SET EXPO 2018

30º Congresso de Tecnologia

Quarta-Feira – 29/08/2018

SALA  13 SALA 12 SALA  15 SALA  16
8h30 – 9h10 Café da manhã oferecido aos inscritos dentro das salas
9h – 11h
Inovação e Tecnologias Disruptivas
TV Digital Terrestre. Para onde vamos?
Fernando Bittencourt
Produção de Conteúdo
e-Sports: Desafios na Produção e Transmissão de um Esporte Eletrônico
Daniel Cossi
Distribuição Audiovisual
OTT – Anytime, Anywhere, Any Device
Gilvani Moletta
Inovação e Tecnologias Disruptivas
O Ecosistema da Internet das Coisas – Transformando Negócios e Melhorando a Experiência Humana
Vinícius Vasconcellos
11h30  – 13h
Inovação e Tecnologias Disruptivas
Evolução do SBTVD ( Sistema Brasileiro de TV Digital)
José Marcelo Amaral
Produção de Conteúdo
Jornalismo e Esporte, Avançado – Produção Remota
Raimundo Lima
Tecnologia e Negócios
Novo Paradigma de Métricas de Negócio para TV
Marcelo Guerra
Distribuição Audiovisual
Rádio Pós Migração / Redução de Cobertura?
Eduardo Cappia

INTERVALO

14h – 15h30
Hot Session
Hábitos de Consumo e o Futuro da Midia
Roberto Franco
Eletrônica de Consumo
Displays em Contínua Evolução – as Mais Recentes Inovações
Cláudio Younis
Tecnologia e Negócios
Plataformas de TV por Assinatura / Aspectos Tecnológicos
Claudio Borgo
Distribuição Audiovisual
O Rádio e as Plataformas Inteligentes
Marco Túlio Nascimento
16h – 17h30
Inovação e Tecnologias Disruptivas
TV Digital Terrestre Avançada – Convergência com 5G
Cristiano Akamine
Eletrônica de Consumo
Smart TVs, Conectividade e Avanços na Era do 4K HDR
J.R. Cristóvam
Tecnologia e Negócios
O Futuro do Comportamento de Consumo na TV por Assinatura / VoD / OTT
Maurício Donato
Tecnologia e Negócios
Conteúdo: o Futuro do Rádio – Alternativas
Eduardo Cappia

Quarta-Feira – 29/08/2018

Horário Palestras
Horário Palestra

9h - 11h

Inovação e Tecnologias Disruptivas | Sala 13

TV Digital Terrestre. Para onde vamos?

TV Digital Terrestre. Para onde vamos?

A Industria de TV japonesa tem uma histórica preocupação com a qualidade de imagem. Começou nos anos 70, com as primeiras pesquisas de TV de Alta Definição, passando pelas primeiras transmissões em HD no final da década de 80, ainda no sistema analógico, até a previsão de transmitir 8K para grande parte da população do país já em 2025. A primeira fase deste desafio é compatibilizar o sistema de transmissão digita atual com o formato 4k. Vamos apresentar a seguir o que a emissoras comerciais japonesas estão fazendo neste sentido.

Moderador: Fernando Bittencourt – Diretor Internacional da SET

Fernando Bittencourt é diretor internacional e membro do Conselho de Ex-presidentes da SET. Engenheiro eletrônico, é fundador da FB Consultoria e ex-diretor geral de Engenharia da Rede Globo. Faz parte do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD e é membro das entidades internacionais: IEEE, IBC e SMPTE. Em 1994, tornou-se o coordenador do grupo criado pela SET e pela ABERT que estudou e implantou a TV digital no Brasil. Foi conselheiro titular do Conselho de Comunicação Social do Senado Federal. É reconhecido mundialmente como engenheiro de notório saber na área de comunicações.

Uma visão geral de P & D da próxima geração de DTTB no Japão

O Ministério do Interior  e Comunicações do Japão formulou um roteiro para  4K / 8K em julho de 2015.
Com base neste roteiro, o ministério tem promovido a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias de radiodifusão terrestre 4K / 8K.
A palestra trará uma visão geral sobre as atividades japonesas de P & D envolvendo tecnologias terrestres 4K / 8K e especificações técnicas de estações experimentais para transmissão de 4K / 8K DTTB.
Também serão abordadas questões relacionadas com a migração para a próxima geração de serviços de DTTB.

Palestrante: Hiroaki Kimura - Director for Digital Broadcasting Technology, Broadcasting Technology Division, Information and Communications Bureau - MIC Japan

O Sr. Hiroaki Kimura é responsável pela cooperação internacional no ISDB-T e em tecnologias avançadas de transmissão no Ministério do Interior e Comunicações do Japão. Ele conduziu pesquisas sobre TV digital durante a transição de DTTB no Japão e formulou normas técnicas regulatórias sobre instalações de estações de transmissão de TV terrestre digital em pequenas áreas e com resiliência a desastres. Recentemente, ele também foi responsável por negociações de questões da WRC-19 em reuniões preparatórias da Telecomunidade da região Ásia-Pacífico.

Sistema híbrido de 4K e HD DTTB atual – 3 camadas hierárquicas + 4K MIMO

Foi estudada metodologia técnica para dividir um segmento e transmitir 2K como onda polarizada horizontal e 4K como ondas polarizadas horizontais e verticais. O modulador compartilhado 2K / 4K e o demodulador 4K foram prototipados. Demonstramos que 2K foi recebido por um receptor convencional e 4K foi recebido por um demodulador protótipo por um experimento de acoplamento com fio.

Palestrante: Iwao Namikawa - Professional Department Manager - Broadcasting Technology Department - Kansai Television - Japan

Entrou para a Kansai Television CO.LTD. (KTV) em 1980. Trabalhou na BS Fuji INC.-2001 ~ 2005. Gerente, Divisão de Mídia, CROSS MEDIA Business Dep. KTV em 2006. Gerente, Dep. De Promoção de Tecnologia em 2012. Gerente, Dep. De Tecnologia de Radiodifusão em 2014. Gerente de departamento profissional Broadcasting Technology Dep. em 2017. Atualmente trabalhando em estudos de radiodifusão terrestre avançada. Recebeu o Prêmio de Promoção de Tecnologia ITE em 2002.

P & D para implantação simultânea de transmissão 4K-UHD abrangendo 2K-TV

O método LDM (Layered Division Multiplexing), que é a tecnologia de base da presente proposta, é um método de multiplexar hierarquicamente uma pluralidade de sinais com diferença de potência. Nesta apresentação, confirmamos o princípio de operação do LDM usando a produção experimental com o método LDM aplicado ao dispositivo FPU e informamos sobre a área de serviço da transmissão 4K quando o colocamos em hierarquia de baixa potência com influência mínima na radiodifusão digital terrestre.

Palestrante: Kazuki Imamura - TBS TV - Tokyo Broadcasting System Television

Abr 2010 – Mar 2014, Universidade de Waseda, Japão, Bacharelado em Engenharia. Apr. 2014 – Mar 2016, Universidade de Waseda, Japão, Mestre em Engenharia. Apr. 2016 - Presente, TBS - envolvido na divisão de operações de rede de tecnologia de TV.

Método de Modulação e Demodulação LDM mantendo compatibilidade com ISDB-T

Propomos o método LDM como a próxima geração de transmissão de televisão digital. Com o método LDM, a migração do atual 2K para a próxima geração 4K pode ser realizada sem problemas. Esta apresentação explicará a tecnologia de modulação / demodulação do sistema LDM compatível com o atual ISDB-T.

Palestrante: Tatsuhiro Nakada - Vice Senior Chief Engineer - Hitachi Kokusai Electric Inc.

Estou no departamento de P & D há 20 anos, na área de desenvolvimento de sistemas de comunicação sem fio, como retransmissão de sinais digitais, formação de feixe com múltiplas antenas e correção de erros.

9h - 11h

Produção de Conteúdo | Sala 12

e-Sports: Desafios na Produção e Transmissão de um Esporte Eletrônico

eSports: Desafios na Produção e Transmissão de um Esporte Eletrônico

A evolução  das tecnologias de Internet proporcionando maior velocidade na transmissão de dados trouxe novas possibilidades de interação com as pessoas ao redor do mundo.

O eSports, usando estas tecnologias , quebrou as barreiras de dependência da TV tradicional, criando novos eventos,  competições totalmente novas, na contramão do pré-estabelecido. São novos métodos de narrativa, nova tecnologia e com a participação da audiência. Um novo mundo, como novos desafios de produção, transmissão e legislação.

 

Moderador: Daniel Cossi - Presidente da Confederação Brasileira de Desportos Eletrônicos (CBDEL)

Palestrante, Entusiasta e criador de Leis e Regulamentação de Esports, Modelos de Negócios para Investidores em Esports e Especialistas em padrões de administração para Organizações de Esports (Governança, Transparência e criação de Suprema Corte, Câmara de Resolução de Litígios, Departamento Antidoping, Comissões, Árbitros e outros áreas necessárias e obrigatórias). Escritor de Artigos Esports em diversas áreas no Brasil e no mundo. Experiência anterior em administração, desenvolvimento, negócios e modelos financeiros, marketing para novos produtos e marcas, agora 100% dedicado à Esports. Criador da Lei Federal no Brasil para o Esports (Câmara dos Deputados e Senado) e Legislação de Esports em Assembleais Legislativas, regulamentações e padrões brasileiros de Esports para o reconhecimento e criação de Esports em países da LATAM e planos de negócios, planos de marketing, abordagem de parcerias em Esports e planos de engajamento cultural e educacional no Esports, possibilitando a entrada e aceitação como esporte regular dentro dos governos da LATAM.

