SET EXPO 2018

30º Congresso de Tecnologia

Segunda-Feira – 27/08/2018

SALA  13 SALA 12 SALA  15 SALA  16
8h30 – 9h10 Café da manhã oferecido aos inscritos dentro das salas
9h  – 11h
Inovação e Tecnologias Disruptivas
Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Vídeo 360 graus
Rodrigo Arnaut
Contribuição Audiovisual e Infraestrutura
Automação de Controle de Produção
Caue Franzon
Tecnologia e Negócios
Futuro da Publicidade, uma Visão Mutiplataforma
Carlos Octávio Queiroz
Contribuição Audiovisual e Infraestrutura
Inovações 2018 para Contribuição, Distribuição e Entrega de Conteúdos via Satélite
J.R. Cristóvam
11h30  – 13h
Produção de Conteúdo
Inovação na Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018
José Manuel Mariño
Contribuição Audiovisual e Infraestrutura
MAM – Os Desafios da Gestão de Acervos frente à Imaterialidade da Imagem
Teder Morás
Tecnologia e Negócios
A Ascensão do Live Streaming de Sports no OTT
Salustiano Fagundes
Distribuição Audiovisual
Futuro da Cobertura da TV Digital Terrestre – Como atingir Todo o País? ( 11h30 – 13h30 )
Valderez Donzelli

INTERVALO

14h – 15h30
Contribuição Audiovisual e Infraestrutura
Infraestrutura IP para Centros de Produção
José Antônio Garcia
Regulatório e Normatização
O Futuro do Espectro de Radiodifusão
Ana Eliza Faria e Silva
Produção de Conteúdo
Jornalismo de Dados
Daniel Monteiro
Distribuição Audiovisual
Digitalizando os sinais analógicos das parabólicas
Leonardo Chaves
16h – 17h30
Contribuição Audiovisual e Infraestrutura
Cloud Services: ao alcance de toda a Indústria de Mídia e Entretenimento
Alexandre Sano
Contribuição Audiovisual e Infraestrutura
Sessão SMPTE : – Migração Broadcast para “All-IP” Master Class / Atualização das Atividades e Padrões do SMPTE
Paulo Henrique Castro
Inovação e Tecnologias Disruptivas
Painel P&D – NHK / STRL Open House 2018 e ETRI / Coréia do Sul
Fernando Bittencourt
Inovação e Tecnologias Disruptivas
Visão Geral do 5G: Situação Atual e Cenários para a Rede Inteligente do Futuro
J.R. Cristóvam

Segunda-Feira – 27/08/2018

O resultado da pesquisa é referente a programação do dia
Horário Palestras
Horário Palestra

9h - 11h

Inovação e Tecnologias Disruptivas | Sala 13

Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Vídeo 360 graus

REALIDADE VIRTUAL, REALIDADE AUMENTADA, VÍDEO 360 GRAUS

Vamos inaugurar a trilha “Inovação e Tecnologias Disruptivas” do SET EXPO falando de uma das tecnologias mais inovadoras, disruptivas e exponenciais vistas na história do cinema, tv, games e broadcast.
A idéia deste painel é trazermos um panorama das novas tecnologias de Realidade Virtual, vídeos 360, intercalando entre apresentações, debates e perguntas do público. Nossos temas irão mostrar como profissionais do audiovisual que estão devorando esta tendência, pela visão de mercado, da academia, dos fabricantes, pesquisadores e artistas, estão (e podem) transformar a indústria de inovação televisiva, para um conteúdo mais imersivo e realmente interativo e transmídia.

Moderador: Rodrigo Dias Arnaut - Diretor de Tecnologia, Inovação e Criatividade no Esconderijo Criativo e Mundo360

Professor na FAAP, especialista, realizador e um “Inovador Disruptivo" em Transmidia, em “Imersão Virtual", e em “Interação e Engajamento”. Presidente América Latina da Choicely.com (plataforma de votação online). Mestre em Inteligência Artificial pela Poli/USP e Pós em Gestão pela ESPM. Diretor na SET, Fundador da EraTransmidia, liderou por 21 anos projetos de inovação e tecnologia na Globo.

Poética, Técnica e Estética em vídeo em 360º

Relato de caso da realização de vídeo em 360º, com integração virtual em 3D, e procedimentos de efeitos de ambiência imersiva sonora em espacialização, profundidade de campo, limites da “mise-en-scène” no espaço fílmico e a imersão, na busca de linguagem de uso e de produção e de elaboração de estética e poética técnico-narrativas.  Este filme é parte da pesquisa desenvolvida no projeto “criação de conteúdos audiovisuais digitais em interatividade, multitelas, multiplataformas e ambientes imersivos”,  do “LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais”, do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Palestrante: Almir Almas - Professor Associado e Chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão ECA - Universidade de São Paulo / Vice-diretor de Cinema - SET

Professor Associado e Chefe do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídias e Tecnologias Digitais e do Obted – Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica. Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cineasta/ Videoartista/VJ; Artista do Coletivo de Arte Cobaia. Vice-Diretor de Cinema da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET). Autor de "Televisão digital terrestre: sistemas, padrões e modelos".

Realidade Virtual como uma nova percepção e Representação da realidade

Imagens imersivas digitais são visões de um tempo virtual que estamos nos acostumando a viver…

Palestrante: José Renato Bergo - Roteirista e Editor de Video - Figura Web Filmes

Formado em Artes Plásticas pela FAAP; Pós Graduado em Comunicação com ênfase em Mídias Interativas pelo SENAC. Mestrando em Audiovisual pela UAM (Universidade Anhembi Morumbi) com o tema "Orientação de telas nos meios Audiovisuais". Profissional de Comunicação Audiovisual há 25 anos, Diretor, Roteirista e editor de videos Corporativos na Figura Web Filmes, trabalhou em redes de televisão como Globo e Bandeirantes, empresário por 12 anos no mercado de comunicação empresarial. Docente de MBA em Mídias Sociais sobre StoryTelling e cursos para "Introdução ao Audiovisual” para crianças. É membro da Associação EraTransmidia e Gerencia as páginas Mobilidade Linda e Mundo360.

Áudio Imersivo – Audiovisual 360 e Realidade Virtual

Na era da Transformação Digital Multiplataforma e da crescente adesão à interatividade, o áudio imersivo tem um papel que vai além de melhorar as formas de consumir conteúdo. É uma ferramenta diferenciada e em plena ascensão, onde uma visão apurada sobre conceitos, desafios e investigações nos fluxos de trabalho podem impulsionar a criatividade, produtividade e engajamento do usuário.

Palestrante: Alex Sobral - Engenheiro de áudio

Produtor e engenheiro de áudio, desde 1994 na indústria fonográfica, Cinema e Televisão. Especializado em formatos Multicanal e Surround, atuou como um dos responsáveis pela implantação das laboratórios da Dolby sediado no Brasil, empresa que trabalhou entre 2011 e 2015. Desde então, dedica-se exclusivamente à pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, consultoria para adaptação de fluxos de trabalho, além de aplicações em audio 3D espacial para conteúdos em Videos 360, Realidade Virtual e Desenvolvimento de Games.

A reconstrução 3D de uma cena utilizando duas imagens 2D em atividade complexa

A reconstrução 3D de uma cena utilizando duas imagens não calibradas é uma atividade complexa.
A obtenção da informação 3D a partir de imagens pode ser utilizada em diversas aplicações, por exemplo, na navegação  de robôs moveis, medicina, arqueologia , arquitetura, restauração e vídeo entretenimento. A partir das informações geométricas, recuperadas com algoritmos avançados, é possível determinar corretamente as coordenadas globais de um objeto em  cena permitindo até sua reconstrução.

Palestrante: Juliano Milanez - sócio - Omnistream LTD

Com mais de 15 anos de experiencia na área de High- Tech com enfase em Realtime Graphics Solutions, Virtual Sets VR e AR de alta precisão. Especializado em IT e Ciência da Computação, atualmente sócio e business development na Omnistream LTD, startup Israelense especializada em vídeo e áudio streaming via dispositivos moveis com alta perfomance, qualidade e baixa latência.

Internacionalização do XR Brasileiro

Aceleração e internacionalização de startups: as empresas brasileiras de XR (eXtended Reality) estão prontas para serem globais?

Palestrante: Marcos Alves - Sócio e Head de Ventures da Dream2B e Presidente do HUB XRBR

Há mais de 20 anos liderando e investindo em produtos digitais, negócios em tecnologia de ponta e inovação, Marcos Alves é sócio e Head de Ventures da Dream2B, empresa especializada na aceleração e internacionalização através do Canadá de startups em tecnologias emergentes como Realidades Virtual, Aumentada e Mista (X-Reality), Internet das Coisas (IoT), Blockchain e Inteligência Artificial. Empreendedor, investidor e mentor de startups, co-fundou 3 empresas e criou uma venture builder (startup studio) para idear e lançar novas startups. Co-fundou e é atualmente presidente do XRBR – Hub Brasileiro de X-Reality, grupo de mais de 100 empresas do segmento de VR, AR e MR.

O que é produção virtual? O que você deve saber sobre isso …

Nos últimos anos, a produção virtual tornou-se um diferencial crescente usado nos principais filmes, séries de TV, notícias, esportes e eventos ao vivo em todo o mundo.
Esta técnica de produção inovadora e eficiente combina perfeitamente os dois reinos do real e virtual, criando visuais imersivos que agilizam o processo de produção, que agregam valor e melhoram a forma de exibir o conteúdo.
Como isso ajuda no fluxo de trabalho das produções de TV e de filmes? O que foi usado e como? O que vem a seguir? Ouça mais de um especialista em realidade aumentada em tempo real.

Palestrante: Kingsley Cook - Executivo de Desenvolvimento de Negócios - Ncam

Antes de ingressar na Ncam (empresa fundada em 2012 a partir de uma exigência de uma solução de realidade aumentada, em tempo real, para filme e que ganhou o Prêmio de Design de Experiência 2017 de Melhor Uso de Realidade Virtual ou Realidade Aumentada, concedido à Ford pela apresentação de marketing 'Advanced Reality') passou mais de 10 anos adquirindo uma valiosa experiência em Efeitos Visuais dentro da indústria cinematográfica do Reino Unido. Trabalhou em grandes sucessos como "O Cavaleiro das Trevas" e a franquia "Harry Potter". O envolvimento de Kingsley em todos os projetos abrangeu a pré-produção, filmagem, pós produção e entrega do filme.

Demo NCAM (Projetos)

Demonstração de projetos de integração de cenários virtuais com rastreamento de imagem utilizando a NCAM.

Palestrante: Sergio Bourguignon - Diretor de Negócios - NCAM Latam

Engenheiro de Projetos de TV com larga experiência em Broadcast e participou da última implementação de VR com NCAM na Latam.

Produções de games em eXtended Reality e Imersive Storytelling

Como as novas plataformas de arenas e games de Realidade Virtual irão inundar o mundo de entretenimento nos próximos anos. Apresentação do case Pixel Ripped (game VR) e do Voyager VR (arena com experiências imersivas instalada no Shopping JK em São Paulo permanentemente)

Palestrante: Rodrigo M. Terra - Presidente da EraTransmidia Association / Co-fundador e COO da ARVORE Immersive Experiences

Pós-Graduado em Administração pela FGV. Especialista em Empreendedorismo pelo IBMEC-SP. Graduado em Rádio e TV pela FAAP-SP. Estuda e desenvolve conteúdos Transmídia desde 2006. Dirigiu e conduziu projetos diversos audiovisuais e transmídia para emissoras e produtoras independentes, pela Fazenda Urbana Digital e parceiros. Consultor em Transmídia no programa Objetiva Audiovisual pelo Sebrae/APRO, foi jurado e ministrou clínicas de projeto em festivais como Ventana Sur, Festival de Brasília além de international keynote speaker em evento internacionais como NABShow e VR Days Europe. É fã de LEGO, adora novela e cinema de gênero e é grande incentivador de novas mídias imersivas como Realidade Virtual, Mista e Aumentada. Hoje é presidente da Associação EraTransmidia, co-fundador e COO da ARVORE Experiências Imersivas

9h - 11h

Contribuição Audiovisual e Infraestrutura | Sala 12

Automação de Controle de Produção

AUTOMAÇÃO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO

O painel irá explorar a experiência de usuários com os processos de automação de produção, quais as motivações para a aplicação da automação, quais os pontos positivos e negativos da adoção da tecnologia, quais os impactos operacionais. Com relação aos fabricantes, qual a visão de futuro sobre esta tecnologia e os pontos de atenção para seu uso.

