Amazon Web Services lança AWS Backup

Serviço de backup centralizado serve para baratear automatização dos backups de dados e atender aos requisitos comerciais e regulatórios

Fonte: AWS

A Amazon Web Services anunciou a disponibilidade do AWS Backup, um serviço de backup centralizado e totalmente gerenciado que torna “mais rápido e simples para os clientes fazerem backup dos seus dados nos serviços da AWS e on-premise. O AWS Backup facilita a proteção de volumes de armazenamento, bancos de dados e sistemas de arquivos, oferecendo aos clientes um único serviço para configurar e auditar os recursos da AWS, como: automatizar o agendamento de backup, definir políticas de retenção e monitorar backups recentes e restaurações em um único local”, afirma a empresa em comunicado.

Segundo a empresa, o AWS Backup elimina a necessidade de soluções personalizadas ou processos manuais, fornecendo um ponto central para gerenciar backups em toda a AWS. Com apenas alguns cliques no AWS Management Console, os clientes podem criar uma política que define com que frequência os backups são criados e por quanto tempo eles são armazenados. Os clientes podem então atribuir essas políticas aos recursos da AWS, e a ferramenta automaticamente cuida do restante, agendando as ações de backup para os recursos da AWS, orquestrando nos serviços da AWS e gerenciando o período de retenção.

“Como a nuvem se tornou a opção padrão para clientes de todos os tamanhos, ela atraiu dois tipos distintos de construtores. Alguns querem ajustar toda a gama de serviços da AWS a sua arquitetura desejada, e outros construtores, igualmente atraídos pela amplitude e profundidade de funcionalidade na AWS, estão dispostos a trocar parte da granularidade de serviço para começar uma camada de abstração maior, para que possam construir ainda mais rapidamente”, afirma Bill Vass, vice-presidente de serviços de armazenamento, automação e gerenciamento da AWS. “Projetamos o AWS Backup para esse segundo tipo de construtor, que nos disse que deseja um lugar único para gerenciar seus backups, em vez de fazer isso em vários serviços individuais.”

Inicialmente, o AWS Backup é integrado ao Amazon DynamoDB, Amazon Elastic Block Store (Amazon EBS), Amazon Elastic File System (Amazon EFS), Amazon Relational Database Service (Amazon RDS) e AWS Storage Gateway, com suporte para serviços adicionais planejados para o futuro. Os clientes também podem fazer backup de dados de aplicativos on-premise por meio da integração do AWS Backup com o AWS Storage Gateway, fornecendo uma maneira comum de proteger seus dados no local na nuvem da AWS.