ATEM Constellation 8K utilizado na produção ao vivo

Festival de Música Country WE Fest nos Estados Unidos realiza produção Ultra HD em 12G-SDI e fibra com o switcher de produção ao vivo ATEM Constellation 8K
A 37 edição do maior festival de música country dos Estados Unidos e o mais antigo do mundo, se realizou no Detroit Lakes, em Minnesota, e teve o ATEM Constellation 8K, montado em um novo sistema fly pack da Upstage Video, uma produtora de serviços de vídeo baseada na Pensilvânia, que também inclui o roteador Smart Videohub 12G 40×40, o ATEM 2 M/E Broadcast Panel e outros produtos da Blackmagic Design.

A empresa australiana afirmou em comunicado que montado especialmente para a indústria de turnês e festivais musicais, o fly pack Ultra HD em 12G-SDI e fibra encarregou-se da transmissão e distribuição de vídeos para dois telões de 17’ x 27’ no palco e um telão frontal de 12’ x 21’, além da distribuição de circuito fechado e transmissões simultâneas para as tendas VIP e área de vendas.

“O que este fly pack tem de único é seu design modular que permite dividi-lo em três racks com o rack do diretor localizado na frente do palco”, explicou o gerente de projetos da Upstage Video, Greg Brown. “Nos Estados Unidos, a maioria dos diretores geralmente se instala atrás do palco, enquanto no Reino Unido, eles geralmente se sentam à frente do palco para ver a iluminação, etc. Mas, nos EUA, estivemos acompanhando uma tendência onde cada vez mais diretores preferem a frente do palco porque querem ter a energia do show e do público, o que é difícil de sentir nos bastidores. Era importante para nós desenvolver um fly pack que pudesse oferecer facilmente uma posição à frente do palco para o diretor com os técnicos atrás do palco.”

O rack aloca o ATEM 2 M/E Broadcast Panel, os monitores SmartView 4K e SmartScope Duo 4K, além dos conversores Teranex Mini SDI to Audio 12G, e é conectado ao rack CCU, que aloja o ATEM Constellation 8K, Smart Videohub 12G 40×40 com Videohub Smart Control, Audio Monitor 12G, Mini Converters Optical Fiber 12G e GPI and Tally Interface. O terceiro rack para os técnicos contou com mais Mini Converters Optical Fiber 12G e um servidor de mídias.

Na hora de desenvolver o fly pack, explica o comunicado, “a Upstage Video precisava de um switcher que pudesse dar conta de um fluxo de trabalho significativo, mas com o preço certo. Quando vimos o ATEM Constellation 8K, sabíamos que tinha que ser ele”, disse Brown. “As 24 saídas 12G-SDI atribuíveis são muito importantes para nós, já que elas nos ajudam a reduzir a quantidade de roteamento necessária. Também adoramos o mixer de áudio Fairlight integrado, que foi uma grande ajuda no WE Fest com a integração da alimentação de áudio analógico do mix do palco nas nossas alimentações de vídeo, além da alimentação do circuito de TV fechado.”

“Igualmente, a capacidade do ATEM Constellation 8K de receber qualquer resolução ou taxa de quadro e convertê-las não é somente fantástica por si mesma, mas também ajuda a manter o mínimo de latência”, acrescentou. “Ao fazer parte do entretenimento ao vivo, contar com o mínimo de latência, preferencialmente menos de sete linhas de atraso de processamento, é fundamental, até nos multivisualizadores.”

Com as performances diárias de quatro a seis artistas pelo festival de três dias, juntas dos requisitos e configurações de vídeo diferentes para cada um, a preparação e a serenidade foram essenciais. “Fizemos o nosso melhor para nos conectar aos artistas com semanas de antecedência, mas com o pessoal no meio das suas próprias turnês isso foi difícil de realizar”, explicou Brown. No WE Fest, a capacidade de ter o diretor de vídeo de uma banda chegar na manhã do show deles e rapidamente satisfazer suas necessidades ajudava o diretor a relaxar e se concentrar nos cortes de câmera do show. Neste sentido, a capacidade do ATEM Constellation 8K de receber resoluções e taxa de quadros diferentes e fazer a conversão sem racks de periféricos é ideal. Do mesmo modo, com 40 entradas 12G-SDI, conseguíamos fazer a conexão de todos os artistas pela manhã, o que eliminava a necessidade de trocar os cabos entre as performances.”

Outro fator decisivo foi a flexibilidade do switcher entre os recursos HD, Ultra HD e 8K. “Ter serviços 8K, mesmo ainda não fazendo uso deles, além do fato de ser um switcher com capacidade completamente máxima em Ultra HD, tudo por esse preço, fez do ATEM Constellation 8K uma escolha bem óbvia”, concluiu Brown.