Moderador: Caue Franzon – Gerente Executivo de Projetos – RBSTV e Rádios

Formado em Engenharia, Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com MBA em Gerenciamento de Projetos, FGV. Atua desde 1996 em TV. Atuou por mais de 10 anos como técnico e engenheiro de suporte de sistemas de áudio e vídeo, coordenou por 3 anos um grupo de pesquisa de produtos e soluções em televisão, atuou como gerente de infraestrutura de TV e Rádios e atualmente gerencia equipe de projetos para televisão e rádios.

Automação de Produção – A Experiência na Rede Anhanguera

Nesta apresentação vamos dividir com os participantes a nossa experiência de automação de um sistema de produção de notícias, utilizando uma solução que permite automatizar todas as funcionalidades na produção de conteúdo jornalístico sendo: Corte de Áudio e Vídeo, Operação de Câmeras, Playout de Matérias e Inserção de GC. Abordaremos os critérios utilizados na escolha da solução, modo operacional e os resultados do projeto implantado.

Palestrante: Carlos Cauvilla -Diretor de Tecnologia de TV - Rede Anhanguera

Engenheiro, com MBAs em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Tecnologia de TV na Rede Anhanguera, onde responde pela análise, recomendação e implantação de tecnologias voltadas para o negócio Mídia, com foco no resultado para o negócio. Participou ativamente de três desligamentos do sinal analógico, o primeiro deles no piloto de Rio Verde, cluster Brasília e o mais recente em Goiânia e Anápolis.

O futuro da indústria de radiodifusão – As TENDÊNCIAS que impulsionam o futuro, Hoje! … o PODER dos DADOS, Inovação e Tecnologias Disruptivas

A indústria de broadcast está passando por uma grande transformação …. Alinhada a isso, a ChyronHego vem preparando o terreno através de aquisições importantes, bem como promovendo o desenvolvimento interno. Estamos liderando essa transformação trazendo soluções de eficiência e automação. Por meio de uma análise detalhada de produtos e tecnologias, os participantes obterão uma visão inestimável das tendências tecnológicas atuais e futuras, desde Realidade Aumentada até Visualização de Dados, Automação e Robótica e como elas estão impactando as transmissões e a produção. Nossa indústria está passando por uma mudança sísmica. O ritmo da mudança tecnológica está acelerando … a necessidade de conteúdo “original” nunca foi tão grande e só continuará a crescer! Olhar para o futuro é o que os nossos executivos de Mídia e Entretenimento precisam fazer se quiserem inovar, prosperar e sobreviver …

Palestrante: Aldo Campisi -Vice Presidente, Latin America, Caribbean, Spain & Portugal - ChyronHego

Mais de vinte e dois anos de experiência em produção e transmissão de televisão. VP Latin America Sales, Chyron, liderando e gerenciando a presença da ChyronHego na América Latina e desenvolvendo novos e atuais mercados. Trabalhou como free-lancer, criando, consultando, dando suporte e gerenciando eventos globais de radiodifusão incluindo NBC Athens 2004 Olympics, Beijing 2008 e Vancouver 2010 NBC Olympics, Copa do Mundo de Futebol Coréia / Japão 2002 (RAI), Turner Sports Goodwill Games Austrália 2001. Trabalhou também nas eleições presidenciais dos EUA de 2012, 2008, 2004 e 2000 com cenografia virtual e interfaces gráficas para dados eleitorais com exibição interativa em tempo real.

Revisitando conceitos de produção

A apresentação expõe o caminho trilhado pela Globosat, na busca por rever seus conceitos na área de produção de conteúdo. Ênfase na experiência adquirida durante o processo de automatização de programas de linha e outros tipos de eventos ao vivo, antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Palestrante: Luiz Claudio Costa - Especialista de Desenvolvimento e Tecnologia - Globosat

Em sua trajetória profissional ao longo de 20 anos na Globosat, liderou a implementação do sistema tapeless de exibição dos canais (automação de exibição e vídeo servidores), automação de produção, controle de eventos compacto entre outras implementações.

O desafio da automatização em nossa realidade

NDI(Network Device Interface) e oportunidades de uso na televisão no Brasil e América Latina.
A NewTek está procurando ativamente qualquer parceiro para criar diferentes opções para tornar isso possível.
Nossa abordagem é conversar com os usuários e entender as necessidades e limitações.

Palestrante: Filippo Ferlini - Director of Sales Operation, Latin America -NewTek, Inc.

Com experiência na industria desde muito tempo, trabalho em varios países da America Latina e Europa, no sector da edição nao lineal e tecnologia multimedia. E’ director na NewTek desde 4 anos, assim que acompanho o desenvolvimento do protocolo NDI.

9h - 11h

Tecnologia e Negócios | Sala 15

Futuro da Publicidade, uma Visão Mutiplataforma

Carolina Duca Novaes

Futuro da Publicidade, uma visão Mutiplataforma

O painel irá explorar o novo contexto e opções que se apresentam para o mundo de publicidade. Uso de algoritmos e automação, combinado com dados e novas métricas, trazem novos desafios para anunciantes e empresas de mídia. O impacto das novas tendências de adtech, novos modelos de operação, atribuição e as novas demandas de anunciantes serão debatidas neste painel.

Moderador: Carlos Octavio Queiroz - Head de Parceria e Arquitetura da área de Tecnologia da TV Globo

Carlos Octávio é o head de Parceria e Arquitetura da área de Tecnologia da TV Globo, responsável por iniciativas de tecnologia relacionadas a Mídias Digitais, Advertising, Analytics, e Arquitetura. Possui sólida experiência na indústria de Mídia e Entretenimento( + 18 anos). Préviamente à TV Globo, atuou como consultor e sócio de consultoria, atuando em empresas de diferentes segmentos (Industrial, Financeiro, Mídia) e foi professor da PUC/RJ por mais de 12 anos. Carlos é mestre em Engenharia de Software, possui MBA em Administração Empresarial pela Fundação Dom Cabral, pós-graduado em Administração com ênfase em Finanças pela PUC/RJ e graduado em TI por esta universidade.

O papel do digital: de figurante a protagonista

A visão de uma das maiores agências digitais do Brasil, 22 anos de experiência com grandes marcas internacionais, de como o digital virou o jogo em importância na última década

Palestrante: Guilherme Gomide - CEO - Mirum Brasil

Empresário digital há mais de 25 anos, deu início a várias empresas nesse ramo desde a década de 1990. Em 1999 foi fundador da MapLink, um site de busca local que posteriormente, em 2014, foi adquirida pela Movile (Naspers). Suas duas agências digitais voltadas para ROI, a Mídia Digital e a i-Cherry cresceram ao longo dos anos para se tornarem um dos maiores compradores de mídia online no Brasil, logo, em 2010 ambas as agências foram adquiridas pela WPP. Em 2015, juntamente com outras agências correspondentes do grupo localizadas em 6 regiões do mundo, tornou-se um dos parceiros fundadores da Mirum – uma agência digital global focada em transformação de negócios e marketing de desempenho. Guilherme atualmente lidera o Brasil e supervisiona a América Latina.

 

Palestrante: Patricia Alves - diretora de mídia na DPZ&T

Patricia Alves é atualmente diretora de mídia na DPZ&T, responsável pela conta da Renault . Há 20 anos no mercado, atuou em das principais agências de publicidade do Brasil. Possui sólida experiência profissional na área de mídia com especialização em gestão de negócios, análise de dados, otimização e performance.

 

Palestrante: Caitlin Roller - Commercial Development Manager at FreeWheel

Caitlin ingressou na FreeWheel, uma empresa da Comcast, em 2014 e agora lidera a equipe de desenvolvimento comercial da plataforma de gerenciamento de anúncios de TV FreeWheel. A partir do início de 2017, ela se concentrou em comercializar as mais novas soluções da FreeWheel, trazendo inovação para a mídia tradicional. Antes da FreeWheel, Caitlin trabalhou na Nielsen em vários cargos na aferição de audiência de TV linear e no novo conjunto de medição de audiências digitais da Nielsen. Com vasta experiência no desenvolvimento de soluções tradicionais e soluções inovadoras , ela ajuda as empresas de mídia a navegar na era digital com novas tecnologias.

9h - 11h

Contribuição Audiovisual e Infraestrutura | Sala 16

Inovações 2018 para Contribuição, Distribuição e Entrega de Conteúdos via Satélite

Inovações 2018 para Contribuição, Distribuição e Entrega de Conteúdos via Satélite

A indústria da mídia audiovisual de um modo amplo a nível mundial,vem acompanhando a grande transformação por que passa o negócio das operadoras de satélites, talvez a maior de sua história.”Rupturas tecnológicas”,aumento de capacidade com HTS,mais Mbit/s por menos MHz de transponder,novos serviços e mais aplicações estão na “ordem do dia”.Mais e maiores exigencias de clientes, preços em queda por pressão da competição acirrada e necessidade de vultosos investimentos para retorno a longo prazo forçam a busca de inovações imediatas,soluções e modelos de negócios diferenciados.
Neste painel serão apresentadas e discutidas as proposições e ofertas de inovações, no contexto 2018, das operadoras de satélite para contribuição,distribuição e entrega de conteúdos.

Moderador: J.R. Cristóvam - Diretor Técnico - UNISAT

Atua na área de comunicações via satélite desde 1983, tendo liderado equipes de projetos em diversas ocasiões. Sócio-Diretor e um dos fundadores da UNISAT em 1990. Diretor Técnico da empresa, consultor sênior de empresas nacionais e internacionais. Antes da criação da UNISAT, trabalhou na NEC, TELEBAHIA e na EMBRATEL, nas áreas Nacional e Internacional, em comunicações via satélites Brasilsate Intelsat, tendo integrado o Departamento de Comunicações Domésticas via Satélite, conhecido como SAT.Engenheiro de Operações modalidade Eletrônica pela UFRJ, Engenheiro Eletrônico pela Escola de Engenharia da UGF, Pós-Graduado na UFF em Telecomunicações, cursos de especialização no Japão (NEC, NTT e Anritsu) e nos EUA (TCB – Thomson).

Ricardo Calderon

Novas soluções ofertadas pela Eutelsat

Apresentaremos e discutiremos as novas soluções ofertadas pela Eutelsat para o mercado de vídeo.

Palestrante: Ricardo Calderon - Diretor Comercial - Eutelsat

Formado em engenharia eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá, possui 30 anos de experiência no mercado de comunicações por satélites, Broadcast e PayTV. Ocupa a posição de Diretor de Vendas na Eutelsat do Brasil para a vertical de vídeo desde 2015.

Visão geral das inovações de 2018 da Hispamar

Nesta apresentação, a Hispamar mostrará as inovações nos satélites recém lançados da sua frota, os serviços via HTS de banda Ka  e a “antenização”  pela operadora dos seus clientes “cable-headends”.

Palestrante: Sergio Chaves - Diretor de Negócios para America do Sul da Hispamar Satélites

Sérgio Chaves iniciou sua carreira no setor de telecomunicações em 1988. Atuou em grandes empresas do mercado como responsável pelo atendimento a médias e grandes contas e pelo desenvolvimento de novos negócios, comercializando produtos de voz, dados e infraestrutura voltados aos mercados corporativo e de carriers. Desde 2003 na Hispamar Satélites, operadora brasileira que comercializa os serviços do Grupo Hispasat nas Américas, o executivo desenvolveu novos mercados para serviços via satélite como o de ensino à distância e mídia indoor via satélite. Em 2012, Sérgio Chaves, até então diretor comercial para o Brasil, assumiu a direção de negócios da Hispamar para a América do Sul.

Tecnologias transformadoras que entusiasmam!

De HD a 4K e agora também em 8K, seus telespectadores querem ter acesso a conteúdos empolgantes e de tirar o fôlego, mais acessíveis e que proporcionem uma experiência mais imersiva. Aprenda sobre as mais recentes opções de tecnologias de contribuição e distribuição que permitem oferecer de uma forma econômica a programação que seu público deseja.

