Startups de sucesso mostram ser possível tirar boas ideias do papel

Sempre é possível tirar uma ideia do papel e criar um negócio, segundo José Carlos Aronchi, do Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa do Sebrae-SP. Para mostrar como isso é possível, Aronchi apresentou durante o painel Startups do Audiovisual – Empreendedorismo e Inovações três cases de sucesso que estão em diferentes níveis de desenvolvimento.

A VAV – Vitrine para o Audiovisual é uma startup que está em fase de implantação. Segundo a fundador Jade Press Goldfreind, a empresa é o primeiro hub online de profissionais do audiovisual brasileiro que funciona como vitrine para projetos, profissionais e licenciamento de conteúdo. Ainda cursando cinema e vídeo na universidade, Jade e sua sócia, Isadora Lemes, sentiram que o cenário de produção era carente por conexão que estimulasse o setor. “Vimos que não tem diálogo entre produtores, distribuidores, instituições de ensino. Muito é produzido,  mas pouco visto”, explica. Assim, decidiram criar um ambiente digital para conectar todos os segmentos do setor. “O usuário poderá encontrar conteúdos para negociação, buscar equipe qualificada, encontrar melhores fornecedores. Tudo informatizado”, disse.

Já a Vida no Centro: Hub de Cultura e Inovação está sendo considerada pelo Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo como a reinvenção do Jornalismo.  Para Clayton Melo, fundador da empresa, a Vida no Centro é uma startup de informação e conhecimento focada no Centro de São Paul”. Por meio de uma plataforma digital, webséries, redes sociais, aplicativo web, eventos e curadoria de tendências, a startup mostra o que o coração da metrópole tem de melhor: cultura, gastronomia, lazer, turismo e as pessoas que inovam e transformam positivamente o Centro.

Em fase de internacionalização, a IS Game (International School of Game) é uma escola de videogame para todas as idades. Criada por Fábio Ota, a empresa focava o ensino na elaboração de games para jovens e crianças, mas descobriu que a metodologia também  podia servir para ajudar idosos. “Criamos a primeira escola de videogame no Brasil com a metodologia comprovada cientificamente para melhoria cognitiva dos idosos”, disse. A IS Game ensina as técnicas básicas para o desenvolvimento completo de um game 2D.