Sony apresenta soluções audiovisuais para cinema, jornalismo, estúdio e muito mais

Sony leva novidades em câmeras profissionais ao SET EXPO. Foto: Sony.

A Sony Brasil vai participar da SET EXPO 2017, principal evento de negócios e tecnologia para broadcast da América Latina. A feira acontece de 21 a 24 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Nesta edição serão apresentadas inovações para todo o mercado Audiovisual, entre elas soluções de produção de estúdio, jornalismo e cinema, equipamentos de áudio profissional e câmeras compactas. Além de soluções wireless, soluções para produções ao vivo em HD, 4K, HDR e monitoração de referência, bem como opções para arquivamento de conteúdo.

No estande da Sony serão apresentadas uma Unidade Móvel de Produção, em parceria com a produtora Broadcasting TV, além de uma Unidade Móvel Compacta, em parceira com o distribuidor Merlin Vídeo. O intuito é mostrar os produtos profissionais em suas mais diversas aplicações, com foco nas mais variadas produções ao-vivo.

Câmeras compactas e Produção de Eventos

Focado na portabilidade e produção de conteúdo associado com atrativo custo x benefício, será demonstrada a câmera HXR-NX5R. Essa câmera NXCAM com 3 sensores CMOS é uma evolução do sucesso da antiga HXR-NX5 e oferece importantes avanços quanto à qualidade de imagem, as melhoras em comparação com os modelos NX3 e NX5 também incluem um terminal 3G-SDI que suporta saída Full HD 60p. Também integra a luz LED embutida ajustável para minimizar a necessidade de carregar equipamentos de iluminação externos. A tecnologia de última geração utiliza um processador de sinal digital (DSP), redução de ruído avançada e máxima reprodução de detalhes para oferecer imagens incrivelmente reais em termos de textura e detalhes. A câmera, além disso, integra uma função de menu direto e um joystick de rápida resposta para melhorar sua facilidade de uso.

Graças aos seus três sensores CMOS Exmor Full HD de 1/2,8″, a HXR-NX5R oferece imagens incríveis e alta sensibilidade. Também inclui a função Clear Image Zoom de 40x que permite duplicar o zoom óptico sem perder qualidade de imagem, e gravação multiformato para se adaptar a uma ampla variedade de aplicações e ambientes de gravação, tais como, eventos ao vivo, casamentos ou produções corporativas.

A HXR-NX5R oferece novas funções de rede avançadas como FTP e transmissões ao vivo, com Wi-Fi integrado, além de gravações de backup simultaneamente através de dois slots para cartões SD. O profissional pode escolher entre o formato de gravação XAVCS a 50 Mbps ou formatos mais estabelecidos como AVCHD/DV para se adaptar a uma variedade de fluxos de trabalho.

Esta novidade será apresentada na bancada de câmeras handheld juntamente com os modelos já consagrados no mercado como PXW-X160 e PXW-FS5. Além destes, será apresentado os modelos profissionais da linha alpha como a A7S2, A7R2 e A6500 além da nova A9, com as conceituadas e amplas lentes E-Mount, incluindo os recentes lançamentos SEL2470GM 2.8 e SEL85F14GM.

Consolidando a presença da Sony neste segmento de mercado, a empresa ainda demonstrará na feira um switcher compacto, o MCX-500, de fácil operação com foco nos mais variados segmentos como: igrejas, mercado educacional, corporativo, eventos, casamentos, etc. Este switcher conta com 9x Entradas de Vídeo (incluindo 3G-SDI, HDMI e Composto), efeitos de Transição (CUT/MIX/WIPE) além de funções avançadas como: Gravação de PGM em codec AVCHD, Mixer de Áudio de 5x Canais integrado e capacidade de realizar stream de vídeo ao-vivo para plataforma USTREAM. Ideal para ser utilizado com a nova HXR-NX5R e com o novo controle remoto RM-30BP para operações multicâmeras. Entre as novidades para o evento está o anúncio de futura atualização que permite o suporte a transmissões ao vivo para YouTube e Facebook.