Palestrante: Marcelo Amoedo - Diretor de Vendas - Divisão de Broadcast, Intelsat

Marcelo Amoedo é experiente profissional de telecomunicações com 16 anos de experiencia nas áreas de televisão, comunicações via satélite, compressão de vídeo e integração de sistemas de transmissão, desenvolvimento de negócios, key account management, vendas diretas e revendas, networking e relacionamento, Atuou como gerente de vendas e de desenvolvimento de negócios da STI Telecom e Account Manager da MB SkytechSales Professional Sales. Na Intelsat, trabalha como responsável pela comercialização de capacidade de segmento espacial para uso ocasional e de serviços de broadcast. Pós-Graduando no MBA de TV Digital, Radiodifusão e Novas Mídias da UFF – Universidade Federal Fluminense, graduado em Administração e em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá.

Novas Formas SES de Distribuição de Vídeo via Satélite

Nesta exposição,Jurandir Pitsch apresentará os novos satélites : SES-14 e SES-10 e seus potenciais usos para Broadcast, tanto em banda C como em banda Ku. Irá também falar sobre o   sistema VOD-Everywhere,,sistema SES de SVOD Satelital,além da plataforma UHD e as soluções de OTT integradas no satélite.

Palestrante: Jurandir Pitsch – Vice President Sales – SES

Jurandir Pitsch é Vice Presidente de Vendas e desenvolvimento de mercado da SES Video para a América Latina. Jurandir é engenheiro de telecomunicações com mais de 35 anos de atuação na área de satélites.

Satélite: Uso de Codificações e Modulação Avançadas

O emprego de codificações e modulação avançadas nas transmissões via satélite possibilita o uso deste meio para diversas aplicações que envolvem sinais que não se restringem ao sinal de vídeo da TV Linear.

Paulo Bertram dos Santos Reis Vieira - Consultor de Engenharia Satélite - Embratel/Star One

Formado em Engenharia Eletrônica pelo IME – Instituto Militar de Engenharia. Trabalhou em FURNAS – Centrais Elétricas S.A. na Divisão de Comunicações com sistemas de comutação, PLC (Power Line Carrier), HF, VHF, UHF e SHF. Ingressou na EMBRATEL na Divisão do Segmento Terrestre do Departamento de Comunicações Domésticas por Satélite, responsável pelo planejamento, coordenação e suporte operacionais de estações terrenas. Trabalha atualmente como consultor de engenharia satélite na EMBRATEL/STAR ONE,

As novas tecnologias HTS e LEO da Telesat

A Telesat fará a apresentação do seu novo satélite T19V, HTS (Satélite de Alta Capacidade) com cobertura em banda Ku sobre o Brasil, bem como dará uma visão geral do programa da constelação LEO (satélites de baixas órbitas terrestres) da operadora.

Palestrante: Romildo Lucas - Diretor de Vendas - Telesat Brasil

12 anos de experiência em vendas e gestão, orientada para o cliente e realização de melhorias técnicas e comerciais com eficiência em grandes empresas como Embratel. Responsável pela elaboração de propostas, contratos e projetos de clientes de grandes contas.

11h30 - 13h

Produção de Conteúdo | Sala 13

Inovação na Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018

Inovação na Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018

Com uma audiência global de 3,2 bilhões de espectadores – praticamente metade do planeta – a Copa do Mundo é o momento ideal para introduzir inovações tecnológicas na produção e distribuição de conteúdo. Venha saber com os especialistas de três grandes players como eles aproveitaram esta oportunidade para surpreender e encantar seus clientes, e também desenhar operações mais eficientes. Abordaremos 4K HDR, produção de notícias, grafismo e distribuição multiplataforma.

Moderador: José Manuel Mariño - Diretor de Tecnologia de Esportes - TV Globo

José Manuel Mariño, 56 anos, é engenheiro e Diretor de Tecnologia de Esportes da TV Globo, atuando no planejamento e operação de eventos esportivos, no Brasil e no exterior, envolvendo jornalismo, programas e produção de eventos/torneios ao vivo. Há 30 anos na TV Globo, entre 1988 e 1995 gerenciou o projeto e execução dos estúdios e sistemas de TV do Projeto Jacarépaguá (atualmente Estúdios Globo), entre 1996 e 2004 foi Diretor de Projetos, e entre 2005 e 2015 foi Diretor de Tecnologia de Jornalismo e Esporte.

Experiência FOX SPORTS na Copa do Mundo da FIFA 2018

Em 2018, a Rússia recebeu o maior evento esportivo do mundo, a Copa do Mundo da FIFA. Percorremos um longo caminho para chegarmos lá, que se iniciou logo após o término da Copa do Mundo no Brasil, em 2014.
Foram 4 anos de preparação e muito trabalho para aproximadamente 45 dias em media de 16h por dia de produção ao vivo, com foco na qualidade e confiabilidade, para transmitir o melhor do futebol mundial.
Mas não bastava apenas fazer a cobertura do Evento, buscamos a eficiência e inovação para o desenvolvimento das soluções técnicas e, nesta palestra, vou apresentar um pouco deste projeto e dividir esta experiência com o público que trabalha no mercado audiovisual e produção de eventos ao vivo. Conhecer um pouco mais da tecnologia dentro deste evento e principalmente os cases de sucesso durante a cobertura será o objetivo desta.

Palestrante: Luis Santos - VP de Engenharia e Operações da Fox Network Group ( Fox Sports)

-Formação em Engenharia Eletrônica pela Universidade Mackenzie; -Especialização no Mercado de produção de conteúdo audiovisual, atuando na área desde 1995; -Primeira experiência profissional como Engenheiro graduado: Projeto e implementação da nova -sede da TVA/Abril ( Geradora e Distribuidora) no Brasil; -Primeiro evento esportivo internacional – Copa do Mundo da França em 1998, atuando como engenheiro de projetos e implementação pela ESPN Brasil -Desde 1998 trabalhando com projetos e implementação de sistemas de Broadcast para produção de eventos internacionais como Copa do Mundo / Jogos Pan-americanos / Olimpíadas e a Cobertura dos principais eventos de Futebol na Europa (Premier League / La liga / Bundesliga); -Passagem pelos principais canais de esporte atuando na área de Engenharia e Operações; -Passagem pela área de entretenimento, Cinema (pelicula e digital), Publicidade (pós produção e finalização), produção de programas de auditório, shows e programas de estúdio ao vivo e gravados; -Retornando a esportes em 2011 pela Fox Sports como responsável pelo departamento de Engenharia, Operações e Tecnologia onde estou atuando até a data de hoje.

Demonstrações UHD e ATSC 3.0 durante a Copa do Mundo.

Os grandes eventos esportivos sempre apresentam oportunidades para testar e validar novas tecnologias. Durante essa Copa do Mundo, a Globo fez transmissões ATSC 3.0 e exibições de jogos em 4K/8K com Dolby Atmos.

Palestrante: Gabriel Ferraresso - Especialista de Projetos - TV Globo

Formado em Engenharia Eletrônica e de Computação pela UFRJ, Gabriel trabalha como engenheiro de projetos pela TV Globo desde 2012. Atua em projetos de contribuição e distribuição de vídeo em redes de comunicação que incluem satélite, fibra ótica, microondas e redes IP em geral. Em 2016, Gabriel ficou 4 meses como pesquisador convidado no laboratório STRL na NHK. Foi o líder das demonstrações UHDTV (4K e 8K) realizadas pela TV Globo durante as Copas do Mundo 2014/2018 e as Olimpíadas 2016.

Eficiência aplicada a favor da cobertura editorial na Copa do Mundo

Compartilhar as soluções aplicadas na Copa do Mundo, focada nos requisitos editorias, apresentando os resultados alcançados na eficiência operacional na cobertura do mais midiático evento esportivo

Palestrante: Gilberto Castañon - Diretor de Operações, Produção - Globosat

-

11h30 - 13h

Contribuição Audiovisual e Infraestrutura | Sala 12

MAM – Os Desafios da Gestão de Acervos frente à Imaterialidade da Imagem

MAM – OS DESAFIOS DA GESTÃO DE ACERVOS FRENTE À IMATERIALIDADE DA IMAGEM

Administração dos ativos digitais em face da imaterialidade dos conteúdos audiovisuais e processos automatizados. Compatibilidade entre diferentes hardwares e softwares que compõem um ambiente técnico-operacional. Definição da melhor solução que atenda ao modelo de negócio. Qualificação profissional. Obsolescência. Preservação. Convergência Digital. Difusão e Monetização.

Moderador: Teder Muniz Morás - Consultor de Mídias Digitais - TV SBT Canal 4 SP

Consultor em mídias no SBT. Atua há mais de 30 anos na área de gestão, digitalização e preservação de acervos audiovisuais. Doutorando e Mestre em Comunicação, com bacharelado em Administração de Empresas. Professor e palestrante em seminários nacionais e internacionais na discussão e disseminação da cultura digital frente às novas tecnologias.

IDENTIDADE DE ATIVOS DIGITAIS

Os radiodifusores devem melhorar constantemente a velocidade, a precisão e a flexibilidade do processo. Um obstáculo importante, nesse caminho, é a ausência de um método universal para identificar conteúdo. Isso resulta em fluxos de trabalho manuais, além de comunicações que consomem recursos para produção, processamento e troca de conteúdo, especialmente para ativos obtidos de várias origens. O uso de IDs globalmente exclusivos é, portanto, necessário para qualquer solução. Vamos explicar a arquitetura de ID desejada e como preservar os IDs pré-existentes e os metadados ricos em comerciais, além de sua adequação às redes de TV.

Palestrante: François Modarresse - Business Development Consultant - EIDR

Possui mais de 30 anos de experiência em tecnologias de transmissão e mídia, desempenhando papéis importantes no lançamento de HDTV e H264. Atualmente, ele dirige o desenvolvimento de negócios internacionais para o EIDR, um consórcio dos principais estúdios de Hollywood, muitas das maiores redes de TV e empresas de streaming. Antes do EIDR, François atendeu clientes globais, liderando a inovação nos mundos de produção e metadados de transmissão. Antes disso, ele liderou o marketing de produtos na Dolby, produzindo inovações importantes, como Dolby Mobile, Atmos e Vision.

Os Desafios do Acervo e Preservação

Uma abordagem de tecnologia, processos, e ferramentas .O desafio da escolha ou definição de tecnologia para preservação e acervo diante das opções existentes e a evolução tecnológica, com enfoque na tecnologia óptica para arquivo. Uma visão e discussão sobre os desafios da preservação quando necessário a digitalização e os modelos operacionais para grande escala. Os benefícios das ferramentas e tecnologias para catalogação e preservação do conteúdo.

Palestrante: Erick Soares , Expert em Tecnologia - Sony Brasil

Expert em Tecnologia para Suporte a Vendas e Marketing, atuante há mais de 15 anos na Sony, em novas tecnologias, workflow e produtos no mercado de broadcast. Formado pela F.E.I (Faculdade de Engenharia Industrial – S.B.C./SP) e Pós-Graduado pela F.I.A. (Fundação Instituto de Administração- USP). Acompanhou o desenvolvimento de novos produtos bem como a implementação de projetos estratégicos, servindo de interface entre clientes brasileiros e a engenharia do Japão. Tem participado de diversos eventos nacionais e internacionais.

CONTEÚDO LÍQUIDO

Com tantas novidades tecnológicas ao nosso redor, surgem novas narrativas. Da Internet das Coisas ao conteúdo Omni-channel, tudo falará com você no tom único de cada plataforma. Novas histórias cada vez mais líquidas, que transbordam as telas. Nessa sinapse compartilhada com os participantes, o futuro da comunicação integrada se apresenta numa narrativa não linear, colaborativa, interativa e sem limites entre o real e o virtual. Estratégias de Transmídia podem ser as ferramentas necessárias para transformar o público no seu melhor storyteller, no seu fã. Histórias tão contagiantes que são compartilhadas na velocidade de um piscar de olhos, perdem o controle na rede, alcançam nossas memórias afetivas e passam a fazer parte da cultura popular.

Palestrante: Giuliano Chiaradia - Head de Conteúdo Digital - SBT

Diretor de Conteúdo com 20 anos de experiências inovadoras na Indústria do Entretenimento, Programação e Marketing na América Latina, trabalhando com grandes produtores em todas as plataformas. Liderando equipes no Brasil, Argentina, México e Estados Unidos. Ex-criativo da MTV/Nickelodeon no Brasil e nos Estados Unidos, baseado em Miami. Ex-diretor e autor na Rede Globo de Televisão, um dos pioneiros em projetos de transmídia e conteúdo móvel. Master Class em Inovação Digital pela escola sueca Hyper Island. Especialização em Gestão Estratégica e Novos Negócios pela Coppead Business School UFRJ, no Rio de Janeiro. Extensões em cinema e TV na Itália, Cuba e nos Estados Unidos. Palestrante sobre inovação e transmídia no Brasil e no Exterior. Artista residente da La Chambre Blanche, centro multidisciplinar de arte e tecnologia em Quebéc, Canadá. Fundador do projeto #Artmobile, inovação social que ensina jovens ao redor do mundo a fazer arte com o telefone celular.

