Adobe anuncia Creative Cloud 2019

Atualizações em Flagship Apps, lançamento do Premiere Rush CC para redes sociais e previews do Photoshop CC e Project Gemini no iPad são algumas das novidades

Adobe anunciou grandes atualizações para as aplicações da Creative Cloud, incluindo o Photoshop CC, o Lightroom CC, o Illustrator CC, o InDesign CC, o Premiere Pro CC e o Adobe XD. A empresa, também, lançou o Adobe Premiere Rush CC, o primeiro aplicativo de edição de vídeo para Social Media, simplificando a criação e o compartilhamento de vídeos em plataformas como YouTube e Instagram. Todas as novidades foram apresentadas no Adobe Max – Conferência global de Criatividade da Adobe, que neste ano aconteceu em Los Angeles, Califórnia.

A companhia apresentou prévia das novas versões para iPad do Adobe Photoshop CC e do Project Gemini, um aplicativo de desenho, reforçando o compromisso da empresa em fornecer aplicativos de alto desempenho que funcionam perfeitamente em todas as superfícies.

“Anunciamos um portfólio de aplicativos criativos de próxima geração que oferece valor significativo à nossa comunidade, transformando workflows criativos em dispositivos e plataformas”, disse Scott Belsky, diretor de produto e vice-presidente executivo de Creative Cloud da Adobe. “Ao inovar em nossos principais aplicativos, estendendo-os a segmentos explosivos, como design de experiência e criação de vídeos sociais, e sendo pioneiros em mídias emergentes como toque, voz, 3D e realidade aumentada, a Adobe Creative Cloud tornou-se uma plataforma de criatividade para todos.”

Atualizações da Creative Cloud para desktop

A Adobe apresentou atualizações em seus aplicativos de desktop, incluindo: um novo espaço de trabalho Content-Aware Fill no Photoshop CC; melhorias de desempenho e workflow no Lightroom CC e no Lightroom Classic; a capacidade de design com gradientes foto-realistas e de forma livre no Illustrator CC; o recurso Content-Aware no InDesign CC; o poder de criar e animar instantaneamente bonecos únicos e estilizados usando uma webcam e referências artísticas com o novo Characterizer, do Character Animator; um novo mecanismo de renderização para melhorar o desempenho no Dimension CC; e novos recursos de pesquisa e conteúdo exclusivo do Sensei no Adobe Stock, incluindo uma nova biblioteca de clipes da GoPro.

O Adobe XD, a solução completa de UX/UI para design de websites e aplicativos móveis, agora apresenta novos recursos que alavancam a tecnologia Sayspring, recentemente adquirida para capacitar os designers a prototipar experiências e aplicativos para dispositivos de voz, como o Amazon Echo. Novos recursos de voz, incluindo disparadores de voz e reprodução de fala, permitem que os designers criem experiências poderosas com a prototipagem de tela e voz agora em um único aplicativo. Além disso, os desenvolvedores agora podem aproveitar as APIs do Adobe XD para criar plug-ins e integrações de aplicativos que adicionam novos recursos, automatizam workflows e conectam o XD às ferramentas e aos serviços que os designers usam todos os dias.

Premiere Rush CC

Projetado especificamente para criadores de vídeos on-line, o Premiere Rush CC integra captura, edição intuitiva, cores simplificadas, áudio e gráficos em movimento com publicação para as principais plataformas sociais, como YouTube e Instagram. Com o Premiere Rush CC, os criadores de conteúdo não precisam ser especialistas em vídeo, cor ou áudio para publicar com qualidade profissional.

Mobile

A Adobe mostrou previews de dois futuros aplicativos mobile: o Photoshop CC no iPad: Reprojetado para uma experiência touchscreen, o Photoshop CC no iPad fornecerá o mesmo poder e precisão de sua versão para desktop. O Photoshop CC no iPad permitirá que os usuários abram e editem arquivos PSD nativos usando as ferramentas de edição de imagens padrão do setor do Photoshop e apresentarão o familiar painel de camadas do Photoshop.

Project Gemini: Um novo aplicativo projetado para acelerar workflows de desenho e pintura em vários dispositivos, o Project Gemini, que chegou ao iPad em 2019, combina raster, vetor e novos pincéis dinâmicos em uma única experiência de aplicativo criada para o desenho.

Inteligência artificial, Sensei

A versão 2019 da Creative Cloud oferece mais de uma dúzia de novos recursos e aprimoramentos de produtividade com o Adobe:

Um espaço de trabalho de Content-Aware Fill expandido no Photoshop CC, que oferece maior precisão e controle para economizar o tempo dos editores ao trabalhar com suas imagens.

Um novo recurso Content-Aware Fit no InDesign CC, que detecta de forma inteligente uma imagem e corta ou ajusta-a a um quadro automaticamente

Novos gradientes de forma livre no Illustrator CC que permitem a criação de gradientes naturais.

Uma nova ferramenta no Character Animator CC, o Characterizer, que transforma qualquer estilo de retrato em um personagem animado.

Realidade aumentada: o futuro do design imersivo

Finalmente, a companhia fez um preview do Project Aero, uma nova ferramenta de criação de realidade aumentada (AR) para dispositivos cruzados que permite aos criadores projetar experiências de realidade aumentada. O Project Aero permite a entrega ideal de experiências de AR, permitindo que os criativos coloquem conteúdo digital no mundo real. Na Adobe MAX, a Adobe apresentou uma loja de varejo do futuro, revelando as grandes possibilidades de experiências de design imersivas.