Associação entre Blackmagic e Pinnacle Broadcast é reforçada

Reportagem

Empresas promovem em São Paulo a nova Pocket Cinema Camera 4K e o suporte técnico local pensando nos mais de 40 mil clientes espalhados pelo país

por Fernando Moura e Paulo Galante

Nos últimos meses a Blackmagic Design, empresa australiana, e a sua distribuidora brasileira autorizada, a Pinnacle Broadcast, incrementaram a sua parceria de distribuição e incorporaram o suporte técnico local, um dos principais requerimentos dos clientes brasileiros à marca, já que até julho de 2018 não era possível realizar serviços de manutenção no país.
Para reforçar a presença, Dan May, presidente da Blackmagic Design para as Américas, está de visita em São Paulo para conhecer mais de perto a realidade brasileira, fazer contato direto com os principais clientes da marca e alavancar o serviço de suporte técnico local.
Em entrevista à Revista da SET nos escritórios da Pinnacle em São Paulo, May disse que é fundamental encontrar-se no local de trabalho com os principais clientes da marca e ir com o distribuidor oficial na região ao encontro deles. “Estivemos em vários clientes, e continuaremos estando. A ideia e conhecer melhor quais os seus requerimentos e, por meio da Pinnacle, atende-los da melhor maneira”.
Outro dos temas abordados por May na entrevista foi a situação econômica no país e como espera ganhar novos clientes. Ele disse que a empresa enfrenta situações “estranhas” em tempos de crise, porque como é “um produto mais acessível, em algumas ocasiões, as crises ajudam”, mas ressaltou que a escolha pelas soluções da empresa australiana não passam pelo preço. “Ninguém muda de solução porque é bonita e barata”.
O presidente da Blackmagic Design para as Américas afirmou que o suporte e a presença no Brasil é um “desafio importante” para a empresa porque é um mercado importante, mas que precisa ser entendido e compreendido. “Sabemos que o Brasil passou por uma crise, mas sabemos também que o mercado é grande. Talvez o produtor não muito dinheiro para concluir um projeto, mas precisa saber que pode usar produtos da Blackmagic. Por isso, apostamos em Brasil, um mercado com excelentes produtores de conteúdo que podem usar as nossas soluções”. Mas May sabe dos desafios do país. Para ele um dos principais diferenciadores na hora de vender produtos aqui e que influenciam diretamente no valor final do produto são “as altas taxas de importação”, o que ainda gera um problema nos distribuidores locais, porque “fica muito difícil dar suporte aos nossos parceiros locais” que são responsáveis pelo serviço e manutenção, o caso da Pinnacle Broadcast.

A Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K inclui dois ISO nativos, sensor 4/3 HDR completo nativa 4096 x 2160, 13 stops de faixa dinâmica e gravação de ProRes e RAW

Nesse ponto, o executivo foi claro. “Os clientes podem comprar fora e vão economizar dinheiro, mas se o cliente quer suporte precisa comprar no país”. De fato, afirmou o executivo, “queremos oferecer suporte de verdade, real no país. Para isso, nós associamos à Pinnacle Broadcast para darmos a possibilidade ao cliente de ter um suporte de alto nível e, assim, ajudar a nosso cliente”. May reforçou, “não é só bom para a Blackmagic ou para a Pinnacle, é bom para o cliente, porque ser bom e rápido é sinônimo de bom suporte”.

Suporte local
A Pinnacle Broadcast acredita que o Brasil tenha mais de 40 mil clientes Blackmagic, isto é, “grandes e pequenos clientes. Desde emissoras a pequenas produtoras. Desde broadcasters que compraram no Brasil até filmakers que trouxeram algum equipamento na mochila do exterior. O nosso desafio é grande para poder brindar suporte”, afirmou à reportagem da Revista da SET, Samuel Hafens, gerente de desenvolvimento de negócios na Pinnacle Broadcast.
Hafens disse à reportagem que nos primeiros três (3) meses de suporte técnico no país, mais de 80 pedidos foram solucionados e/o finalizados, e várias dezenas esperam por uma pronta resolução, o que mostra que “havia uma demanda reprimida. Muitos clientes no Brasil precisavam ter o serviço de manutenção mais perto e com resposta rápida”, reforçou o executivo.

A Pinnacle Broadcast é a assistência técnica autorizada no Brasil da Blackmagic Design

Nesse contexto de grande variação no target dos clientes, à reportagem perguntou a May como a Blackmagic Design trabalha com esses públicos, e se isso repete-se fora do Brasil. A resposta foi peremptória. “Sim, é assim em nossos diferentes mercados”, e deu exemplos. “A Pocket Cinema Camera, quando lançada, era exatamente isso, uma câmera para cinema. Depois entendemos os públicos e começamos a especializar-nos. Criamos uma câmera mais voltada para o broadcast, outra mais para cinema a Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K, e dar soluções que sejam funcionais para os nossos clientes. Mas, como são produtos acessíveis, sempre nós perguntamos. Será que uma igreja vai comprar? Será que a Globo que vai comprar? Será que uma Universidade vai comprar? Nossa estratégia é não nos preocupar muito com isso, nosso objetivo é o produto funcione e tenha um bom suporte”.

Pocket Cinema Camera 4K
Um dos motivos da visita de Dan May foi a promoção da Pocket Cinema Camera 4K que já está disponível para venda no Brasil. O dispositivo é uma câmera digital cinematográfica portátil com sensor 4/3 HDR completo, dois ISO nativos com sensibilidade máxima de até 25600 para desempenho com pouca iluminação, além de 13 stops de faixa dinâmica. Ainda, inclui uma porta de expansão USB-C única, que permite aos clientes gravar usando os gravadores SD/UHS-II e CFast internos ou diretamente nas mesmas unidades externas que serão usadas na edição e correção de cores.
A Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K que inclui um sensor 4/3 HDR completo de resolução nativa 4096 x 2160. Possui um monitor de tela de toque de 5 polegadas, gravação em ProRes de 10 bits e RAW de 12 bits, LUTs 3D, 4 microfones internos integrados, entrada de áudio miniXLR com alimentação fantasma, controle de câmera sem fio via Bluetooth, e saída de monitoramento HDMI para o set.