Media Center, MAM, Ativos Digitais, Eficácia e Eficiência no atendimento ao Cliente.

A inovação tecnológica, somada a convergência digital e a velocidade da informação, resultaram em desafios diários dentro do universo Broadcast, principalmente no âmbito técnico e operacional. O aumento exponencial do conteúdo trouxe à tona a necessidade da implantação de tecnologias de armazenamento compartilhado de alta performance e fluxos de trabalho que promovam mais eficiência, segurança e disponibilidade. Enquanto no, até então, consolidado ambiente de preservação do conteúdo, somos encorajados a repensar conceitos de catalogação diante do advento da Inteligência Artificial. Nesta constante corrente migratória é indiscutível a necessidade de evoluirmos, já não há mais espaço para o analógico, e o terreno do digital é vasto em possibilidades.

Palestrante: Juliana Ferrari - Media Manager - SBT

Profissional com atuação de liderança em ambiente de Media Center coordenando workflows operacionais com segurança e eficiência na movimentação e armazenamento de ativos digitais.

11h30 - 13h

Tecnologia e Negócios | Sala 15

A Ascensão do Live Streaming de Sports no OTT

A Ascensão do Live Streaming de Esportes no OTT

O entretenimento esportivo, que sempre foi um dos principais impulsionadores de serviços de vídeo e inovação em todo o mundo, está se configurando como o próximo segmento de nicho a se beneficiar com a adoção de plataformas OTT.
A batalha pelo conteúdo de esportes acontece agora em outras arenas e inclui novos jogadores. A curto prazo, essa revolução provavelmente resultará em uma quantidade maior de ligas esportivas que oferecerão uma programação complementar e acesso a jogos selecionados para exibição em plataformas OTTs, atingindo bases de fãs segmentadas que, de outra forma, não seriam atendidas de forma satisfatória.

Moderador: José Salustiano Fagundes - CEO - HXD OTT SOlutions

Empreendedor na área de inovação tecnológica, sócio-fundador da HIRIX Engenharia de Software e da HXD Smart Solutions, empresa que desde 2007 vem “pensando e fazendo a nova televisão no Brasil”. Foi membro do Conselho do Fórum SBTVD-T, tendo participado dos trabalhos para a adoção do componente de interatividade na TV digital. Participa do Comitê de Tecnologia da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), é pesquisador convidado do CITI (Centro Integrado de Tecnologias Interativas) e do LabArteMidia-Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, ambos da Universidade de São Paulo (USP); e Embaixador da Campus Party, organização que reúne uma comunidade mundial de desenvolvedores e makers com a missão de "construir um novo código-fonte para o mundo".

Samuel Yuen

Live Streaming da Copa do Mundo e outros Eventos Esportivos

Apresentação e análise de estatísticas de audiência e qualidade de streaming da Copa do Mundo de 2018, entregue por 60 emissoras do mundo. O evento bateu todos os recordes de audiência e tráfego online para um evento de streaming em HD e 4K. Também serão apresentadas comparações da Copa com demais grandes eventos recentes e a arquitetura de vídeo utilizada pela FIFA/HBS e diferentes emissoras.

Palestrante: Samuel Yuen - Major Account Executive - Akamai

Samuel Yuen é, desde 2015, o executivo da Akamai responsável pela vertical de Mídia na América Latina. Ele esteve envolvido diretamente em inúmeros projetos de emissoras, plataformas de OTT, operadoras de telecom e demais provedores de conteúdos. Antes da Akamai, atuou como consultor e arquiteto de soluções em empresas como Oracle, Ericsson e Accenture. Samuel é formado em Engenharia da Computação pela POLI-USP e possui um MBA pela escola de negócios INSEAD.

CASE LNB/NBB CAIXA: O USO DO LIVE STREAMING COMO ESTRATÉGIA DE VALOR AGREGADO PARA PROMOVER O BASQUETE BRASILEIRO

A Liga Nacional de Basquete (LNB) foi criada em 2003, possui mais de 18 clubes associados, provenientes de oito estados mais o Distrito federal, sendo que 15 participam da 10ª Edição do NBB (Novo Basquete Brasil), um campeonato brasileiro masculino adulto de basquete que é organizado pelos times com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e o Patrocínio Master da CAIXA, além dos Patrocínios da SKY, INFRAERO, AVIANCA, NIKE, PENALTY e WEWI e dos Apoios do AÇUCAR GUARANI e do MINISTÉRIO DO ESPORTE.
Além do NBB CAIXA, a LNB também organiza mais duas competições: a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) e a Liga Ouro.
A LNB vem se destacando pelo grau de profissionalismo dos seus diretores e colaboradores, adotando práticas de sucesso na gestão esportiva e buscando a inovação.
Em dezembro de 2014, firmou uma parceria inédita com a NBA (National Basketball Association) e, no mesmo ano, adotou uma visão estratégica se tornando a primeira entidade esportiva no Brasil a oferecer a transmissão global de seus jogos por streaming em plataformas de redes sociais, inicialmente pelo Facebook e depois, a partir de outubro de 2017, também pelo Twitter.

Palestrante: Álvaro Cotta – Diretor de Marketing da Liga Nacional de Basquete

Formado em administração pela PUC-Minas com pós-graduação em administração esportiva pela FGV-RJ e marketing pela FDC (Fundação Dom Cabral), atua no mercado de marketing esportivo desde 2000, passando pela diretoria de marketing do Clube Atlético MIneiro, foi também sócio-diretor da agência Ace Esportes, exerceu a presidência da Federação Mineira de Basketball de 2012 a 2016 e foi premiado como Executivo do Ano pelo site Máquina do Esporte em 2017. Desde 2015 é diretor de marketing da Liga Nacional de Basquete, sendo o responsável pela construção e gestão da plataforma comercial e promocional do NBB CAIXA e do Jogo das Estrelas.

Apresentação do caso TV NSports – Branded content no OTT

Apresentação de caso da TV NSports, uma nova plataforma de streaming para transmissão de  eventos esportivos patrocinada pela Netshoes e que nasce com o objetivo de dar visibilidade a modalidades, competições e atletas que normalmente não tem espaço em TVs abertas e a cabo, mas que têm um público cativo e apaixonado pelo esporte. Explicação de como a tecnologia OTT possibilitou a  criação do modelo de negócio e os desafios dos primeiros meses de operação.

Palestrante: Guilherme Figueiredo - Fundador da TV NSports

Experiência de empreendedorismo no esporte desde 2008, trabalhou no Grupo Globo como líder do processo de criação e implementação da Estádio TV, um projeto de gestão de conteúdo e comercialização de mídia nos telões dos estádios brasileiros. Fundador da TV NSports, uma nova plataforma de streaming para a democratização das transmissões esportivas através da Internet.

11h30 - 13h

Distribuição Audiovisual | Sala 16

Futuro da Cobertura da TV Digital Terrestre – Como atingir Todo o País? ( 11h30 – 13h30 )

Futuro da Cobertura da TV Digital Terrestre – Como atingir Todo o País?

A implantação da TV digital está em plena atividade, até o final de 2018 diversos municípios no país, incluindo todos do estado de São Paulo, deverão ter os sistemas analógicos desligados. Porém, uma grande parte das estações, principalmente em pequenas localidades, passarão por este processo apenas em 2023.
Quais as expectativas e quais ações devem ser planejadas pelo setor?

Neste painel, interativo em formato de apresentações e debate (perguntas e respostas),  construído com a participação da SejaDigital, Emissoras de TV , Engenheiros  e Universidades, teremos a oportunidade de discutir as diversas questões que implicam no  planejamento  e tomada de decisão:
Compartilhamento de infraestruturas é importante?
Quando e como investir?
Predição aplicando IA, Analise em campo?
Cobertura, SFN :Tem Sinal?
Quais serão os próximos passos para o futuro da TV Digital?
Perguntas e Sugestões podem ser enviadas para  [email protected]

HORÁRIO DESTE PAINEL ESTENDIDO ATÉ AS 13H30M.

Moderador: Valderez De Almeida Donzelli- Diretora – ADTHEC Engenharia e Sistemas / SET

Graduada pela FEI em engenheira eletrônica, eletrotécnica e  produção. Mestre em engenharia elétrica com defesa da dissertação “Polarização Elíptica: Influência no desempenho de cobertura da TV Digital” e doutoranda com a pesquisa  “TV Digital: Disponibilidade de Sinal”, ambos pela  Universidade Mackenzie . Possui, especialização em TI pela FESP , gestão da TIC  pela FGV e Sistema de TV Digital Avançado pelo INATEL. Diretora Técnica da  ADTHEC (www.adthec.com.br), empresa de  consultoria,  planejamento, projetos, pesquisa e análise de riscos e soluções para estações de  rádio, televisão e telecomunicações do setor público e privado, com ênfase em projeto e implantação de sistemas de transmissão digital e FM. Liderou estudos , testes e medidas dos sistemas para a implantação da TV Digital no Brasil  e do grupo de revisão de regulamento de serviços de radiodifusão de sons e imagens É atual vice diretora de ensino e membro do comite editorial  da SET, onde já atuou como diretora de relacionamento e editorial.

Sem transmissão não há recepção!

 

Palestrante: Gunnar Bedicks - CTO da Seja Digital – (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV)

Gunnar Bedicks é pesquisador na área de Comunicação Digital, com suas pesquisas focadas em TV digital, rádio digital e internet. Na última década ele visitou 32 países ao redor do mundo, discutindo as tecnologias para a transição da TV analógica para a TV digital. Além de ser o Pesquisador Chefe do Laboratório de Pesquisas em TV Digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, ele ministra aulas de Comunicações Digitais, Sistemas de Comunicações e Sistemas de TV, para os cursos de Engenharia Elétrica na pós-graduação (mestrado e doutorado) e graduação. Ele também foi o coordenador do grupo de transmissão e modulação durante o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital. Suas publicações incluem dezenas de artigos científicos, já tendo sido palestrante em diversas conferências acadêmicas, científicas e técnicas no Brasil e no mundo. Sua formação inclui o título de Doutor em Engenharia Elétrica e MBA em Administração pela Universidade de São Paulo, assim como o título de Engenheiro Elétrico pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, em Santa Rita do Sapucaí, MG. Ele detém sete patentes e é fluente em Inglês e Alemão.

Modelo de propagação em ambiente SFN e aplicação da Inteligência Artificial na predição de cobertura.

A busca por soluções de otimização do uso de banda evidencia que o espectro passa a ser cada vez mais disputado. A operação em SFN pode melhorar significativamente a eficiência do espectro, mas acarreta a necessidade de um planejamento muito mais rigoroso. O Modelo de Propagação é um ponto crítico para a predição da área de cobertura. Será apresentado um comparativo entre medição de campo e diversos Modelos de Propagação e demonstrado como a inteligência artificial (IA) pode contribuir para otimizar a escolha do melhor Modelo de Propagação.

 

Palestrante: Alberto Leonardo Penteado Botelho - Engenheiro de projetos na LM Telecomunicações

Alberto Leonardo Penteado Botelho é mestrando em engenharia elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Engenharia Elétrica modo Telecomunicações pela Universidade Paulista, especializações em Engenharia de Sistemas de Televisão Digital pelo Institito Nacional de Telecomunicações, Engenharia de Redes de Telecomunicações pelo Institito Nacional de Telecomunicações e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou na Rede TV! e atualmente trabalha na LM Telecomunicações (grupo RecordTV) como engenheiro de projetos.

Francisco Peres

 

“Este debate mostrará dois projetos do Grupo de compartilhamento de infraestrutura da ABERT que prometem mudar a relação entre as emissoras e viabilizar a interiorização da TV digital no Brasil Profundo”.

