Workshop da Fraunhofer IIS tem tecnologia de áudio 3D com apenas dois falantes

Uma das maiores organizações de pesquisa aplicada da Europa, a Fraunhofer, está presente no SET EXPO 2018 com um workshop em área exclusiva. A ideia é apresentar a tecnologia imersiva com base no MPEG-H Audio. Com apenas duas caixas acústicas – em barra, protótipo do instituto e subwoofer – o sistema desenvolvido pelo grupo baseado na Alemanha gera uma sensação completa em 3D.

Além da alta definição de áudio, é possível escolher diversas trilhas que acompanham as imagens, como por exemplo, idioma da transmissão, ou a seleção de audiodescrição em apenas um dos canais. “A ideia é que, em uma sala, uma pessoa possa acompanhar a audiodescrição, ou comentários, em um ponto específico do ambiente, enquanto o resto da audiência acompanha a trilha original”, resume Adrian Murtaza, engenheiro-sênior de Pesquisa do Fraunhofer IIS (Fraunhofer Institute for Integrated Circuits).

As opções podem ser definidas pelo usuário final, ou editadas ao vivo pelos canais. Aliás, para as transmissoras, surge a possibilidade de trabalhar com áudio 3D sem a necessidade de grandes alterações de hardware. No espaço do workshop, um equipamento transmite em tempo real todo o conteúdo apresentado na TV em tecnologia wireless.

Na foto, à esquerda, Alfonso Carrera, e à direita, Adrian Murtaza. Ambos da Fraunhofer IIS