Ministro das Comunicações anuncia no SET EXPO 2014 as primeiras rádios FM do processo de migração

São Paulo, 25 de agosto de 2014 – O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, cumpriu a promessa de assinar na abertura do SET EXPO 2014, hoje, em São Paulo, o termo de adaptação de outorga das primeiras rádios que migraram do sistema AM para o FM. Foram autorizadas oito rádios do Rio Grande do Norte, que vão passar a operar na faixa convencional de FM, de 88 a 108 MHz.

O Rio Grande do Norte é o primeiro estado a ter os canais FM efetivados após as consultas públicas do processo de migração de AM para FM, tendo inscrito 57 rádios. O Min. Paulo Bernardo lembrou que as consultas públicas que estão em tramitação atualmente são as dos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima, Tocantins, Acre, Mato Grosso e Amapá.

O processo de migração das rádios AM para FM começou em 7 de novembro de 2013, com o decreto presidencial 8139, posteriormente reagulamentado pela portaria 127 de 12 de março de 2014.

Gap Filler e feira do SET EXPO

Outro anúncio feito pelo ministro está relacionado ao gap filler, expressão que designa a estação reforçadora destinada a suprir as áreas de sombra da TV digital aberta, ou seja, nas quais não há cobertura. Paulo Bernardo anunciou que passa a ser dispensada a outorga para os gap fillers, bastando aos interessados apresentar o projeto técnico de instalação. O ato do ministério faz parte do seu processo de desburocratização e da otimização espectral em que investe.

Olímpio José Franco, presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), lembrou na ocasião que é um desafio organizar a feira do SET EXPO, embora a entidade promova o seu congresso voltado à engenharia e tecnologias de radiodifusão desde a sua fundação há 26 anos. Franco agradeceu o apoio ao evento de todos os parceiros da SET, que envolvem tanto de parceiros e associações do exterior, como a Inter BEE – International Broadcast Equipment Exhibition, IBC, NABShow e AIR, quanto as brasileiras, ABC, ABERT, AERP, AESP, ABRA, ABPITV, ABRATEL, ABTU, AGERT, AIR, ASTRAL, Fórum SBTVD, Senac e SINDVEL.

O SET EXPO é o maior evento de negócios e tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina e conta ainda com apoio das grandes redes de rádio e televisão brasileiras.

Estiveram presentes também na mesa de abertura do evento, o presidente da Anatel, João Rezende, Alexandre Jobim, da AIR, da ABERT Daniel Slaviero, da Abratel, Luiz Claudio Costa, o presidente do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD, Roberto Franco e da AESP, Rodrigo Neves. Fizeram parte da cerimônia, ainda, Walter Ceneviva representando o presidente da ABRA, João Carlos Saad, o vice-presidente da SET, Nelson Faria, e o CTO da NHK, Yasuto Hamada, representando a emissora pública japonesa homenageada na ocasião pelos serviços prestados ao setor de radiodifusão e às pesquisas para o desenvolvimento do formato 8K de televisão.

Sobre a SET

A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação técnica sem fins lucrativos, formada por empresas e profissionais de tecnologia e operação cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico em toda a cadeia da mídia eletrônica, da produção à entrega. Constitui o maior fórum de discussão de padrões e tendências para o mercado de criação, gestão e distribuição de conteúdo eletrônico no Brasil e promove o evento anual SET EXPO, com apoio da Inter BEE – International Broadcast Equipment Exhibition e do NABShow. Para mais informações, acesse o site https://www.set.org.br/index.asp, SET no Facebook e SET no Twitter em @SETengenhariaTV.

Website SET EXPO 2014:  http://2014.setexpo.com.br/

SETEXPO2014BroadcastandNewMidiaTechnology TradeShow&Conference

Promotor:SociedadeBrasileiradeEngenhariadeTelevisão (SET)

Local:ExpoCenterNorte – PavilhãoAzul – São Paulo (SP)

Data do Congresso:24a27deagosto de 2014

Data da feira: 25 a 27 deagosto de 2014

 

 

HARTZ – Comunicação com Identidade – Tel.: (11) 3812-6128

Bárbara Hartz – [email protected] – (11) 97563-5615

Eurico Ferreira Júnior – [email protected] – (11) 97288-1959