 

Palestrante: Francisco Peres - Gerente de Engenharia - TV Globo

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense e Mestrado em Eletromagnetismo aplicado pela PUC-Rio. Está na TV Globo desde 2003, tendo trabalhado como engenheiro de Projetos, desenhando antenas, transmissores e sistemas de contribuição e distribuição para redes MFN e SFN. Atualmente é gerente do departamento de projetos, instalações e regularização e responsável pela expansão da cobertura digital nas 5 emissoras da TV Globo.

Palestrante: Cristiano Akamine - Pesquisador do Laboratório de TV digital e Professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação / Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2004/2011). É pesquisador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 1998, realizou estágio no NHK Science and Technology Research Laboratories (STRL) e foi professor Especialista Visitante na Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Atualmente é professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador do Laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Bolsista de Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Nível 2. É membro do conselho deliberativo do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD). Possui várias patentes e diversos artigos publicados e tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em TV digital, comunicação digital, codificação de canal, sistemas embarcados, lógica reconfigurável e rádio definido por software.

 

Palestrante: Luiz Fausto - Especialista em Estratégia e Regulatório - Rede Globo

Possui mestrado profissional em computação aplicada pela UECE (2015), MBA Executivo em Tecnologia da Informação pela UFRJ (2011), curso de extensão em Redes de Vídeo sobre IP pela UFRJ (2009) e graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela UFRJ/USU (2005). Atualmente é Especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo , Vice-diretor de Tecnologia da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), membro da Delegação do Brasil no ITU-R (SG 6) e na CITEL (CCP.II), membro do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED), membro do Grupo de Trabalho de Harmonização do Fórum ISDB-T Internacional.

Fernando  Gomes de Oliveira EAD

 

Palestrante: Fernando Gomes de Oliveira - Gestão e Planejamento de Projetos - Seja Digital

Fernando trabalha no setor de telecomunicações e broadcast desde 1996, promovendo soluções técnicas às principais emissoras de TV, operadores de TV por assinatura e provedores de Internet locais. Na Seja Digital, é responsável pela gestão e planejamento dos projetos de remanejamento de canais de TV com o objetivo de liberar a faixa de 700MHz, possibilitando a implementação de redes de 4G/LTE.

Palestrante: Sérgio Luís Nogueira Martines - Diretor Executivo - SM Facilities

Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Paraná e Técnico em Eletrônica pelo CEFET-PR (atual UTFPR), com pós-gradução em Gerência de Obras pela UTFPR e MBA em Gerenciamento de Projetos pelo ISAE/FGV. Possui 28 anos de experiência na área de engenharia de televisão e em gerenciamento de projetos, principalmente para o setor de telecomunicações, tendo atuado por 15 anos na Rede Paranaense de Comunicações, afiliada da Rede Globo. Atuou como consultor em Gestão de Projetos para as áreas de Energia, Financeira, Recursos Humanos, Indústria, Terceiro Setor, Jurídica, Recursos Humanos e Saúde. Atualmente é Diretor Executivo SM Facilities, empresa de serviços de engenharia que presta serviços técnicos e de construção para a área de radiodifusão e de telecomunicações. É também Diretor de Relações Institucionais do PMI-PR e professor de gerenciamento de projetos na Universidade Positivo e SENAI.  

Palestrante: José Frederico Rehme - Diretor da SET / Diretor da TVCI / Professor da Universidade Positivo

José Frederico Rehme é Diretor de Ensino da SET, Coordenador e Professor do Curso de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energia da Universidade Positivo e Diretor de Engenharia da TVCi.

14h - 15h30

Contribuição Audiovisual e Infraestrutura | Sala 13

Infraestrutura IP para Centros de Produção

Infraestrutura IP para Centros de Produção

Os trabalhos de construção das normas SMPTE e das especificações AMWA/NMOS para os sistemas IP continuam.
Fabricantes e usuários estão ansiosos por uma padronização que facilite as instalações de sistemas com múltiplos fornecedores.
Neste painel serão discutidos os status destes trabalhos e apresentados cases de sistemas onde não foi possível aguardar a conclusão das padronizações.

Moderador: José Antônio S. Garcia - EBC/SET

Técnico em Eletrônica pela ETE em Sta. Rita do Sapucaí em 1975 e Engenheiro em Telecomunicações pela Universidade São Judas em 1982. Tem trabalhado em empresas de televisão desde 1975, atualmente gerente de engenharia na TV Brasil-SP. Membro da SET – Diretoria de Tecnologia, do Fórum SBTVD - Módulo Técnico, do Projeto UHD Brasil - Grupo de Distribuição e do Grupo de Estudos IP da SET - Coordenador.

IP para Produção Ao Vivo

Nesta palestra, apresentaremos uma visão dos desafios e benefícios da adoção da tecnologia IP na infraestrutura para produção ao vivo, com alguns exemplos de casos reais de implementações e possibilidades de aplicações. Também vamos conhecer o histórico da evolução da tecnologia do NMI (Network Media Interface), bem como a natural transição para o padrão ST 2110.

Palestrante: Erick Soares - Expert em Tecnologia- Sony

Expert em Tecnologia para Suporte a Vendas e Marketing, atuante há mais de 15 anos na Sony, em novas tecnologias, workflow e produtos no mercado de broadcast. Formado pela F.E.I (Faculdade de Engenharia Industrial – S.B.C./SP) e Pós-Graduado pela F.I.A. (Fundação Instituto de Administração- USP). Acompanhou o desenvolvimento de novos produtos bem como a implementação de projetos estratégicos, servindo de interface entre clientes brasileiros e engenharia do Japão, bem como participou de diversos eventos nacionais e internacionais.

Estudo de Caso: Projeto de novas instalações para Radio Canada Television e Radio Production Center em Montreal, Canada

1. Sobre a Radio Canada e o projeto de instalação da nova Maison Radio Canada.
2. Objetivo do Projeto / Instalações , por que IP ?
3. Abordagem do Desenho do Projeto: Piloto e Prova de Projetos Conceituais
4. Lições Aprendidas e Principais Decisões Arquitetônicas.
        – Topologia de rede
        – A importância surpreendente dos perfis ST-2110 Wide e Narrow
        – Desafios relacionados ao PTP e arquitetura de referência escolhida
        – O desafio de configuração do sistema
        – A lacuna de habilidades em TI
5. Conclusões

Palestrante: Michel Proulx - Consultor - Radio Canada / Canadian Broadcasting Corporation

Michel Proulx é um engenheiro e executivo da indústria de mídia, com mais de 35 anos de experiência trabalhando com os principais fabricantes e emissoras da indústria de televisão. Desde que se aposentou como CTO da Miranda Technologies, no final de 2012, é consultor para várias emissoras e fornecedores do setor de transmissão. O foco atual de Michel é ajudar os radiodifusores a entender e navegar no cenário de distribuição OTT em rápida evolução e fazer a transição para infraestruturas baseadas em TI e IP. Atualmente, Michel está envolvido em um grande projeto na Radio Canada / Canadian Broadcasting Corporation para a reconstrução da Maison Radio Canada, a principal instalação de produção e reprodução de língua francesa da emissora canadense em Montreal. Posicionando a emissora para poder adaptar-se às necessidades de produção e distribuição que estão mudando rapidamente, a nova instalação contará com uma infra-estrutura totalmente IP e uma combinação de hardware de função fixa, hardware definido por software e subsistemas de software virtualizado. Michel é bacharel em Engenharia Elétrica e Software de Computador, pela Universidade de Waterloo. Michel é um membro ativo da Sociedade de Engenheiros de Cinema e Televisão-SMPTE.

ATUALIZAÇÃO dos PADRÕES – SMPTE

Palestrante: Matthew Goldman - Senior Vice President Technology at MediaKind / Fellow & President of SMPTE / Senior Member at IEEE

Matthew Goldman é vice-presidente sênior de tecnologia, TV e mídia da MediaKind , com foco em soluções de processamento de vídeo e media delivery. Ele participa ativamente do desenvolvimento de sistemas de televisão digital desde 1992. Teve uma destacada atuação no Moving Picture Experts Group, onde ajudou a criar os padrões MPEG-2 Systems e DSM-CC. Continua influente em outras organizações como a Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE), a Alliance of IP Media Solutions (AIMS), o Fórum Ultra HD, o projeto Digital Video Broadcasting, o Advanced Television Systems Committee e a Society of Cable Telecommunications Engineers. Quatro de seus projetos tiveram reconhecimento da Technology & Engineering Emmy® Awards. O Sr. Goldman recebeu diplomas de bacharelado (com distinção) e mestrado em engenharia elétrica pelo Instituto Politécnico de Worcester. Ele possui seis patentes relacionadas ao transporte de vídeo digital.Membro da SMPTE, ele também é membro sênior do IEEE e membro da Academia de Pioneiros de Televisão Digital. O Sr. Goldman é o atual presidente da SMPTE.

Robert Erickson - painel José Antonio

Estudo de caso em instalações bem sucedidas baseadas no SMPTE ST 2110

Após a ratificação do SMPTE ST 2110, o setor aproveitou rapidamente as capacidades aprimoradas de escala e fluxo de trabalho de uma infraestrutura IP baseada em COTS.
Tendo feito várias infraestruturas fixas e móveis com base no SMPTE ST 2110, Robert discutirá um estudo de caso sobre duas dessas instalações. Um caminhão OB baseado em ST 2110 e uma instalação fixa baseada em IP.
O estudo de caso discute as lições aprendidas na implementação de infraestruturas IP sem bloqueio (non-blocking), plataformas de processamento FPGA flexíveis, camadas de controle e orquestração, tempo PTP e a necessidade de promover a proliferação de ferramentas de fluxo de trabalho abertas, como AMWA IS-04 e IS-05.

Palestrante: Robert Erickson – IP Evangelist – Grass Valley

Membro da Grass Valley desde 2008, com mais de 18 anos de experiência no mercado de Broadcast e TI. Em sua carreira trabalhou em projetos e manutenção de infraestrutura e sistemas de playout baseados em tecnologias emergentes. Participa da Aliança para Soluções de Mídia em IP (AIMS). Dedica grande parte de seu tempo com a educação de clientes para as tecnologias emergentes em IP e treinamento de equipes internas. Projeta e gerencia ‘provas de conceito’ - POC - para clientes, testando e implementando soluções - incluindo cameras, servidores, routers, multiviewers, processadores e soluções em software. Robert é participante ativo do SBE, SMPTE e HPA.

14h - 15h30

Regulatório e Normatização | Sala 12

O Futuro do Espectro de Radiodifusão

O FUTURO DO ESPECTRO

Estamos às vésperas de completar com sucesso uma grande transição no espectro de UHF com a digitalização da audiência da TV aberta e o desligamento do sinal de TV analógica que já abarca mais de 100 milhões de pessoas. Ao mesmo tempo, no cenário internacional, a gestação da próxima geração de TV avança para uma etapa pré-comercial. Tendo esse cenário como pano de fundo, os palestrantes irão debater sobre os desafios e as oportunidades no uso do espectro para permitir o fortalecimento e expansão dos modelos de distribuição terrestre e satelital, analisar modelos disruptivos de distribuição e traçar cenários de uso do espectro que permitam a implantação no Brasil de uma nova geração de TV.

Moderador: Ana Eliza Faria e Silva - Gerente de Estratégia e Regulatório na área de Tecnologia - TV Globo

Engenheira eletricista graduada pela UNICAMP, ela tem mestrado em avaliação subjetiva de vídeo pela UNICAMP, MBA em Gestão pela Fundação Dom Cabral e MBA em Telecomunicações pelo IBMEC. Atuou em diversos projetos pioneiros de transmissão de vídeo e na padronização da TV Digital no Brasil. Atualmente é gerente de Estratégia e Regulatório na área de Tecnologia da TV Globo. Ex-diretora de Tecnologia e atual vice-diretora Internacional da SET, Ana é uma ativa contribuidora da UIT onde atua como vice-coordenadora do Grupo de Estudos de Radiodifusão.

Francisco Peres

Panorama atual e desafios da alocação de espectro nas faixas de VHF e UHF no Brasil

Esta apresentação abordará a ocupação atual no Brasil das faixas de VHF e UHF para o serviço de TV e os desafios e limitações para a implantação de uma nova plataforma de distribuição nas principais metrópoles do país.

Palestrante: Francisco Peres - Gerente de Engenharia - TV Globo

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense e Mestrado em Eletromagnetismo aplicado pela PUC-Rio. Está na TV Globo desde 2003, tendo trabalhado como engenheiro de Projetos, desenhando antenas, transmissores e sistemas de contribuição e distribuição para redes MFN e SFN. Atualmente é gerente do departamento de projetos, instalações e regularização e responsável pela expansão da cobertura digital nas 5 emissoras da TV Globo.