Grandes transmissões esportivas – O futuro já chegou

As transmissões de eventos esportivos deixaram de ser mais um ítem da programação para ser a grande opção de faturamento e de crescimento de audiência.
Neste painel, um passeio pelos números dos grande eventos esportivos mundiais e uma reflexão sobre os próximos grandes desafios.

Palestrante: Adolfo Vieira Martins - Diretor Comercial - ADS+ Live Mkt

Executivo de Vendas - Consórcio Luqui Bandeirantes - 1987 a 1989 Executivo de Vendas - TV Record - 1990 a 1993 Gerente Comercial - RBS Rede Brasil de Comunicação - 1993 a 1998 Gerente Comercial - Sistema Globo de Rádio - 1998 a 1999 Diretor Comercial - Clear Channel Brasil - 2000 a 2006 Diretor Comercial - Visualfarm Produtora de Espetáculos de video mapping - 2007 a 2009 e 2012 a 2017 Sócio-Diretor - Empresa própria de Consultoria ADIN Mkt Estratégico - 2010 a 2012 Diretor Comercial - ADS+ Live Marketing e KidZania - 2017/2018

Broadcasting e Streaming no e-Sports

A evolução do streaming do e-Sports e sua adaptação para os meios de comunicação de Broadcasting via ondas e cabo.

Palestrante: Felipe Matos - Country Manager Brazil - Gfinity

Responsável pelo desenvolvimento e operações da Gfinity Brasil. Diretor de Conteúdo e Evolução da plataforma de broadcasting e streaming da Gfinity Brasil e coordenação do núcleo de negócios. Ex-atleta Olimpico de Taekwondo.

Palestrante: Ronaldo Geraidine - Diretor de Comunidade e Engajamento - CBDEL / LNEe

Diretor de Comunidade e engajamento da CBDEL Diretor de Comunidade e engajamento na LNEe Experiência com coordenação de times e atletas, criação e desenvolvimentos de projetos, operação de campeonatos nacionais e internacionais, engajamento com projetos sociais e inclusivos.

9h - 11h

Distribuição Audiovisual | Sala 15

OTT – Anytime, Anywhere, Any Device

OTT – Anytime, Anywhere, Any Device

Os desafios do video sob demanda. em um cenário das mais variadas velocidades de conexão e diversas codificações para os inúmeros “players” do mercado. O desafio da padronização técnicas e também da regulamentação do VoD no Brasil. Esses temas serão abordados pelos maiores especialistas no assunto atuantes nesse mercado.

Moderador: Gilvani Moletta - Diretor de Tecnologia - TV CULTURA

Diretor Técnico da Fundação Padre Anchieta responsável pelos setores de Engenharia, Operações e Tecnologia da informação; Engenheiro Eletrônico especialista em Processamento Digital de Sinais; MBA em Gerenciamento de Projetos, Experiência de 20 anos em radiodifusão.

OTT – Novos negócios e oportunidades

Definição de plataformas, novos negócios e oportunidades, geração e gerenciamento de conteúdos e as diversas formas de difundir conteúdos pelas mais variadas plataformas, serão parte dos temas abordados nesse painel.

Palestrante: Everton Alves - Diretor Comercial - SAMBATECH

Everton Alves possui mais de 15 anos de experiência em Tecnologia. Atuou em empresas como Embratel, Totvs e Linx. Atualmente é Sócio-Diretor da Samba Tech e também Co-founder e Diretor de Plataformas e Distribuição de Conteúdos da ABOTT's (Associação Brasileira de OTT’s).

Codificação e Adaptação dos Sinais para Multiplataformas

Os desafios da digitalização e codificação dos sinal de vídeo para transmissão para os mais diversos formatos e telas. Controle de qualidade dos sinais em diversas taxas.

Palestrante: Bruno Magalhães - Diretor de Negócios e desenvolvimento - ATEME

Engenheiro Eletrônico com MBA em Gestão Empresarial. Profissional com mais de 10 anos de experiência em integração de sistemas, implantação, suporte ao cliente, pré-vendas e atividades de vendas. Experiência trabalhando em empresas fornecedoras de CAS, bem como sistemas de compressão de vídeo nos últimos 8 anos.

Novos modelos de negócio da TV Brasileira

Com o avanço do consumo não linear de conteúdos audiovisuais as emissoras e produtoras de conteúdo audiovisual deverão mudar as suas estratégias para assegurar as audiências. Assim, na palestra se pretende debater os diferentes tipos de planos de negócios implantados para fornecer conteúdos ou concorrer direta e indiretamente com os serviços de VoD (Video-on-Demand) e OTT (Over-the-Top), tanto nacionais como internacionais conformando o ecossistema da TV Everywhere.

Palestrante: Fernando Carlos Moura - Jornalista, Professor da PUCC, FAAP, CIMJ, UNL, Editor Chefe da Revista SET

Prof. Doutor Fernando Carlos Moura é Jornalista, professor do curso de Design Digital, e de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCC); professor do Curso de Pós-graduação em Produção Executiva e Gestão da Televisão da FAAP (Fundação Armando Alvarez Penteado) e pesquisador do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (UNL) e desde 2013 editor-chefe da Revista da SET.

OTT – Desafios de distribuição e novos negócios para a América Latina

Os mais diversos desafios da distribuição e disponibilidade de conteúdos em OTT, as oportunidades de negócios para geradores de conteúdos. Os desafios técnicos que envolvem todo fluxo de distribuição, armazenamento e organização das mídias, são os temas abordados nessa palestra.

Palestrante: Jossi Fresco Benaim - Diretor Regional da América Latina - Verizon Digital Media Services

Jossi Fresco Benaim é o diretor regional da "Verizon Digital Media Services Latin America". Seu foco é fomentar relacionamentos comerciais de longo prazo com clientes na América Latina, promovendo os benefícios da plataforma de video da Verizon, de ponta a ponta. Oferecendo experiências de qualidade de mídias aos consumidores em todos os dispositivos. Antes de ingressar na Verizon, Fresco foi diretor de tecnologia da Brevity e co-fundou várias empresas nos EUA e no Reino Unido. Ele possui vasta experiência em tecnologias de vídeo digital, fluxos de trabalho de produção de mídia, implantações globais e design de software, com ênfase internacional em Israel, Europa, EUA e Reino Unido. As equipes lideradas pela Fresco foram as vencedoras de vários prêmios da indústria, incluindo: Fornecedor de Excelência da Texas Instruments, Prêmio de Excelência da Hewlett-Packard pela "Best Marcom Initiative" e o Prêmio "Gold Award" da British Interactive Media Association (BIMA). Jossi Fresco estudou na Universidade de Buenos Aires e no Centro de Informação e Sistemas Gerenciais em Israel. Ele é fluente em inglês, espanhol e hebraico.

9h - 11h

Inovação e Tecnologias Disruptivas | Sala 16

O Ecosistema da Internet das Coisas – Transformando Negócios e Melhorando a Experiência Humana

O ecosistema da Internet da Coisas – Transformando negócios e melhorando a experiência humana

Você já pensou no efeito da Internet das coisas (IoT) hoje em nossa vida? Estamos transformando radicalmente as experiências dos clientes, aprofundando relacionamentos, incrementando eficiências operacionais, transformando profissões, empresas e até indústrias inteiras.
Nesse painel abordaremos os desafios na construção do ecossistema da Internet das Coisas apresentando casos de uso com foco na indústria de mídia e entretenimento.

Moderador: Vinícius Vasconcellos - Consultor Senior - Telecom, Media & Entertainment IBM

Vinicius é consultor sênior na IBM, tendo como foco a aplicação de novas tecnologias como Inteligência Artificial, Blockchain, Cloud, Big Data e Analytics na indústria de Telecom, Mídia e Entretenimento. Com sólida experiência em telecom e broadcast, atuou como especialista e executivo na Claro e no Grupo RBS. É formado em Engenharia Elétrica com Especialização em Administração pela UFRGS e possui MBA em Gestão Executiva pela Fundação Dom Cabral.

A Jornada de IoT: da coleta de dados à aplicação de tecnologias cognitivas

Nesta palestra serão discutidos aspectos relacionados à adoção de tecnologias de IoT, partindo de cenários básicos de coleta de dados, passando pela utilização de estratégias analíticas, até chegar na aplicação de tecnologias cognitivas visando extrair valor para os clientes.

Palestrante: Roberto Engler Jr. - IBM Watson IoT Sales Leader

Há 12 anos na IBM Brasil, sendo o último ano e meio na área de vendas de Watson IoT. Já ocupou as funções de gerente da unidade Security Solutions, vendas de software para o setor de telecomunicações e P&D, tendo passado pelo IBM Zurich Research Lab. Profissional com experiência de mais de 20 anos no mercado de tecnologia, formado em Ciências da Computação pela USP e MBA em Gerenciamento de Telecomunicações pela FGV.

A segunda onda da Internet – Todas as empresas serão empresas de IoT

Nos próximos anos todos os negócios vão ser altamente dependentes ou centrados em Internet das Coisas. Assim como a primeira onda da Internet transformou vários segmentos de negócios de forma radical, a próxima onda, que já está acontecendo, conhecida por Internet das Coisas, irá causar impacto semelhante ou maior em empresas de segmentos tradicionais que antes se consideravam imunes ao impacto da tecnologia.

