SET EXPO 2017

 29º Congresso de Tecnologia

Quarta-Feira – 23/08/2017

HORÁRIO SALA  16 SALA  13 SALA  11 SALA  12
9h  – 11h
Regulatório e Normatização
Acessibilidade: Closed Caption, Libras, Audiodescrição e Atualização das Normas
Caio Klein
Hot Session
Hábitos de Consumo e Futuro da Mídia
Roberto Franco
Inovação e Tecnologias Disruptivas
As Inovações na indústria de Criptomoedas, Games e Startups
José Dias
Tecnologia e Negócios
Mercado de TV por Assinatura e OTT no Brasil
Claudio Borgo
11h30 – 13h
Painel Futurecom
Produção ao Vivo IP: Status, Evolução e Melhores Práticas
José Antônio Garcia
Tecnologia e Negócios
Internacionalização do ISDB-T
Luiz Fausto de Souza Brito
A Migração do Rádio AM e a Revisão do Regulamento Técnico
Eduardo Cappia
Tecnologia e Negócios
TV por Assinatura / VoD e OTT
Maurício Donato

INTERVALO

14h – 15h30
Regulatório e Normatização
Drones: voando Legal
Francisco Peres
Avaliação e Controle de Qualidade de Distribuição por IP
Gilvani Moletta
O FM no Celular e o Rádio no Painel do Carro – Caminhos para o Futuro do Rádio
Marco Túlio Nascimento
Tecnologia e Negócios
Futuro da Monetização em TV Multiplataforma 
Marcelo Souza
16h – 17h30
Produção de Conteúdo
Drones: voando Real
Eduardo Bicudo
Cloud e Virtualização
Alexandre Sano
Tecnologia e Negócios
Migração do Rádio e o Mercado
Rodrigo Neves
Lives Broadcast (360 4K e 8K) em Mídias Sociais – economizando em SEO, Ads e Recursos (demo live 360 4K)
Rodrigo Arnaut

Quarta-Feira – 23/08/2017

Horário Palestra
Horário Palestra

9h - 11h

Regulatório e Normatização | Sala 16

Acessibilidade: Closed Caption, Libras, Audiodescrição e Atualização das Normas

Caio_SET 01

Acessibilidade: Closed Caption, Libras, Áudio Descrição e Atualização das Normas

O tema da acessibilidade está cada vez mais presente no dia a dia dos broadcasters. De acordo com o IBGE, 6,2% da população brasileira (13 milhões de pessoas), tem algum tipo de deficiência. Nos últimos anos, a legislação brasileira está avançando em medidas de inclusão para que todos tenham acesso à informação, cultura e lazer. Este painel irá abordar o tema da acessibilidade em todas as suas formas como closed caption, libras, áudio descrição, e também apresentar as normas que regulam a adoção destes serviços pelos radiodifusores. Iremos apresentar soluções práticas implementadas e discutir as tecnologias disponíveis no mercado.

Moderador: Caio Augusto Klein - Gerente Executivo de Operações da RBSTV/ SET

Engenheiro formado pela UFRGS (Universidade Federal do RS), com Pós-Graduação em Liderança Estratégica em Negócios e Pessoas pela ESPM-RS. Iniciou a carreira na RBS sendo Coordenador Técnico da RBSTV Uruguaiana. Após, voltou para Porto Alegre onde trabalhou em projetos de instalações de novas Unidades do Grupo, destacando a RBS Video São Paulo e a RBSTV Santa Cruz. Depois, por 10 anos, foi Diretor Técnico da TVE do Rio Grande do Sul. Voltou para a RBS para ser o Gerente Técnico das Rádios do Grupo, onde participou das coberturas das Copas do Mundo de 2006 e 2010, Olimpíadas 2008 e Mundial Interclubes em 2006 e 2010, coordenando a logística do Grupo RBS nestes eventos. Em 2009 voltou para a RBSTV na função de Gerente Executivo de Operações, continuando a participar de grandes coberturas, como a Copa do Mundo do Brasil de 2014.

Acessibilidade: Conceitos e Normas

Nessa palestra, serão apresentados os conceitos fundamentais de acessibilidade em televisão, bem como as normas que regulam a prestação desses serviços na televisão aberta brasileira.

Palestrante: Luiz Fausto - Especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo

Possui mestrado profissional em computação aplicada pela UECE (2015), MBA Executivo em Tecnologia da Informação pela UFRJ (2011), curso de extensão em Redes de Vídeo sobre IP pela UFRJ (2009) e graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela UFRJ/USU (2005). Atualmente é Especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo , Vice-diretor de Tecnologia da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), membro da Delegação do Brasil no ITU-R (SG 6) e na CITEL (CCP.II), membro do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED), membro do Grupo de Trabalho de Harmonização do Fórum ISDB-T Internacional.

Raphael Oliveira Barbieri

Soluções para Closed Caption

Para atender a crescente demanda na geração de legenda oculta, novas tecnologias para a geração deste conteúdo são cada vez mais necessárias. Nesta palestra serão abordados as vantagens e desvantagens de sistemas de reconhecimento de voz e de estenotipia, quais as soluções em software e hardware necessárias, além de cenários de exemplos para geração e transmissão do Closed Caption no sinal banda base (SD/HD-SDI) e comprimido (distribuição ISDB-Tb).

 

Palestrante: Raphael Oliveira Barbieri - Gerente de Produtos EiTV Entretenimento e Interatividade para TV Digital

Raphael Barbieri possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV (2014) e é graduado em Engenharia de Computação pela UNICAMP (2007) com ênfase em sistemas e processos industriais. Atualmente é mestrando pela Faculdade de Eng. Elétrica da UNICAMP, Membro do Modulo Técnico do Fórum SBTVD e Gerente de Produtos da EiTV, onde trabalha desde 2007 com o estudo e desenvolvimento de novas tecnologias de hardware e software para o sistema Brasileiro de TV digital (SBTVD).

foto

Closed Caption, Libras e Áudio Descrição em programação ao vivo

Leandro Fernandes apresenta o Case Debate RBS TV RS, durante as eleições de 2016. Uma transmissão simultânea de 12 debates, com recursos de closed caption, libras e áudio descrição.

Palestrante: Leandro Duarte Fernandes - Coordenador Geral de Programação, RBS TV

Leandro Fernandes é Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-RS com MBA em Engenharia de Produção com ênfase em Inovação e Qualidade pela UFRGS. Tem sólida experiência na área de manutenção, engenharia e operações com 18 anos de vivência em emissoras de televisão. Já gerenciou áreas de Tecnologia, Expansão de Rede e Administrativa. Atualmente responde na RBS TV RS pela Coordenação Geral de Programação e Exibição.

IMG_4336

Infraestrutura para acessibilidade

Abordagem sobre infraestrutura para prover os recursos de acessibilidade e necessidades para enquadramento nas diretrizes das normas. Cenários de trabalho como uma emissora geradora.

Palestrante: Marcos Luis Padeti Junior - Coordenador técnico - Record TV

Bacharel em Desenho Industrial com ênfase em design de produto pela Oswaldo Cruz (2005) e Gestão da Tecnologia da Informação (2014) extensão em Gestão de Projetos pela FIAP (2017). Coordenador de sistemas de exibição, 14 anos na Record TV, sempre voltado ao departamento de programação e exibição, trabalhando com desenvolvimento de projetos, análise de mercado e manutenção.

9h - 11h

Hot Session | Sala 13

Hábitos de Consumo e Futuro da Mídia

Hábitos de Consumo e Futuro da Mídia

Este painel irá promover um debate sobre o futuro do mercado de mídia e do audiovisual.

Na discussão, serão abordados temas de extrema importância e relevância para o meio, entre eles: Como estão sendo transformados os hábitos de consumo? Quais tecnologias e mídias emergentes irão prevalecer? Os serviços de OTT substituem ou complementam os tradicionais? Quais os resultados em termos de penetração, e de audiência? A rentabilidade ainda é exclusiva dos modelos tradicionais?

Moderador: Roberto Franco - Head de Assuntos Institucionais e Regulatórios - SBT

Graduado em engenharia elétrica com enfoque em eletrônica e telecomunicações pela Universidade Federal da Bahia e Pós em Marketing e Gestão de Empresas pelas FGV e ESPM. No decorrer de sua carreira, foi responsável pelo projeto e implantação de diversas empresas de rádio e televisão no Brasil. Foi Presidente da SET - Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão no período de 2002 até 2008 e Presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital nos períodos de 2005 a 2008 e de 2015 a 2017, após este período ingressou como membro do Conselho de ambas Entidades. Em 2009 Fez parte do Conselho Consultivo da ANATEL, em Agosto de 2012, tomou posse no Conselho de Comunicação Social até 2017 e atualmente é Head de Assuntos Institucionais e Regulatórios do SBT.

29223e7

Palestrante: Alberto Menoni, Head of Broadcast, Media, Entertainment and Telecommunications - Brazil - Google

Executivo de negócios com ampla experiência em empresas de destaque como [X], Google, Microsoft, Rio Tinto Alcan e AT & T, tendo construído uma sólida carreira internacional em vendas, marketing e parcerias. Um empresário bem sucedido também, com 8 anos liderando o rápido crescimento de uma empresa de tecnologia brasileira, a Auteq.

Palestrante: Gregor McElvogue - Diretor - Video Offerings - IBM Cloud

Está na IBM há quase 20 anos, onde ocupou vários cargos técnicos e de gestão. Recentemente foi gerente de Soluções Globais para a área de Media e Entertainment da IBM. Profissional com experiência internacional na entrega de soluções baseadas em software, hardware e serviços para clientes de mídia e entretenimento. Habilidade no reconhecimento das necessidades dos clientes propondo soluções específicas e customizadas sempre considerando os objetivos do negócio e o ROI. Capaz de transpor a linha de divisão entre o desenvolvimento técnico e a operação comercial. Gregor recebeu seu MBA em Administração de Empresas na London Business School.

Palestrante: Skip Pizzi - Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

Skip Pizzi é engenheiro, jornalista, editor, autor e coach de tecnologia. Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da National Association of Broadcasters (NAB). Também é vice-presidente do Grupo de Tecnologia 3 (TG3) do Advanced Television Standards Committee (ATSC), que está desenvolvendo o padrão ATSC 3.0. É membro do Conselho de Administração do Fórum Ultra HD e editor associado do Manual de Engenharia da NAB, 11ª edição.  Graduado pela Universidade de Georgetown, estudou Engenharia Elétrica, Economia Internacional e Belas Artes.  Seu livro mais recente é A Broadcast Engineering Tutorial for Non-Engineers, 4 ª edição.

9h - 11h

Inovação e Tecnologias Disruptivas | Sala 11

As Inovações na indústria de Criptomoedas, Games e Startups

José Dias

As Inovações na indústria de Criptomoedas, Games e Startups

Este encontro mostrará como a Forex e Criptomoedas, estão revolucionando o ecossistema financeiro mundial.
Como ganhar dinheiro com Criptomoedas…
Aprenda a conduzir uma Startup ao sucesso. E como anda a revolução da indústria de Games no Brasil e no exterior.