Futuro da TV Digital – Considerações sobre o Espectro para 5G-Xcast

O foco da palestra será sobre a utilização de redes celulares para transmissão terrestre e a evolução de padrões – especialmente do ponto de vista do espectro para permitir tal mudança.

Palestrante: Athul Prasad - Head of 5G Business Modeling & Analysis- Nokia

Dr. Athul Prasad é um experiente gerente sênior, pesquisador, inovador e tecnólogo, com uma paixão pela mudança através de inovações disruptivas. Ele trabalhou em várias empresas de telecomunicações, como Huawei, Nokia e NEC, em pesquisa, gerenciamento de negócios e desenvolvimento de produtos por mais de 10 anos. Atualmente, ele faz parte do programa de liderança 5G da Nokia e é o chefe da 5G Business Modeling & Analysis, com sede em Helsinki, na Finlândia. Ele também contribuiu para o projeto principal 5G-PPP fase-2 em multicast / broadcast chamado 5G-Xcast, como gerente técnico do projeto. Seus interesses de pesquisa incluem capacitadores de tecnologia para sistemas 5G end-to-end, especialmente em novos mercados e verticais, como mídia e entretenimento, e está sempre à procura de inovações tecnológicas disruptivas em 5G que impulsionem a criação de valor dentro do ecossistema. Ele é o co-autor e co-inventor de mais de 80 publicações internacionais, pedidos de patente (incluindo patentes concedidas), relatórios técnicos e contribuições para padrões. Ele ganhou o prêmio de melhor artigo no IEEE VTC-Spring 2013 e o melhor paper 5G no IEEE BMSB 2018, e participou de várias conferências e importantes journals. Ele recebeu seu mestrado, M.Sc. (Tech.) (com distinção) e doutorado, D.Sc. (Tech) em Engenharia de Comunicações pela Aalto University, e está cursando o Programa de Educação Executiva de um ano (LEAD) em Inovação Corporativa pela Graduate School of Business da Stanford University. Ele é membro da IEEE Broadcast Technology Society.

O desafio do espectro nos EUA

Alterações de formato de transmissão não acontecem frequentemente, e quando o fazem, o plano de transição é sempre um desafio – tanto para as emissoras como para consumidores.
As várias experiências de países ao redor do mundo na transição da TV analógica para a digital (que ainda continua em muitas áreas) testemunham essa complexidade.
Agora começa uma segunda transição, da TV digital de primeira geração para a “Next-Gen TV”. Nos EUA (e em outros lugares), novas alocações para banda larga sem fio e outros serviços reduziram o espectro anteriormente alocado para a televisão aberta. Desta forma, a transição para a Next-Gen é ainda mais desafiadora do que o caso analógico-digital. Esta apresentação abordará como este desafio está sendo enfrentado pela indústria dos EUA.

Palestrante: Skip Pizzi - Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

Skip Pizzi é engenheiro, jornalista, editor, autor e coach de tecnologia. Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da National Association of Broadcasters (NAB). Também é vice-presidente do Grupo de Tecnologia 3 (TG3) do Advanced Television Standards Committee (ATSC), que está desenvolvendo o padrão ATSC 3.0. É membro do Conselho de Administração do Fórum Ultra HD e editor associado do Manual de Engenharia da NAB, 11ª edição.  Graduado pela Universidade de Georgetown, estudou Engenharia Elétrica, Economia Internacional e Belas Artes.  Seu livro mais recente é A Broadcast Engineering Tutorial for Non-Engineers, 4 ª edição.

14h - 15h30

Produção de Conteúdo | Sala 15

Jornalismo de Dados

Jornalismo de Dados

Evolução do big data, novas tecnologias de inteligência artificial e processamento de linguagem natural, abertura de dados públicos, uso massivo de redes sociais. Esses são os ingredientes que levam ao uso de Ciência de Dados para Jornalismo. Nesse painel abordaremos as tecnologias e estruturas necessárias para a implementação de um ambiente de jornalismo de dados.

Moderador: Daniel Monteiro - Gerente de P&D - TV Globo

Engenheiro Eletrônico pela UFRJ e M.Sc em Processamento Digital de Sinais pela Coppe/UFRJ, tendo a área de compressão de vídeo como tema de pesquisa. Trabalha na área de Pesquisa e Desenvolvimento/Inovação da tecnologia da TV Globo desde 2000, onde hoje exerce a função de gerente do setor. Em 2002 trabalhou no centro de pesquisa da TV japonesa NHK realizando pesquisas com o padrão de compressão H.264, na ocasião em estágio de padronização. Apaixonado por novas tecnologias e gestão da inovação, com muitos anos de experiência em desenvolvimento de software, hoje lidera um time criativo que realiza pesquisas e projetos principalmente nas áreas de processamento de sinais, inteligência artificial, realidade virtual, computação, eletrônica e IoT

Histórias sobre Dados

Como a TV Globo está usando tecnologias de Big Data para contar Histórias sobre Dados. Será abordado a Estratégia, Arquitetura e casos práticos de uso.

Palestrante: João Castellani, Gerente de Arquitetura de Informação e Integração - TV Globo

Profissional atuando no mercado a mais de 20 anos, formado em Matemática/ Bacharel em Informática pela UERJ. Responsável pelos projetos de Big Data da TV Globo.

Visualização de dados e a Web

Ao permitir acesso a grandes quantidades de dados e em tempo real, a Web possibilitou o surgimento de experiências inéditas de visualização de dados. Esta palestra fará uma breve introdução sobre visualização de dados e mostrará uma seleção de exemplos que usam o poder da Web para revelar dados através de gráficos e mapas interativos. Também discutiremos as principais tecnologias, ferramentas e serviços que podem ser usados para criar visualizações interativas para a Web.

Palestrante: Helder da Rocha, Consultor e Instrutor - Argo Navis Tecnologia e Arte

Helder da Rocha escreve, ministra cursos e palestras sobre tecnologias Web desde 1995. Mestre em informática pela Universidade Federal da Paraíba, é autor de livros sobre HTML e JavaScript, e dezenas de tutoriais e apostilas sobre tecnologias Java, HTML, JavaScript, XML, arquitetura de sistemas, eletrônica e Arduino. Atualmente está escrevendo um livro sobre visualização de dados com D3.js (Packt Publishers, 2019). Ele é também artista visual (ilustrações e esculturas científicas - paleoarte) com trabalhos em museus de ciência de São Paulo, São José dos Campos, Lisboa e Uberaba.

O uso da tecnologia no combate às fake news

Com seu braço de inteligência artificial, o Aos Fatos mostra com o projeto Fátima como a tecnologia pode ser usada no combate às notícias falsas e na disseminação da checagem de fatos para quem realmente importa: aqueles que são expostos às fake news diariamente.

Palestrante: Bárbara Libório, Editora - Aosfatos

Bárbara Libório é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e especializada em investigação, dados e visualização pela Universidad Rey Juan Carlos e pela Escuela de Periodismo da Unidad Editorial, dona do jornal espanhol El Mundo. Passou pelas editorias de economia de grandes veículos brasileiros como os portais Exame.com e iG, e o jornal Folha de S. Paulo. Também foi repórter da revista semanal IstoÉ, onde escrevia sobre política, economia, mundo e comportamento. Desde 2016 atua como checadora no Aos Fatos, o primeiro veículo brasileiro voltado exclusivamente para a verificação do discurso público. Começou como repórter, cobrindo o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, as eleições municipais de 2016 e a crise política do governo Michel Temer em 2017, e hoje é editora. É também editora-adjunta do Canal Meio.

14h - 15h30

Distribuição Audiovisual | Sala 16

Digitalizando os sinais analógicos das parabólicas

Digitalizando os sinais analógicos das parabólicas

Diante do grande desafio do desligamento terrestre dos sinais analógicos em todo o Brasil, a distribuição via satélite ganha relevância como estratégia no complemento de cobertura. No painel, vamos explorar as principais vantagens desta escolha. Mas a que preço? Que soluções os países que já realizaram o switch off analógico aplicaram em seus mercados? E no Brasil, há alguma oportunidade? Que ações e quais inovações tecnológicas nas plataformas de satélite podem ajudar na digitalização da base?
Participe deste debate. Contamos com a sua presença!

Moderador: Leonardo Chaves - Gerente de Projetos em Novas Tecnologias de Transmissão - TV Globo

Gerente de Projetos na área de Novas Tecnologias de Transmissão da TV Globo e atual coordenador no Módulo Técnico do Fórum SBTVD. Formado em engenharia eletrônica e de computação pela UFRJ, possui mestrado em Engenharia Elétrica também na UFRH e MBA em Gestão Empresarial na PUC-Rio.

  • A SES irá apresentar casos de sucesso na cobertura de TV HD na Alemanha (após o switch off do sistema analógico no satélite), como HD+ e novas soluções para regiões emergentes como Africa e América Latina.

Palestrante: Jurandir Pitsch – Vice President Sales – SES

Jurandir Pitsch é Vice Presidente de Vendas e desenvolvimento de mercado da SES Video para a América Latina. Jurandir é engenheiro de telecomunicações com mais de 35 anos de atuação na área de satélites.

  • A Eutelsat apresentará o case de sucesso de complementação de DTT, levando a todo o país os canais terrestres via satélite, agregando alternativas mais amplas de acesso a conteúdo e conectividade.

 

Palestrante: Gustavo Marra - Diretor de Vendas de Vídeo para a América Latina

Formado em Engenharia de Telecomunicações pela UERJ, com pós-graduação em Redes de Vídeo sobre IP e com um MBA em gerenciamento de projetos pela FGV, Gustavo tem mais de 17 anos na indústria de vídeo e Broadcasting, atualmente na posição de Diretor de Vendas de Video na Eutelsat Americas, sendo responsavel pela ampliacao dos negocios de Video com foco na America Latina. Anteriormente, Gustavo trabalhou por 7 anos na ATEME com VP de Solucoes e Desenvolvimento de Negocios e quase uma decada na TV Globo como gerente de projetos.

  • A importância de se basear em dados de consumo no desenho e melhoria das interfaces voltadas a facilitar o acesso do usuário ao conteúdo que ele gosta.

Palestrante: Danilo Almeida - Head of System Integration – LATAM na Nagra

Formado em sistemas de informação e MBA em gestão de operações pela Poli-USP. Coordenação de times multidisciplinares de desenvolvimento de sistemas e interfaces de usuário para settop boxes.

  • Como a tecnologia aplicada ao conteúdo de vídeo pode agregar valor e diminuir custos.

 

Palestrante: Mauricio Morales - Engenheiro de Vendas Sênior da Verimatrix para Latam

É formado em Engenharia de Computação, tendo trabalhando na indústria de Video/ISP por mais de 15 anos em empresas como Conax, Harmonic e Envivio. Está na Verimatrix há 6 anos e atualmente atende contas como Globo no Brasil, Cablevision e Telecentro na Argentina, Entel no Chile, TCC no Uruguai com foco em multi-plataformas de vídeo.

16h - 17h30

Contribuição Audiovisual e Infraestrutura | Sala 13

Cloud Services: ao alcance de toda a Indústria de Mídia e Entretenimento

AlexandreSano1-e1438789320151

Cloud Services: ao alcance de toda a Indústria de Mídia e Entretenimento

A ampliação da oferta de serviços e o custo de acordo com o tamanho do bolso de cada demanda, tem tornado os serviços em Nuvem (Cloud) uma ferramenta importante para a operação e o futuro das empresas de Mídia e Entretenimento.
A IaaS (Infrastrutucture as a Service), SaaS (Software as a Service) e PaaS (Platform as a Service) tem permitido o consumo e o desenvolvimento de aplicações no ambiente de nuvem, com baixo investimento e grande velocidade e eficiência.
Boa parte dos serviços em Cloud disponíveis no mercado oferecem um ambiente aberto, o que facilita o desenvolvimento em grandes, médias e pequenas empresas, inclusive abrindo espaço para desenvolvedores independentes.
A proposta do painel é trazer uma atualização do panorama desse mercado, em constante evolução, além de trazer alguns cases e aplicações já disponíveis à Indústria de Mídia e Entretenimento.

