Com São Paulo desligado, o novo desafio da SET é o Fórum UHDTV-Brasil

Editorial

Revista da SET – nº 168 – Abril/2017

Quando as emissoras de São Paulo iniciaram suas transmissões digitais, em dezembro de 2007, eram raros e caríssimos os aparelhos que conseguiam receber os sinais transmitidos no recém-criado Sistema Brasileiro de TV Digital. Difícil imaginar, naquela época, como a adoção do SBTVD seria um sucesso absoluto. Como seríamos seguidos por tantos países e que, em apenas dez anos, a população de nossa mais importante metrópole estaria preparada para abandonar as transmissões analógicas. Nesta edição da Revista da SET, você lerá sobre este novo marco da era digital.
Agora, com São Paulo 100% digital, já está mais do que na hora de estudarmos o que virá depois e planejarmos como oferecer aos brasileiros os avanços que continuam acontecendo na experiência de ver televisão. Será esse o desafio do Fórum UHDTV-Brasil que a SET está formando, com a ajuda das principais entidades representantes de empresas que atuam na cadeia do audiovisual digital, desde a produção até o consumo, por meio de todas as plataformas de distribuição de mídia. Ou seja, estarão envolvidas produtoras de conteúdo, emissoras de TV, operadoras de telecomunicações e TV paga, a indústria de consumo e profissional. Tão logo estruturemos os trabalhos, precisaremos também do forte apoio da academia.
Como não poderia deixar de ser, em abril nossa Revista permanece atenta ao NAB Show. Esteve presente na apresentação prévia feita por Sony Brasil, Videodata e Media Portal sobre a terceira geração do sistema de arquivamento digital (ODA) e sua integração com sistemas de MAM. Também adianta cobertura sobre o Pavilhão Brasileiro, para o qual SINDVEL e APEX- Brasil levam 15 empresas, com destaque para acessibilidade na TV Digital . Mas, se você estiver em Las Vegas, antes de visitá-lo, não deixe de juntar-se à comunidade brasileira e amigos além-fronteiras na 26ª edição do SET e Trinta.

Boa leitura!

Liliana Nakonechnyj
Presidente da SET