As empresas terão que se transformar, de meros fabricantes de produtos físicos ou prestadores de serviços tradicionais, em empresas focadas em atender as demandas dos clientes através da orquestração de diferentes produtos conectados e serviços digitais, muitas vezes combinando produtos e serviços de terceiros, para ao final entregar uma experiência unificada e diferenciada que atenda a necessidade de seus clientes de uma forma que antes não era possível. A era das empresas que fazem uma “coisa que só faz uma coisa”, irá em breve acabar.

Palestrante: Flávio Maeda - Presidente da ABINC - Associação Brasileira da Internet das Coisas

Flavio Maeda é Engenheiro Mecatrônico e atua profissionalmente há 19 anos na área de TI industrial. Como empreendedor desde 2005 fundou empresas de consultoria de TI, software e Internet. Atua ativamente na área de Internet das Coisas desde 2009, tendo sido fundador dos grupos (meetup) Internet das Coisas na Prática, iniciador do projeto The Things Network no Brasil e membro do IOT Council.

Internet das Coisas: a inovação digital muito além da integração das coisas

A evolução e os ciclos de inovações digitais ocorridos nos últimos anos formaram um ambiente que permite e exige a assimilação de novas tecnologias para fazer tudo de forma diferente e melhor, que é o princípio da Transformação Digital. A Internet das Coisas(Internet of Things – IoT) faz parte deste ambiente e pode ser entendida como sendo a rede ubíqua e global que integra o mundo físico e o torna digital. Mas, esta integração, para ser efetiva e trazer valor, precisa estar associada a outras tecnologias para aproveitar ao máximo o potencial da Transformação Digital. Este ambiente vai gerar grandes oportunidades e desafios para as empresas e indivíduos.

Palestrante: Prof. Alberto Albertin - Professor da FGV - Coordenador do Projeto IoT no Centro de Tecnologia e Informação Aplicada (GVcia)

Possui graduação em Administração de Empresas - Faculdades Associadas de São Paulo (1981), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor Titular da FGV-EAESP, Coordenador do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (CIA), do Programa de Excelência em Negócios na Era Digital (NED) e Coordenador Acadêmico para Educação Executiva da FGV-EAESP, líder do grupo pesquisa Administração, Análise e TI do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Tecnologia de Informação, Planejamento, Diagnóstico Organizacional, Uso Estratégico de Tecnologia de Informação, Negócios na Era Digital e Gerenciamento de Projetos.

Os desafios da operadora como enabler do IoT

A palestra vai abordar questões relevantes sobre o sobre mercado e tecnologia, como o volume de dados, armazenamento e padrões de conexão, além do uso da frequência de 700 MHz nas aplicações de IOT.

Palestrante: Diego Gomes - Gerente de Negócios de IoT na Claro Brasil

O IoT na TV

A palestra irá apresentar um resumo dos seguintes temas:
– Quando as Coisas começaram a se comunicar – Há mais de uma década nós convivemos com coisas que se comunicam em nosso dia a dia.
– O IoT na Distribuição de DTV – Hoje com a TV Digital é possível, e comum em grandes cidades, operarmos com vários sites de transmissão (GapFiller e SFN) como forma de ampliar a cobertura. Como as tecnologias envolvidas no IoT podem contribuir para o monitoramento desses sites e como esses sites podem contribuir como IoT?
– Faça o seu IoT com Módulos de Mercado, Bibliotecas Open Source e inteligência na nuvem – Apresentação rápida de um grande mercado de módulos e bibliotecas de códigos, de fácil utilização, sem necessidade de licença (sem custo), prontas para uso e os sistemas de nuvem que trazem inteligência e um time to marketing muito baixo. Exemplo Real de custos e tempo de desenvolvimento.
– O desafio da construção de Negócios por Trás do IoT – Uma provocação com cases onde as informações são preciosas para vários clientes. Como transformar isso em negócio?

Palestrante: Ricardo Fontenelle - Especialista em Pesquisa & Desenvolvimento - TV Globo

11h30 - 13h

Inovação e Tecnologias Disruptivas | Sala 13

Evolução do SBTVD ( Sistema Brasileiro de TV Digital)

Evolução do SBTVD ( Sistema Brasileiro de TV Digital)

Apesar do SBTVD ser um dos mais avançados padrões de televisão mundial, ainda há espaço para evolução.
Veja o que o futuro reserva, com relação à interatividade, HDR, áudio imersivo e a possibilidade de transmissão 4K mantendo-se o atual sistema HD.

Moderador: José Marcelo Amaral - Diretor de Engenharia e Operações - RecordTV

Graduado em Matemática pela FAHUPE-RJ, Pós-graduado em Sistemas de Informação pela PUC-RJ e FGV-SP e MBA em Tecnologia da Informação pela USP-SP, José Marcelo do Amaral tem uma extensa contribuição no setor de radiodifusão. Ingressou na RecordTV em 1991 e hoje ocupa o cargo de diretor de Engenharia e Operações. Na emissora, desenvolveu sistemas para as áreas de operação comercial de rádio e TV; implantou sistema para produção de notícias; gerenciou projeto de sistema de gestão integrado (ERP) e criou sistema de acompanhamento de audiência a partir de dispositivos móveis, dentre outros trabalhos. Como diretor de tecnologia participou de iniciativas para implantação de sistemas de edição não lineares, arquivamento digital e fluxo de trabalho tapeless. Nessa época, também passou a se envolver com questões relativas a vídeo digital e transporte de vídeo utilizando protocolo de internet (IP). Foi Diretor do Segmento de TV Aberta na SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), tendo como principal desafio desenvolver a tecnologia de televisão digital para o Brasil e é o responsável pela sua implementação e expansão para todo o grupo Record. A atuação de Amaral se estende ainda ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, onde atualmente ocupa a posição de Presidente desta instituição, fundada desde 2006. Um dos seus mais desafiadores projetos foi o lançamento do portal R7, que é hoje o segundo maior portal de internet do Brasil. Também teve em sua carreira profissional a oportunidade de estar à frente do planejamento e coordenação técnica e operacional de grandes eventos esportivos transmitidos pela RecordTV, Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (2011) e Toronto (2015), Jogos Olímpicos de Londres (2012), Sochi (2014) e Rio (2016).

O novo mundo das Apps na Smart TV – Integrando OTT + Radiodifusão aberta

Um dos passos fundamentais na evolução do SBTVD é o novo perfil de interatividade – uma plataforma avançada desenhada para padronizar o acesso ao mundo da TV digital aberta para todas as apps Smart TV. Radiodifusores e produtores de apps e conteúdo OTT para os novos modelos de Smart TV terão a sua frente um novo horizonte integrado e convergente!

Palestrante: Aguinaldo Boquimpani - Consultor Senior - Mirakulo

Com mais de 35 anos de experiência em software e tecnologia, Aguinaldo Boquimpani atua como consultor especialista em software e interatividade para TV Digital. Liderou projetos na área financeira durante a implantação do Sistema de Pagamentos Brasileiro e atuou por na área de Telecom onde teve extensa experiência internacional implantando produtos em operadoras de 16 países. Membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD desde 2007, atuou pela TOTVS no desenvolvimento da solução de interatividade líder de mercado, implantada em milhões de TVs. Foi um dos autores dos padrões IBB aprovados pela UIT-T. Atualmente é um dos responsáveis pela proposta de evolução da plataforma de interatividade do SBTVD

Transmissão Híbrida ISDB-TB usando LDM e BICM do ATSC 3.0

Os atuais sistemas de TV digital terrestre são disruptivos e requerem um novo canal para operação. Com o advento do LDM (Layered Division Multiplexing) é possível realizar a transmissão em várias camadas com sistemas distintos no mesmo tempo e na mesma frequência apenas ajustando o nível de potência em cada camada. Esta apresentação mostrará uma modificação do sistema ISDB-TB denominada de LDM ISDB-TB na qual o sistema ISDB-TB é transmitido na camada principal e o estágio BICM (Bit Interleaved Coded Modulation) do ATSC 3.0 é transmitido na camada de enriquecimento. Simulações computacionais e testes de laboratório mostram que é possível realizar a transmissão e recepção híbrida do ISDB-TB com o BICM do ATSC 3.0. Esta solução é uma maneira alternativa de introduzir um novo sistema de radiodifusão de TV digital terrestre mantendo a compatibilidade com o parque de receptores instalados e utilizando o mesmo canal e infraestrutura de transmissão.

Palestrante: Cristiano Akamine - Pesquisador do Laboratório de TV digital e Professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação / Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2004/2011). É pesquisador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 1998, realizou estágio no NHK Science and Technology Research Laboratories (STRL) e foi professor Especialista Visitante na Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Atualmente é professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Bolsista de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Nível 2. É membro do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD). Possui várias patentes e diversos artigos publicados e tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em TV digital, comunicação digital, codificação de canal, sistemas embarcados, lógica reconfigurável e rádio definido por software.

HDR e Audio Imersivo no SBTVD: Sim é possível!

Video HDR e Audio Imersivo, em conjunto com 4K, são duas das principais melhorias na experiência do telespectador que estão sendo discutidas nos novos padrões de TV Digital em todo o mundo.
A Dolby apresentará uma solução para entregar estas experiências de última geração aos telespectadores brasileiros, mantendo a compatibilidade com o sistema SBTVD atual.