Moderador: Alexandre Sano – Gerente de Engenharia SBT

Vice-Diretor de Eventos da SET.Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Mackenzie. Pós-graduado em Gestão Empresarial e Inovação Tecnológica pela ESPM. Pós-graduado em TV Digital pelo Mackenzie. Em 2002, iniciou as atividades no SBT e atualmente é responsável pela administração da infra-estrutura técnica de todo SBT SP. Atua também no desenvolvimento de soluções para melhoria continua das atividades, utilizando inovações de processos e de tecnologia. Participa das atividades desenvolvidas pela SET e pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.

Google Cloud

Google tem por missão organizar toda informação e fazê-la universalmente acessível e útil. Para tanto desenvolveu e implantou recursos tecnológicos que hoje são disponibilizados ao mercado como serviços de Google Cloud.
Uso de recursos em nuvem tem sido buscados por oferecer ganhos de tempo, elasticidade, segurança, custos, entre outros. Inteligência Artificial tem permitido inovação de novas maneiras e encantado diferentes indústrias. Não é diferente na industria de Media. Empresas como New York Times e 20th Century Fox usam Google Cloud para inovar e se diferenciar.
Google Cloud simplifica o uso de nuvem e permite a migração da maneira mais adequada às suas aplicações.

Palestrante: Marlon Kotai - Costumer Engineering at Google

Especialista técnico e evangelista do Google Cloud para o Brasil há 6 anos. Alavancar soluções em nuvem no mercado brasileiro o incentiva e estimula todos os dias assim como levar a mensagem transformadora dos negócios do Google para as empresas no Brasil. Sua experiência profissional tem grande foco em agregação de valor ao negócio, e neste caso, como Google pode não só trazer inovação ao dia a dia da empresa mas principalmente identificar e quantificar os benefícios desta mudança, sentidos pela empresa e colaboradores. Marlon tem o curso de especialização no MIT:Massachusetts Institute of Technology, MBA em Gestão de Negócios pela FIA São Paulo, pós-graduação em Tecnologia da Informação pela FIAP São Paulo, graduação em Ciências da Computação pela UFSCar, além da certificação PMP - Project Management Professional. Sua carreira tem passagens de sucesso em empresas como SAP e Business Objects.

A FOX Sports revoluciona a entrega da Copa do Mundo da FIFA 2018 usando o IBM Aspera

A cobertura da FOX Sports da Copa do Mundo de 2018 entregou mais vídeos para os telespectadores dos EUA do que foi transmitido nas quatro Copas do Mundo da FIFA anteriores somadas, reduzindo os custos de produção remotos. Ao usar a tecnologia IBM Aspera® FASPStream ™ integrada nos produtos Lightspeed Live e Vantage da Telestream, em redes IP não gerenciadas, a FOX Sports acelerou fluxos de vídeo em HD e UHD dos locais na Rússia para suas instalações centrais em Los Angeles para edição em tempo real estavam em andamento.

Palestrante: Jonathan E. Solomon - Strategic Iniciativas Engineer da Aspera

Jonathan juntou-se à Aspera, uma empresa IBM, em 2014, trazendo mais de 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, administração e gerenciamento de projetos em Mídia e Entretenimento. Sua vasta experiência em transmissão e IP permite que ele rotineiramente faça a ponte entre os dois mundos. Os destaques da carreira incluem a arquitetura da WWE OTT Network, design de rede de fibra escura e gerenciamento e design de projetos para várias instalações de transmissão multimilionárias. Ao longo de seus vinte e cinco anos de experiência em Engenharia de Transmissão, Jonathan ocupou vários cargos. Foi gerente sênior de projetos de engenharia na World Wrestling Entertainment (WWE), diretor de engenharia da Mid-Atlantic Sports Network, e passou mais de uma década como engenheiro encarregado de transmissões OB de TV. Suas viagens cobriram 45 dos 50 Estados Unidos.

O futuro de News & Pós Produção de Video

Avid fornece uma perspectiva do futuro de news e pós produção e explica como os clientes podem melhorar suas operações nestas áreas, com soluções em cloud. De inteligência artificial ao novo modelo de desenvolvimento, o panorama tecnológico tem se alterado rapidamente. Descubra como clientes visionários tem buscado um caminho para se tornarem mais flexíveis e adaptáveis ao mundo de mídia.

Palestrante: Craig Dwyer - Senior Director Global Center of Excellence da Avid

Meu histórico é uma mistura de um tecnólogo & marketeer focado no setor de mídia e entretenimento, Experiência em edição e produção de televisão na Remote Films em Londres, Consultoria e gerenciamento de produtos tecnológicos na Avid Technology em Boston. Gerenciamento de nível executivo da BBC Technology onde eu era CTO & CMO, e depois através de uma transação de US $ 3 bilhões e venda e terceirização para a Siemens. Hoje estou liderando o Avids Global Center of Excellence - um evangelista global, arquitetura & equipe de especialistas que trabalha em todo o portfólio da Avid.

Ferramentas de Computação em nuvem e o mercado de Media e entretenimento

Com o crescimento e transformação do mercado, as ferramentas de computação em nuvem ganham cada vez mais espaço no que tange ao desenvolvimento de negócios nos mais diversos mercados, incluindo, é claro, o mercado de Mídia e Entretenimento.

Durante esse painel, acompanhe Flaviano Sousa, em uma discussão sobre o cloud computing no mercado de mídia e entretenimento e como essas plataformas podem facilitar o processo de orquestração de fluxos de conteúdo, permitir a distribuição entre diferentes plataformas, a personalização/direcionamento de propagandas todos aliados a inteligência artificial para automatizar processos visando a melhoria da qualidade do conteúdo e a experiência do usuário.

Palestrante: Flaviano Sousa - Arquiteto de Soluções - AD Digital

Formado em engenharia, Flaviano Sousa tem 8 anos de atuação em projetos de Cable TV , IPTV, DTH/ UPlinks, projetos de distribuição e contribuição IP com as tecnologias mais renomadas do mercado.  Em sua carreira atuou no desenho de projetos turnkey e sua experiência contempla a área de  pré-vendas com profundo conhecimento técnico nesse mercado. Desde 2015, Flaviano trabalha na área de tecnologia da AD Digital como Arquiteto de Soluções e é responsável por diversos projetos integrados de renome.

16h - 17h30

Contribuição Audiovisual e Infraestrutura | Sala 12

Sessão SMPTE : – Migração Broadcast para “All-IP” Master Class / Atualização das Atividades e Padrões do SMPTE

SESSÃO SMPTE : – MIGRAÇÃO BROADCAST PARA “ALL-IP” MASTER CLASS / ATUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES E PADRÕES DO SMPTE

 

Moderador: Paulo Henrique Castro - Diretor de Tecnologia e P&D da TV Globo

Engenheiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1996 (PUC-Rio). Trabalhando com a Globo desde 1996, onde começou um programa de estágio. Responsável pela padronização da Digitial TV no Brasil. - Coordenador do Grupo de Trabalho de Codificação de Áudio e Vídeo do Fórum SBTVD. -Chairman do ABNTCommitee para TV Digital (Associação Brasileira de Normas Técnicas, Ramo ISO do Brasil). - Ponto de contato para o Subgrupo A - Especificações, no Grupo de Trabalho Conjunto Brasil-Japão para a iniciativa de Televisão Digital - Membro da SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) desde 1996. Também membro de muitas sociedades do IEEE (CommSoc, BTS, MTT , CE) e SMPTE

Broadcast Migration to All-IP

Para ser mais ágil nas operações e alavancar as economias de escala e flexibilidade que a infraestrutura de TI oferece, as emissoras estão, cada vez mais, migrando de arquiteturas específicas de broadcast para soluções baseadas em TI. Isso vai  lado a lado com a tendência de processamento de mídia definido por software e virtualização de rede. Esta sessão, primeiramente, irá fornecer uma visão geral dos desafios que as empresas de radiodifusão enfrentam, os benefícios de se transformar em “All IP” e uma visão geral do que exatamente significa “All IP”. Em seguida, mergulhará mais fundo nas próprias tecnologias, começando com uma discussão do rodmap da Joint Task Force on Network Media (JT-NM) e dos planos de interoperabilidade e essência de dados, seguido de uma visão geral dos principais padrões por trás de “All IP ”, incluindo o novo conjunto de padrões SMPTE ST 2110 para Mídia Profissional sobre IP eAMWA  Network Media Open Specifications (NMOS).

Palestrante: Matthew Goldman - Senior Vice President Technology at MediaKind / Fellow & President of SMPTE / Senior Member at IEEE

Matthew Goldman é vice-presidente sênior de tecnologia, TV e mídia da MediaKind, com foco em soluções de processamento de vídeo e media delivery. Ele participa ativamente do desenvolvimento de sistemas de televisão digital desde 1992. Teve uma destacada atuação no Moving Picture Experts Group, onde ajudou a criar os padrões MPEG-2 Systems e DSM-CC. Continua influente em outras organizações como a Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE), a Alliance of IP Media Solutions (AIMS), o Fórum Ultra HD, o projeto Digital Video Broadcasting, o Advanced Television Systems Committee e a Society of Cable Telecommunications Engineers. Quatro de seus projetos tiveram reconhecimento da Technology & Engineering Emmy® Awards. O Sr. Goldman recebeu diplomas de bacharelado (com distinção) e mestrado em engenharia elétrica pelo Instituto Politécnico de Worcester. Ele possui seis patentes relacionadas ao transporte de vídeo digital.Membro da SMPTE, ele também é membro sênior do IEEE e membro da Academia de Pioneiros de Televisão Digital. O Sr. Goldman é o atual presidente da SMPTE.

O caminho para o Futuro – SMPTE

A indústria da mídia está em constante evolução e as mudanças estão, novamente, sobre nós . Novos padrões de imagem bem como novos formatos de áudio estão surgindo, e  o streaming de conteúdo para consumo  on-line é uma prática comum. Tudo isso requer uma nova infra-estrutura com custo reduzido para competir em um mercado de mídia em constante crescimento. As redes IP que permitem que a infraestrutura de mídia se mova para data centers são vistas como uma solução. Isso traz consigo uma transição de equipamentos especializados para  sistemas de computadores comoditizados com aplicativos somente de software.
Esta apresentação mostra como a SMPTE se adaptará a essas mudanças para produzir os padrões e especificações para a próxima geração da indústria de mídia. Ela apresentará brevemente o SMPTE, detalhará os esforços para manter o foco nas necessidades do setor e atualizar os esforços de Padronização do SMPTE para o futuro da produção, processamento e distribuição de mídia.

Palestrante: Thomas Bause Mason​ - Director of Standards Development -SMPTE

Thomas Bause Mason é o Diretor de Desenvolvimento de Padrões da Sociedade de Engenheiros de Cinema e Televisão (SMPTE). Na SMPTE, ele é responsável por manter a infraestrutura técnica para a comunidade de padrões e para o escritório doméstico do SMPTE. Bause Mason, ex-proprietário da Open Media Consulting, iniciou sua carreira em Colônia, na Alemanha, como programador de computador para softwares de automação nas indústrias nuclear e automobilística. Antes de se mudar para Los Angeles, Bause Mason trabalhou na West German Television (WDR) e no Cologne Broadcasting Center, onde liderou o departamento de controle de qualidade. Em Los Angeles, tornou-se um consultor de pós-produção e depois construiu e gerenciou as operações de codificação da Ascent Media. Juntando-se à NBCUniversal em 2005, ele se concentrou em tecnologias emergentes, passando dois anos em Londres para apoiar os negócios internacionais da empresa. Ao longo de sua carreira, Bause Mason auxiliou organizações do setor no desenvolvimento de padrões, recomendações técnicas e relatórios de grupos de estudo. Ele possui várias patentes e é membro do SMPTE.

16h - 17h30

Inovação e Tecnologias Disruptivas | Sala 15

Painel P&D – NHK / STRL Open House 2018 e ETRI / Coréia do Sul

Painel P&D – NHK / STRL Open House 2018 e ETRI / Coréia do Sul

Dois dos maiores centros de pesquisa da Asia em TV digital avançada apresentam os seus projetos de P&D: A NHK do Japão com tópicos relacionados à experiencia do espectador e a ETRI da Coréia do Sul com os desenvolvimentos  sobre o sistema ATSC 3.0.

