Fórum SBTVD demonstra tecnologia para portadores de deficiência auditiva no SET Expo 2016

Entidade apresenta sistemas de acessibilidade que devem integrar a programação de emissoras de TV no futuro. Destaque para a GLOSA, tecnologia que substitui o intérprete humano por avatar animado, para traduzir, simultaneamente, o áudio do televisor em linguagem de sinais.

 

Com o intuito de apresentar as últimas tecnologias desenvolvidas por seus associados para o mercado de TV digital no Brasil, o Fórum SBTVD (Fórum Brasileiro de TV Digital Terrestre) participa do SET Expo 2016, maior evento de broadcast e tecnologia para novas mídias da América Latina, e que reúne as principais tendências para criação, distribuição e transmissão de conteúdo audiovisual no âmbito mundial.

A entrada definitiva na era da resolução digital, processo iniciado em abril deste ano, derivou diversas transformações no modo de transmitir o conteúdo ao telespectador. Interatividade e acessibilidade, atualmente, estão associadas ao entretenimento e demandam a prioridade das empresas no desenvolvimento de novos serviços e tecnologias.

Com exclusividade, o Fórum SBTVD demonstra durante o SET Expo um sistema que vai atender a pessoas com deficiência auditiva – no Brasil, essa parcela é representada por cerca de 15% da população, segundo dados recentes apresentados pela Organização Mundial de Saúde. A tecnologia inovadora criada pela ShowCase PRO insere um segundo fluxo de vídeo no televisor e permite ao telespectador habilitar e desabilitar, por meio de simples opção inserida no menu, a tela de LIBRAS.

Dezenas de pesquisas e testes foram realizados nos últimos dois anos, com o auxílio de portadores de deficiência auditiva. O intuito, segundo Rafael Peressinoto, co-fundador e diretor de Engenharia da ShowCase PRO, era entender realmente a necessidade dessas pessoas.

 

Intérprete virtual

Entre as dificuldades encontradas pelas emissoras para oferecer conteúdo acessível a quem possui perda auditiva é a demanda por intérpretes. Valendo-se das possibilidades que o segundo fluxo de vídeo oferece às empresas, professores da UFPB – Universidade Federal da Paraíba desenvolveram a GLOSA, tecnologia que utiliza um avatar animado para traduzir, em tempo real, o áudio da TV em linguagem de sinais.

O equipamento recepta a mensagem em forma de texto e realiza tradução automática, com base em um dicionário programado de sinais, ativando os movimentos do avatar na tela. No futuro, a tecnologia também deve fazer parte das salas de cinema, permitindo que o espectador assista a filmes em LIBRAS no próprio smartphone ou tablet, de forma individualizada.

O coordenador do projeto, Tiago Maritan, releva que foram necessários mais de sete anos de pesquisas e testes para o desenvolvimento da ferramenta, já finalizada, e investimento acima de R$ 2 milhões.
Sobre o Fórum SBTVD

O Fórum SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústrias de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.

 

Mais informações:

Mauro Braga

Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre)

Assessoria de Imprensa

11 3284-4566

11 9 8221-3497

[email protected]

www.forumsbtvd.org.br

www.dtv.org.br