Palestrante: Carlos Watanabe - Diretor para Mercados Emergentes na Dolby Laboratories

Carlos Watanabe é Diretor para Mercados Emergentes na Dolby Laboratories, a líder global em tecnologias de entretenimento audiovisual. Carlos foi responsável pelo escritório da Dolby no Brasil até 2016, e agora está trabalhando na matriz da empresa em San Francisco, California. Carlos é Engenheiro Elétrico formado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com MBA pela Ross School of Business da Universidade de Michigan. Ele conta com mais de 20 anos de experiência em empresas de tecnologia, mídia e entretenimento, e consultoria de alta gestão.

11h30 - 13h

Produção de Conteúdo | Sala 12

Jornalismo e Esporte, Avançado – Produção Remota

Jornalismo e Esporte Avançado – Produção Remota

As estruturas de produção, geração e apuração jornalísticas evoluem de acordo com o impacto do avanço das tecnologias à disposição no setor. As novas plataformas de comunicação de massa, aliadas as necessidades contínuas de consumo de notícias do mundo contemporâneo, tornaram qualquer cidadão de posse de um “smartphone”, em um potencial produtor de notícias. As facilidades de publicação dos conteúdos e o surgimento de ambientes colaborativos remotos, deram agilidade e velocidade na distribuição dos conteúdos, que resultaram numa explosão do volume de informações ao alcance dos consumidores.

Moderador: Raimundo Lima – Diretor Editorial da Revista da SET e Diretor de Tecnologia e Operações- SBT

Por várias décadas de atividades na televisão aberta brasileira, teve passagens pelos Diários Associados, TV Manchete, TV Globo (GINY), TV Band, SBT, TV Cultura/SP e Esporte Interativo. Ao longo desse período, ocupou diversos cargos nas redes onde trabalhou, nos departamentos de Jornalismo, Esportes, Dramaturgia e Entretenimento. Passou também por diversas instituições de ensino como a Universidade de Brasília, PUC/SP e Universidade Federal Fluminense, entre outras. Atualmente, é Diretor Editorial da Revista da SET e Diretor de Tecnologia e Operações do SBT.

Palestrante: Roberto Cabrini – Apresentador e Editor Chefe do Conexão Repórter - SBT

Considerado um dos principais jornalistas brasileiros, especializado em jornalismo investigavo, coberturas de guerras e da defesa dos direitos humanos, ganhou praticamente todos prêmios importantes em seu meio (Prêmio Esso, Troféu Imprensa, APCA, Vladmir Herzog, Líbero Badaró entre outros), em três décadas de carreira. Mais do que ninguém, Cabrini conhece a importância da tecnologia alida aos princípios do jornalismo investigativo competente e responsável. Ouví-lo, será uma experiência imperdível.

Palestrante: Hugo Gaggioni – Chief Technology Officer – Sony Professional Solutions Americas

Formado em Telecomunicações, Engenharia de Sistemas e Engenharia Eletrônica pela Universidade de Essex em Colchester, Inglaterra; Universidade da Pensilvânia e Universidade de Columbia, respectivamente. Gaggioni, na Sony desde 1988, possui várias patentes e foi autor de mais de 40 publicações técnicas nas áreas de compressão de vídeo, bancos de filtros digitais, dispositivos e sistemas HDTV e UHDTV. Antes de ingressar na Sony, ele trabalhou na RCA Corp. e Bell Communications Research. Com interesses de pesquisa que vão desde processamento de vídeo digital e imagem e teoria da informação até compressão de vídeo / áudio e processamento de sinal multidimensional, Gaggioni participou de mais de 15 conferências internacionais nas áreas de HDTV, UHDTV e sistemas de compressão de banda larga. Ele também deu inúmeras apresentações e cursos de tutorial sobre processamento de sinais e tecnologias avançadas de vídeo em eventos internacionais patrocinados pelas organizações SMPTE, IEEE, SET e Eurasip.

Palestrante: Paulo Zero - Jornalista e Cinegrafista - TV Globo

Paulo Bormann Zero natural de Niterói, RJ em 29 de Novembro de 1957. Começou seu trabalho profissional no jornalismo televisivo em 1978 no escritório da TV GLOBO em Nova Iorque. Foi Reporter cinematográfico correspondente nos escritórios da TV GLOBO em Nova Iorque, Washington D.C., Pequim e Paris. Também trabalhou na TV GLOBO São Paulo e atualmente trabalha na TV GLOBO Rio no programa Fantástico. Ganhou o prêmio Comunique-se "MESTRES do JORNALISMO" como repórter de imagem, entre outros.

11h30 - 13h

Tecnologia e Negócios | Sala 15

Novo Paradigma de Métricas de Negócio para TV

Novo Paradigma de Métricas de Negócio para TV

A evolução dos serviços de TV multiplataformas, com ofertas lineares e não lineares, criaram novos contextos e possibilidades de captura de informação desse omniconsumidor.
Enriquecer as medidas de audiência e alcance existentes através do conhecimento do consumidor e de seus hábitos se tornou imperativo para as empresas de mídia que desejarem acompanhar a mudança de mercado.
Como atender a necessidade de medição multiplataforma e quais os principais desafios, que novas métricas além de alcance e audiência são importantes para o negócio de TV, quais novas competências e processos que empresas de mídia precisam investir, são perguntas que debateremos neste painel.

Moderador: Marcelo Guerra - Gerente de Tecnologia em Mídias Digitais na TV Globo

Marcelo Guerra atua em diferentes iniciativas em Transformação Digital, Big Data, Segunda Tela e Experiências Interativas e inovações em Mídias Digitais. Trabalha na empresa há 13 anos em diferentes funções incluindo Projetos, TV Digital, ,Operações de entretenimento, pós-produção e Planejamento Estratégico da Tecnologia. Formado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações na Universidade Gama Filho, tem MBAs em Gestão de Marketing pela PUC-RJ e Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ.

A ciência da audiência

Uma nova forma de gerir audiência está acelerando a mensuração de resultados e melhorando a tomada de decisão nos negócios, qual a função do Cientista de Dados nesse novo cenário?

Palestrante: Ricardo Cappra - cientista-chefe - Cappra Data Science

Ricardo Cappra é cientista chefe da Cappra Data Science onde lidera o time de pesquisa e desenvolvimento nos EUA. O laboratório cria frameworks para facilitar o uso da ciência de dados e apoiar o desenvolvimento de cultura analítica. Os métodos criados são usados para acelerar o potencial analítico de organizações globais: Ambev, Coca-Cola, IFC-WorldBank, Gerdau, Rede Globo, Santander, Unilever, UOL.

11h30 - 13h

Distribuição Audiovisual | Sala 16

Rádio Pós Migração / Redução de Cobertura?

RÁDIO PÓS MIGRAÇÃO / REDUÇÃO DE COBERTURA?

Serão atualizados os números da Migração AM x FM, com análise do efeito do aumento do numero de novas emissoras FM por região, redução de cobertura e alteração da proteção dos canais FM atuais. Impacto sobre o cenário de transmissão e recepção com os equipamentos aplicados na faixa estendida FM.

Moderador: Eduardo Cappia - Diretor EMC / Diretor de Rádio SET

Engenheiro Eletricista desde 1979. Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991. EMC Fez testes do Rádio Digital na UFMG – Belo Horizonte e Responsável Técnico por testes de HD Radio em Cordeirópolis – SP e DRM em Belo Horizonte. Avaliação e defesa de tese junto ao IBiquity nos EUA, sobre convivência de emissoras em Digitais em primeiros canais adjacentes FM. Implantação em 2014 da estação de testes, em eFM – 84,7 MHz – Jovem Pan – São Paulo. Na AESP - líder do Comitê Técnico desde 2011. Atuação na Diretoria de Rádio SET – desde 2011.

Migração AM X FM

Atualização dos  dados da Migração AM X FM e apresentação da  propositura de acomodação de canais FM em segundo adjacente.

Palestrante: Andre Ulhoa Cintra - Diretor de Radio - ABERT

Engenheiro de Comunicações – Consultor especializado no planejamento de canais de radiodifusão. Diretor de Rádio Abert e estando atualmente trabalhando na Canalização FM, pela ABERT para acomodar os canais migrantes. Desenvolveu pela SET trabalho para acomodar a canalização de TV no processo de planejamento da canalização de TV Digital de TV.

Regulamento FM

Apresentação dos tópicos que devem ser revistos no Regulamento FM, com exemplos e suas justificativas.

Palestrante: Claudio Lorini – Lorini Engenharia

Engenheiro Eletricista com especialização em Telecomunicações e Redes de Informação. Advogado com especialização em Direito das Telecomunicaçoes. Diretor da Lorini Engenharia Ltda / Loriservice – Radiodifusão e Telecomunicações desde 1981.

JOSE MAURO DE ÁVILA

Impactos na Transmissão e Recepção

Atualização de  equipamentos de transmissão e a experiência do 2o. canal adjacente  FM.
Dificuldades relativas às instalações diplexadas e os riscos de intermodulação.

Palestrante: José Mauro de Ávila - Diretor Técnico - MEGASISTEMA - AESP/SET

Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho pela Universidade Paulista 2008. Técnico em Eletrônica desde 1982. Participa da NAB – Broadcast Engineering Conference desde 1992. Palestrante em Seminários Técnicos SET AESP. Especialista Automação Audiovault – Broadcast Electronics.

