Ericsson e Qualcomm buscam acelerar a adoção de IoT no Brasil

Parceria visa implementar infraestrutura LTE e soluções de Internet das Coisas (IoT) no Brasil

Fonte Lacuna Stories

Ericsson e Qualcomm anunciaram que planejam implementar aplicações e serviços de IoT baseadas no modem multimode global Qualcomm MDM9206 LTE IoT, para ajudar no crescimento de IoT comercial e industrial com o que existe de mais avançado em soluções de hardware e software.

As empresas pretendem promover a adoção de infraestrutura de comunicações mais adequada ao IoT, em especial Narrowband IoT e Cat-M1 na conectividade e agregando uma plataforma de IoT horizontal, possibilitando assim integrações mais ágeis e flexíveis entre as operadoras e os desenvolvedores das mais variadas verticais.

O modem MDM9206 LTE IoT é uma solução desenvolvida especialmente para suportar capabilidades multimodos globais, incluindo eMTC (Cat M1) e NB-IoT (Cat NB-1), além de 2G/E-GPRS, e, expressam as companhias, “poderá ajudar no desenvolvimento de dispositivos de melhor custo benefício e menor gasto de energia, com baterias que durem vários anos e coberturas maiores comparadas ao LTE tradicional. Até o momento, quase 90 dispositivos já utilizam o modem multimodo global MDM9206 LTE IoT com suporte para as categorias LTE M1 e NB1”.

“A banda larga é o ponto de partida para as cidades serem mais inteligentes. As redes móveis são a base para permear conectividade em todas as verticais da sociedade, ajudando em questões essenciais, como trânsito, segurança e educação. Não podemos nos esquecer de que a cada 10% de aumento na penetração de banda larga, há 1% de aumento no PIB de um país”, comentou Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson Brasil.