Algar Telecom moderniza rede e amplia fibra óptica

Em algumas localidades, cobertura chegará a 98%. Tecnologia possibilita navegação com velocidades superiores a 100 MB, com mais estabilidade e qualidade

A cobertura de fibra óptica na banda larga fixa da Algar Telecom passa por uma grande ampliação, e até o fim de 2019, cerca de 70% dos domicílios dos 87 municípios da área de concessão da companhia terão Algar Fibra. Em algumas cidades, a cobertura na área urbana vai chegar a 98% do total. O investimento faz parte da estratégia da empresa de aprimorar a experiência dos seus clientes do segmento varejo e micro e pequenas empresas (MPE).

Serão mais de 2.300 km de rede FTTH (Fiber-to-the-Home), que garantem a conexão via fibra óptica dentro da residência do cliente. A tecnologia substitui os cabos de cobre e proporciona um acesso à internet com velocidades mais altas. Segundo Márcio Estefan, VP de Negócios da companhia, essa modernização, cujas entregas já começaram este ano, terá muitos benefícios.

“O cliente vai perceber uma navegação mais estável e mais rápida. A tecnologia nos permite oferecer planos com velocidade de até 300 MB”. Ainda segundo o executivo, um dos maiores impactos é na velocidade upload. “O envio de dados para a internet fica mais rápido, o que proporciona uma experiência melhor para o usuário, especialmente aqueles que fazem muitas transferências de arquivos ou que tenham muita interação, como os adeptos a jogos online, por exemplo”, explica Estefan.

As cidades que serão quase 98% cobertas são Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Franca (SP). Em Pará de Minas (MG), Nova Serrana (MG), Ituiutaba (MG), Itumbiara (GO), Patos de Minas (MG) e Batatais (SP), a cobertura chegará a 70%. Além dos investimentos diretos, outras cidades da concessão receberão melhorias subsidiadas pelos franqueados da empresa, por meio do Algar Franquias.

O Algar Franquias é uma iniciativa implantada pela Algar Telecom em dezembro do ano passado. Trata-se do primeiro sistema de franquias de telecom do país. O franqueado assume comercial, operação técnica, construção e manutenção de redes. “Estruturamos um modelo ideal para nos tornarmos mais próximos dos clientes e para agilizar as melhorias de rede mais adequadas à realidade dessas localidades”, acrescentou o vice-presidente.