Moderador: José Dias - CEO Mixmedia - Content Production Director -SET

Tem se dedicado nos últimos 40 anos às Técnicas de Produção e Engenharia de Televisão e ao estudo de utilização de Computadores para dinamizar o aspecto visual e as técnicas sofisticadas da geração de imagens e efeitos especiais para TV e cinema. Entre 1979 e 1984 foi o Principal no desenvolvimento da Tecnologia de Computação Gráfica que revolucionou o visual da Rede Globo de Televisão na década de 80.

FOTO FERNANDO CHAMIS

Games: Saiba mais sobre o mercado de jogos no Brasil e no Mundo

Nesta palestra, Fernando Chamis, CEO da Webcore Games e Presidente da Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos) mostra dados, exemplos, tecnologias e curiosidades sobre o mercado de jogos no Brasil e no Mundo.

Palestrante: Fernando Chamis - Presidente da ABRAGAMES - Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais

Fernando Chamis é bacharel em Ciência da Computação e pós-graduado em e-business e Gestão Empresarial pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. Sócio-diretor da Webcore, empresa de desenvolvimento de soluções interativas fundada em 1999. Em 2007 criou também a divisão Webcore Games, responsável pela criação de jogos voltados para entretenimento, infantil e publicidade e a Insolita Studios, empresa de games responsável por títulos de sucesso como CaveDays, Freekscape e A Turma do Chico Bento. Em 2016 lançou o jogo My Night Job para PlayStation4 e Steam e recentemente lançou diversos jogos para o público infantil em parceria com propriedades intelectuais como O Menino Maluquinho, Bob Zoom, Bia & Nino, Jacarelvis, Hello Kitty entre outros. Já foi premiado diversas vezes tanto no mercado de games quanto no mercado de publicidade ganhand o duas vezes o prêmio de melhor jogo nacional e 3 vezes em Cannes Lions. É também atual presidente da Abragames - Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais na gestão 2016/2017.

Cidinaldo Boschini

Como tornar uma Startup um sucesso

Não é preciso, necessariamente, ter a solução desenvolvida…
Não existe negócio com potencial onde o mercado é pequeno…
Não se pode gerenciar aquilo que não se mede.
O que é importante para fazer de uma Startup um sucesso?

Cidinaldo Boschini - CEO | 2C Turnaround Consulting & Associates

Especialista em Turnaround com mais de 11 anos de experiência na área. Desenvolveu projetos de reorganização em mais de 80 empresas de todo o Brasil. Também investidor Angel em Startups de tecnologia , Empreendedor e Venture Capitalist

Octavio Moura

Criptomoedas

Com foco no mercado da CriptoMoeda este encontro visa proporcionar aos participantes de modo simples e profundo um entendimento mais claro a respeito da mudança complexa que tem acontecido no ecossistema financeiro mundial. Serão abordados assuntos de interesse coletivo, que têm por objetivo mostrar quando esse movimento começou, quais os motivos, as principais consequências e como tirar proveito desta nova forma de comunicação financeira, que vem ganhado mais adeptos todos os dias em todo o mundo”

Palestrante: Octávio Moura - Trader em CriptoMoeda

Formado em História e Pós Graduado em Psicanálise Clinica Palestrante e desenvolvedor humano começou seus primeiros contatos com o mercado da CriptoMoeda em 2011 dando palestras sobre o assunto em todo o Brasil.

William Soares

Forex (mercado cambial)

Com o avanço da tecnologia, investimento no mercado financeiro tem ficado comum e acessível a qualquer investidor.
A praticidade dos apps possibilita a você investir mesmo com pouca experiência.
Descubra um dos mercados que pode fazer parte de sua carteira de investimento a partir de agora.

FOREX – O que é? Como Funciona?
O mercado cambial, ou FOREX “foreign exchange” é o maior mercado mundial em termos de dinheiro movimentado diariamente, com mais de 5 trilhões de dólares transacionados diariamente.

Como se Opera em FOREX?

Palestrante: William Soares - Trader Forex

Técnico em Transações Imobiliárias, Especialista em Gestão de Investimentos e Professional Coach.

9h - 11h

Tecnologia e Negócios | Sala 12

Mercado de TV por Assinatura e OTT no Brasil

A Tecnologia por trás da Nova TV por Assinatura

Os clientes estão mudando o hábito e a forma de consumirem Vídeo e Entretenimento para modelo de  ” Anytime , Anywhere ” . As Empresas de TV por Assinatura ,  propulsoras no Video on Demand ,  se preparam para este novo momento fazendo a entrega do conteúdo de forma fácil e principalmente de forma Integrada.
Mas quais são as principais novidades da Engenharia e Tecnologia para suportar este novo momento?
Neste painel , com a participação de especialistas em inovação , teremos oportunidade de conhecer e debater os principais tecnologias que vão viabilizar este novo momento.

Moderador: Cláudio Borgo - NET

-

Hugo Amaral Ramos

 

Palestrante: Hugo Amaral Ramos - Chief Regional Technologist (CRT) for the Caribbean and Latin America (CALA) at ARRIS.

Ele é responsável por evangelizar a visão tecnológica da ARRIS em todo o Caribe e América Latina, alinhando sua capacidade global de inovação com as necessidades dos prestadores de serviços locais. Em colaboração com os clientes da ARRIS, Ramos desenvolve estratégias tecnológicas que influenciam o futuro da região e promovem a liderança da ARRIS pelo seu expertise em sistemas de telecomunicações, TV a cabo e arquiteturas de rede.Ramos tem mais de 16 anos de experiência na indústria de TV . É formado em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Damien Sterks2. jpg

Palestrante: Damien Sterkers - Global OTT System Architect at Harmonic  

Damien Sterkers, Global OTT System Architect da Harmonic, tem 18 anos de experiência e um profundo e amplo conhecimento dos vários aspectos da tecnologia da TV digital, com foco no domínio OTT. Sua experiência, na sua maioria adquirida no campo e em contato direto com os broadcasters, prestadores de serviços e empresas de mídia, oferece uma visão pragmática de como as inovações tecnológicas podem ser traduzidas em benefícios práticos para operar e otimizar sistemas. Damien viveu e trabalhou em muitas regiões ao redor do mundo e é fluente em quatro idiomas. Possui um diploma de Supélec, uma renomada escola de engenharia francesa de engenharia.

Alessandro Maluf_4

Palestrante: Alessandro Maluf - Diretor de Produtos TV da Claro Brasil

Responsável pelo Roadmap de novas funcionalidades de vídeo , é formado em Publicidade, com MBA com especialização em Finanças, atua no mercado de Telecom e TV por assinatura há mais 20 anos

Palestrante: Fabiano Barbieri - Diretor de Engenharia de Video na Telefônica Brasil

Graduado em ciência da computação e pós graduado em gerenciamento de projetos pela fundação Getulio Vargas, mais de 17 anos de experiência desenvolvendo e implementando Projetos de Video em diversas regiões como na América do Norte, America Latina e Europa.

9h - 11h

Demonstração | Sala 10

Dolby Vision HDR | Dolby Atmos for Home

DolbyAtmos_Home_Master-500x500

DEMONSTRAÇÃO

A tecnologia Dolby Vision foi desenvolvida para entregar ao espectador o brilho, as cores e o contraste da vida real. Aumenta a fidelidade de sinais de vídeo HD e Ultra HD ao manter e reproduzir a faixa dinâmica e paleta de cores do conteúdo original. O Dolby Atmos trás uma imersão no espaço sonoro tridimensional colocando o espectador dentro da ação.
Dolby Vision e Dolby Atmos for home estão em demonstração continua na sala 10 ( Casa Verde).

Dolby Laboratories - Brasil

11h30 - 13h

Painel Futurecom | Sala 16

Produção ao Vivo IP: Status, Evolução e Melhores Práticas

jasg

Produção ao Vivo IP: Status, Evolução e Melhores Práticas

Como a engenharia de televisão pode traçar um caminho para a transição da atual tecnologia SDI em direção ao futuro do fluxo de trabalho totalmente com tecnologia IP ? Quais as ofertas atuais, as melhores práticas e os próximos passos nesta evolução ?

Moderador: José Antônio de Souza Garcia - EBC - Empresa Brasil de Comunicação / SET

Graduado em 1975 como Técnico em Eletrônica pela ETE em Sta. Rita do Sapucaí e em 1982 em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade São Judas em São Paulo. Tem trabalhado em empresas de televisão, incluindo TV Tupi-SP, TV Cultura-SP, TV Jovem Pan e atualmente gerente de engenharia na TV Brasil-SP. Membro da SET - Diretoria de Tecnologia e do Fórum SBTVD.

Matthew Goldman 1 4x5 high - copy

O Futuro das Instalações de TV: A Migração da SDI para a Infra-estrutura de TI (“All IP”)

Para tornar mais ágil a operação e alavancar a economia de escala e a flexibilidade que a infra-estrutura de TI traz, os Broadcasters devem considerar a migração de arquiteturas específicas  para soluções baseadas em TI. Isso vai em paralelo com a tendência para o processamento de mídia definido por software e a virtualização de funções de rede. Esta apresentação inicialmente dará uma visão geral sobre os desafios que os radiodifusores enfrentam e os benefícios da transformação para “All IP”. Em seguida, descreverá os principais esforços de padronização por trás de “All IP”, incluindo o novo conjunto SMPTE ST 2110 de padrões para mídia profissional sobre IP. Revisaremos o estado atual da indústria e o que deve ser feito em seguida.

Palestrante: Matthew Goldman - Senior Vice President Technology at Ericsson / Fellow & President of SMPTE / Senior Member at IEEE

Matthew Goldman é vice-presidente sênior de tecnologia, TV e mídia da Ericsson, com foco em soluções de processamento de vídeo e media delivery. Ele participa ativamente do desenvolvimento de sistemas de televisão digital desde 1992. Teve uma destacada atuação no Moving Picture Experts Group, onde ajudou a criar os padrões MPEG-2 Systems e DSM-CC. Continua influente em outras organizações como a Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE), a Alliance of IP Media Solutions (AIMS), o Fórum Ultra HD, o projeto Digital Video Broadcasting, o Advanced Television Systems Committee e a Society of Cable Telecommunications Engineers. Quatro de seus projetos tiveram reconhecimento da Technology & Engineering Emmy® Awards. O Sr. Goldman recebeu diplomas de bacharelado (com distinção) e mestrado em engenharia elétrica pelo Instituto Politécnico de Worcester. Ele possui seis patentes relacionadas ao transporte de vídeo digital.Membro da SMPTE, ele também é membro sênior do IEEE e membro da Academia de Pioneiros de Televisão Digital. O Sr. Goldman é o atual presidente da SMPTE.