Para aplicações que exigem operação remota também serão demonstradas as opções de câmeras robotizadas, com os modelos BRC-X1000, BRC-H900 e SRG-360SHE e seus respectivos controles remotos, RM-IP10 e RM-IP500.  A BRC-X1000 é o lançamento mais recente da série de câmeras PTZ com sensor CMOS 4K de 1 polegada, e que permite operações em HD ou 4K com saídas 3G-SDI e HDMI. Combinada com o painel de controle remoto RM-IP500, permite operação e controle por conexão de rede IP com recursos de controle de Pan, Tilt, Zoom e operação de vídeo e menu. A BRC-H900 é o modelo com 3 sensores CMOS Exmor HD de 1/2 polegada e lente zoom de 14x óptico, que permite opções de interfaces de sinais e controle por SDI, Fibra ou IP.  O modelo SRG-360SHE é uma opção de entrada com sensor CMOS Exmor HD de 1/2.8 polegadas e com interfaces SDI, HDMI e IP com capacidade de controle e streaming H.264 por IP.

Uma solução integrada de câmeras compactas e switcher MCX-500 será demonstrada na unidade móvel compacta da Merlin Video para produções de eventos, demonstrando a versatilidade e flexibilidade desses equipamentos para as crescentes demandas de transmissões por internet.

Câmeras de estúdio

Entre os destaques estará a HXC-FB75, câmeras HD da Sony que conta com 3 sensores CMOS FULL HD de 2/3 de polegadas e interface de fibra padrão Neutrik em distâncias de até 350 metros, bem como a opção de suporte a fibras no padrão SMPTE. A câmera também permite conexões de longa distância utilizando fibras ópticas monomodo em até 10km. Com isso esse modelo pode ser utilizado em diversas aplicações que requerem essa flexibilidade, desde estúdios remotos e até mesmo aplicações em unidades móveis.

Além desta, será apresentada a HDC-4300, câmera que faz uso de três sensores de 2/3 de polegadas 4K, com suporte as mesmas lentes B4-mount, bem como os mesmos equipamentos para controle das principais câmeras da série HDC-2000 da Sony. Com isso o usuário tem flexibilidade graças às configurações intercambiáveis ​​entre os sistemas HD e 4K. A câmera é capaz de operar em 4K/HD, com 2x, 3x, Super Slow e altas velocidades de 4x, 6x e 8x, para produzir replays de alta qualidade e efeitos.

Também será apresentada a HSC-100R, câmera que faz uso de três sensores CCD de 2/3 de polegadas HD, e que permite flexibilidade de opções e aplicações por oferecer suporte a sistemas de transmissão por Fibra ou Triax, alcançando longas distâncias , ideal para ambientes de estúdios ou produções de eventos e unidades móveis.

Solução Wireless para Camcorders

A solução wireless será apresentada com a camcorder PMW-300K1, que é uma solução extensa e que também está presente na linha PXW-X70, PXW-X180, PXW-Z150, PXW-X320, PXW-X400 e PXW-X500.

A solução sem fio oferece alta qualidade para produção ao vivo com baixo custo. Esses fluxos de trabalho são baseados em arquivos eficientes que suportam os requisitos de produção de notícias através de adaptadores ou kits já instalados nas novas camcorders – podendo retransmitir vídeo e áudio diretamente de locais remotos através de redes 4G/LTE e Wi-Fi.

Entre os produtos que fazem parte desse fluxo de trabalho é a estação de rede PWS-110RX1, que é compatível com as câmeras de vídeo Sony XDCAM, atualmente utilizadas por emissoras de todo o mundo, e é muito simples de ligar e configurar.

O PWS-110RX1 vem com algoritmos originais Sony que se ajustam automaticamente a largura de banda e tamanhos de buffer para coincidir com as características da transmissão sem fio, além de contar com sistema de QoS proprietário da Sony, tecnologias que ajudam a manter a integridade de vídeo e áudio durante as transmissões.

