Gestão com grandes desafios!

Quando assumi a gestão da SET como Presidente estava claro que os desafios seriam muitos, mas estes últimos anos marcaram certamente a historia da Televisão. Mudou muito o cenário, e continuará mudando, tanto que por vezes é difícil entender o percurso certo dessas mudanças. Há menos de uma década, a distribuição de conteúdos audiovisuais via streaming era impensável. Hoje, tornou-se realidade.
Há cerca de 10 anos o mundo broadcast parecia partir para soluções em 3D e hoje debatemos se o 4K é uma opção ou temos de embarcar para soluções 8K. Entretanto o processo de desligamento analógico da TV de fato está começando a acontecer este ano. Sabemos dos perigos da interferência com o sinal 4G/LTE e ainda procuramos soluções.
Nesse marco, a SET continua a mostrar a sua essência, continua a contribuir para o desenvolvimento do broadcast brasileiro. Como disse na cerimônia de abertura do SET EXPO 2016, “estamos com bastante atividades e atuantes no nosso setor e temos cumprido nossa missão como uma sociedade de engenharia e de temas técnicos, operacionais e de negócios que é difundir conhecimento e elevar o nível tecnológico do setor”.
Meu mandato se enquadrou em anos de muitas transformações, transformações que não acabaram e que, sem dúvida, continuarão. Por isso, a fim de garantir a sobrevivência das transmissões terrestres da TV Aberta é fundamental possuir canais disponíveis para as futuras transmissões em UHDTV. Exige-se planejamento prévio dos canais, evitando-se assim o saturamento do espectro e inviabilizar as transmissões futuras.
Nesta edição da Revista da SET colocamos a seu dispor a segunda parte da cobertura especial do SET EXPO 2016 e do Congresso SET, onde foram debatidos os principais temas da indústria com ênfase nas novas plataformas de distribuição de conteúdos audiovisuais. Ainda entregamos a primeira parte da cobertura realizada em Amsterdã, na edição 2016 do IBC.
Em virtude de eu ter assumido a Superintendência da SET no inicio de Outubro, o Fernando Bittencourt assumiu a presidência da SET até o final de 2016. A Liliana Nakonechnyj tomará posse do seu mandato a partir de 1/1/2017.
Mas com certeza continuaremos nos encontrando nos eventos e na SET, pois é uma entidade que há várias décadas faz parte da minha vida.

Boa leitura!

Olímpio José Franco