ARRI comemora 100 anos de vida

Empresa alemã com escritórios em São Paulo chega ao centenário da fundação em 2017

A empresa nasceu em 1917 quando August Arnold e Robert Richter alugaram uma antiga pequena loja de sapateiro em Munique, na Alemanha, e montaram uma empresa de tecnologia de cinema. Os jovens amigos começaram com apenas um produto, uma máquina copiadora. Eles construíram em um torno que o Richter tinha ganhado de presente de Natal de seus pais. Tomando as duas primeiras letras de seus sobrenomes, eles batizaram o nome da nova empresa como ARRI.

Hoje, a casa matriz está sediada no mesmo endereço, em Türkenstrasse, embora as instalações tenham se expandido para um quarteirão inteiro e a inúmeras instalações ao redor do mundo transformando a companhia em uma empresa global e ativa em cada mercado internacional, a ARRI tem uma das maiores marcas da Europa, Américas e Ásia.

Apesar da sua idade, a ARRI é uma empresa que dá grande valor a juventude e a paixão que se dedica, afirma Jörg Pohlman, um dos membros da direção executiva da ARRI AG. “Ainda acho incrível que esta empresa tenha sido fundada por dois adolescentes, eles eram tão jovens que seus pais tiveram que assinar os documentos da incorporação. O primeiro e o mais importante, é que eles gostavam de filmes, guiados pelo amor em contar histórias e em tecnologia. Se você andar pela ARRI hoje, verá o mesmo entusiasmo e paixão, isso define quem nós somos e o que fazemos.”

Arnold e Richter foram operadores de câmera, produtores de filme e locadores de equipamentos, antes mesmo deles terem fabricado uma câmera ARRI. Desde o início eles trabalharam diretamente com cineastas e, com isso, tiveram ideias que iam de encontro com as necessidades dos sets de filmagem reais. Na indústria de hoje, com a tecnologia dirigida rapidamente pelo pessoal de marketing, esta filosofia de escutar o que os cineastas querem, ao invés de lhes dizer, está mais importante do que nunca.

O executivo Franz Kraus afirma que, “a ARRI se orgulha de ser um parceiro da indústria do cinema global. Nunca saímos desse caminho, muito pelo contrário, enfrentamos os tempos difíceis dobrando os nossos esforços e aumentando os investimentos em pesquisa e desenvolvimento. O fato é que hoje oferecemos produtos e serviços variados, cobrindo todos os lados da indústria cinematográfica, dando-nos a única perspectiva e permitindo que cada divisão se beneficie do conhecimento de todas as outras. Por exemplo, foi o nosso trabalho na pós-produção em digital que nos ajudou a fazer o sucesso na transição do filme para as câmeras digitais”.arri-alexia_set

A empresa afirma que o mês de aniversário da ARRI é em setembro de 2017, porém, o ano inteiro será marcado com inúmeras comemorações, com todos os 1300 funcionários da empresa ao redor do mundo fazendo parte e ajudando a fazer essa época muito especial. O evento da IBC em Amsterdam, também em setembro, será o centro das comemorações e será onde a principal festa acontecerá.

A longa história da ARRI começou era do celuloide e chegou à era digital. “Aos 100 anos de idade, o futuro nunca pareceu tão excitante”, afirmam os seus executivos.