Jornalismo da Record ganha dinamismo com novas tecnologias de LED

Projeto da Leyard Brasil equipou os estúdios da emissora na Barra Funda, em São Paulo

Na Rede Record, no último ano, os estúdios da rede no bairro Barra Funda, em São Paulo, passaram a operar com “dois dos equipamentos mais modernos disponíveis no mercado: o TWA e o UltraRes da Leyard, líder mundial no fornecimento de soluções de visualização digital”, afirma a Leyard em comunicado.

O TWA é “o produto mais avançado para uso em estúdios de televisão, com melhor desempenho na exibição das cores e resolução de 2k. Para o projeto da Record, a resolução escolhida foi a de 1.2mm pixel pitch, com 4,80 metros de largura por 1,35 metros de altura. O TWA é internacionalmente reconhecido por oferecer dupla fonte de eletricidade, dupla entrada de sinal para vídeo e design que permite melhor alinhamento entre os módulos de LED”.

A outra solução instalada, o UltraRes se destaca pela tela touch de 98 polegadas, utilizada na apresentação de conteúdos interativos durante o telejornal. “Trata-se do único equipamento disponível no mercado com entrada SDI de fábrica, permitindo o uso de ferramentas televisivas profissionais. Com tela 4k, o Ultrares permite exibir até quatro conteúdos simultâneos sem necessidade de processamento externo. Possui, ainda, 32 pontos de touch e uma área de exibição de 2,22 metros de largura por 1,28 metros de altura”, explica Orlando Custodio, CEO da Leyard Brasil & América Latina, sediada em Curitiba.

“A modernização dos estúdios inclui uma série de vantagens para a Record. A qualidade em 2K do grafismo possibilitou novas aplicações com muito mais informação gráfica e qualidade. Além disso, com o painel em 2K, ao fechar o zoom no apresentador mantemos muito da qualidade dos vídeos e gráficos exibidos no telão. O resultado foi uma maior utilização do painel com informações de alta relevância na programação”, conta o gerente técnico de projetos da Record, Antonio Carlos Sobrinho.

Custodio disse que “toda essa tecnologia Leyard instalada nos estúdios da Record viabiliza entradas de links ao vivo e a interação do apresentador com repórter em tempo real. Além disso, a supertela compõe o cenário de forma dinâmica e moderna, permitindo a exibição simultânea, por exemplo, da previsão do tempo ou de tabelas e estatísticas. Esses conteúdos podem ser alternados rapidamente, pelo controle touch”.