Enensys exibe tecnologias de otimização e monetização de rede para DTT e cabo

SET Expo Parte II

 

Juan Pizarro, da Enensys, afirmou que os clientes chegaram com necessidades mais concretas e reais ao Expo Center Norte este ano

O sistema de codificação, multiplexação e transmissão One Beam ISDB-T/Tb foi um dos destaques da empresa francesa no Expo Center Norte. “É uma solução que otimiza a distribuição e permite combinar DTH e DTT”, explicou Juan Pizarro, gerente da companhia para a América Latina. O sistema é composto pelo produto Tb-Gateway no headend e pelo Tb-Edge nos locais de transmissão, gerando sinal de BTS.

“O BTS é composto de pacotes de stream de transporte MPEG-2 de 204 bytes – o que exige adaptação a fim de transmiti-lo através da rede de distribuição – mas também requer uma largura de banda de stream de 32 Mbit/s, independentemente do número de canais ou serviços incluído, o que torna caro entregar conteúdo via satélite para headends de DTT. O Onebeam ISDBT/Tb permite usar um stream de transporte (MPEG-2) padrão dentro da rede de distribuição, sem necessidade de equipamento proprietário para entregar e receber stream BTS. Os operadores podem monitorar facilmente serviços em toda a rede de distribuição graças ao sinal MPEG padronizado”, detalhou.

A Enensys também exibiu o recentemente lançado DTT Caster, que permite retransmitir sinal ISDBT/Tb fora do ar por meio de redes ASI e IP. “O DTT Caster permite a recepção do conteúdo de rede usando uma antena simples e, em seguida, gera novamente esse conteúdo em outra frequência. Isso proporciona a retransmissão de baixo custo e alta qualidade em uma rede”, complementou Pizarro. Em relação à feira, o representante da empresa francesa afirmou que os clientes chegaram com necessidades mais concretas e reais: “O nível dos projetos e dos contatos tem sido bom”, disse.