Revisão da Norma técnica

Exposição dos tópicos em estudo para a revisão da Norma Técnica do Serviço de FM da Anatel. Serão abordados temas relacionados ao segundo canal adjacente e batimento de FI, dentre outras propostas para otimizar o planejamento de canais de FM.

Palestrante: Thiago Aguiar Soares - ANATEL

Thiago Soares é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Regulação de Telecomunicações pelo Inatel. Desde 2007 trabalha com planejamento de canais de radiodifusão na Anatel, e atualmente é coordenador de regulamentação técnica e harmonização internacional de serviços de radiodifusão na Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão – ORER.

14h - 15h30

Hot Session | Sala 13

Hábitos de Consumo e o Futuro da Midia

Hábitos de Consumo e o Futuro da Midia

Neste painel levantaremos questões sobre a influencia das novas tecnologias nos  hábitos de consumo de media e entretenimento.

  • Faz sentido continuar discutindo tradicional x digital?
  • O comportamento do jovem aponta para um fenômeno geracional, como se falava, ou etário?
  • Tradicional e digital são excludentes, ou complementares?
  • Quais modelos estão se perenizando e quais vem surgindo ou desaparecendo?
  • Quais as tendências para TV aberta, Cabo / Sat e OTT?
  • Como as novas gerações de TV aberta alteram este panorama?

Moderador: Roberto Franco - Head de Assuntos Institucionais e Regulatórios – SBT

Graduado em engenharia elétrica com enfoque em eletrônica e telecomunicações pela Universidade Federal da Bahia e Pós em Marketing e Gestão de Empresas pelas FGV e ESPM. No decorrer de sua carreira, foi responsável pelo projeto e implantação de diversas empresas de rádio e televisão no Brasil. Foi Presidente da SET - Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão no período de 2002 até 2008 e Presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital nos períodos de 2005 a 2008 e de 2015 a 2017, após este período ingressou como membro do Conselho de ambas Entidades. Em 2009 Fez parte do Conselho Consultivo da ANATEL, em Agosto de 2012, tomou posse no Conselho de Comunicação Social até 2017 e atualmente é Head de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT.

14h - 15h30

Eletrônica de Consumo | Sala 12

Displays em Contínua Evolução – as Mais Recentes Inovações

DISPLAYS EM CONTINUA EVOLUÇÃO – AS MAIS RECENTES INOVAÇÕES

A industria de display está em contínua evolução. São milhões de unidades produzidas anualmente e presentes nos mais diversos produtos com aplicações de consumo e profissionais.
Grandes investimento em P&D fazem com que esta indústria seja líder em inovação com a geração de inúmeras patentes regularmente e a produção de displays de maior resolução, maior definição, maiores formatos e muitas vezes mais baratos.
Venha conhecer o panorama tecnológico atual apresentado pelos líderes do mercado: Barco,Epson, Leyard, LG e Samsung que abordarão os temas: Projeção e Retroprojeção DLP Laser, Projeção 3LCD Laser, QLED, MICROLED, OLED & LED DIRECT VIEW.

Moderador: Cláudio Younis - Diretor Executivo - AboutAV ( anteriormente Eletro Equip + Solutione) Vice-presidente da SET

Formado em engenharia elétrica (mod. eletrônica) pelo Instituto Mauá de Tecnologia, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Possui diversos cursos de especialização em telecomunicações, radiodifusão e sistemas audiovisuais nos EUA. Iniciou sua vida profissional no departamento técnico da Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura) e posteriormente em diversas funções técnicas e comerciais na Eletro Equip até assumir sua direção executiva. ( hoje AboutAV) Atua ativamente na diretoria da SET - Sociedade de Engenharia de Televisão desde 1994, atualmente ocupando a Vice-presidencia , tendo participado dos grupos de estudo sobre transmissão de rádio e televisão digital, assuntos sobre os quais possui diversos artigos publicados. Palestrante convidado em diversos Congressos promovidos pelas associações de rádio e televisão, como: ABERT, AGERT, ACAERT, AERP, ACERT, AMIRT, etc. Atua há mais de 20 anos no projeto e comercialização de sistemas para emissoras de rádio e televisão em todo Brasil.

Leyard – Direct View LED

A tecnologia de LED de visualização direta, além de possuir uma ampla aplicação em diversos mercados, vem crescendo sua representatividade em projetos de Video Wall como um todo. Nessa processo de vanguarda, a Leyard compartilha a historia do desenvolvimento dos painéis LED e das tecnologias que se desenvolveram para tornar a versatilidade uma opção para o mercado.

Palestrante: Dimas Gustavo de Oliveira - Product Manager Brazil & Latam - Leyard

Na Leyard desde o seu primeiro ano e dentro da estrutura já atuou como Account Manager para America Latina e Gerente de Vendas Brazil e Latam. Formado em comercio Exterior, têm mais de 4 anos de experiência no mercado de LED. Os Projetos mais recentes em que participou incluem clientes como Globosat, Península investimentos, Rede Record de Televisão e em países como Paraguay, Argentina, Peru e Colômbia.

Tecnologias QLED e MicroLED

Tecnologias avançadas de displays serão apresentadas através das principais características e diferenciais.
Com o avanço no desenvolvimento de novas tecnologias de displays nos últimos anos, algumas destas novidades serão abordadas e também tendências para o futuro.

Palestrante: Milton de Souza - Gerente de Pré Vendas da Samsung Eletronics

Profissional graduado em engenharia elétrica atuando há 20 anos em empresas multinacionais de produtos e soluções para o mercado B2B incluindo monitores e projetores profissionais, sistemas de videoconferência, soluções para sinalização digital, sistemas de monitoramento e segurança entre outros com atuação nas áreas técnica, comercial e de produtos. Atualmente atuando como especialista em soluções de sinalização digital e displays profissionais no desenvolvimento de projetos para as diferentes verticais de mercado que demandam este tipo de solução.

OLED: Inovação com Arte

Na busca da criação de ambientes únicos que atraem e retém a atenção do público, a combinação de comunicação digital e design artístico é um elemento chave para oferecer experiências visuais marcantes que irão permanecer na memória de cada pessoa por muito mais tempo e aumentar a sua percepção de valor do espaço.

Palestrante: Alexandre Fontes - Sales Engineer - LG Electronics

Profissional do mercado de Tecnologia da Informação há mais de 20 anos, conduzindo projetos de Digital Signage para diversos segmentos. Formado em Ciências da Computação e pós-graduado em Computação Forense pelo Mackenzie, atualmente é responsável pelo LG ID Academy no Brasil, desenvolvendo soluções e treinamentos para o mercado de Digital Signage

Inovações dos painéis LCD e fonte de luz laser em projetores

A tecnologia 3LCD passa por processos de constante inovação e associada a nova fonte de luz laser, permitiu que a Epson lançasse novas linhas de projetores para segmentos de projeção profissional. Tais inovações e benefícios serão apresentados nesta sessão.

Palestrante: Gabriel Gonçalves, Gerente Regional de Negócios da Epson

Profissional com 15 anos de experiência no mercado áudio-visual, sendo 12 trabalhados na Epson com responsabilidade Regional (América Latina) no desenvolvimento de negócio e estratégia da linha de vídeo projetores profissionais.

14h - 15h30

Tecnologia e Negócios | Sala 15

Plataformas de TV por Assinatura / Aspectos Tecnológicos

PLATAFORMAS DE TV POR ASSINATURA / ASPECTOS TECNOLÓGICOS

A rápida evolução tecnológica proporciona a alteração continua de como e onde vídeo é consumido, impactando o comportamento dos assinantes de TV por assinatura.
A proposta deste painel é compartilhar a experiência de importantes executivos que participaram e contribuem nesta evolução, destacando as plataformas e soluções integradas utilizadas por grandes operadoras de TV por Assinatura em mercado internacional.

 

Moderador: Claudio Alberto Borgo - Diretor de Engenharia e TV Digital - Claro Brasil

-

 

Palestrante: Gabriel Berger - CEO of ThinkAnalytics

Há mais de 25 anos, Gabe se concentra no desenvolvimento e na implantação de soluções e plataformas que promovem a interseção de informações e entretenimento. Antes de ingressar na Think, Gabe foi vice-presidente executivo de vendas e operações da Vubiquity, fornecedora mundial de serviços gerenciados para proprietários e distribuidores de conteúdo premium (recentemente adquirida pela AMDOCS). Antes da Vubiquity, Gabriel foi vice-presidente sênior de vendas da Digitalsmiths, reconhecida líder mundial em Content Discovey, adquirida pela TiVo em 2014. Gabriel mora em Venice, Califórnia, com sua esposa Trisha e seus dois gatos irritantes, Sammy e Teddy.

14h - 15h30

Distribuição Audiovisual | Sala 16

O Rádio e as Plataformas Inteligentes

O RÁDIO E AS PLATAFORMAS INTELIGENTES

Dos smartphones às smart speakers, passando por plataformas de inteligência artificial, assistentes virtuais, interfaces de voz e plataformas de publicidade especializadas em áudio, o rádio é a mídia com maior potencial para explorar de forma ágil e com sucesso esse conjunto de novas tecnologias.

Este painel discutirá as oportunidades que assistentes virtuais, smart speakers, smartphones e plataformas inteligentes de publicidade oferecem para o rádio.

