Congresso de Tecnologia do SET Expo discute transmissão em 8K realizada durante os Jogos Olímpicos do Rio

Informações sobre o desenvolvimento da futura geração tecnológica de televisão serão compartilhadas durante o evento.

O 28º Congresso de Tecnologia do SET Expo, que acontece de 29 de agosto a 1 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, tem como um dos seus principais temas o 8K, nova geração de TV em desenvolvimento no Japão, que vem sendo testada no Brasil desde 2013, através de parcerias da emissora japonesa NHK com a TV Globo. Durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014, foram feitas exibições ao vivo dos jogos em 8K. Já a Olimpíada do Rio foi o primeiro evento transmitido, no mundo, por radiodifusão terrestre, e isso foi feito no Rio de Janeiro. Lançando mão de modulação desenvolvida pela NHK especialmente para fazer caber imagens 8K e o áudio multicanal que lhes acompanham num único canal de TV, a Globo instalou transmissor e antena em sua torre de transmissão. Com a captação desses sinais no Museu do Amanhã, o público em geral pôde apreciar a nova tecnologia em desenvolvimento.

As perspectivas para o 8K no Japão e os esforços durante as Olimpíadas do Rio serão abordados em momentos diferentes do congresso. No dia 29 de agosto, na sessão “O futuro da TV Aberta”, Gabriel Ferraresso, engenheiro de projetos da Globo, apresenta as demonstrações de 8K no Museu do Amanhã.

No dia 1 de setembro, Christian Rodrigues, também engenheiro da Globo, aborda os testes de robustez realizados em campo, do novo sistema de transmissão terrestre de 8K, instaladono Sumaré; alguns meses antes dos Jogos Olímpicos. Também haverá apresentações do roadmap do 8k no Japão, que comemorou as Olimpíadas do Rio de Janeiro com transmissões via satélite para as terras nipônicas.

Mais informações e inscrições: www.setexpo.com.br

Serviço:

28º Congresso de Tecnologia SET Expo
Horários
29 de agosto: 9h – 18h
30 de agosto: 11h30 – 17h30
31 de agosto: 9h – 17h30
1º de setembro: 9h – 17h30
Cerimônia de Abertura: 30 de agosto, das 9h às 11h30
Local: Centro de Convenções, Expo Center Norte, São Paulo/Sp

Feira SET Expo
Horários:
30 de agosto: 12h – 20h
31 de agosto: 12h – 20h
1º de setembro: 12h – 19h
Local: Pavilhão Vermelho, Expo Center Norte, São Paulo/SP

Sobre o SET Expo – Reconhecido pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos como uma excelente oportunidade de negócios, com a certificação Trade Fair Certification, o SET Expo é maior evento de negócios e de tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina. Composto pelo “Congresso de Tecnologia SET Expo”, que se encontra em 28ª edição, e pela “Feira de Produtos Tecnologias SET Expo”, o objetivo do evento é apresentar e discutir as inovações técnicas, as regulações e os novos produtos do mercado audiovisual, cobrindo toda a cadeia de produção, desde a criação até a distribuição. Promovido pela SET, recebe 200 expositores que representam 400 marcas nacionais e internacionais, representantes de 37 países e 16 mil visitantes. Visite www.setexpo.com.br.

Sobre a SET – A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação sem fins lucrativos constituída por empresas e profissionais cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico e científico em toda a cadeia de meios eletrônicos, atuando nas áreas de engenharia e afins nos campos da televisão, telecomunicações, rádio, internet e novas mídias, desde a produção até a entrega. Ela representa o maior fórum para a discussão de padrões e tendências para a criação de conteúdo eletrônico, gestão e mercado de distribuição no Brasil. Além disso é responsável pela realização do evento anual, SET EXPO (www.setexpo.com.br). A SET tem o apoio de cerca de 20 instituições nacionais e cinco organizações internacionais, incluindo a NAB Show, IABM e InterBEE. Para mais informações, visite www.set.org.br.

Contatos para a imprensa:
Polo de Comunicação

Maria Emília Farto – 11.99458-9197
[email protected]

Fabiana Albuquerque – 11 94448-8119
[email protected]

Maria Simões – 11.9.9175-5554
[email protected]

Lilian Shimabukuro – 11.94100-6059
[email protected]