Avaliações e desafios técnicos. Lições aprendidas em implementações IP

Os primeiros sistemas em IP incorporavam tecnologias proprietárias, com a camada de transporte de mídia não padronizada, tecnologias de roteamento específicas e orquestração dos fluxos de mídia em um ecossistema fechado. Mas a aliança AIMS pavimentou um caminho com padrões abertos, que incluiu vários fornecedores de sistemas utilizando soluções baseadas em COTS. Grandes implementações de IP empurraram os limites do conhecimento, sobre o que pode ser implantado usando uma infra-estrutura COTS e quais desafios surgem com a ampliação dos sistemas.

Palestrante: Robert Erickson - IP Evangelist - Grass Valley

Robert Erickson, atualmente na GrassValley, com a missão de Evangelista da Tecnologia IP. Atua há 18 anos em Engenharia de Televisão, esteve na KWTV, Sinclair Broadcast Group, Tyler Media e na GrassValley desde 2008.

IMG_3965

Como encarar as Mudanças da Produção ao Vivo em IP

O momento é de mudanças.
A transição de HDTV para 4K, SDR para HDR e SDI para IP tem assombrado muita gente.
Estratégias de migração e de crescimento futuro estão pipocando, juntamente com novos padrões. Diferentes arquiteturas e workflows estão sendo propostos.
Novos e antigos atores estão se posicionando.
O que acontecerá com produção ao vivo? O que nos oferece o SMPTE 2022/2110 e o NDI? Como gerenciar e controlar esse sistema? Que topologia é adequada?
Participe e esteja preparado.

Palestrante: Antonio Leonel da Luz, Presidente, media and content-dynamics

Leonel da Luz é o presidente da media and content-dynamics que atende ao mercado brasileiro e latinoamericano, oferecendo consultoria, projetos, produtos e serviços profissionais. Com uma sólida formação em engenharia e administração de empresas pela Mauá, INATEL, FGV e MIT, Leonel acumulou sucessivas histórias de sucesso em várias empresas nacionais e internacionais, como TV Cultura-SP, Ampex, Philips, TV Anhanguera, Harris e Grass Valley, dentre outras.

11h30 - 13h

Tecnologia e Negócios | Sala 13

Internacionalização do ISDB-T

Internacionalização do ISDB- T

Passados mais de 10 anos desde que foi adotado pelo Brasil como padrão de TV Digital Terrestre, o sistema japonês ISDB-T vem ganhando novos países adotantes, principalmente no hemisfério sul.

Com exceção da Colômbia, Suriname e Guianas, todos os demais países da América do Sul adotaram o sistema e, na América Central, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e agora no começo do ano El Salvador – escolheram o sistema japonês, na versão brasileira ISDB-TB.

Na África foi adotado por Botswana e na Ásia foi adotado pela Filipinas, Sri Lanka e Maldivas, além do próprio Japão, criador do padrão ISDB-T. Hoje há cerca de 500 milhões de espectadores potenciais do ISDB-T.

Neste painel teremos uma visão geral do ISDB-T no mundo e compartilharemos as experiências e os desafios enfrentados por países vizinhos que adotaram o nosso sistema.

 

Moderador: Luiz Fausto - Especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo

Possui mestrado profissional em computação aplicada pela UECE (2015), MBA Executivo em Tecnologia da Informação pela UFRJ (2011), curso de extensão em Redes de Vídeo sobre IP pela UFRJ (2009) e graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela UFRJ/USU (2005). Atualmente é Especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo , Vice-diretor de Tecnologia da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), membro da Delegação do Brasil no ITU-R (SG 6) e na CITEL (CCP.II), membro do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED), membro do Grupo de Trabalho de Harmonização do Fórum ISDB-T Internacional.

Masayuki Sugawara

Estado atual da implantação ISDB-T no mundo

O ISDB-T, um dos principais sistemas de TV Digital no mundo, foi adotado por 19 países, incluindo Japão e Brasil. O estado da implantação em cada país difere um do outro. Depende da data da adoção do ISDB-T, da transmissão analógica no passado, do futuro plano da TV Digital, da situação econômica etc. Esta palestra examinará o estado atual da implantação do ISDB-T em cada país e seus antecedentes. Também apresentará as atividades do Fórum ISDB-T Internacional, que foi organizado pelos países que adotaram o ISDB-T.

Palestrante: Masayuki Sugawara - Presidente DiBEG ( Digital Broadcasting Expert Group)

Masayuki Sugawara recebeu os títulos de B.S. e M.S. em engenharia de comunicação elétrica e Ph.D. em engenharia eletrônica da Universidade de Tohoku, Sendai, Japão. Ele ingressou na NHK em 1983. Pesquisou sensores de imagem de estado sólido, câmeras HDTV e o sistema UHDTV na NHK STRL de 1987 a 2015. Foi professor associado na Universidade de Eletro-Comunicações, Tóquio, Japão, de 2000 a 2004. Desde 2004, está envolvido na atividade de padronização da UIT-R Study Group 6, incluindo o padrão UHDTV conhecido como Recomendação BT.2020. Atualmente, é presidente do grupo de especialistas em radiodifusão digital (DiBEG) e engenheiro executivo da NEC Corporation.Dr. Sugawara é um membro do SMPTE, um membro sênior do IEEE e um membro do IEICE e do ITE.

MEmuscio

Resenha da Experiência Argentina

Características gerais do sistema de televisão implantado na Argentina. Progressos desde a adoção do sistema. A situação crítica do Espectro por causa da convergência.

Palestrante: María Eugenia Muscio - Assessora Técnica - CAPER

Engenheira Eletromecânica com orientação em Eletrônica formada pela Universidade de Belgrano. Além disso, desde 1990 até agora, trabalha como consultora independente em Radiodifusão e Telecomunicações para vários provedores de serviços de televisão (subscrição e abertos), de telecomunicações e rádio AM e FM, instalados em toda a Argentina .Tem uma carreira ativa em instituições profissionais: Conselho Profissional de Engenharia de Telecomunicações, Eletrônica e Ciência da Computação (COPITEC) e Centro Argentino de Engenheiros (CAI).No COPITEC é atualmente Conselheira Titular com mandato até 2019 e Coordenadora da Comissão de Broadcasting desde 2012. No CAI, foi secretária da Subcomissão de Comunicações Audiovisuais de 2010-2012 e na Comissão CEYTIC de 2005-2012.Ex-gerente geral da Merlovisión S.A de 1992-1994.

Carlos Eduardo Valle

Implementação do padrão ISDB-T na República de El Salvador

Descreve a recente adoção do padrão e os passos que estão sendo dados na elaboração de um plano diretor e os testes do mesmo que já estão sendo realizados.

Palestrante: Carlos Eduardo Valle - chefe do Departamento de Monitoração do Espectro e QoS de Telecomunicações – SIGET / El Salvador

Técnico em Telecomunicações especializado em transmissão pelo Instituto Centro-americano de Telecomunicações. Engenheiro Industrial pela Universidade Francisco Gavidia. Pós-graduado em Regulação de Telecomunicações pela Universidade de Brasília. Múltiplas capacitações em tecnologias de radiodifusão, sistemas móveis 3G e 4G e sistemas de gestão e monitoração do espectro radioelétrico, dentro e fora do país. Atualmente com 16 anos acumulados na SIGET (1997-2010 e 2014-2017), chefe do Departamento de Fiscalização e Monitoração do Espectro Radioelétrico e Qualidade dos Serviços de Telecomunicações, assim como líder técnico do projeto de implementação da Televisão Digital Terrestre e Dividendo Digital.

11h30 - 13h

| Sala 11

A Migração do Rádio AM e a Revisão do Regulamento Técnico

Eduardo Cappia _1_

A MIGRAÇÃO DO RADIO AM E A REVISÃO DO REGULAMENTO TÉCNICO

A migração do rádio AM resultando em 300 novas emissoras na faixa estendida (76 a 88 MHz). Novo regulamento técnico aplicado. Universo de receptores faixa estendida, equipamentos e requisitos de modulação FM.

Moderador: Eduardo Cappia, EMC/SET Diretor

JOSE EDUARDO MARTI CAPPIA - Engenheiro Eletricista desde 1979. Diretor da Empresa EMC – SOLUÇÃO EM TELECOMUNICAÇÕES deste 1991. EMC Fez testes do Rádio Digital na UFMG – Belo Horizonte e Responsável Técnico por testes de HD Radio em Cordeirópolis – SP e DRM em Belo Horizonte. Avaliação e defesa de tese junto ao IBiquity nos EUA, sobre convivência de emissoras em Digitais em primeiros canais adjacentes FM. Implantação em 2014 da estação de testes, em eFM – 84,7 MHz – Jovem Pan – São Paulo. Na AESP - líder do Comitê Técnico desde 2011. Atuação na Diretoria de Rádio SET – desde 2011.

ANDRE CINTRA (3)

PLANEJAMENTO DA CANALIZAÇÃO FM ESTENDIDA – BALANÇO MIGRAÇÃO

FAIXA ESTENDIDA FM (76 a 88 MHz). Planejamento dos 12 MHz acrescentados à faixa FM, criterios de interferencia e proteção com a canalização convencional. Critérios e modificações sugeridos na adoção na canalização em Regiões Metropolitanas. Regulamento Técnico e Balanço da Migração.

Palestrante: Andre Ulhoa Cintra - Diretor de Radio - ABERT

Engenheiro de Comunicações – Consultor especializado no planejamento de canais de radiodifusão. Diretor de Rádio Abert e estando atualmente trabalhando na Canalização FM, pela ABERT para acomodar os canais migrantes. Desenvolveu pela SET trabalho para acomodar a canalização de TV no processo de planejamento da canalização de TV Digital de TV.

Receptores Faixa estendida, desde embarcados até smartphones

Características mínimas dos receptores e Norma Técnica para a indústria produzir e ampliar a massa de recepção, viabilizando à operação das novas emissoras a partir de 2019.

Palestrante: Caue Franzon - Gerente de Projetos – RBSTV e Rádios

Mestrando em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS; MBA em Gerenciamento de Projetos, FGV – 2012; Gerente de Infraestrutura – RBSTV de 2012 a 2017; Engenharia Elétrica – Ênfase Controle e Automação – UNISINOS – 2004; Coordenador de grupo de pesquisa de produtos e soluções em televisão – RBS TV de 2006 a 2009; Técnico Eletrônica – Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha – 1996

JOSE MAURO DE ÁVILA

Eficiência Energética Transmissores FM – Certificação eFM – Parâmetros da Modulação FM

Serão exibidos os detalhes da Modulação FM, seus vários parâmetros. A inserção RDS, PILOTO, MPX, seus limites e os efeitos no resultado final do produto “audio FM e sua massa” . Certificação de transmissores eFM. Considerações sobre eficiência energética em transmissão FM.

Palestrante: José Mauro de Ávila - Diretor Técnico - MEGASISTEMA - AESP/SET

Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho pela Universidade Paulista 2008. Técnico em Eletrônica desde 1982. Participa da NAB – Broadcast Engineering Conference desde 1992. Palestrante em Seminários Técnicos SET AESP. Diretor Técnico Mega Sistema de Comunicação. Especialista Automação Audiovault – Broadcast Electronics.