Moderador: Marco Túlio Nascimento - Diretor da ZYDigital / SET

Marco Túlio é engenheiro de Telecomunicações formado em 1983 pela Universidade Federal Fluminense. Com carreira desenvolvida na área de radiodifusão, trabalhou no Sistema Globo de Rádio onde ocupou a função de Gerente Geral de Tecnologia e foi responsável pelas áreas de Engenharia, TI e Operações. Atualmente, é diretor da ZYDigital, empresa que fundou em 2015 voltada para consultoria de tecnologia como suporte a negócios e desenvolvimento de soluções em engenharia de mídia. É vice-diretor de Segmento de Mercado Rádio da SET.

Digital Audio Advertising

A palestra apresentará uma visão geral de Digital Audio Advertising.

Abordará tópicos como canais de vendas, tipos de plataformas de mídia programática, ecossistema (players de apoio) de mídia programática, interfaces com os processos de produção da emissora, formatos publicitários, diretrizes IAB para publicidade em áudio, técnicas de segmentação e tipos de monitoramento de resultados.

 

Palestrante: Rodrigo Tigre - Country Manager na +RedMas

Rodrigo Tigre tem mais de 25 anos no mercado digital e é sócio da RedMas / Audio.ad, primeira empresa de soluções de áudio advertising digital na América Latina. Com sede na Argentina e estabelecida em São Paulo em 2016 possui localmente mais de trinta clientes, incluindo Nissan, Outback e Losango. Além do Brasil, a RedMas / Audio.ad tem escritórios em mais de 15 países da América Latina e nos EUA e conta com mais de 200 colaboradores. Desde 2011 faz parte do Grupo Cisneros, um dos maiores grupos privados de mídia, entretenimento, telecomunicações e produtos destinados às comunicações de massa no mundo.

A experiência do ouvinte como fator de sucesso

A proposta é apresentar uma visão geral da presença do rádio nos smartphones e as oportunidades para ampliar a experiência do ouvinte, discutindo as funcionalidades mais comuns disponibilizadas nos aplicativos das emissoras, as novidades que estão surgindo e os casos de sucesso.

Palestrante: Carolina Sasse - Sócia e Diretora de Vendas na Cadena

Formada em Administração, tem mais de 10 anos de experiência em vendas e atuou por 10 anos nas áreas de Qualidade e Sucesso de Clientes no Brasil e América Latina. Tem como missão levar as rádios para o futuro com tecnologia e serviços que as aproximem dos seus ouvintes, entregando mais resultado aos seus anunciantes. Já palestrou para +2000 radiodifusores e participa regularmente de eventos de rádio, marketing e vendas.

O Google Assistente no Brasil

Por que o Google está atraindo marcas e empresas para se integrarem ao seu assistente de voz?
Quais as vantagens e principais desafios das experiências assistivas por voz?

Palestrante: Marco Oliveira - Gerente de parcerias para o Google Assistente

Marco é responsável pelo Google Assistente na América Latina. Antes do Google, trabalhou em consultoria em Portugal. Tem mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade de Aveiro, em parceria com Universidade Autônoma de Barcelona.

16h - 17h30

Inovação e Tecnologias Disruptivas | Sala 13

TV Digital Terrestre Avançada – Convergência com 5G

TV Digital Terrestre Avançada – Convergência com 5G

Moderador: Cristiano Akamine - Pesquisador do Laboratório de TV digital e Professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação / Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2004/2011). É pesquisador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 1998, realizou estágio no NHK Science and Technology Research Laboratories (STRL) e foi professor Especialista Visitante na Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Atualmente é professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Bolsista de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Nível 2. É membro do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD). Possui várias patentes e diversos artigos publicados e tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em TV digital, comunicação digital, codificação de canal, sistemas embarcados, lógica reconfigurável e rádio definido por software.

O padrão ATSC 3.0 para a próxima geração de TV

O padrão ATSC 3.0 para TV Next-Gen utiliza um conceito de transmissão “híbrida”, pelo qual alguns componentes de um serviço são transmitidos pelo ar em um canal de transmissão OFDM, enquanto outros são distribuídos on-line de maneira síncrona. Isso permite que os usuários personalizem sua experiência aprimorando seletivamente o conteúdo de transmissão comum com componentes opcionais disponíveis por meio de sua conexão on-line (se disponível). A introdução do serviço de banda larga 5G acontecendo juntamente com a implantação do ATSC 3.0 deve levar também ao aumento da eficácia e alcance dos serviços híbridos de TV Next-Gen usando o ATSC 3.0.

Palestrante: Skip Pizzi - Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

Skip Pizzi é engenheiro, jornalista, editor, autor e coach de tecnologia. Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da National Association of Broadcasters (NAB). Também é vice-presidente do Grupo de Tecnologia 3 (TG3) do Advanced Television Standards Committee (ATSC), que está desenvolvendo o padrão ATSC 3.0. É membro do Conselho de Administração do Fórum Ultra HD e editor associado do Manual de Engenharia da NAB, 11ª edição.  Graduado pela Universidade de Georgetown, estudou Engenharia Elétrica, Economia Internacional e Belas Artes.  Seu livro mais recente é A Broadcast Engineering Tutorial for Non-Engineers, 4 ª edição.

ATSC 3.0 na Coréia do Sul – Ativando Novos Recursos

A apresentação se concentra nos novos recursos do padrão ATSC 3.0, que foi implantado recentemente na Coreia do Sul.
São apresentadas as atividades de pesquisa em andamento baseadas nos padrões ATSC 3.0 também , como LDM, SHVC e convergência com rede de banda larga, incluindo 5G.

Palestrante: Jae-young Lee - Pesquisador Associado Sênior no Broadcasting Systems Research Group do ETRI

O Dr. Jae-young Lee é cientista de pesquisa sênior no ETRI (Instituto de Pesquisa de Eletrônica e Telecomunicações), na Coréia do Sul. Participou da padronização, implementação e verificação do padrão de transmissão da próxima geração - o ATSC 3.0. Atualmente é presidente do grupo de trabalho de camada física do NGBF (Next Generation Broadcasting Forum) na Coréia do Sul e, para o ATSC, ele atua como editor das práticas recomendadas da camada física do ATSC 3.0.

Convergência TV / 5G

A palestra tem como objetivo fornecer uma visão geral e o status atual do 5G em termos de características-chave, evolução dos padrões 3GPP e as opções de arquitetura consideradas.

A palestra também fornecerá uma atualização detalhada sobre os últimos progressos no 3GPP sobre o trabalho da EnTV (Enhancement for TV service) para permitir a transmissão terrestre 5G, e a solução desenvolvida como parte do projeto 5G-Xcast para transmissão terrestre usando 5G / novo rádio (NR) RAN e o núcleo 5G.

O 5G-Xcast é um projeto 5G-PPP Fase-2, com o objetivo de projetar, avaliar e demonstrar a entrega de mídia imersiva em larga escala (usando multicast / broadcast) por meio de novas tecnologias sem fio, contribuindo para as melhorias das tecnologias 5G / NR e sua estandardização.

Palestrante: Athul Prasad - Head of 5G Business Modeling & Analysis- Nokia

Dr. Athul Prasad é um experiente gerente sênior, pesquisador, inovador e tecnólogo, com uma paixão pela mudança através de inovações disruptivas. Ele trabalhou em várias empresas de telecomunicações, como Huawei, Nokia e NEC, em pesquisa, gerenciamento de negócios e desenvolvimento de produtos por mais de 10 anos. Atualmente, ele faz parte do programa de liderança 5G da Nokia e é o chefe da 5G Business Modeling & Analysis, com sede em Helsinki, na Finlândia. Ele também contribuiu para o projeto principal 5G-PPP fase-2 em multicast / broadcast chamado 5G-Xcast, como gerente técnico do projeto. Seus interesses de pesquisa incluem capacitadores de tecnologia para sistemas 5G end-to-end, especialmente em novos mercados e verticais, como mídia e entretenimento, e está sempre à procura de inovações tecnológicas disruptivas em 5G que impulsionem a criação de valor dentro do ecossistema. Ele é o co-autor e co-inventor de mais de 80 publicações internacionais, pedidos de patente (incluindo patentes concedidas), relatórios técnicos e contribuições para padrões. Ele ganhou o prêmio de melhor artigo no IEEE VTC-Spring 2013 e o melhor paper 5G no IEEE BMSB 2018, e participou de várias conferências e importantes journals. Ele recebeu seu mestrado, M.Sc. (Tech.) (com distinção) e doutorado, D.Sc. (Tech) em Engenharia de Comunicações pela Aalto University, e está cursando o Programa de Educação Executiva de um ano (LEAD) em Inovação Corporativa pela Graduate School of Business da Stanford University. Ele é membro da IEEE Broadcast Technology Society.

Palestrante: Stan Baaijens, DVB Chair PCM & Steering Board (CEO, Funke Digital TV)

Stan Baaijens é o proprietário da Funke Digital TV onde ingressou há quase quarenta anos seguindo os passos de seu pai. Desde 1992, seu foco estava na compreensão das necessidades dos consumidores, na indústria de radiodifusão e na crescente penetração no mercado de TV digital, e, ao fazê-lo, a Funke Digital TV foi capaz de antecipar futuras necessidades e oportunidades do mercado. Atualmente, sua missão é construir soluções de recepção terrestre digital de última geração e implantá-las extensivamente em todo o mundo. Em 2015, o Sr. Baaijens foi nomeado membro do Conselho de Direção do DVB e desde 2018 eleito Presidente do Módulo de Promoção e Comunicações do DVB (PCM) na EBU em Genebra. Em 2017, a Funke Digital TV comemorou seus 60 anos de história; 60 anos de uma incessante busca pela inovação no campo das antenas de recepção de sinais.

