Globo e Rohde & Schwarz fizeram o primeiro teste brasileiro de 5G Broadcast durante o Rock in Rio

Emissora e distribuidora de equipamentos alemã realizaram em conjunto em 27/09, o primeiro teste de campo de transmissão 5G Broadcast no Brasil. A Rohde & Schwarz forneceu os transmissores e os componentes principais da rede

Teste 5G TODAY na Baviera no ar desde dezembro de 2018 / Foto: Divulgação

Empresa alemã informou em comunicado que o teste feito durante o Rock in Rio complementou as estratégias de longo prazo adotadas por ambas as empresas na inovação e investigação de futuras tecnologias de transmissão broadcast. “De forma semelhante ao projeto 5G TODAY na Baviera, estes testes podem contribuir profundamente para as discussões da evolução da TV, no Brasil e no mundo”, explica a Rohde.

O projeto 5G TODAY na Baviera, território alemão, financiado pela Bavarian Research Foundation (BFS), está no ar desde dezembro de 2018. A emissora pública bávara Bayerischer Rundfunk, o Institute for Broadcast Technology (IRT), Kathrein, Rohde & Schwarz e Telefónica Deutschland estão cooperando neste projeto de pesquisa para explorar uma solução de transmissão para a futura tecnologia 5G. Dois transmissores de alta potência da Rohde & Schwarz, localizados nas estações Wendelstein e Ismaning, respectivamente, estão transmitindo ambos com potência ERP de 100kW em SFN, explicou a Rohde & Schwarz.

“Como líder em tecnologia, a empresa Rohde & Schwarz já se tornou uma força motriz para o tópico 5G Broadcast. Com esse conceito de próxima geração, os radiodifusores podem, em um mercado em constante mudança, distribuir conteúdo em redes 5G para diferentes tipos de aplicações. As vantagens, como alta qualidade de vídeo, baixa latência e ampla cobertura, atrairão mais usuários móveis”, finaliza o comunicado.