11h30 - 13h

Tecnologia e Negócios | Sala 12

TV por Assinatura / VoD e OTT

Foto Donato (anhembi)

TV por Assinatura / VoD e OTT

O surgimento dos meios de comunicação de massa, rádio, televisão e internet provocaram mudanças significativas nas mais diferentes narrativas. E, a medida que as tecnologias vão se aprimorando, novos players vão sendo agregados. Nesse contexto as perspectivas de convergência das mídias no mercado audiovisual brasileiro são avassaladoras, tendo em vista as mudanças vertiginosas do comportamento dos telespectadores ao assistir conteúdo audiovisual. Seja via TV aberta, por assinatura, OTT e Vod. O painel Tv por assinatura versus OTT & Vod tem a proposição de debater com profundidade essa convergência presente na era digital e na vida dos produtores, engenheiros e consumidores do mercado audiovisual.

Moderador: Mauricio Donato - Conselheiro Editorial da revista da SET

Mauricio Donato é graduado em Rádio e TV pela Universidade Metodista de São Paulo; mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero e doutorando pela USP/ECA, desenvolvendo a tese “Aplicabilidade das novas tecnologias na era da TV digital em 4k e 8k”.  Possui vasta experiência em direção de programas televisivos, desenvolvendo projetos na TV Globo (Domingão do Faustão), SBT (Ô Coitado, Programa Livre, Pequenos Brilhantes, Teleton, Meu Cunhado) Rede TV (Vila Maluca), Band (One ofertas), TV Cultura (Eu Nunca Mais Vou Te Esquecer) do showman Moacyr Franco e na Rede Record de televisão. Também desenvolveu projetos audiovisuais na área artística/jornalística, criando e formatando desde cenários até a construção narrativa dos programas: Repórter Record Investigação (Domingos Meirelles), Esporte Fantástico (Mauricio Torres, Milena Cyribeli e Cláudia Reis), O Voto na Record (Ana Paula Padrão e Adriana Araújo). Foi ainda editor executivo do Domingo Espetacular, dirigindo o programa ao vivo e criando novos conteúdos, como: Dr. Pet e Seu Sucesso.  Teve participação ativa no Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de Tv Digital). Atualmente, é professor na Universidade Anhembi Morumbi, lecionando a disciplina Direção em TV e Mídias Audiovisuais e na FAPCOM orientando as disciplinas de planejamento audiovisual e tecnologia broadcasting.

coutinho02

Os avanços tecnológicos alteraram profundamente as bases econômicas e sociais da produção e distribuição de conteúdo, transformando a atenção em um dos recursos mais escassos da sociedade contemporânea. Ao mesmo tempo, a economia das redes permitiu o aparecimento de empresas baseadas em plataformas de software que impactam significativamente os formatos tradicionais de comercialização de produtos e serviços nos mais variados setores. Como isso se reflete no contexto brasileiro e quais as opções estratégicas para as empresas de produção e distribuição de conteúdo audiovisual em nosso país são o foco das pesquisas e análises que Marcelo Coutinho desenvolve na EAESP-FGV.

Palestrante: Marcelo Coutinho - Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da EAESP-FGV

Colunista do Meio & Mensagem e integrante do Comitê Técnico de Mídia do CENP. Foi Diretor Global de Inteligência do Terra-Telefonica, Diretor Executivo do IBOPE Inteligência, Diretor de Serviços de Análise para América Latina do IBOPE/NetRatings, Pesquisador Visitante do Grupo Internacional de Tecnologia na Universidade Harvard, Gerente de Marketing e Editor-Assistente de Economia Internacional na Agência Estado. É autor dos primeiros trabalhos no Brasil sobre o uso de redes sociais e mídia programática na pesquisa de mercado, além dos capítulos sobre nosso país nas primeiras edições do Global Information Technology Report, publicado pelo World Economic Forum. Realizou dezenas de palestras, inclusive no Festival de Publicidade de Cannes, Associação Americana das Agências de Publicidade e World Association for Public Opinion Research, além de empresas como HP, Banco Itaú, Kraft, SAP Latin America, General Electric, Turner, Grupo Aval (Colombia), Rede Globo, Natura, Editora Abril, Kimberley-Clark, Goodyear, Votorantim, Telefonica e Unilever, entre outras.

Oscar-Simões-REDUÇÃO2

Palestrante: Oscar Vicente Simões de Oliveira - Presidente Executivo da ABTA

Atualmente é Presidente Executivo da ABTA – Associação Brasileira de TV por Assinatura onde é responsável pela gestão da entidade, e pela representação dos associados visando a defesa e o desenvolvimento desse setor econômico, em especial junto aos entes reguladores de suas atividades. Foi Presidente do Sindicato Nacional das Empresas Operadoras de Televisão por Assinatura e de Serviço de Acesso Condicionado – SETA, de 2013 até julho/2016.É membro do Conselho Consultivo da C+ Tecnologia e associado ao IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e ao FFI- Family Firm Institute e membro do Conselho Consultivo de diversas empresas nacionais. É Administrador, com curso de Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Especialização em Gestão Avançada pelo INSEAD- The European Institute of Business Administration e Fundação Dom Cabral dentre outros.

Guilherme Saraiva

TV Everywhere

Telecine Play: no mundo da informação e entretenimento ágil.

O Telecine criou uma nova plataforma tecnológica para os seus assinantes. Através do site e dos aplicativos do Telecine Play o assinante terá o serviço conhecido como TV Everywhere. Nesse painel desvelaremos qual tecnologia está a disposição do Telecine Play e em função dessa nova plataforma de mídia quais melhorias podemos trazer para a nossa audiência.

 

Palestrante: Guilherme Saraiva – Diretor de Tecnologia do Telecine

Guilherme é Diretor de Tecnologia do Telecine. Formado em Engenharia de Telecomunicações pelo IME, com MBA em Marketing e Master em Finanças pela FGV, liderou a área de planejamento de tecnologia da Globosat e trabalhou na unidade de clientes corporativos da NET no lançamento do Vírtua. Coordenou o planejamento da expansão da operação da British Telecom na América Latina, onde participou de projetos de inclusão digital em diversos países.

11h30 - 13h

Demonstração | Sala 10

Dolby Vision HDR | Dolby Atmos for Home

DolbyAtmos_Home_Master-500x500

DEMONSTRAÇÃO

A tecnologia Dolby Vision foi desenvolvida para entregar ao espectador o brilho, as cores e o contraste da vida real. Aumenta a fidelidade de sinais de vídeo HD e Ultra HD ao manter e reproduzir a faixa dinâmica e paleta de cores do conteúdo original. O Dolby Atmos trás uma imersão no espaço sonoro tridimensional colocando o espectador dentro da ação.
Dolby Vision e Dolby Atmos for home estão em demonstração continua na sala 10 ( Casa Verde).

Dolby Laboratories - Brasil

14h - 15h30

Regulatório e Normatização | Sala 16

Drones: voando Legal

Francisco Peres

Drones: Voando Legal

O uso de Drones vem se difundindo cada vez mais no Brasil e no mundo e com isso devemos ficar atentos a legislação existente. Neste painel teremos a apresentação das condicionantes regulatórias para o uso de RPA no Brasil com ANAC, DECEA e ABM. Mostrando os avanços legais para utilização comercial de Drones.

Moderador: Francisco Peres - Gerente de Engenharia - TV Globo

Graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense e Mestrado em Eletromagnetismo aplicado pela PUC-Rio. Está na TV Globo desde 2003, tendo trabalhado como engenheiro de Projetos, desenhando antenas, transmissores e sistemas de contribuição e distribuição para redes MFN e SFN. Atualmente é gerente do departamento de projetos, instalações e regularização e responsável pela expansão da cobertura digital nas 5 emissoras da TV Globo.

Sem título

Regras gerais para a operação de Drones

Apresentação das  regras impostas pela ANAC através do RBAC-E 94 sobre o uso de Drones em território nacional para fins comerciais.

Palestrante: Felipe Filgueiras Costa - Técnico de Telecomunicações - TV Globo

Técnico em Telecomunicações, atua no ramo há 7 anos. Está na TV Globo há 3 anos, trabalha na área de regularização, fazendo as solicitações para uso de radiofrequências na ANATEL em todos os grandes eventos da empresa e também é responsável por criar a norma de utilização de Drones.

3x4decea

A adesão dos pilotos à normatização

Como o mercado profissional dos Drones tem se comportado após a liberação da legislação, e o que os pilotos estão fazendo para se profissionalizar e trabalhar dentro das normas.

Palestrante: Flávio Fachel, presidente da ABM - Associação Brasileira de Multirrotores

Flávio Fachel é um jornalista brasileiro, Formado em Comunicação Social pela Famecos (Faculdade de Comunicação Social da PUC-RS), turma de 1993. Iniciou sua carreira como repórter de televisão em 1991, na emissora RBN (Manaus, AM), na época afiliada à Rede Manchete. Em 1993 foi selecionado para o Projeto Caras Novas da RBS TV, emissora de Porto Alegre, RS, onde trabalhou até 1997 como editor e repórter. Em 1998 foi convidado pela Rede Globo para trabalhar como correspondente na Amazônia. Durante dois anos ficou baseado em Manaus, AM, na TV Amazonas (emissora afiliada da Rede Globo), onde era responsável pela cobertura jornalística de cinco estados: Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e Amapá. Neste período, destacou-se na realização de reportagens sobre denúncias ambientais para o Jornal Nacional, Globo Repórter, Fantástico e outros programas jornalísticos da emissora. De 2000 a 2010, trabalhou como repórter especial da Rede Globo no Rio de Janeiro, se destacando em reportagens de comportamento, de ciência e tecnologia e de séries especiais. Em 2010 foi convidado para trabalhar como correspondente internacional da Rede Globo de Televisão em Nova Iorque durante o período de 2 anos, em 2012 retornou para o Brasil para trabalhar como repórter especial no Rio de Janeiro. Desde 10 de junho de 2013 é apresentador e editor executivo do telejornal Bom Dia Rio. Ajudou a modificar o perfil do telejornal, tornando-o mais crítico e opinativo, fazendo cobranças fortes ao poder público, dezembro de 2014 passou a ser também apresentador eventual do Bom Dia Brasil.

Ferraz - 1T.crop

RPAS & ACESSO AO ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO

Apresentar os meios de Solicitação do Uso do Espaço Aéreo Brasileiro por Aeronaves Remotamente Pilotadas.

Palestrante: 1o.Ten Mário Ferreira Ferraz - Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP). Regional Flight Protection Service of São Paulo (SRPV-SP).

Natural de Bernardino de Campos-SP. - Exerceu a função de Controlador de Voo de JAN 1999 a FEV 2004 no Controle de Aproximação Não Radar de Corumbá (APP-CR) e de MAR 2004 a DEZ 2010 no Controle de Aproximação Radar de São Paulo (APP-SP). - Atualmente exerce a função de Elaborador de Procedimentos de Navegação Aérea, Análise de Pedidos de Uso do Espaço Aéreo para diversos fins (Paraquedismo, Tiro Real, Acrobacia, Balões Tripulados, etc...) no Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP).

