28º Congresso SET Expo aponta inovações e mudanças nas indústrias de broadcast e novas mídias

Legado da transmissão dos Jogos Olímpicos desperta interesse internacional em evento   que vai tratar de grandes temas mundiais e de questões relevantes para o Brasil e América Latina

 

Reconhecido como o mais importante congresso de broadcast e novas mídias da América Latina, o Congresso SET Expo deste ano acontece de 29 de agosto à 1 de setembro, no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo, como parte do SET Expo, que também inclui a Feira de Negócios e Serviços SET Expo, de 30 de agosto à 1 de setembro, no mesmo local. Promovido pela SET, associação técnico-científica, que atua nas áreas de engenharia nos campos de televisão, telecomunicações, rádio e internet, chega a sua 28º. edição com mais de 200 palestrantes de renome internacional, sendo sete keynote speakers, que se apresentam para cerca de 2 mil congressistas,  em cinco salas e 60 sessões que vão tratar do que está por vir nas indústrias de broadcast e novas mídias.

De acordo com Carlos Fini, diretor da SET e responsável pelo congresso,  a 28º  edição será abrangente. Destinado a profissionais, pesquisadores e estudantes da área de telecomunicações, do setor audiovisual e da radiodifusão, o evento vai discutir tecnologias relacionadas à mídia, sem deixar de  lado os grandes tópicos tecnológicos diretamente ligados a TV, rádio e internet. “Os temas são amplos. Vamos abordar o novo perfil do profissional de broadcast e também contamos com uma agenda relevante sobre discussões regulatórias que impactam diretamente na vida da população brasileira como mudança de espectro, TV digital e acessibilidade”, observa. E complementa: “Para que o resultado seja muito rico, procuramos trazer mais de um ponto de vista para todos os temas”.

Também serão abordados o uso de automação, sensoriamento e big data para várias aplicações. Mas, tudo isso sem lançar mão da mídia convencional como acústica, iluminação rádio e transmissão. “Isso tudo tem sido introduzido incrementalmente nos últimos anos, como consequência o perfil do nosso palestrante também tem mudado”, afirma o diretor.

O legado da Olimpíada que fez do Brasil referência na maior transmissão de TV da história também ganhou espaço no Congresso SET Expo. “A engenharia brasileira que já era referência mundial, após os Jogos Olímpicos se tornou o centro das atenções e hoje desperta interesse internacional no evento”, conta Fini. Enquanto temas como empreendedorismo e sustentabilidade, tratando de eficiência energética, começam a aparecer na grade.

A presença de associações internacionais de peso, que sempre foi uma marca do congresso, continua forte, registrando entidades respeitadas mundialmente como: Society of Motion Picture & Television Engineers – SMPTE (Estados Unidos); International Broadcast Equipment Exhibition – Inter BEE (Japão); International Association of Broadcasting – AIR & IAB (Uruguai); National Association of Broadcasters – NAB – (Estados Unidos); World Wide Web Consortium – W3C – (Estados Unidos); International trade Association for suppliers of Broadcast and Media technology – IABM (Reino Unido); e Argentine Association of Broadcasting Equipment Manufacturers and Suppliers – CAPER (Argentina).

 

E os principais destaques na grade de programação são:

 

  • Sensoriamento & Big Data.  (Mr. Stephen Smith (CTO)  Imagine Communications )
  • O Futuro da TV Aberta (Mr. Skip Pizzi Vice-Presidente do ATSC)
  • VR – “A Realidade Virtual será a plataforma mais social de todas?” (Sr. Camila Ghattas)
  • IoT – Internet das Coisas & Swarm Intelligence.  (Prof. Silvio Meira)
  • Internet & Mercado Audiovisual: Marco Civil e Pirataria. (Sr. Ronaldo Lemos)
  • SMPTE Centenário  (Ms. Barbara Lange)
  • Nuvem: Tecnologia, Futuro e Desafios. ( Sr. Wanderley Abreu JR – CEO STORM Group)
  • Visão Estratégica do Espectro
  • Futuro da TV
  • 80 anos da Rádio Nacional (Sr. Ethevaldo Siqueira )
  • UHDTV – Da Produção a Distribuição. (Sr. Fernando Bittencourt)
  • Streaming e Distribuição  IP. (Mr. Alex Balford  Akamai Technologies)
  • Games e a Revolução do Grafismo
  • EAD – Seja Digital : A Experiência do Piloto de Rio Verde.
  • Acadêmica  & Cientifica  (Prof. Marcelo Zuffo)

 

Para inscrições e mais informações sobre a programação do 28º. Congresso, acesse:

http://www.setexpo.com.br/2016/conferencias/grade/

 

Serviço:

28º Congresso de Tecnologia SET Expo
Horários
29 de agosto: 9h – 18h
30 de agosto: 11h30 – 17h30
31 de agosto: 9h – 17h30
1º de setembro: 9h – 17h30
Cerimônia de Abertura: 30 de agosto, das 9h às 11h30
Local: Pavilhão Vermelho do Centro de Convenções, Expo Center Norte, São Paulo

Feira SET Expo
Horários
30 de agosto: 12h – 20h
31 de agosto: 12h – 20h
1º de setembro: 12h – 19h
Local: Pavilhão Vermelho, Expo Center Norte, São Paulo/SP

Mais informações e inscrições: www.setexpo.com.br

Sobre o SET Expo – Reconhecido pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos como uma excelente oportunidade de negócios, com a certificação Trade Fair Certification, o SET Expo é maior evento de negócios e de tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina.  Composto pelo “Congresso de Tecnologia SET Expo”, que se encontra em 28ª edição, e pela “Feira de Produtos Tecnologias SET Expo”, o objetivo do evento é apresentar e discutir as inovações técnicas, as regulações e os novos produtos do mercado audiovisual, cobrindo toda a cadeia de produção, desde a criação até a distribuição. Promovido pela SET, recebe  200 expositores que representam 400 marcas nacionais e internacionais, representantes de 37 países e 16 mil visitantes. Visite www.setexpo.com.br

Sobre a SET – A Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) é uma associação sem fins lucrativos constituída por empresas e profissionais cujo principal objetivo é desenvolver o conhecimento técnico e científico em toda a cadeia de meios eletrônicos, atuando nas áreas de engenharia e afins nos campos da televisão, telecomunicações, rádio, internet e novas mídias,  desde a produção até a entrega. Ela representa o maior fórum para a discussão de padrões e tendências para a criação de conteúdo eletrônico, gestão e mercado de distribuição no Brasil. Além disso, é responsável pela realização do evento anual, SET EXPO (www.setexpo.com.br). A SET tem o apoio de cerca de 20 instituições nacionais e cinco organizações internacionais, incluindo a NAB Show,  IABM e InterBEE. Para mais informações, visite www.set.org.br.
Contatos para a imprensa:
Polo de Comunicação

Maria Emília Farto – 11.99458-9197
[email protected]

Fabiana Albuquerque –  11.94448-8119
[email protected]

Maria Simões – 11.99175-5554
[email protected]

Lilian Shimabukuro – 11.94100-6059
[email protected]

Descadastre-se caso não queira receber mais e-mails.