Desenvolvimento do Advanced Digital Terrestrial TV Broadcasting System

O progresso da codificação de vídeo torna os serviços de transmissão 4K / 8K UHDTV uma realidade. No Japão, a TV a cabo 4K, IPTV 4K, etc. começaram em 2015, e somente um pequeno número de assinantes estão assistindo transmissões 4K. Os serviços 4K / 8K UHDTV por transmissão via satélite (BS) serão lançados em 1º de dezembro deste ano e espera-se que muitas pessoas assistirão a esses serviços UHDTV. No que diz respeito à radiodifusão terrestre, espera-se que os serviços UHDTV comecem no futuro. Nesta apresentação, serão apresentadas as caracteristicas do 4K / 8K UHDTV com explicações sobre vários tipos de tecnologias-chave para antena, transmissão, etc.

Palestrante: Masayuki Takada - Head of Advanced Transmission Systems Research Division of NHK STRL.

Masayuki Takada recebeu o B.E. em engenharia de comunicação e M.E. em engenharia eletrônica da Tohoku University, Sendai, Japão, em 1986 e 1988, respectivamente. Ele ingressou na NHK, Tóquio, Japão, em 1988 e trabalhou nos Laboratórios de Pesquisa em Ciência e Tecnologia (NHK STRL). Esteve envolvido no desenvolvimento de sistemas de transmissão, especialmente sistemas de subportadora FM, sistemas de transmissão de televisão digital terrestre (DTTB), o sistema ISDB-T de próxima geração e transmissão de satélite UHDTV. Atualmente ele é chefe da Divisão de Pesquisa de Sistemas Avançados de Transmissão da NHK STRL. Ele é membro do ITE e IEICE no Japão e membro do IEEE nos EUA.

16h - 17h30

Eletrônica de Consumo | Sala 12

Smart TVs, Conectividade e Avanços na Era do 4K HDR

Smart TVs, Conectividade e Avanços na Era do 4K HDR

Com preços bem atrativos, as Smart TVs vem sendo as mais vendidas e rapidamente se tornarão o novo padrão para consumo de conteúdos audiovisuais nos lares e estabelecimentos do Brasil. Em conjunto com outros dispositivos “smarts”,a grande maioria está normalmente conectada via Wi-Fi na Internet, possibilitando acesso a praticamente tudo habitualmente usado no dia-a-dia via smartphones. De modo análogo,as ofertas com UHD 4K e UHD 4K HDR tiveram uma queda substancial de preços e consequentemente vem tendo um bom aumento nas vendas e no uso.Mas as Smart TVs da atualidade oferecem muito mais do que se imagina.

Moderador: J.R. Cristóvam - Diretor Técnico - UNISAT

Atua na área de comunicações via satélite desde 1983, tendo liderado equipes de projetos em diversas ocasiões. Sócio-Diretor e um dos fundadores da UNISAT em 1990. Diretor Técnico da empresa, consultor sênior de empresas nacionais e internacionais. Antes da criação da UNISAT, trabalhou na NEC, TELEBAHIA e na EMBRATEL, nas áreas Nacional e Internacional, em comunicações via satélites Brasilsate Intelsat, tendo integrado o Departamento de Comunicações Domésticas via Satélite, conhecido como SAT.Engenheiro de Operações modalidade Eletrônica pela UFRJ, Engenheiro Eletrônico pela Escola de Engenharia da UGF, Pós-Graduado na UFF em Telecomunicações, cursos de especialização no Japão (NEC, NTT e Anritsu) e nos EUA (TCB – Thomson).

Smart TV aberta: novas ferramentas da TV Digital

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital concluiu a padronização de novas ferramentas para integração da TV Digital terrestre aberta com conteúdos da internet, com dispositivos de segunda tela e com novos formatos de áudio e vídeo. Essas ferramentas permitirão uma experiência de consumo audiovisual fluida entre o conteúdo ao vivo da TV aberta e o conteúdo sob demanda da internet, tanto em Smart TVs quanto em smartphones e tablets, além do envio de conteúdos audiovisuais personalizados e com maior qualidade (vídeo 4K HDR, áudio imersivo etc). Conheça essas novas ferramentas e como isso vai impactar na forma como o conteúdo da TV aberta é produzido, distribuído e consumido no Brasil.

 

Palestrante: Luiz Fausto - Especialista em Estratégia e Regulatório - Rede Globo

Possui mestrado profissional em computação aplicada pela UECE (2015), MBA Executivo em Tecnologia da Informação pela UFRJ (2011), curso de extensão em Redes de Vídeo sobre IP pela UFRJ (2009) e graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela UFRJ/USU (2005). Atualmente é Especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo , Vice-diretor de Tecnologia da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), membro da Delegação do Brasil no ITU-R (SG 6) e na CITEL (CCP.II), membro do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED), membro do Grupo de Trabalho de Harmonização do Fórum ISDB-T Internacional.

Smart TV e OTT um caso de sucesso

A popularização das Smart TVs foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso dos produtos OTT no Brasil.
A apresentação contará o caso do Telecine Play, onde as Smart TVs vêm impulsionando sucessivos recordes de audiência, desde o lançamento da nova plataforma em outubro do ano passado.
Serão detalhados os principais desafios desta jornada, como a formação de profissionais e as dificuldades em lidar com enormes volumes de dados em tempo real.
Ao final são apresentadas tendências tecnológicas das Smart TVs e dos ecossistemas de serviços criados pelos fabricantes, assim como os desafios destas inovações aos provedores de conteúdo e operadores de serviços OTT.

Palestrante: Guilherme Saraiva - Diretor de Tecnologia - TELECINE

Guilherme é Diretor de Tecnologia do Telecine e tem o objetivo de levar o melhor do cinema aos brasileiros, quando e onde eles quiserem. Formado em Engenharia de Telecomunicações pelo IME, com MBA em Marketing e Master em Finanças pela FGV, liderou a área de planejamento de tecnologia da Globosat e trabalhou na unidade de clientes corporativos da NET no lançamento do Vírtua. Coordenou o planejamento da expansão da operação da British Telecom na América Latina, onde participou de projetos de inclusão digital em diversos países.

Passado, Presente e Futuro da TV Conectada

A integração entre internet e televisão é cada vez maior e o futuro aponta desafios que já se desenham nos dias atuais. Da limitação do Ginga-NCL à popularização dos dongles HDMI ligados a smartphones, a TV conectada é um amplo espectro de possibilidades o que facilita o acesso dos usuários a inúmeros conteúdos em Full HD e até 4K via OTT. Novas tecnologias sacodem o mercado de Smart TVs como assistentes virtuais por voz, Internet das Coisas (IoT) e Realidade Aumentada. Outro fator importante é o recente fim da neutralidade de rede nos Estados Unidos, além das ações de ‘zero-rating’.

Palestrante: Arthur William Santos - Gerente Executivo de Produção e Criação - EBC / TV BRASIL

É professor na disciplina de Mídias Digitais na Universidade Unigranrio, além de ser professor do MBA em Marketing Digital do Instituto Infnet. Coordenou o setor de Multimídia da TV Brasil e liderou a área de Inovação/Novos Negócios na TV Escola. Fez cursos em Harvard e Stanford sobre Inovação.

Experiências Imersivas de Imagem & Android TV

Telas grandes de televisores com tecnologia de ponta e qualidade Ultra HD 4K com HDR. O que muda para melhor na percepçâo e na qualidade da experiencia das pessoas com os novos patamares alcancados na reprodução de contraste, brilho e cor pelas novas tecnologias SONY – XDR e Triluminos) e o  “Up Scalling 4K” com processador de vídeo Sony  X1 4k HDR? O que nos trazem as Android TVs em termos de conectividade , facilidade de uso e integração ?

 

Palestrante: Eduardo Barbosa - Gerente de produto – TV Product Marketing

Formado em Eng. Elétrica pela Universidade São Judas Tadeu e Técnico em eletrônica pela ETEC Albert Einstein Recebi treinamento nas áreas de áudio, vídeo e fotografia digital nas unidades da Sony EUA e Europa. Há mais de 15 anos na Sony Brasil, já atuei em áreas de Eng. de qualidade de produto, pós-vendas, marketing e treinamento de vendas. Trabalhei diretamente na implantação da linha VAIO e PlayStation no Brasil. Atualmente responsável pela introdução de novos modelos e comunicação da linha de TVs BRAVIA.

Evolução das TVs, Mudanças de Comportamentos e de Hábitos dos Telespectadores

Com 22 anos de mercado, a revista HOME THEATER & CASA DIGITAL vem acompanhando de perto ao longo do tempo a evolução das TVs e também as mudanças de comportamentos e de hábitos dos telespectadores. Hoje, o usuário busca principalmente praticidade, para ver seus conteúdos em qualquer tela e no momento mais conveniente. E isso tem impacto direto sobre o design dos produtos e a criação/distribuição dos conteúdos.

