Angola Cables e CTM Macau firmam parceria para desenvolver oportunidades digitais SUL-SUL via ecossistema do Brasil

Acordo entre as partes vai reforçar a rota Sul-Sul e tráfego de dados alavancando o ecossistema digital do Brasil

Angola Cables e a CTM Macau anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para melhorar as oportunidades digitais e de negócios entre Macau, na China Continental, Angola Brasil e outros os países africanos de língua portuguesa na África.

A CTM Macau prevê alavancar sua rede internacional aproveitando sua posição privilegiada na Grande Baía de Macau, como um centro essencial para a digitalização da região Ásia-Pacífico Macau e as regiões vizinhas têm condições e oportunidades para serem o ponto de aterrissagem de sistemas internacionais de cabos e o local ideal para hospedar data centers, a fim de promover o ecossistema digital da região para conteúdos vindos de África e Américas.

A Angola Cables “possui uma rede de cabos submarinos que liga os continentes da região atlântica, com alta capacidade e boa qualidade; a empresa também possui data centers em Angola e no Brasil, promovendo um eficiente hub digital no sul do Atlântico. A parceria visa promover estratégias e oportunidades para vincular a área da Grande Baía de Macau à África, às Américas e aos países de língua portuguesa.”

O CEO da Angola Cables, António Nunes, disse que as discussões e a cooperação entre as partes serão fundamentais para redefinir os ecossistemas digitais na África e ajudar a superar a lacuna de conectividade existente entre o continente e o resto do mundo. Este acordo permite também um aumento considerável de oportunidades para a nossa operação no Brasil que ligando a Angola e, por conseguinte, a Macau com a CTM, podem desempenhar um papel muito importante, permitindo ligações eficientes ao Oriente.

“A expansão da conectividade no hemisfério sul tem o potencial de desbloquear as muitas vantagens e benefícios trazidos pelo acesso digital seguro – da promoção do comércio exterior ao desenvolvimento econômico robusto”, afirmou Nunes. “O avanço da tecnologia em sistemas de cabos submarinos forneceu um backbone para suportar data centers e ecossistemas digitais que conectarão nosso novo mundo digital.”

O CEO da CTM Macau, Vandy Poon, afirmou que o potencial da parceria reflete o posicionamento da empresa em participar ativamente da realização dos projetos de Macau no contexto da Grande Baía e da Iniciativa One Belt One Road. Alavancando o status de Macau como plataforma privilegiada para conectar a China aos países de língua portuguesa às Américas entrando no Brasil, a CTM acredita que, com os crescentes níveis de integração na Grande Baía, Macau desempenhará um papel significativo na promoção da cooperação comercial entre empresas da China e países de língua portuguesa na África e América (Brasil), possibilitando a exploração conjunta de novos investimentos e oportunidades de negócios e mercados.