IBC 2018: Eutelsat lança CIRRUS

O novo serviço fornecerá às programadoras e emissoras de TV uma solução completa de distribuição de conteúdo via satélite e OTT

A Eutelsat Communications demonstrará no próximo IBC que se realiza em Amsterdã, o Eutelsat CIRRUS, uma solução híbrida de fornecimento de satélite e OTT que permite que os broadcasters ofereçam uma experiência flexível e integrada de conteúdo em múltiplas telas.

O Eutelsat CIRRUS é uma solução para as operadoras que desejam lançar ou atualizar seus serviços, oferecendo os benefícios de serviços de vídeo de rápida implementação, baixos custos operacionais, alta qualidade de imagem e experiência consistente ao usuário final. Através de sua oferta dupla, com serviços de DTH prontos para uso e entrega de múltiplas telas OTT, este novo serviço representa mais um passo da Eutelsat na integração do satélite ao ecossistema IP.

Serviço turnkey de distribuição de TV

A CIRRUS fará o serviço de distribuição de vídeo para as emissoras e canais de TV via satélite (modelo conhecido como “turnkey”), bem como o gerenciamento de todo o serviço que será baseado em nuvem.  A plataforma combina as vantagens do DTH tradicional com recursos de última geração de forma totalmente integrada; proporcionará uma experiência de visualização avançada em transmissões ao vivo, disposição da numeração de canais, informações sobre programas, segurança de conteúdo, assinantes e gerenciamento dos decodificadores (set-top box).

Uma oferta multitela complementará o tradicional serviço de transmissão DTH com streaming simultâneo OTT por meio de uma plataforma híbrida nativa. O sistema permitirá que os usuários finais assistam a conteúdo de vídeo em dispositivos como celulares e tablets, dará acesso a vários programas, permitirá gravar e assistir novamente a um conteúdo, assim como visualizar uma ampla variedade de informações sobre o conteúdo. Além disso, o serviço fornecerá gerenciamento de regras de negócios e relatórios de uso para os clientes de transmissão da Eutelsat.

A empresa afirma que este é “um projeto inovador concebido para suportar uma constante evolução do produto e entregar recursos de última geração para os usuários, permitindo que os operadores integrem novos recursos e mantenham uma oferta competitiva sem a necessidade de suporte ou atualizações técnicas”.

Para a empresa francesa, o vídeo está no centro da sua estratégia. “A Eutelsat CIRRUS reforça nossa proposta de valor no segmento de vídeo, que está no centro de nossos negócios. O lançamento oferecerá aos nossos clientes o melhor dos dois mundos, combinando a eficiência e o alcance do satélite com a conveniência do OTT. Esta nova solução híbrida foi projetada para facilitar a construção de um negócio de distribuição de conteúdo. Ele liberará as emissoras e canais para se concentrarem no conteúdo e nos assinantes, enquanto a Eutelsat cuida da logística de ponta a ponta, acompanhando-as na manutenção de sua vantagem competitiva em um ambiente cada vez mais complexo”, disse Gerry O’Sullivan, vice-presidente executivo, TV Global e Vídeo da Eutelsat.

Pela sua parte, Rodolphe Belmer, CEO da Eutelsat, concluiu: “O lançamento da Eutelsat CIRRUS está firmemente dentro de nossa estratégia mais ampla de reforçar e desenvolver nosso núcleo vertical de vídeo. Ao aproveitar as novas tecnologias para fornecer soluções adequadas às necessidades em evolução dos nossos parceiros de transmissão, procuramos reforçar a proximidade e a fidelidade do cliente e desenvolver novas oportunidades de crescimento para o nosso grupo”.