Orlando Barrozo - Diretor Geral e Fundador - HOME THEATER & CASA DIGITAL

Jornalista, fundador e diretor da Event Editora, que publica as revistas HOME THEATER & CASA DIGITAL, líder no segmento de tecnologias residenciais, e BUSINESS TECH MULTIMÍDIA, voltada a integradores e usuários de tecnologias audiovisuais em espaços públicos e corporativos. Responsável também pelos sites hometheater.com.br e businesstech.net.br, além do Blog orlandobarrozo.blog.br.

16h - 17h30

Tecnologia e Negócios | Sala 15

O Futuro do Comportamento de Consumo na TV por Assinatura / VoD / OTT

O Futuro do Comportamento de Consumo na TV por Assinatura / VoD / OTT

Na era digital o comportamento de consumo foi substancialmente alterado e as grandes marcas precisam se adaptar constantemente a essa nova realidade.
Pensando nesse novo cenário, como serão posicionados os novos players no mercado audiovisual nacional e internacional? 

 

Moderador: Mauricio Donato - Conselheiro Editorial - revista da SET

Graduado em Rádio e TV pela Universidade Metodista de São Paulo; mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero e doutorando pela USP/ECA. Possui vasta experiência em direção de programas televisivos, desenvolvendo projetos na TV Globo (Domingão do Faustão), SBT (Ô Coitado, Programa Livre, Pequenos Brilhantes, Teleton, Meu Cunhado) Rede TV (Vila Maluca), Band (One ofertas), TV Cultura (Eu Nunca Mais Vou Te Esquecer) do showman Moacyr Franco e na Rede Record de televisão (Domingo Espetacular, Repórter Record Investigação, Esporte Fantástico e O Voto na Record). Atualmente, é professor de pós-graduação e graduação na Universidade Anhembi Morumbi, lecionando as disciplinas Direção em TV e Mídias Audiovisuais e Direção de cinema na era multiplataforma e ainda é integrante do Conselho editorial da revista da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão).

Palestrante: José Salustiano Fagundes - CEO - HXD OTT Solutions

Empreendedor na área de inovação tecnológica, sócio-fundador da HIRIX Engenharia de Software e da HXD Smart Solutions, empresa que desde 2007 vem “pensando e fazendo a nova televisão no Brasil”. Foi membro do Conselho do Fórum SBTVD-T, tendo participado dos trabalhos para a adoção do componente de interatividade na TV digital. Participa do Comitê de Tecnologia da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), é pesquisador convidado do CITI (Centro Integrado de Tecnologias Interativas) e do LabArteMidia-Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, ambos da Universidade de São Paulo (USP); e Embaixador da Campus Party, organização que reúne uma comunidade mundial de desenvolvedores e makers com a missão de "construir um novo código-fonte para o mundo".

Palestrante: Martha Terenzzo - Diretora da Inova 360

Profissional multifacetada com experiência de mais de 25 anos na área de Marketing e Inovação. Atuou como diretora em empresas de grande porte : Cargill, Sadia, Parmalat, Bombril, Ajinomoto, Reckitt Benckiser. Diretora da Inova 360º, consultoria de Inovação em Comunicação de Marcas . Autora de livros e artigos de Storytelling e Branded Content. Professora de Cultura Pop, Branded Content, Storytelling na ESPM e FIAP. Consultora de marcas como Natura, Vitacon, Kopenhagen, Samsung, Hospital Albert Einstein, Ajinomoto, Bosch, Boticário entre outras.

oscar-oliveira-slider

Palestrante: Oscar Vicente Simões de Oliveira - Presidente Executivo da ABTA

Atualmente é Presidente Executivo da ABTA – Associação Brasileira de TV por Assinatura onde é responsável pela gestão da entidade, e pela representação dos associados visando a defesa e o desenvolvimento desse setor econômico, em especial junto aos entes reguladores de suas atividades. Foi Presidente do Sindicato Nacional das Empresas Operadoras de Televisão por Assinatura e de Serviço de Acesso Condicionado – SETA, de 2013 até julho/2016.É membro do Conselho Consultivo da C+ Tecnologia e associado ao IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e ao FFI- Family Firm Institute e membro do Conselho Consultivo de diversas empresas nacionais. É Administrador, com curso de Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Especialização em Gestão Avançada pelo INSEAD- The European Institute of Business Administration e Fundação Dom Cabral dentre outros.

16h - 17h30

Tecnologia e Negócios | Sala 16

Conteúdo: o Futuro do Rádio – Alternativas

CONTEÚDO: O FUTURO DO RÁDIO – ALTERNATIVAS

Pesquisas de audiência do veículo Rádio mostram as atuais tendencias do consumo de áudio.
Estratégias de Mercado entre o broadcast terrestre e o “on line”.
Duas das maiores emissoras de Radio brasileiras em rede, apresentam a preservação de seus conteúdos e modelos de negócios.
Avaliação mundial do futuro do radio convencional, analógico e digital, frente ao crescente consumo de áudio “on line!”

Moderador: Eduardo Cappia - Diretor EMC / Diretor de Rádio SET

Engenheiro Eletricista desde 1979. Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991. EMC Fez testes do Rádio Digital na UFMG – Belo Horizonte e Responsável Técnico por testes de HD Radio em Cordeirópolis – SP e DRM em Belo Horizonte. Avaliação e defesa de tese junto ao IBiquity nos EUA, sobre convivência de emissoras em Digitais em primeiros canais adjacentes FM. Implantação em 2014 da estação de testes, em eFM – 84,7 MHz – Jovem Pan – São Paulo. Na AESP - líder do Comitê Técnico desde 2011. Atuação na Diretoria de Rádio SET – desde 2011.

AUDIÊNCIA AFERIDA, MEDIDA OU SENTIDA?

Pesquisa e Métricas, o que prevalece no modo de constatar a audiência e penetração do rádio?  Ferramentas “on-line” de avaliação e a pesquisa convencional para onde deslocar os investimentos em comunicação e para vencer a capilaridade da publicidade nas Agências.

Palestrante: Gilberto Gonçalves de Souza - Especialista em análise de audiência - AB 25+

Enquanto estudava Rádio e TV, na FAAP, começou a fazer pesquisas eleitorais e de mercado, apaixonando-se pela rotina de entrevistas e viagens. Enriquecido com os ensinamentos de campo, é contratado pela Rádio Transamérica, em 1992, onde fora estagiário. Esta foi apenas a primeira das 26 emissoras de rádio e 2 de TV que viriam a contar com a experiência deste profissional, referência na análise de audiências e elaboração de pesquisa musicais e qualitativas.

RÁDIO “ON LINE” – IMAGEM/ÁUDIO – NOVOS HÁBITOS

Radio no “AR”, e Rádio “On-line” como o tradicional produto impulsiona 700 mil acessos em plataformas digitais.
O Editorial, Jornalismo, Produto, Tecnologia, disponibilidade “off line – on demand”.
Existe monetização real cruzada entre os “on e off line”?

 

Palestrante: Carlos Aros - Jornalista - Rádio Jovem Pan

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, CARLOS AROS, passou pelas redações da Rádio Jovem Pan e da Rádio CBN, onde foi chefe de reportagem. No Grupo Jovem Pan, atuou como redator do portal, repórter e passou pelas bancadas do Jornal da Manhã, do Morning Show e do Radioatividade. Atualmente é diretor de conteúdo da Rede Jovem Pan News. Especializou-se na cobertura de tecnologia, área na qual atua como comentarista e consultor. É vencedor do Prêmio Especialistas 2017 na categoria Tecnologia da Informação e foi três vezes indicado ao Prêmio Comunique-se na categoria Tecnologia, em 2015, 2016 (finalista) e 2017.

O NEGÓCIO RÁDIO – HOJE – PREPARAÇÃO PARA O FUTURO!!!

Com as mudanças de comportamento de consumo, que hoje, acontecem muito rápido, precisamos ter um olhar sistêmico, buscando soluções até inusitadas para fugirmos do lugar-comum.
Não dependemos apenas da tecnologia para tocar o negócio, e sim de pessoas que interpretem toda essa transformação com foco em desafios e resultados.

Palestrante: Luciano Costa Hoerbe - Gerente de Redes, Licenciadas e Afiliadas da área de rádio do Grupo RBS

LUCIANO COSTA, como é conhecido, é comunicador com relevante experiência acadêmica. Jornalista formado pela PUC-RS, tem pós-graduação em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas pela ESPM-RS. Foi professor do curso de locução para rádio e TV na OSCIP/FEPLAM em Porto Alegre entre 2007 e 2012. Atualmente é Gerente de Redes, Licenciadas e Afiliadas da área de rádio do Grupo RBS atuando diretamente nos processos relacionados às Redes Atlântida RS, Gaúcha SAT, 102.3 FM, 92 FM e Farroupilha AM.

RÁDIO MARCAS – TRADIÇÃO E INOVAÇÃO NO MERCADO

Como o mercado reage à diferentes conteúdos, plataformas e públicos… As que mais se destacam nas plataformas digitais. A audiência “convencional” como é comparada com a “das plataformas”? A monetização cruzada é conseguida? Estes e outros temas de interesse serão abordados.

Palestrante: Juliana Simomura – Gerencia de Marketing - Band Rádios

Com mais de 17 anos de mercado, passando por Pesquisa, Planejamento Comercial, Eventos e Branding fazem de Juliana extremamente habilitada, estrategista e confiante no produto Rádio. Integra Comitê de Mídia do CENP e de Rádio do Kantar IBOPE. Graduada em Propaganda e Maketing, cursa MBA – Analytics em Big Data pela FIA.