Tecnologia utilizada nas transmissões de TV da Copa do Mundo será revelada no SET EXPO 2014

Infraestrutura, transmissão e gerenciamento das imagens do mundial bem

como os experimentos com o 4K serão discutidos no congresso do evento. Feira apresentará produtos e soluções envolvidas

São Paulo, 11 de julho de 2014 – A transmissão das imagens da Copa do Mundo 2014 exigiu um “padrão Fifa” de qualidade. A entidade máxima do futebol controla a produção de TV de todos os seus eventos a fim de manter um resultado impecável nas imagens que distribui para uma audiência global. A estrutura montada no Brasil utilizou os servidores e todo o workflow da EVS, tanto nos estádios como no International Broadcast Center (IBC), ou Centro Internacional de Transmissão de TV, no Rio de Janeiro. Como foram projetados, instalados e operados esses sistemas é o tema da palestra que Benjamin Mariage, vice-presidente de Vendas da empresa para a América Latina, fará no congresso do SET EXPO 2014, a ser realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, de 24 a 27 de agosto.

Todas as imagens produzidas pelas câmeras da Fifa durante a Copa do Mundo no Brasil foram gravadas e produzidas nos estádios em servidores e em sistema de gerenciamento de conteúdo da EVS, ao mesmo tempo enviadas para o IBC. Ali elas foram catalogadas nos servidores da EVS e imediatamente distribuídas para as emissoras de televisão licenciadas.

O acervo é fantástico e inclui o material das 34 câmeras utilizadas em cada partida, as exibições em slow motion, super slow e hiper slow e mais as imagens do dia a dia de cada seleção. “Nenhuma imagem capturada pelas câmeras de TV foi perdida; todas foram armazenadas no Storage Central da EVS no IBC e ficaram à disposição para serem usadas pelas emissoras licenciadas nos telejornais”, explica Mariage.

Os servidores da EVS também criaram clips e listas dos melhores momentos e compilaram os principais lances exibidos durante a transmissão dos jogos. “O objetivo da palestra é discutir todas as etapas da produção dos vídeos da Copa e mostrar as inovações introduzidas nas transmissões”, destaca Mariage. Uma das novidades no Mundial do Brasil foi criar e distribuir, ao mesmo tempo, seis sinais em “live streaming” – com os principais ângulos de cada boa jogada –, para o aplicativo multicâmera. O usuário recebia as imagens, mesmo as que não foram exibidas pela TV, no seu dispositivo móvel em até um minuto após o lance ter ocorrido.

 

O 4K na Copa e no evento

 

A maioria das fornecedoras do mercado de broadcast que dão suporte tecnológico às transmissões inéditas em 4K de jogos da Copa, feitas em caráter experimental pelo SporTV, Canal de esportes da Globosat, em parceria com as operadoras NET, Oi TV e Vivo, também estará no SET EXPO 2014. A última dessas transmissões nacionais que serão feitas para pequenos grupos de convidados e jornalistas será na final do campeonato, domingo (13.07), às 16h.

Além da Sony, que se destaca por demonstrar amplamente o 4K na Copa, empresas como Ateme, For-A, Fujinon (Trevisans), Tektronix e Leader, Axon, a própria EVS e a Evertz vão apresentar seus equipamentos e tecnologias durante a feira do SET EXPO. As três últimas estarão, respectivamente, nos estandes da Line-up, Video-Systems e Phase Engenharia. Mais de 300 empresas estarão expondo no evento.

Toda essa experiência poderá ser conhecida em um outro painel do 25° Congresso da SET, que integra o evento junto com a Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes e conta com mais de 170 palestras. Luiz Padilha, diretor de marketing e vendas da área profissional da Sony Brasil, apresentará no congresso o case “Copa do Mundo”, no qual os palestrantes vão revelar os recursos tecnológicos utilizados no mundial de futebol.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), o SET EXPO 2014 é o maior e mais representativo evento de negócios e tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina.

Sobre a SET

 

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação técnica sem fins lucrativos, formada por empresas e profissionais de tecnologia e operação cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico em toda a cadeia da mídia eletrônica, da produção à entrega. Constitui o maior fórum de discussão de padrões e tendências para o mercado de criação, gestão e distribuição de conteúdo eletrônico no Brasil e promove o evento anual SET EXPO. Para mais informações, acesse o site https://www.set.org.br/index.asp, SET no Facebook e SET no Twitter em @SETengenhariaTV .

 

SET EXPO 2014 na Internet: http://2014.setexpo.com.br/

 

Assessoria de Imprensa

HARTZ – Comunicação com Identidade – Tel.: (11) 3812-6128

Bárbara Hartz – [email protected] – (11) 97563-5615

Eurico Ferreira Júnior – [email protected]– (11) 97288-1959