A PXW-X320 também será demonstrada para promover a linha XDCAM. Apresenta alto desempenho com memória SxS e herdou da PMW-320 a capacidade de operação comprovada em campo. A PXW-X320, hoje parte da família XDCAM HD422 e equipada com a mais moderna tecnologia de imagens, inclui três sensores Full-HD Exmor CMOS de 1/2 polegada, além de suporte a funções avançadas de rede e contribuição wireless, bem como a possibilidade de ser configurada para uso em estúdio.

A PXW-X320 oferece suporte a XAVC e possibilita a criação de conteúdo de alta qualidade em HD. Além do XAVC, há também suporte para MPEG HD422, MPEG HD, MPEG IMX e DVCAM, com saídas 3G/HD/SD-SDI, HDMI e saída de vídeo composto.

Mesmo possuindo várias funções das consagradas câmeras de vídeo XDCAM da Sony, o equipamento continua econômico, mesmo com a lente inclusa, e é a opção ideal para todos os tipos de cinegrafistas, desde os que correm atrás da notícia (para os quais rapidez é fundamental) até os produtores de programas e documentários de TV (para os quais qualidade é crucial).

Câmeras Super 35mm

A PXW-FS5 é uma câmera 35mm ultra-compacta para ser usada em qualquer lugar nas condições mais exigentes. Com peso de apenas 0,8kg, é possível filmar praticamente em qualquer lugar. A operação manual é simplesmente excepcional, pois o corpo balanceado de alta qualidade é facilmente configurado para capturar desde ângulos altos quanto baixos graças a um apoio giratório flexível e um visor LCD que pode ser montado em nove posições diferentes. Possui sensor Exmor CMOS 4K de Super 35 mm e suporte para filmagens em 30p ou Full HD com altas taxas de quadros de até 240 fps (quadros por segundo). As opções de formatos de gravação incluem XAVC, que é compatível com gravação 4K* 30p, Full HD 60p ou 4:2:2 de 10 bits, assim como formato AVCHD utilizado por camcorders da série NXCAM. Com o uso de software opcional CBKZ-FS5RIF a câmera também pode capturar imagens em 4K Raw.

A câmera PXW-FS7M2 XDCAM possui alça ergonômica para facilitar o manuseio, o que a torna ideal para operação por uma só pessoa em situações onde a extraordinária flexibilidade entre lentes de montagem e intercambiáveis compatíveis pode ser aplicada em sua máxima potencialidade. Possui sensor Exmor CMOS 4K de Super 35 mm e suporte para filmagens em 60p ou Full HD com altas taxas de quadros de até 180 fps (quadros por segundo). As opções de formatos de gravação incluem XAVC, que é compatível com gravação 4K* 60p, Full HD 60p ou 4:2:2 de 10 bits, assim como formato MPEG-2 HD 422 utilizado por várias emissoras em todo o mundo.  A PXW-FS7M2 é a versão atualizada do modelo PXW-FS7, com suporte a espaço de cores BT.2020 para produções 4K, além de contar com Filtro ND Variável.

Sistemas de Monitoramento Broadcast

Durante a SET EXPO será dado destaque para o monitor OLED 4K BVM-X300 master de 30 polegadas. Esse monitor OLED TRIMASTER EL™ de alto desempenho inclui desempenho de contraste inigualável, reprodução de cores, resposta rápida de pixels e ângulos de visualização amplos líder do setor. Além disso, o BVM-X300 é compatível com o modo High Dynamic Range (HDR) e com uma ampla gama de cores em conformidade com DCI-P3 e com a maioria dos padrões ITU-R BT.2020. Com esses recursos e essas qualidades incríveis, esse monitor é uma ferramenta ideal para uma ampla gama de aplicações, como ajuste de cores e CQ (controle de qualidade) no fluxo de trabalho de produção 4K.