14h - 15h30

| Sala 13

Avaliação e Controle de Qualidade de Distribuição por IP

Gilvani Moletta

Avaliação e Controle de Qualidade de Distribuição por IP

Em um cenário de inevitáveis mudanças tecnológicas que proporcionam significativo período de transição. Vamos explorar dentro desse contexto os desafios do controle de qualidade (Quality Control) nas mais diversas etapas de produção e também nas inúmeras formas de distribuições por IP.

Moderador: GIlvani Moletta - Diretor Tecnico - Fundação Padre Anchieta

Diretor Técnico da Fundação Padre Anchieta responsável pelos setores de Engenharia, Operações e Tecnologia da informação; Engenheiro Eletrônico especialista em Processamento Digital de Sinais; MBA em Gerenciamento de Projetos; Experiência de 20 anos em radiodifusão.

Renan Czauskas

Emissora em IP – Desafios e Soluções de Segurança de Redes Aplicadas à Televisão

Atualmente vicenciamos diversos desafios tanto financeiros, operacionais como tecnológicos que nos forçam a repensar o modelo tradicional de engenharia de uma emissora de televisão, nesta palestra abordaremos o assunto do ponto de vista da Segurança, abandonando os modelos tradicionais aplicados ao mundo de TI, vamos explorar as melhores práticas e metodologias, protocolos e novos recursos, do design da sua rede para transporte de vídeo IP ao suporte técnico do dia a dia.

Palestrante: Renan Cizauskas - Diretor Executivo - Asccent do Brasil

Diretor de Tecnologia da Asccent do Brasil, engenheiro, empresário, com formação em soluções de áudio, vídeo e TI para o mercado de Broadcast, atualmente se dedica a promover e orientar as emissoras na adoção de soluções virtualizada e de video sobre IP. Trabalhou para grandes fabricantes como Harris Corporation, Grass Valley e emissoras de televisão como TV Bandeirantes e TV Cultura.

Fabio Acquati

Soluções de referência, testes, medições, monitoramento e controle de qualidade em IP

Atualmente, temos a sensação que o mundo está indo para IP e em Broadcast não é diferente. Esta mudança já está ocorrendo, bem no coração da operação de vídeo, mexendo com o bom e velho SDI, trazendo novas possibilidades, maior flexibilidade, mudando paradigmas, mas trazendo consigo novos desafios. Vamos falar um pouco sobre como está o cenário de Video Não Comprimido sobre IP, a mudança na referência de redes híbridas (PTP), e sobre como monitorar e manter a qualidade do vídeo neste no mundo IP.

Palestrante: Fabio Acquati - Diretor da NGN Telecom

Formação Acadêmica: Engenheiro com ênfase em Telecomunicações Contribuições: Iniciou sua carreira na Tektronix, atuando como Engenheiro de Sistemas de Vídeo para a América do Sul e, durante esse período, acompanhou a evolução e a transição dos sistemas de vídeo, participando dos primeiros testes de TV digital no Brasil. Atualmente, é sócio diretor da NGN Telecom, empresa que fundou em 2005, para trabalhar com soluções de qualidade para redes de telecom e de transporte de vídeo, período onde adquiriu conhecimento no mundo de redes IP. Participa do grupo GEIP, da SET, ministra treinamentos na área e tem estudado, junto à Tektronix, a tecnologia e os desafios do vídeo sobre IP.

Samuel Yuen

Inovações de streaming para TV linear “ao vivo” com baixa latência e alta confiabilidade;

Tendências em TV ao vivo linear e os desafios associados. Como garantir pela Internet qualidade de transmissão broadcast com:
(a) novos protocolos de contribuição;
(b) novos protocolos de ingesta de video ao vivo;
(c) novas arquiteturas de origem ao vivo com alta disponibilidade;
(d) serviços de CDN extremamente distribuídos e confiáveis.

Palestrante: Samuel Yuen - Major Account Executive LATAM at Akamai Technologies

Samuel Yuen é o executivo da Akamai responsável pela mídia e entretenimento vertical na América Latina. Ele ajuda as principais empresas de mídia e parceiros a oferecer experiências de qualidade superior aos usuários finais. Antes da Akamai, ele tem mais de 10 anos de experiência em desenvolver empresas e gerenciar projetos na Oracle, Ericsson e Accenture, especialmente no setor de Telecomunicações. Samuel é graduado em MBA da INSEAD Business School e é formado em Engenharia Informática pela Universidade de São Paulo.

Carlos E. O. Capellão

Ferramentas para automatização de monitoramento e controle de qualidade para streaming de mídia

Por que devemos prestar atenção às mudanças nos comportamentos de consumo do mercado?
À medida que os consumidores exigem mais conteúdo em uma gama cada vez maior de dispositivos, os produtores se esforçam para atender essas necessidades. Este crescimento indomável de diferentes mercados de entrega apresenta inúmeros desafios relacionados à multiplicidade de formatos, regulamentos e novos métodos de entrega.
Por que controlar e verificar a qualidade são importantes?
Simplificando, sem um arquivo estável e compatível com padrões, o conteúdo pode não chegar aos espectadores. Pior ainda, uma má experiência de visualização pode levar um consumidor a outros provedores de serviços e as opções em alta velocidade.
No domínio digital, QC e ferramentas de monitoramento.

Palestrante: Carlos E. O. Capelão - Diretor da Phase Engenharia, representante da Interra Systems

Engenheiro Eletrônico formado pela UFRJ em 1974, com diversos créditos de pós-graduação na área e MBA pela FGV-RJ. Desde 1973 atua no setor de Televisão e Telecomunicações, tendo trabalhado em diversas emissoras de TV e na Embratel. Sócio fundador e ex-presidente da SET- Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão. Desde 1980 dirige a Phase Engenharia no Rio de Janeiro, trabalhando no planejamento e fornecimento de Soluções para Sistemas de Televisão e Telecomunicações e distribuindo os produtos de QC da Interra Systems no Brasil.

14h - 15h30

| Sala 11

O FM no Celular e o Rádio no Painel do Carro – Caminhos para o Futuro do Rádio

O FM no Celular e o Rádio no Painel do Carro – Caminhos para o Futuro do Rádio

Na medida em que o smartphone é virtualmente o dispositivo universal para consumo de mídia, é absolutamente estratégico que o rádio esteja presente nele. Ironicamente, a maioria dos celulares possui o chip para recepção de FM, porém, apenas uma minoria tem esta recepção ativadaTendo notado isto, a NAB começou uma campanha para ativação destes chips. Na mesma época, foi lançado no mercado americano o modelo de rádio híbrido NextRadio, reunindo recepção de áudio via FM com recepção de metadados via internet 3G/4G. Seguindo o mesmo movimento, os radiodifusores brasileiros começaram a se mobilizar para promover a ativação dos chips de FM nos smartphones por aqui.

Este será o foco deste painel, a ativação do FM nos celulares. Serão apresentados o case americano, as iniciativas de promoção no Brasil e a proposta de regulamentação.

O painel incluirá ainda uma apresentação sobre o projeto RDC, uma tecnologia que permite mostrar a logomarca da emissora nos painéis de uma nova geração de receptores de rádio nos automóveis.

 

Moderador: Marco Túlio Nascimento - diretor da ZYDigital / SET

Engenheiro de Telecomunicações formado em 1983 pela Universidade Federal Fluminense. Com carreira desenvolvida na área de radiodifusão, trabalhou no Sistema Globo de Rádio onde ocupou a função de Gerente Geral de Tecnologia e foi responsável pelas áreas de Engenharia, TI e Operações. Atualmente, é diretor da ZYDigital, empresa que fundou em 2015 voltada para consultoria de tecnologia como suporte a negócios e desenvolvimento de soluções em engenharia de mídia. É vice-diretor de Segmento de Mercado Rádio da SET.

NAB-Skip-Pizzi-2011-150x150

Pocket Convergence: FM Radio on Smartphones in North America

A inclusão da recepção de FM nos smartphones na América do Norte tem sido um interessante e, às vezes, difícil processo – não por questões técnicas, mas sim por razões de negócios. Esta apresentação irá abordar a tecnologia, a história, o status atual e as perspectivas futuras da penetração, no mercado norte americano, da recepção de FM em smartphones.

 

Palestrante: Skip Pizzi - Vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da NAB

Skip Pizzi é engenheiro, jornalista, editor, autor e coach de tecnologia. Atualmente, exerce o cargo de vice-presidente de Educação Tecnológica e Outreach da National Association of Broadcasters (NAB). Também é vice-presidente do Grupo de Tecnologia 3 (TG3) do Advanced Television Standards Committee (ATSC), que está desenvolvendo o padrão ATSC 3.0. É membro do Conselho de Administração do Fórum Ultra HD e editor associado do Manual de Engenharia da NAB, 11ª edição.  Graduado pela Universidade de Georgetown, estudou Engenharia Elétrica, Economia Internacional e Belas Artes.  Seu livro mais recente é A Broadcast Engineering Tutorial for Non-Engineers, 4 ª edição.

Alexandre Barros

O PROJETO RADIOPHONE – PROMOVENDO A ATIVAÇÃO DO FM NOS CELULARES NO BRASIL

Esta apresentação irá discutir, na perspectiva brasileira, a ativação dos chips de FM nos celulares, os desafios e as oportunidades. Apresentará ainda o projeto Radiophone, uma iniciativa da AERP para promover a ativação dos chips no Brasil.

Palestrante: ALEXANDRE BARROS - Presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná - AERP Diretor do Grupo Maringá de Comunicação

ANDRE CINTRA (3)

O FM no celular e a possibilidade de regulamentação no Br

Nesta palestra será apresentada a visão da ABERT sobre a ativação do FM nos celulares no Brasil. Também será discutida a possibilidade de tornar a ativação obrigatória através de regulamentação.

 

Palestrante: Andre Ulhoa Cintra - Diretor de Radio - ABERT

Engenheiro de Comunicações – Consultor especializado no planejamento de canais de radiodifusão. Diretor de Rádio Abert e estando atualmente trabalhando na Canalização FM, pela ABERT para acomodar os canais migrantes. Desenvolveu pela SET trabalho para acomodar a canalização de TV no processo de planejamento da canalização de TV Digital de TV.

MATHIAS-MICHAEL-

EXPOSIÇÃO DA LOGOMARCA EM AUTO-RÁDIOS E SEGURANÇA DO SINAL RDS

Esta palestra apresentará o projeto Radio Data Center, uma tecnologia que permite mostrar a logomarca da emissora nos painéis de uma nova geração de receptores de rádio nos automóveis. O RDS é uma das referências da tecnologia para identificar a emissora sintonizada. Para evitar que o uso indevido do PI por terceiros implique em erros de identificação, a plataforma possui recursos para verificar a procedência do sinal.

A nova tecnologia já está funcionando no Brasil nos receptores MOPAR easy4u, utilizado nas frotas da FIAT e da Chevrolet. A Mercedez Bens começará a usar a tecnologia no Brasil em 2018.  A ABERT e a AMIRT apoiam o projeto e algumas emissoras já estão participando.

