Globo anuncia integração de broadcast e broadband na TV dos brasileiros

A plataforma Globoplay será a responsável pela implementação de uma nova forma de integração entre o broadcast e broadband que se constitui em uma evolução do padrão ISDB-T de TV Digital com um novo framework e avança para um formato de HybridCast

Transcorridos 18 anos do século XXI é possível inferir que, ao contrário das profecias de alguns intelectuais, a TV não vai acabar, mas sim vai se transformar. A transformação passa por uma experiência em múltiplas telas ou plataformas, na qual o conteúdo continuará a ser preponderante e relevante para os serviços de TV aberta, seja por espectro ou streaming.

Raymundo Barros, diretor de Tecnologia da Rede Globo, anunciou na tarde de 28/8 em conversa com jornalistas durante o SET EXPO 2018, que a Globo avança para a digitalização e que desenvolveu um novo framework – em conjunto com o Fórum de Sistema Brasileiro de TV Digital – que permitirá aos espectadores que tenham a aplicação do GloboPlay em suas TVs conectadas poderão comutar automaticamente o sinal de TV aberta para broadband e assim usufruir dos conteúdos que a emissora produz em 4K.

O desenvolvimento do novo Globoplay como plataforma integrada terá como diferencial o formato “seamless”, ou seja, permitir a entrega de conteúdo de TV Digital e por streaming no mesmo dispositivo simultaneamente e com a possibilidade de comutação automática.

Com a nova plataforma, a Globo pretende ter uma “experiência logada” dos seus usuários no Globoplay e com isso coletar dados dos usuários e monetizar de uma forma diferente os seus conteúdos. “A plataforma é diferente para cada um dos usuários. A única maneira de receber conteúdos e ofertas que obedeçam as preferências do espectador é entender como o usuário se comporta. Isso já temos no Globoplay, mas para falarmos de modelos de negócio é cedo. De todas as formas, todos os modelos de integração de broadcast e broadband colocam como um dos seus atributos a possibilidade de  fazer publicidade endereçada porque o ecossistema caminha no sentido de permitir conteúdo e publicidade”, afirmou o executivo.

 

HybridCast

A primeira experiência será com uma plataforma proprietária desenvolvida junto da TCL Corporation, empresa chinesa que produz telas e vende no Brasil, que estará a venda nas lojas brasileiras com uma nova aplicação nativa que permitirá que a Globo avance para o HybridCast.

Ante o questionamento da Revista da SET se este seria um passo para uma nova forma de transformação e avanço para o HybridCast, Barros disse que “a transformação digital da Globo passa pela integração das experiências over-the-ar com over-the-internet, ou seja, é a combinação de ambas ofertas, porque estás, hoje, são apartadas e complementares. Agora com esta nova versão do Globoplay elas serão complementares e integradas”.

O novo framework se encontra em consulta pública para, assim, obedecer às regras da ABNT, e para que os fabricantes de televisores possam adotar de forma voluntária. Isso porque, segundo o diretor de Tecnologia da Rede Globo, “temos espaço no padrão ISDB-T para evoluir para um novo framework, um frame de dados. Na Coreia e no Japão estão avançando para este tipo de serviços com um novo padrão, nós estamos evoluindo o padrão ISDB-T para que ele permita também essa experiência, porque não consigo imaginar em um país onde ainda estamos trabalhando o switch-off da TV analógica ter em um curto prazo o lançamento de um novo padrão de TV Digital”.

Barros disse que o foco foi na “construção do lado smart do framework que não precisa ser padronizado”, por isso os novos televisores da TCL terão embarcada a nova plataforma.

 

SET EXPO

SET EXPO 2018 reúne as principais marcas do audiovisual  e oferece aos visitantes uma área de exposição com várias das mais importantes marcas de tecnologia voltadas à captura de som, imagem, transmissão e operação para toda a cadeia produtiva audiovisual. Ao todo, serão 150 empresas expositoras, que representam mais 400 marcas nacionais e internacionais.

O evento acontece entre os dias 27 e 30 (Congresso) e de 28 a 30 de agosto (Feira), no Centro de Convenções do Expo Center Norte, e é organizado pela SET, associação referência do setor de tecnologia audiovisual no Brasil, que completa 30 anos em 2018.

Por Fernando Moura, em São Paulo