Ainda na solução de monitoramento, a Sony apresentará o leitor de memória PMW-PZ1 SxS 4K é uma solução de reprodução econômica de alta qualidade para aplicações de filmagem e pós-produção em 4K. O PMW-PZ1 apresenta recursos de reprodução multiformato para 4K (incluindo 59.94p, 50p, 29.97p, 25p, 23.98p e 24p*), QFHD e HD, com suporte a uma ampla variedade de formatos, como XAVC Intra e XAVC Long, XAVC S-Long*, MPEG HD422* e MPEG HD*. O PMW-PZ1 é equipado com slot para cartão SxS, saída de áudio HDMI, 3G/HD-SDI (x4), monitor colorido LCD e muito mais. Essa combinação de interfaces versáteis possibilita reprodução, cópia e monitoramento perfeitos de vídeos 4K e HD em várias aplicações de filmagens de locais e pós-produção até paredes de vídeo.

Vale lembrar que a Sony possui gama variada de opções de monitores com uso de tecnologias OLED ou LCD, e de diferentes séries para distintas aplicações. Entre elas a série LMD-A, LMD-B, PVM e BVM que oferecem recursos e funções convenientes cum uniformidade de operação dos monitores. Para os usuários, essa consistência entre as séries LMD-A, LMD-B, PVM e BVM facilita o trabalho com todos os monitores e sua integração no mesmo ambiente de trabalho

Soluções para produção 4K e HDR

Será apresentado ao mercado o novo HDRC-4000, que é um processador e conversor de sinais entre formatos SDR (Standard Dynamic Range) e HDR (High Dynamic Range). Possui 2 canais de conversão de sinais independentes, aceitando entradas de sinais 4K ou HD, com capacidade de conversão de padrões HDR nos formatos S-Log3/SR Live, PQ ST2084 e HLG (Hbybrid Log Gamma), bem como conversão de espaço de cores BT.2020 e BT.709. A solução será demonstrada com monitores BVM-X300 e BVM-E171, uma vez que são os monitores com tecnologia OLED e suporte respectivamente com telas 4K e HD, de tal forma que viabilizam os fluxos de produções em 4K HDR ou HD HDR. Para o modelo BVM-E171 será também demonstrada a licença opcional para HD HDR, BVML-HE171.

Ainda para as produções HDR serão demonstrados os fluxos de trabalho com a adoção do formato HLG (Hybrid Log Gamma) disponível nas linhas PXW-Z150 e PXW-FS5.

Uma solução integrada de câmeras de produção HD e 4K, bem como suporte a fluxos de trabalho HDR será demonstrada na unidade móvel de produção da Broadcasting TV, exemplificando a versatilidade e flexibilidade de recursos hoje existentes na linha de câmeras de estúdio.

Sistema de Arquivo Optical Disc Archive

As unidades de Arquivo em Disco Óptico são projetadas para fornecer ciclo de vida estendido para armazenamento e arquivo de todas as formas de ativos audiovisuais e arquivos de dados por prazo muito longo.

Dentre os sistemas da Sony, destaque para a segunda geração de Optical Disc Archive System, que adota uma nova mídia óptica de alta capacidade. Esta nova mídia, classificada com uma vida útil de 100 anos, duplica a capacidade de um único cartucho para 3.3 TB. Essa nova geração também introduz também uma unidade óptica de 8 canais, dobrando velocidades de leitura / gravação em relação à geração anterior (2Gbps para Leitura e 1 Gbps para Escrita), permitindo armazenamento de conteúdo 4K em tempo real e atendendo as crescentes necessidades de armazenamento de dados dos usuários. Entre as novidades demonstradas no evento estarão os novos drives da nova Geração: ODS-D280U (com interface USB 3.0) e ODS-D280F (com interface de fibra óptica), além das opções de robóticas gerenciáveis, como o modelo ODS-L30M com capacidade de 30 slots e módulos de expansão com capacidades de 60 e 100 slots. São opções que oferecem um leque completo para diversas necessidades de aplicação e orçamento.

Também serão mostradas as soluções para arquivamento digital e gerenciamento de fluxos de arquivos digitais da empresa Videodata (Media Portal), totalmente compatíveis com a tecnologia da Sony.

Para mais informações acesse http://www.sonypro.com.br

A Sony estará no estande 97C, ocupando uma área de 240 m2. Confira a planta completa!

Registre-se grátis!