Palestrante: MATHIAS MICHAEL OEELEIN - Radio Data Center (RDC)

MATHIAS MICHAEL OEELEIN, alemão, representa a empresa Radio Data Center (RDC) no Brasil desde 2014.   A RDC é uma empresa alemã que atua internacionalmente na área de Consulting na recepção da frequência das emissoras, disponibilizando e avaliando todos fatores, inclusive os dados topográficos e de radiodifusão.   A RDC também atua disponibilizando e implementando logotipos das emissoras de rádios, nos mais modernos sistemas de multimídia nos automóveis.   Formado em direto na Alemanha e no Brasil, especializado em direto contratual e de negociações, palestrante internacional e autor de inúmeros guias de direto contratual, publicados pelas câmaras de comércio internacional da Alemanha, Áustria, Dinamarca e Polônia.   Mathias Oefelein é responsável pela implementação do projeto da RDC no Brasil, visando a legalização do uso das logomarcas nas novas gerações de sistemas multimídia veiculares.   

 

 

14h - 15h30

Tecnologia e Negócios | Sala 12

Futuro da Monetização em TV Multiplataforma 

Marcelo_Souza_Globo

FUTURO DA MONETIZAÇÃO EM TV MULTIPLATAFORMA

A cadeia de valor em monetização de TV Multiplataforma está cada vez mais complexa e fragmentada. Nos últimos anos, os modelos de assinatura e transacionais têm sido a tônica da distribuição digital, mas a evolução das ferramentas de publicidade multiplataforma e soluções em AdTech prometem agregar mais valor e performance  nas mensagens dos anunciantes de TV.
Além disso, tão importante quanto as ferramentas de distribuição, são as de medição de performance. Sem definição de uma métrica em qual o mercado possa confiar, continuaremos com a percepção de que estamos trocando os dólares analógicos pelos centavos digitais.
Neste painel, Free Wheel compartilhará um panorama em monetização de vídeos premium no mundo, Google nos apresentará as principais ferramentas em Publicidade de TV Multiplataforma como Dynamic Ad Insertion, Comcast trará os principais cases nos EUA e Kantar-Ibope nos contará sua visão sobre o futuro das métricas e principais cases no mundo.

Moderador: Marcelo Souza - Vice-diretor de Interatividade - SET / Diretor de Tecnologia em Mídias Digitais na TV Globo

Marcelo Souza é diretor de Tecnologia em Mídias Digitais na TV Globo e lidera diferentes iniciativas em Transformação Digital como OTT, Big Data, Segunda Tela e Experiências Interativas. Trabalha na empresa há 16 anos em diferentes funções incluindo Projetos em Transmissões de TV Digital, Satélite e Fibra, Operações de canal e pós-produção da área de Negócios Internacionais e Planejamento Estratégico da Tecnologia. Formado em Engenharia Eletrônica e Computação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem Mestrado em Processamento de Imagens pela COPPE-RJ e MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ.  

Vinicius_Reina_Google

MONETIZAÇÃO EM TV MULTIPLATAFORMA – A (R)Evolução da Publicidade

O consumo de vídeo vem evoluindo de forma drástica nos últimos anos. Hoje em dia, os usuários assistem o que querem,
onde querem e quando querem.

Suas expectativas em relação a uma experiência excelente não se limitam apenas ao conteúdo, mas também a publicidade
relacionada a ele.

Essa combinação de fatores cria um paradigma completamente novo, e novas oportunidades! Dentro deste contexto, Vinicius
Reina – Especialista em Inovação e Soluções para Veículos do Google – irá apresentar apresentar as mais novas tecnologias de inserção de anúncios e como elas podem ser utilizadas para gerar um aumento de receitas e também melhorar a experiência do usuário.

Palestrante: Vinicius Reina - Líder de Inovação e Soluções em Publicação Digital - Google

Vinicius Reina é formado em Ciências da Computação pela UNICAMP e possui uma vasta experiência internacional tendo atuado em países como Canadá, Inglaterra e África do Sul. Atua no Google Brasil desde 2012, trabalhando para trazer novidades para o mercado brasileiro.

Gilles_Chetelat_FreeWheel

FreeWheel Video Monetization Report: Q1 2017

Em 2017 uma coisa ficou clara: a indústria nunca esteve tão próxima de uma verdadeira unificação em vídeos premium como agora. O estudo “FreeWheel Video Monetization Report: Q1 2017” ilustra como os limites entre o que consideramos “tv tradicional” e vídeo digital estão desaparecendo, e no final do dia, todos são somente vídeo. Gilles Chetelat falará do crescimento do OTT e VOD nos set top boxes, como conteúdo ao vivo está se tornando importante de novo, e como publicadores e empresas de mídia estão cada vez mais priorizadndo o usuário, garantindo experiências premium e lineares para anúncios.

Palestrante: Gilles Chetelat - Vice-presidente Sênior em Desenvolvimento de Negócios - Free Wheel

Como Vice Presidente Senior, Desenvolvimento de Negócios Internacional, Gilles lidera a execução do negócio em APAC e LATAM. Previamente, Gilles foi COO e co-fundador do StickyADS.tv. Ele expandiu StickyADS.TV SSP globalmente viabilizando a aquisição da empresa pela FreeWheel em Maio de 2016. Gilles começou sua carreira na Alcatel onde se tornou diretor de contas estratégicas do ambiente de Telco. Poucos anos depois se juntou a RedBack Networks e integrou o time de venas como Diretor de Vendas para EMEA South. Gilles tem diploma pela French Business Scholl ESC Clermont e MBA (MSM) pela Georgia Tech.

Amanda_Ibope

Kantar IBOPE Media – Total Vídeo

A Kantar IBOPE Media tem como foco promover o conceito de Total Video. Uma ressignificação do conceito de Televisão e do conteúdo de vídeo em todas as suas formas.
A demanda hoje do mercado é sobre um maior conhecimento da dinâmica do consumo cross media. E neste universo a Kantar IBOPE Media aporta conhecimento, tecnologia e qualidade de medição essenciais para este próximo passo em que teremos medições integradas entre dados de painel e censais, auditadas e com a qualidade requerida pela indústria.

Palestrante: Amanda Signorini - Gerente de Inteligência e Planejamento - Kantar Ibope Media

Possui 13 anos de experiência em planejamento de mídia, projetos multiplataforma e inteligência de mercado. Passou a integrar o time de produto da Kantar Ibope Media em 2016 e é responsável pelo projeto Cross Media Audience Measurement para América Latina. Graduada em Publicidade pela Universidade Católica de Santos, com MBA em Marketing pela ESPM e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Neil Berry

A segunda onda no futuro das tecnologias multiplataforma

Os canais tradicionais de receita em VOD estão mudando, forçando operadores a se reinventar para a segunda onda do futuro multiplataforma e multiscreen. A Comcast Technology Solutions ajuda broadcasters, provedores de conteúdo e programadores ao redor do mundo a navegarem através desses desafios, assim como possibilita que provedores de conteúdo encontrem novos meios de receita. Nesta sessão, Neil Berry – vice-presidente e diretor geral internacional da CTS – irá compartilhar histórias de sucesso de clientes e parceiros que superaram grandes desafios

Palestrante: Neil Berry - Comcast

Neil Berry é vice-presidente e diretor geral internacional da Comcast Technology Solutions, responsável pelo crescimento estratégico da empresa nos mercados internacionais. Com mais de 25 anos de experiência em empreendedorismo, SAAS, mídias digitais e mercado broadcast, Neil tem vasto conhecimento em ajudar negócios a monetizar conteúdo através de múltiplas plataformas, tendo sido executivo sênior em diversas companhias líderes de mercado em streaming online.

14h - 15h30

Demonstração | Sala 10

Dolby Vision HDR | Dolby Atmos for Home

DolbyAtmos_Home_Master-500x500

DEMONSTRAÇÃO

A tecnologia Dolby Vision foi desenvolvida para entregar ao espectador o brilho, as cores e o contraste da vida real. Aumenta a fidelidade de sinais de vídeo HD e Ultra HD ao manter e reproduzir a faixa dinâmica e paleta de cores do conteúdo original. O Dolby Atmos trás uma imersão no espaço sonoro tridimensional colocando o espectador dentro da ação.
Dolby Vision e Dolby Atmos for home estão em demonstração continua na sala 10 ( Casa Verde).

Dolby Laboratories - Brasil

16h - 17h30

Produção de Conteúdo | Sala 16

Drones: voando Real

Eduardo bicudo

Drones: Voando Real

  • Neste painel pretendemos mostrar 3 aspectos importantes da aplicação do Drone em nossa área:
    1. A comercialização e o desenvolvimento dos aparelhos. Tamanho, carga, câmeras, sensores, etc…
    2. A utilização nas produções de novelas, programas específicos, jornalismo
    3. A utilização dentro da área de transmissão de RF das redes de TV
    Esta é uma “ferramenta” que vem mostrando infinitas aplicações nas diversas áreas do conhecimento.
    Mas tudo tem que passar, pelo DRONE LEGAL, que você vai ver antes do DRONE REAL.

Moderador: Eduardo de Oliveira Silva Bicudo - Sócio - EBCom /SET

Engenheiro, pós-graduado em telecomunicações. Instituto Mackenzie – 1976 a 1997. Professor do 2º grau, professor da escola de engenharia. Coordenador do Centro de Radiodifusão. Assessor da presidência. TV Globo SP -1982 a 1998. Engenheiro, Assessor de PCP, Diretor de Engenharia. EBCom: 1998 – Atual – Sócio Proprietário. Projeto e implantação do laboratório de TV Digital no Mackenzie Coordenação da medição de campo da TV digital nos sistemas ISDB-T (japones) ATSC (americano) e DVB (europeu). Fabricação de antenas de UHF para recepção da TV Digital. Projeto e implantação do Centro de TV da Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros.

EM

Drone Real

Neste painel falaremos sobre a mudança de paradigmas e maiores desafios na utilização de Drones em séries e novelas. Falaremos também do tipo de equipamento utilizado atualmente nestas produções, suas características e evolução.

Palestrante: Eduardo Mascarenhas, Sócio da Peixe Voador Produções

Administrador formado pela PUC- RJ, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV-RJ. Oriundo do mercado financeiro onde ficou por aproximadamente 13 anos de experiência antes de fundar a Peixe Voador Produções no ano de 2014 juntamente com os sócios Rodrigo Thomé e Rodrigo Figueiredo. Sócio responsável por toda a parte administrativa da produtora. A Peixe Voador possui em seu portfolio clientes como Rede Globo, Conspiração Filmes, Rede Record, Hungryman, entre outros.

fer perfil

Drones suas aplicações e inovações

Palestrante: Fernando Villares - Drones Brasil / Diretor

FOTO RAQUEL MOLINA 2

Tipos, Aplicações, Benefícios e Softwares utilizados

Com a recente aprovação da regulamentação no Brasil o uso dos Drones tem se ampliado em diversos segmentos, principalmente no setor de engenharia onde sua utilização resulta principalmente em redução de custos, riscos e aumento da eficiência dos profissionais e empresas deste segmento.

