Suprimento energético aliado a bem estar social

Energia sustentável e proteção à integridade física das pessoas são destaque da palestra sobre suprimento de energia para emissoras de TV e rádio no Congresso SET 2015

Suprimento energético aliado a bem estar social

Na tarde deste domingo, 23 de Agosto, a palestra “Suprimento de energia nas emissoras de TV”, foi uma das três que abriu a 27ª edição do Congresso SET 2015. Moderada por Paulo Feres da TV Integração, a sessão contou com a participação de Ronaldo Kascher (Kascher Engenharia), Túlio Moreira dos Santos (TV Integração), e Manoel Gomes (Gerente de Engenharia – TV GLOBO).

Túlio Moreira dos Santos abriu as apresentações falando sobre a implantação na sua emissora da utilização de energia solar para garantir o abastecimento de energia às emissoras da afiliada da Rede Globo em Minas Gerais, e assim reduzir custos do consumo de energia. “Visamos aliar o útil ao agradável, utilizando uma energia estável e limpa”, disse o executivo.

O investimento da TV Integração teve custo total aproximado de R$ 128 mil, e segundo as perspectivas vai gerar uma economia anual de R$ 18.750. Outro dos aspectos positivos do projeto, ressaltado por Dos Santos,  é que este terá um tempo de retorno curto – aproximadamente sete anos e meio; terá baixa custo de manutenção; utilizará fonte limpa de energia, e trabalha visando um modelo de sustentabilidade ecológica. Ele disse ainda, que a contrapartida será a maior necessidade de recursos de gerenciamento. Após instalação e consolidação desse sistema, a ação futura prevista será incluir retransmissoras.

“Suprimento de energia nas emissoras de TV”, foi uma das três que abriu a 27ª edição do Congresso SET 2015

Na sequência, Ronaldo Kascher, diretor daKascher Engenharia, abordou de forma sintética alguns dos aspectos da nova norma de proteção contra descargas atmosféricas 5419:2015. Precisamos nos preocupar “com o aumento da confiabilidade nas emissoras de rádio e televisão”. As principais ameaças, disse o executivo no Congresso SET,  passam por atenuar e prevenir a descarga na estrutura (pode matar um ser humano) denominada de S1; a descarga próxima à estrutura (risco maior aos equipamentos internos) S2; S3 – Descarga na linha que atende à estrutura; S4- Descarga ao lado da linha.

Kascher fez questão de mostrar que a proteção à instalação elétrica de rádios e TV’s não pode prevalecer sobre a integridade física e à vida das pessoas. Dessa forma, ao dividir as medidas de proteção destacou a redução de lesões a seres vivos à choque devido a choque elétrico; redução de danos físicos; e somente por último abordou a redução de falha dos sistemas elétricos e eletrônicos.

Fechando a seção, o gerente de engenharia da Rede Globo, Manoel Gomes, tratou o que denominou como “conceitos imprescindíveis para Infraestrutura Elétrica de Missão Crítica abordando o DataBase. Fazer funcionar uma TV, uma rádio, levando em conta todas as necessidades da norma não é fácil”, diz Gomes. Ele também destacou que o investimento e o empenho necessário para realizar as reformas de infraestrutura para atender à demanda por qualidade e, se possível, com baixo custo é algo imprescindível.

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

Paulo Feres da TV Integração,

SET Expo 2015
A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO,Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Isaac Toledo, Gabriel Cortez e Fernando Moura, em São Paulo