Canal alfa – Alpha channel
Um valor relativamente transparente. Os valores alfa facilitam a disposição da mídia objeto no topo de cada camada. Em uma estrutura de amostragem digital com quatro sinais (4:2:2:4) o canal alfa é representado pelo último algarismo..
Canal de retorno – Back channel
Um meio para os usuários se comunicarem de volta com os provedores de conteúdo. Ao mesmo tempo em que os provedores de conteúdo estão transmitindo televisão interativa (analógica ou digital) para os usuários, esses podem se conectar, através do canal de retorno, a um site da Web – por exemplo, com o provedor de conteúdo ou o anunciante. O canal de retorno pode ser usado para fornecer realimentação, comprar produtos e serviços, requisitar mais informações, e outras mais. Um tipo comum de canal de retorno é uma conexão de Internet usando um modem.
Capacidade de bits – Bit budget
É a quantidade total de bits disponíveis na mídia que está sendo usada. Em DVD, a capacidade total de um único lado/ única camada do disco DVD5 é atualmente 4,7 GB.
CBR – Taxa constante de bits – Constant bit rate
Refere-se a entrega de multimídia onde há largura de banda dedicada e os dados, podem ser enviados com a garantia de taxa constante de bits. Os MPEG-1e 2 foram projetados para entrega com CBR. A taxa constante de bits não pode ser assegurada na Internet e na maioria das Intranets. Os protocolos tais como RSVP estão sendo desenvolvidos e disponibilizados para garantir as larguras de bandas necessárias.
CCD – Dispositivo acoplado por carga – Charge coupled device
Dispositivo que armazena amostras de sinais analógicos. É usado em câmeras e telecines como um mecanismo óptico de varredura. As vantagens do uso do CCD são a alta sensibilidade em iluminação reduzida e a ausência de “queima” e retardo do fósforo, que ocorre nos tubos de raios catódicos.
CCI – Interferência por co-canal – Charge coupled device
É a interferência de um sinal no mesmo canal.
Valor usado para assegurar que os dados sejam transmitidos sem erros.Uma simples verificação dos valores em um bloco de dados, calculada pela adição de todos os bytes do bloco. É facilmente enganada por erros típicos em transmissão de dados; portanto para a maioria das aplicações, um sistema mais sofisticado, como o CRC, é escolhido.
É o processo de sobrepor um sinal de vídeo sobre outro; as áreas de sobreposição são definidas por uma gama de cor específica ou de crominância, sobre o sinal de primeiro plano (foreground). Para isto funcionar com confiabilidade, a crominância deve ter suficiente resolução ou largura de banda. Os sistemas de codificação PAL ou NTSC restringem a largura de banda de croma e, portanto são de uso muito limitado para fazer chromakey, o que, por muitos anos, ficou restrito a programas ao vivo usando câmeras com saída RGB. Um objetivo do padrão de amostragem digital ITU-R 601 foi possibilitar cromakey de alta qualidade em pós-produção. O sistema de amostragem 4:2:2 permitiu maior largura de banda para croma do que o PAL e o NTSC. Isso facilita o chromakey, e todo o trabalho de criar as camadas, melhorando a pós-produção. A alta qualidade do sinal ainda é importante e qualquer coisa, mesmo uma compressão muito suave, tende a resultar no aparecimento de erros de comutação – especialmente nos contornos dos blocos da DCT. As técnicas de chromakey continuarão a ser aperfeiçoadas e a utilizar muitos refinamentos, até o ponto onde qualquer composição totalmente convincente, possa ser facilmente criada. Não é mais possível distinguir o primeiro plano (Foreground) do Plano de fundo (Background). A cor mais adequada ao chromakey é o Azul, porque se no primeiro plano estiver uma pessoa (um locutor, por exemplo), a imagem final ficará mais agradável, pois o Azul e a cor da pele (caucasiana) são complementares.
CIF – Formato de Imagem Comum – Common Image Format
É o formato usado para trocar conteúdo por todo o mundo.
1. Para computadores, o tamanho é 352 x 240 pixels.
2. Para alta definição digital, ratificado pela International Telecommunications Union (ITU), em junho de 1999, a estrutura de amostragem digital 1920 x 1080 é um formato mundial. Todos os parâmetros técnicos de suporte relacionados à varredura, colorimetria, características de transferência, etc., são universais.
O CIF pode ser usado com uma variedade de taxas de captura de imagens: 60p, 50p, 30p, 25p, 24p, assim como 60i e 50i. O padrão é identificado como ITU-R BT 709-3.
Um termo da edição não linear para localização de clips (ou cenas) individuais de áudio/ vídeo.
1. Na comutação, é o ponto de disparo (trigger) ou a faixa do sinal de chave, onde a troca ou inserção acontecerá. 2. O controle que ajusta uma operação. A fim de produzir um sinal de comutação a partir do sinal de vídeo, um nível de disparo é fixado, no painel de controle de comutação, estabelecendo um nível de limiar com o qual o sinal de vídeo é comparado. 3. Na manipulação de imagens digitais, é um menu de seleção que limpa porções de uma imagem manipulada, saindo de um lado da tela, se encobre para entrar do outro lado.4. Na edição em desktop é um ponteiro que marca a parte do vídeo ou do áudio digitalizado, que servirá como material fonte para edição.
Clock – Relógio ou base de tempo
1) dispositivo de sincronismo interno. Os clocks são usados para sincronização de eventos, tais como acessos à memória, execução de instruções e no sincronismo da transmissão de dados.
2) Em um computador, a CPU usa um cristal de quartzo para gerar um sinal elétrico de freqüência uniforme, a partir do qual os pulsos digitais são criados e usados.
3) A velocidade do clock é medida em hertz, Hz.
São indesejáveis desvios na fase dos pulsos do clock..
Codec: Codificador – decodificador – Coder-decoder
Um dispositivo que converte sinais analógicos de áudio e de vídeo em formato digital para transmissão em instalações de telecomunicações e também recupera o formato original na saída..
Codificação de canal – Channel coding
É um conjunto de técnicas de codificação e correção de erros, para proteger a integridade dos dados que estão sendo transportados através de um canal. Tipicamente usada em canais com altas taxas de erros de bits, tais como transmissão terrestre, transmissão via satélite e gravação em Vídeo Tape.
1) Processo de organizar as informações em um formato adequado para a transmissão e recepção.
2)É a representação numérica de cada nível de sinal de vídeo, usualmente na forma binária.
COFDM – Codificação por Multiplexação de Freqüências Ortogonais – Coded Orthogonal Frequency Division Multiplexing
É o tipo de modulação usado pelos sistemas europeu – DVB, e Japonês – ISDB. A modulação COFDM usa milhares de portadoras para que os bits sejam transmitidos para os receptores dentro da área de cobertura do canal.
Comissão Federal de Comunicações/EUA (FCC)
Agência governamental, independente, Americana, diretamente responsável por congregar e comandar a regulamentação interestadual e internacional das comunicações via rádio, televisão, telefonia, satélite e cabo, nos EUA. A jurisdição do FCC cobre 50 estados, o Distrito de Columbia e as possessões do EUA.
O processo de colocar um arquivo grande em um espaço que é muitas vezes menor. No caso de vídeo, um método usado para TV Digital é o MPEG-2. Pode ocupar quatro canais inteiros de programação e dados e os comprimir em espaço igual ao ocupado atualmente por um único canal analógico. Um algoritmo adotado para compressão de áudio para TV Digital é AC-3 (No sistema ATSC).