Nesta apresentação iremos explorar o uso dos Drones na engenharia, explicando quais são os tipos mais utilizados e suas características, as principais aplicações, seus resultados, benefícios e quais são os softwares aliados a estas soluções.

Palestrante: Raquel Molina - Diretora Executiva da Futuriste

Co-fundadora da empresa de Drones Futuriste Tecnologia, é diretora executiva da empresa. É considerada a primeira mulher instrutora de Drones do Brasil, iniciando na área em 2015. Com background em Tecnologia, atuou por anos como Gestora de Projetos de Sistemas em grandes empresas do setor financeiro como Itaú-Unibanco e Bradesco. Raquel é Pós-graduada em governança de TI pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Graduada em TI com Ênfase em Gestão de Negócios pela FATEC, Certificada em CPRE (Engenharia de Requisitos de Sistemas), Certificada em COBIT (Governança de TI) e Técnica em Logística pela Escola Técnica Estadual.

Drone, uma ferramenta para todos

A palestra tem como objetivo demonstrar os tipos e as características dos Drones disponíveis no mercado, além de explorar as diversas aplicações principalmente no ramo de engenharia e inspeções.

Palestrante: Fábio Pardini Campesi - Operacional - Ebcom

-

Palestrante: Vitor Ferrari Fozzatti - Operacional - Ebcom

-

16h - 17h30

| Sala 13

Cloud e Virtualização

Cloud e Virtualização: realidade cada vez mais presente na operação das emissoras e produtoras

Os serviços de cloud e a virtualização de hardware tem sofrido grande evolução nos últimos anos no mercado de mídia e entretenimento, por conta de uma busca intensa por redução de custo e eficiência operacional dentro das companhias.

A possibilidade de utilização da capacidade máxima de um recurso computacional ou a possibilidade de contratar (pagar) apenas pelo que é consumido, tem facilitado a penetração desse tipo de serviço e se tornado o modelo de negócio cada vez mais comum dentro das emissoras de televisão e produtoras de conteúdo.

Muitos consideram esse tipo de tecnologia vital para sobrevivência das companhias, visto que, as instabilidades políticas e econômicas, principalmente em países como o Brasil, faz com que as suas operações mudem de tamanho de acordo com a demanda do mercado, de maneira muito rápida.

Outro fator relevante para essa grande mudança do mercado é a possibilidade de acessar e produzir o conteúdo remotamente, diminuindo a necessidade de espaço físico, consumo de energia e ar condicionado, dentre outras reduções de infraestrutura.

Moderador: Alexandre Sano - Gerente de Engenharia SBT

Vice-Diretor de Eventos da SET.Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Mackenzie. Pós-graduado em Gestão Empresarial e Inovação Tecnológica pela ESPM. Pós-graduado em TV Digital pelo Mackenzie. Em 2002, iniciou as atividades no SBT e atualmente é responsável pela administração da infra-estrutura técnica de todo SBT SP. Atua também no desenvolvimento de soluções para melhoria continua das atividades, utilizando inovações de processos e de tecnologia. Participa das atividades desenvolvidas pela SET e pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.

Washington Cabral

Uma Jornada ao Futuro dos Micro-serviços de Mídia Nativos em Cloud

O impacto da transformação digital no setor de mídia e entretenimento vem transformando a forma que fornecedores e broadcasters pensam, desenham e comercializam produtos e experiências. Os atuais modelos de infraestrutura precisam se adaptar a uma realidade elástica, resiliente e altamente distribuída. Durante esta apresentação teremos uma visão geral da jornada que os serviços de suporte de mídia deverão se adaptar a essa nova realidade.

Palestrante: Washington Cabral - Client Technical Advisor for Media & Entertainment na IBM.

Em uma vida pautada pela curiosidade, onde nenhum conhecimento é passível de ser disperdiçado. Washington passou os últimos 28 anos de sua vida profissional no setor de Tecnologia da Informação. A curiosidade e entusiasmo por novos conhecimentos encontrou o casamento perfeito quando passou a se dedicar nos últimos 4 anos ao setor de mídia e entretenimento. A radical transformação impulsionada por TI que o setor enfrenta é o ambiente ideal para desenvolver idéias disruptivas e que possam fazer diferença para o futuro do setor.

Felipe Domingues

Software Defined Solutions

A dinâmica do mercado trouxe incerteza para o setor de mídia: as empresas precisam de sistemas ágeis que possam escalar para cima e para baixo de forma rápida e econômica. Ao mesmo tempo, as soluções para satisfazer as exigências da proliferação de plataformas de distribuição tornaram-se essenciais. Uma resolução prática é migrar de infraestrutura fixa para sistemas de software que funcionam em equipamentos de ti de commodities.

Agora é o momento perfeito para as empresas de mídia para abraçar o mais recente datacenter e tecnologias de nuvem e colher as recompensas de sua flexibilidade inerente e modelos de custo benéfico.

Soluções definidas por software podem transformar o desejo de flexibilidade e de modelos de custo benéfico em uma realidade, removendo a necessidade de hardware medida e fornecendo apenas software, virtualizado e soluções de nuvem.

As organizações de mídia estão sempre procurando reduzir as despesas de capital assim com a virtualização de perto no horizonte muitas empresas estão olhando para usar os centros de dados e sistemas definidos software para reduzir o capital de trabalho, os custos operacionais e melhorar a eficiência, então, em última análise, movendo-se desafio Capex para OPEX.

Palestrante: Felipe Domingues - Arquiteto de Soluções na SAM

Com formação acadêmica em engenharia, atua há mais de 13 anos no mercado Broadcast. Com grande experência em design de sistemas, passou por empresas do setor como Grass Valley e Imagine Communications. Hoje desempenha a função de Arquiteto de Soluções para Snell Advanced Media (SAM) na América Latina.

A Cloud irá matar metade de nós… e salvar o resto!

A indústria de mídia e entretenimento está fundamentalmente se transformando. A maior disrupção não é a transição para o IP, OTT, nem a subida ou descida de aplicações para a nuvem, mas muito mais a fundamental mudança no modo em que a tecnologia broadcast é consumida. Trata-se de serviços que estão sob demanda, usados apenas quando necessários, capazes de ampliar e reduzir a escala sem aviso prévio, sem grandes desembolsos financeiros ou projetos enormes de implementação. E sobretudo, sempre atualizados. Os fabricantes tradicionais do mercado broadcast devem revolucionar sua abordagem no modo de desenvolver os projetos, marketing e modelos de comercialização de seus produtos – ou senão serão extintos. Desde os componentes tradicionais com propósito único a serviços de mídia COTS baseados em nuvem, caminhamos por um longo caminho. No entanto, ainda há muito por vir. Aprendendo com os conceitos nativos da nuvem de resiliência, escalabilidade e orquestração, esta sessão o levará a perturbar as tecnologias que irão pavimentar o futuro dos serviços de mídia. Veremos exemplos de como os compradores estão mudando de comportamento e revisamos casos de melhores práticas de fornecedores que estão respondendo com serviços verdadeiramente inovadores, elásticos e on-demand. Mais importante ainda, examinaremos o que os vendedores e integradores de tecnologia de transmissão e mídia devem fazer para sobreviver, aproveitando efetivamente todo o potencial da nuvem, como se o mercado broadcast fosse uma nova criação, nascida no modelo de negócios da nuvem. Espero ver você lá.

Palestrante: Eduardo Rezende - Arquiteto de Soluções na AD Digital

Profissional com mais de 15 anos atuando no mercado broadcast, tendo desenvolvido projetos distintos nas principais redes de televisão nacionais. Formado em engenharia eletrônica e pós graduado em TV Digital pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, participou dos testes e implementação do sistema ISDB-T na américa latina. Utiliza-se do know how adquirido na área broadcast tradicional para desenvolver projetos em novas plataformas OTT,Cloud e Machine Learning para clientes de diversos mercados.

FLUXO DE TRABALHO CLOUD-BASED PARA PRODUÇÃO DE JORNALISMO

Fluxos de trabalho habilitados para Cloud através da Plataforma Avid MediaCentral para criação, gerenciamento e distribuição de mídia com flexibilidade de implantação para data centers privados, public cloud ou ambientes híbridos.

Palestrante: Benjamin Desbois - Diretor Sênior de Contas Estratégicas Globais e Mercados de Mídia das Américas - Avid

Benjamin lidera o time de vendas da Avid para os mercados de mídia das Américas, com foco em redes, estúdios e estações de pós-produção. Benjamin tem uma experiência internacional significativa em MAM, Pós-Produção, workflow de Jornalismo e Esportes com atividades na Europa, Oriente Médio, África e nas Américas. Benjamin foi gestor de várias áreas na Avid nos últimos 6 anos e é graduado pela Ecole des Mines de Paris.

16h - 17h30

Tecnologia e Negócios | Sala 11

Migração do Rádio e o Mercado

rodrigo neves

Migração do Rádio e o Mercado

Representantes das principais emissoras de rádio brasileiras envolvidas na Migração do Rádio AM para FM, destacarão o modelo de negócio esperado pela integração com a programação em FM, ainda que em eFM (FM estendido). O atual cenário das emissoras de rádio no mercado publicitário.

Destaques para a preservação do rádio com o conteúdo  jornalístico, o rádio com imagem, plataformas híbridas on-line  e cases de sucesso como a recuperação da audiência das emissoras de Onda Media pela migração.

 

Moderador: RODRIGO NEVES - General Director Rede Bandeirantes / Campinas

RODRIGO NEVES, jornalista com especialização em jornalismo de rádio. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Geral do Grupo Bandeirantes de Comunicação na cidade de Campinas, SP, que compreende quatro emissoras de rádio, uma televisão e um jornal diário. De julho 2011-julho 2015 foi presidente da AESP Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo, a primeira associação do setor no Brasil e mais importante regional e neste momento ocupa a cadeira de 2º Membro do Conselho da associação. É Vice-Presidente Regional da Amcham Campinas, Membro do Conselho do Centro Infantil Boldrini, do SERTESP - Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo e do Centro Corsini.

Roberto Dimas

Um caso de sucesso

A apresentação destaca o caso de sucesso da Rádio Clube de Lages Ltda, do Sistema Catarinense de Comunicações, a segunda emissora a migrar no Brasil do AM para o FM.
Gestão do trabalho de modelagem, cristalização do conteúdo – rádio migrante – com ampla recuperação de audiência em Lages e Região.
Comprovação através de pesquisas de audiência. Mercado e o Desafio!
Sucesso pós migração com crescimento do faturamento. Emissoras do Grupo fortalecidas e motivadas.

