DaVinci Resolve 14 lançado no Brasil

A Blackmagic Desing lançou oficialmente em São Paulo uma solução que inclui um novo mecanismo de reprodução de alta performance que é 10 vezes mais rápido que o anterior e permite o trabalho colaborativo de vários usuários ao mesmo tempo em diferentes equipamentos e lugares

por Redação

Em evento realizado em São Paulo, Fábio Angelini (Pinnacle/ Blackmagic Design) e Moritz Fortmann (Blackmagic Design) explicaram os principais diferenciais do produto que chega ao mercado brasileiro com novas ferramentas para edição, correção de cores e pós-produção de áudio profissional.
Apresentado na edição 2017 da NABshow, o DaVinci Resolve 14 chega com uma suíte de pós-produção de áudio completa com áudio Fairlight integrado e ferramentas de colaboração multiusuário que permitem que múltiplas pessoas editem, colorizem e façam a mixagem de áudio a partir de múltiplos sistemas, tudo no mesmo projeto ao mesmo tempo.

O editor, assistentes, coloristas e editores de som podem trabalhar juntos paralelamente no mesmo projeto ao mesmo tempo no novo DaVinci Resolve 14

Angelini afirmou que, com o upgrade, é como se a solução “reunisse três aplicativos de ponta em um. Os clientes obtêm edição e correção de cores profissionais e as novas ferramentas de áudio Fairlight. Um único clique é suficiente para alternar entre a montagem, as cores e o som. E as novas ferramentas de colaboração multiusuário permitem que todos trabalhem no mesmo projeto ao mesmo tempo, assim os clientes não precisam mais importar, exportar, traduzir ou fazer a conformidade de projetos”, disse.
A solução apresentada tem otimizações extensivas de CPU e GPU. Segundo Fortmann, isto permite melhorar “o threading e pipelining da GPU, latência mais baixa, taxas de atualização da IU mais rápidas, suporte para Apple Metal”, tornando o “DaVinci Resolve 14 mais rápido e responsivo do que nunca, assim os clientes podem obter uma performance incrivelmente fluida e edição mais precisa, mesmo em linhas de tempo mais longas com milhares de clipes”.
Uma das principais novidades é a inclusão da tecnologia Fairlight, que entrega um kit de ferramentas de áudio profissional extensivo para a gravação, edição e suavização de som, barramento profissional, mixagem e roteamento, além de masterização multiformato para os formatos de áudio 3D, tais como 5.1, 7.1, Dolby e até 22.2. O mecanismo de áudio opera com baixa latência trabalhando com áudio de 96 bits a 192 kHz e gera até 1000 trilhas com equalização, processamento de dinâmica e plug-ins em tempo real para cada uma delas quando utilizado com a placa Fairlight Audio Accelerator. O novo áudio Fairlight pode gravar até 96 canais, enquanto faz a reprodução de até 150 canais de áudio simultaneamente.
Outra das novidades destacada por Angelini é o novo recurso multiusuário que “acaba com a necessidade de importar, exportar, traduzir e fazer a conformidade de projetos. Os clientes não têm mais que esperar pela edição final antes de começar o tratamento das cores e os trabalhos de som. Para alterar entre a edição, as cores e o som, basta um clique”.
Para os coloristas, há mais de 20 novos filtros Resolve FX que facilitam remover poeira, recuperar pixels mortos, distorcer imagens. Destaque para a ferramenta de melhoramento facial, que reconhece e rastreia características faciais para que “os coloristas possam rapidamente suavizar peles, ajustar tons de pele, dar mais brilho aos olhos e até mudar a cor de lábios, tudo sem ter que selecionar ou rotoscopiar qualquer parte da imagem”