Moderador: Fernando Bittencourt – Diretor Internacional da SET

Fernando Bittencourt é diretor internacional e membro do Conselho de Ex-presidentes da SET. Engenheiro eletrônico, é fundador da FB Consultoria e ex-diretor geral de Engenharia da Rede Globo. Faz parte do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD e é membro das entidades internacionais: IEEE, IBC e SMPTE. Em 1994, tornou-se o coordenador do grupo criado pela SET e pela ABERT que estudou e implantou a TV digital no Brasil. Foi conselheiro titular do Conselho de Comunicação Social do Senado Federal. É reconhecido mundialmente como engenheiro de notório saber na área de comunicações.

P&D em Tecnologia de Radiodifusão – Uma introdução do NHK STRL Open House 2018

Esta apresentação trará uma visão geral das últimas pesquisas da NHK Science & Technology Research Laboratories (STRL) reportadas no evento anual “Open House 2018” onde foram exibidos 29 tópicos. A exposição foi apresentada com base nos principais temas de pesquisa do plano de 3 anos de P&D do STRL (FY 2018-2020), que são Reality Imaging, Connected Media, e Smart Production. A “Reality Imaging” visa a criação de experiências espaciais para além de um elevado sentido de presença e realidade. “Connected Media” aprimorará a experiência do usuário com as tecnologias da Internet. “Smart Production” possibilitará a entrega de informações precisas e rápidas para todos. Mais detalhes serão explicados na apresentação.

Palestrante: Hirokazu KAMODA, Ph.D. - Senior Manager - Science & Technology Research Laboratories - Japan Broadcasting Corporation (NHK)

Hirokazu Kamoda recebeu seu M.E. do Instituto de Tecnologia de Tóquio, em 1997, e de Ph.D da Aoyama Gakuin University em 2011. Entrou para a NHK em 1997. A partir de 2001, ele está no STRL - Laboratório de pesquisa de Ciência e Tecnologia da NHK, onde tem se empenhado na pesquisa e desenvolvimento de antenas phased array, sistemas de transmissão HDTV sem fio, links de microondas, etc. De 2012 a 2015, esteve ligado ao Advanced Telecommunications Research Institute International. Agora, é Gerente Sênior da Divisão de Planejamento e Coordenação da STRL.

ETRI – Pesquisa e Desenvolvimento para Transmissão UHD com ATSC3.0 – base Korea

Nesta palestra serão apresentadas as pesquisas em andamento relacionadas ao ATSC 3.0:

– Desenvolvimento de chipset ASIC para o modulador e demodulador ATSC 3.0
– Sistema master de  antena de TV para apartamento ou edifício comum
– Projeto SFN para toda a nação na Coréia (sinal TxID)
– OTA (ATSC 1.0 / 3.0) / OTT settop box development
– Desenvolvimento de receptor móvel tipo Dongle
– Transmissão híbrida de Broadcast / Broadband baseada em SHVC
– ATSC 3.0 Channel bonding e desenvolvimento do sistema MIMO
– Publicidade direcionada e alerta de emergência avançado

Palestrante: Sung-Ik Park - Pesquisador do ETRI - Instituto de Pesquisas em Eletrônica e Telecomunicações | Departamento de Pesquisa de Sistemas de Radiodifusão

Sung-Ik Park recebeu o BSEE da Universidade de Hanyang, Seul, Coréia, em 2000; o MSEE da POSTECH, Pohang, Coréia, em 2002; e o Ph.D. pela Universidade Nacional de Chungnam, Daejeon, Coréia, em 2011. Desde 2002, ele trabalha no departamento de pesquisa de radiodifusão do ETRI (Electronics and Telecommunication Research Institute), onde é responsável pela pesquisa, padronização, implementação e teste de campo para DTV terrestre. Seus interesses de pesquisa estão nas áreas de códigos de correção de erros e comunicações digitais, em particular, processamento de sinais para televisão digital. Nesta área, ele desenvolveu com sucesso o transmissor e receptor ATSC 1.0 / 3.0, repetidor on-channel, sistema de transmissão de dados aumentada, sistema de multiplexação por divisão em camadas (LDM), etc. O Dr. Park tem cerca de 200 publicações e premios por seu trabalho nas áreas de radiodifusão / comunicação. O Dr. Park atualmente é editor associado do IEEE Transactions on Broadcasting e do ETRI Journal, e ilustre palestrante da IEEE Broadcasting Technology Society.

16h - 17h30

Inovação e Tecnologias Disruptivas | Sala 16

Visão Geral do 5G: Situação Atual e Cenários para a Rede Inteligente do Futuro

Visão Geral do 5G: Situação Atual e Cenários para a Rede Inteligente do Futuro

Nos últimos anos muito se fala em 5G, transformação digital, tecnologias disruptivas, virtualização de funções de rede (NFV), redes definidas por software (SDN),”fatiamento” de rede (network slicing), plataformas de serviços com uso intensivo da nuvem, OSS/BSS, Big Data, Analytics, inteligência artificial, Machine Learning,Deep Learning, automatização e uma série de outros termos e conceitos não muito usuais para uma boa parte dos profissionais de nossa área. Ao mesmo tempo,uma série de soluções que antes eram vendidas como produtos passaram a ser oferecidas como serviços (xaaS – almost everything as a Service), surgem novos serviços digitais e novos modelos de negócios, cresce exponencialmente o tráfego nas redes,principalmente de conteúdos audiovisuais e se configura toda uma grande complexidade como desafio. Será que a Tecnologia 5G irá envolver tudo ou a maior parte disso, não só para serviços móveis, mas para praticamente tudo em termos de telecomunicações criando um novo ecossistema de aparelhos conectados daqui a poucos anos? Haverá impactos para a área do audiovisual ?

Neste painel você terá a oportunidade de se atualizar em 5G,aplicações,serviços e tecnologias envolvidas, sua abrangência, onde estamos a nível de cronograma, próximos passos e tendencias.

Moderador: J.R. Cristóvam - Diretor Técnico - UNISAT

Atua na área de comunicações via satélite desde 1983, tendo liderado equipes de projetos em diversas ocasiões. Sócio-Diretor e um dos fundadores da UNISAT em 1990. Diretor Técnico da empresa, consultor sênior de empresas nacionais e internacionais. Antes da criação da UNISAT, trabalhou na NEC, TELEBAHIA e na EMBRATEL, nas áreas Nacional e Internacional, em comunicações via satélites Brasilsate Intelsat, tendo integrado o Departamento de Comunicações Domésticas via Satélite, conhecido como SAT.Engenheiro de Operações modalidade Eletrônica pela UFRJ, Engenheiro Eletrônico pela Escola de Engenharia da UGF, Pós-Graduado na UFF em Telecomunicações, cursos de especialização no Japão (NEC, NTT e Anritsu) e nos EUA (TCB – Thomson).

Transformação futura das redes de telecomunicações: o caminho para o 5G e além

A palestra irá fornecer uma visão geral das principais tecnologias que são parte integrante do 5G, e o que separa o 5G das gerações anteriores de tecnologias de acesso por rádio. Vai explorar também  as imensas possibilidades de uso e o suporte para novas verticais habilitados pela tecnologia. A palestra também fornecerá uma visão geral do status atual de adoção da tecnologia globalmente, e possíveis futuros roadmaps de implantação.

Keynote Speaker: Athul Prasad - Head of 5G Business Modeling & Analysis- Nokia

Dr. Athul Prasad é um experiente gerente sênior, pesquisador, inovador e tecnólogo, com uma paixão pela mudança através de inovações disruptivas. Ele trabalhou em várias empresas de telecomunicações, como Huawei, Nokia e NEC, em pesquisa, gerenciamento de negócios e desenvolvimento de produtos por mais de 10 anos. Atualmente, ele faz parte do programa de liderança 5G da Nokia e é o chefe da 5G Business Modeling & Analysis, com sede em Helsinki, na Finlândia. Ele também contribuiu para o projeto principal 5G-PPP fase-2 em multicast / broadcast chamado 5G-Xcast, como gerente técnico do projeto. Seus interesses de pesquisa incluem capacitadores de tecnologia para sistemas 5G end-to-end, especialmente em novos mercados e verticais, como mídia e entretenimento, e está sempre à procura de inovações tecnológicas disruptivas em 5G que impulsionem a criação de valor dentro do ecossistema. Ele é o co-autor e co-inventor de mais de 80 publicações internacionais, pedidos de patente (incluindo patentes concedidas), relatórios técnicos e contribuições para padrões. Ele ganhou o prêmio de melhor artigo no IEEE VTC-Spring 2013 e o melhor paper 5G no IEEE BMSB 2018, e participou de várias conferências e importantes journals. Ele recebeu seu mestrado, M.Sc. (Tech.) (com distinção) e doutorado, D.Sc. (Tech) em Engenharia de Comunicações pela Aalto University, e está cursando o Programa de Educação Executiva de um ano (LEAD) em Inovação Corporativa pela Graduate School of Business da Stanford University. Ele é membro da IEEE Broadcast Technology Society.

Ações da Anatel na Gestão do Espectro para 5G

Faixas de frequências para IMT;
IMT-2020 e atuação da Anatel junto à UIT nos estudos para identificação de novas faixas (ondas milimétricas);
Projetos na Agenda Regulatória da Anatel;
Testes de convivência entre o IMT-2020 operando na faixa de 3.5 GHz e sistemas satelitais operando na banda C.

Palestrante: Alex Pires de Azevedo - Assessor na Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília - UnB (2005), pós-graduação em Regulação de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel (2011) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília - UnB (2013). Atualmente é assessor na Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel, com 5 dos 13 anos de atuação na Anatel dedicados à gestão do espectro, onde teve oportunidade de participar dos testes de campo do 700 MHz e coordenar o Grupo Técnico de Recepção (GT-Rx) do GIRED.

5G: Evolução das especificações no 3GPP, desafios e casos de uso

Evolução das especificações 3GPP (5G-NR NSA e SA – espectro, modulações, etc.)
Desafios da implantação do 5G: sincronismo, virtualização, antenas Massive MIMO, Interferências do 5G na faixa de 3.5GHz com os serviço de TVRO (TV via satélite na Banda C)
Casos de uso: IP-TV, VoD, IoT crítico, IoT massivo, etc.

Palestrante: Carlos Alberto S. Camardella - Consultor de Engenharia de Telecom – Diretoria de Evolução Tecnológica de Redes – Claro Brasil

Formação em Engenharia Elétrica, com ênfases em Eletrônica e Sistemas, e posterior especialização em Telecomunicações, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Iniciou sua vida profissional em projetos militares brasileiros, como projetista de sistemas de radar e controles de armas das fragatas e do Porta-Aviões Minas Gerais, da Marinha de Guerra. Na área de telecomunicações, ingressou na Embratel em 1999, atuando na implantação das primeiras redes ATM, no desenvolvimento do QoS (qualidade de serviço) para os serviços nas redes Frame-Relay e Backbone IP, na implantação da primeira rede de transporte de sinais digitais de contribuição para emissoras de TV em nível nacional, no projeto da nova rede de vídeo IP de contribuição para emissoras de TV (EvSOL) e nos testes e implantação das primeiras redes WiMax, Metro Ethernet e GPON. Integrado à área de Evolução Tecnológica, sempre atuou no desenvolvimento de novos produtos e serviços, como o Netfone, e pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias como IoT, 4,5G, 5G, SDN e NFV, para todo o grupo Claro Brasil. Também participa da Comissão de Frequências do Projeto 5G Brasil da Telebrasil, como um dos relatores.

5G a Plataforma para a Disrupção Digital

O 5G é uma oportunidade para alinhar os casos de uso com ganho econômico e uma oportunidade de impulsionar novas fontes de valor de rede via fatiamento de rede, automação, rádio desagregado por software e aplicativos avançados, como realidade aumentada. O 5G é a plataforma para a disrupção digital.

Palestrante: Cristina Gavazza - Especialista Master em Inovação e Desenvolvimento de Negócios da TIM

Cristina Gavazza tem mais de 16 anos de experiência no setor de telecomunicações e é especialista na implementação de parcerias de negócios disruptivas que envolvem a adoção de novas tecnologias e a aplicação estratégica de regulamentação específica para o setor. Formada em Engenharia de Produção pela UFF e com mestrado pela mesma universidade, Cristina também possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2005 na TIM Brasil, participou ativamente dos processos de avaliação e aquisição de novas faixas de radiofrequencia e da criação e estruturação do programa de Open Innovation da TIM, que busca parcerias para o desenvolvimento de novos negócios moldados pela adoção de novas tecnologias.