Palestrante: Roberto Dimas Ribeiro do Amaral - Diretor de Produto - Sistema Catarinense de Comunicações

Roberto Dimas Ribeiro do Amaral é Engenheiro Eletricista pela UFSC e Administrador de Empresas pela UNISUL. Doutor em Ciências e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE-IUL. Diretor de Produto do Sistema Catarinense de Comunicações (SCC), que compreende o SBT Santa Catarina, rádios e empresas de telecomunicações, sendo responsável pelas áreas de Engenharia, Jornalismo, Programação, Operação e Novos Produtos. É membro da diretoria executiva da ACIL (Associação Comercial e Industrial de Lages), do SERT (Sindicato de Empresas de Radio e Televisão de SC) e da ABCOMM/SC (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico)

paulito foto 1

Migração pioneira

 Jovem Pan: Jornalismo, a chave do sucesso – Editorialismo social e a polarização/hegemonia da audiência no AM e FM  com o mesmo conteúdo.  Pioneirismo na operação da emissora FM na faixa estendida, em teste único no Brasil em 84,7 MHz homologado pela Anatel.⁠⁠⁠⁠”

Palestrante: Paulo Machado de Carvalho Neto - Presidente da AESP – Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo

Paulo Machado de Carvalho Neto, Paulito como é conhecido no setor é graduado em Administração de empresas, radialista e publicitário, vem de uma família profundamente importante dos meios de comunicação do Brasil. Em 1962, ainda bastante garoto, Paulito começou a trabalhar na Rádio Record S. A. como auxiliar de escritório, embora fosse da família do dono. Foi subindo gradativamente, chegando a ser Diretor Artístico e de Programação da Rádio Record A. M., Diretor Financeiro, Diretor Geral da Rádio Record, Diretor Executivo da F.M., Diretor Executivo da TV Record de São José do Rio Preto S/A, Diretor Executivo da F.M. Record S/A e Diretor Executivo da TV Record de Franca S/A. Em 1990 assumiu a função de Diretor Executivo da Record S/A. Além de suas funções nas Emissoras Unidas, Paulito foi membro do Conselho da Fepasa e Diretor- Adjunto do CCESP. De 2000 a 2004 foi Presidente da Abert- Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, por dois mandatos consecutivos. Teve vários outros cargos diretivos, em entidades de radiodifusão, e em empreendimentos ligados ao Grupo Machado de Carvalho, do qual é assessor. Atualmente é Presidente da

Carlos Doné

Palestrante: Carlos Rubens Doné - Diretor de Mercado - Rádio Itatiaia

Responsável pelas áreas comercial, de marketing e de promoções, Carlos Rubens dos Santos Doné trabalha na Rádio Itatiaia desde 1992, após uma passagem de 13 anos pela Rede Globo. Formado em jornalismo e publicidade pela antiga FAFI-BH, e pós-graduado em Administração de Marketing pela UNA, Doné também realiza palestras em diversos estados do país. Foi vencedor por sete vezes do prêmio Melhores da Comunicação de Minas Gerais, promovido pela AMP (Associação Mineira de Propaganda) e pela Sinapro-MG (Sindicato das Agências de Propaganda). Doné é também o idealizador do Itatiaia Rádio Bar e da agência de promoções e eventos Itatiaia no Ponto. Para ele, a busca incessante pela informação e a agilidade são as principais virtudes de um profissional de comunicação.

Ricardo Gandour

 

Palestrante: Ricardo Gandour - Diretor de Jornalismo da CBN

Ricardo Gandour trabalhou por mais de 10 anos no Grupo Estado. Seu último cargo foi diretor de Conteúdo. Anteriormente já havia trabalhado no Grupo Globo como diretor da revista Época e Jornal Diário de São Paulo.

16h - 17h30

| Sala 12

Lives Broadcast (360 4K e 8K) em Mídias Sociais – economizando em SEO, Ads e Recursos (demo live 360 4K)

Lives broadcast (360 4K e 8K) em mídias sociais – economizando em SEO, Ads e recursos (demo live 360 4K)

Especialistas multidisciplinares apresentam suas diferentes visões, soluções, cases e experiências na área de transmissão ao vivo de vídeo em mídias sociais (conhecido como lives na web), utilizando novas tecnologias que incluem imagens em 360 graus e conectividade em qualquer lugar, trazendo uma imersão remota do espectador para a cena real, com padrões de qualidade em 4K e até 8K. O uso de lives na web está cada vez mais popular, diante da facilidade da ferramenta e pelo baixo custo dos recursos. Por exemplo, uma camera VR de R$ 500,00 como a Insta360 Air, um smartphone de R$ 800,00 e um plano de internet baixo custo seja 4G ou via satélite, que está cada vez mais acessível, transformam qualquer pessoa em uma UMPP (Unidade Móvel Portátil Pessoal), pronta para entrar ao vivo de qualquer lugar, e a qualquer hora. Venha entender este novo mundo de lives e discutir com os especialistas, e ao final, teremos uma rodada de perguntas e respostas, além de uma demonstração com uma solução de lives em 360, a 4K, via satélite!

Moderador: Rodrigo Dias Arnaut - Diretor – EraTransmidia/ FAAP/ SET/ Esconderijo

Consultor em planejamento transmídia para produtoras e agências no Esconderijo.xyz, Professor de mídias digitais na FAAP na faculdade de comunicação. Mestre em Ciências pela USP (Poli), Pós em Gestão de Negócios e Inovação Tecnológica ESPM, Engenheiro de computação USJT. Concluiu curso de extensão em E-business na UofT (University of Toronto). Presidente na Associação EraTransmidia, onde desenvolve atualmente pesquisas de produção audiovisual na área de vídeos imersivos, realidade virtual/aumentada e ações de impacto social. Com 25 anos de experiência profissional e acadêmica na área de Tecnologia, Negócios e Comunicação, em brainstormings e projetos de Transmídia, TI, Telecom, TV, IoT, Mobile, Web, Games, Wearables, Interatividade, Holografia, Realidade Virtual e Aumentada, Midia, Publicidade e Marketing, sendo 21 anos no grupo Globo em Pesquisa e Desenvolvimento, nas areas de Esportes, Jornalismo e Entretenimento, onde desenvolveu mais de 50 projetos, recebeu 15 prêmios, com destaque para IBC Special Awards do “Flutuador” (Amsterdã). Também é sócio na startup Gigamobb e na consultoria Esconderijo das Crianças, focado no desenvolvimento de projetos com a metodologia MAMP (Multi Audiência Multi Plataforma) da EraTransmídia. Vice-diretor de TV por Assinatura e Novas Mídias da SET. Palestrante em mais de 200 eventos no Brasil e exterior.

Lives via satélite

Esta palestra apresentará cases de live streaming (PetChannel e Canal Rural) com detalhes da infraestrutura otimizada e redução de custo alcançada nos projetos. Também anunciará o lançamento de um novo satélite em banda KA, com início de  operação em Outubro de 2017, para live streaming.

Palestrante: George Bem - CEO & Founder - InternetSAT

CEO e Founder da InternetSAT, formado em Eng. de Telecom. pela Fasp, Pós-graduado em Ambientes de Missão crítica e Projetos. Atuando na área de telecom, passando por TI, Internet e Broadcast. Responsável pelo startup do R7.com, atuou como Ger. de infra e Serv. da Eng. da Record, responsável por novas tecnologias IP, redes de dados e vídeos e mobile.

Juliano Kimura

Midias Sociais e mundo das lives

Porque o uso de lives em midias sociais pode trazer um resultado mais positivo do que simples patrocínio de campanhas online. Como os conteúdos em vídeos geram maior engajamento e alcance dos fãs, e como utilizar a tecnologia de uma forma mais simples pode gerar lucro e economia para as empresas.

Palestrante: Juliano Kimura - CEO & Founder - Trianos

Um dos profissionais mais influentes no universo de redes sociais e inovação digital. Possui 15 anos de experiência no mercado de comunicação digital.Já foi palestrante e especialista de conteúdo  do Facebook Brasil. Sócio diretor da Academia Trianons e idealizador dos projetos Social Brunch e Tampopus.com. Eleito melhor profissional de redes sociais pela ABComm em 2015 e 2016. Sua empresa foi eleita melhor agência de redes sociais pela E-Awards.

PedroZambarda

Lives e Games em 360

Apresentará o cenário global de lives 360, conteúdos imersivos, eventos de tecnologia como a E3, 360 em midias sociais e a transmissão de games pela Internet.

Palestrante: Pedro Zambarda - CEO & Founder Drops de Jogos, editor-chefe Mundo360

Jornalista, escritor e comunicador. Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e em Filosofia pela FFLCH-USP. É editor-chefe do Drops de Jogos e editor do projeto Geração Gamer. Escreve sobre games, tecnologia, política, negócios, economia e sociedade.  

JulianoMilanez

Soluções de câmeras 360

Apresentara um panorama das câmeras 360 atuais e mostrará uma solução de câmera broadcast para transmissão de imagens 360 para Realidade Virtual com qualidade 8K, com aplicações para esportes e entretenimento.

Palestrante: Juliano Milanez - Gerente - SHVAV / Pixellot / Rohde-Schwarz

Tem reconhecido histórico de trabalho na indústria de mídia e broadcasting. Experiente profissional em Edição Não-linear, Engenharia de Transmissão, Rádio, Som e Gerenciamento de TI. Especializado em cenários virtuais, servidores de vídeo e sistemas de realidade aumentada. Capacitação em MAM, PAM e gerenciamento de projetos.

Charles Boggiss

Transmissões 360, do player ao óculos

Com mais de 10 anos de experiência em imagens e transmissão 360, apresentaremos descobertas e cases que mostram que a tecnologia de realidade virtual está cada vez mais acessível.

Palestrante: Charles Boggiss - CEO - UView360

Charles Boggiss, formado em Marketing e Desde 2008 trabalha com a tecnologia 360 e é pioneiro nas produção e transmissão ao vivo de conteúdo em 360° A UView360 possibilita uma forma diferente de estar no mundo e experimentar novas sensações. Startup carioca, esteve à frente das primeiras experiências audiovisuais em 360 graus de eventos esportivos como o Mundial de Surf, Skate Bowl, BMX Escadaria de Santos entre tantos outros. Produz diversos especiais em realidade virtual para as Organizações Globo, com destaque recente para os 90 anos do jornal e os 50 da TV. Na área do entretenimento, este ano assinou o especial de realidade virtual do Carnaval do G1, para quem também produziu especial dos 450 anos do Rio. Além disso, a UView360 é a produtora de conteúdo de realidade virtual responsável pela tecnologia dos vídeos e distribuição de óculos do lançamento deste ano da Sexy Hot.

16h - 17h30

Demonstração | Sala 10

Dolby Vision HDR | Dolby Atmos for Home

DolbyAtmos_Home_Master-500x500

DEMONSTRAÇÃO

A tecnologia Dolby Vision foi desenvolvida para entregar ao espectador o brilho, as cores e o contraste da vida real. Aumenta a fidelidade de sinais de vídeo HD e Ultra HD ao manter e reproduzir a faixa dinâmica e paleta de cores do conteúdo original. O Dolby Atmos trás uma imersão no espaço sonoro tridimensional colocando o espectador dentro da ação.
Dolby Vision e Dolby Atmos for home estão em demonstração continua na sala 10 ( Casa Verde).

Dolby Laboratories - Brasil