores, switchers de produção e outros equipamentos de manipulação de sinal (codificadores, controladores e multiplexadores) da Grass Valley, [os produtos da Cisco] oferecem uma solução testada e capaz de prover fluxos confiáveis de áudio, vídeo e dados em uma rede IP”, asseguram os representantes do Grupo Belden.
“O momento da indústria nunca foi tão favorável à transição para o IP. A combinação da infraestrutura da Grass Valley com uma rede COTS Cisco fornece a melhor solução da categoria com a escalabilidade e o desempenho
exigidos de um verdadeiro data center de transmissão IP”, ressalta Marco Lopez, o presidente da Grass Valley. “Este kit de rede de mídia ajudará a tornar o IP ainda mais acessível e é mais um exemplo de como uma parceria entre dois líderes da indústria pode proporcionar soluções mais integradas e oferecer tranquilidade para os clientes trabalharem”, destaca Lopez.

Grass Valley e Cisco exibem os frutos da parceria entre as duas
companhias, como os switches COTS IP Cisco Nexus 9200

A Grass Valley estabeleceu um “forte relacionamento” com a Cisco a fim de auxiliar o grupo sediado na Califórnia a desenvolver soluções de redes IP para os mercados de broadcast e de mídia, incluindo suporte para todos os padrões IP abertos da indústria. A fase inicial deste acordo permite que a Grass Valley integre switches de rede IP COTS em suas soluções, especificamente projetadas para criar redes multicast zero-drop e sem bloqueio para mídia.
“O IP é um ambiente em que você vê diferentes empresas atuando em diferente áreas de especialização. Quando empresas inovadoras como a Cisco e a Grass Valley formam alianças estratégicas para combinar os seus conhecimentos e as suas soluções, todos se beneficiam”, afirma André Sintes, diretor sênior de desenvolvimento de negócios da Cisco. “Estamos orgulhosos de oferecer ao mercado os nossos switches e o suporte técnico da Grass Valley como parte de um pacote completo de IP que aborda o que os nossos clientes precisam hoje para suportar os seus próximos passos e objetivos”, complementa Sintes.