Fernando Bittencourt, diretor internacional da SET Brasil, moderou o primeiro painel da SET Expo 2018 centrado em inovação e tecnologias disruptivas. A sessão compartilhou constatações e novidades em broadcasting verificadas pelos laboratórios da NHK, do Japão, e da ETRI, da Coreia do Sul – considerados os mais importantes institutos de pesquisa de mídia do mundo.

Hirokazu Kamoda, gerente sênior dos Laboratórios de Pesquisas em Ciência e Tecnologia da Japan Broadcasting Corporation (NHK), falou sobre informações divulgadas no mais recente Open House promovido anualmente pela emissora. Segundo ele, um foco de especial atenção da comunidade japonesa de TV é a transmissão ao vivo em 8K. “Em 2025, quase todos os lares na Ásia terão monitores compatíveis com esse padrão de qualidade de imagem”, falou Kamoda.

O evento da NHK mostrou avanços em equipamentos (codificadores, switchers, transceivers e afins) que viabilizam broadcasting de vídeo a uma taxa de bits de até 144 Gbps, com conteúdo exibido a um número de pixels de 7680 x 4320. O vídeo de qualidade elevadíssima será acompanhado por novas tecnologias de áudio. Kamoda destacou que a tendência é a customização de experiências sonoras para os espectadores. “Haverá opção de diversos canais de vídeo, variando-se línguas, tipos de áudio ambiente e comentários”.

Combinar experiências de TV e internet em atividades diárias da população. “Haverá maior compartilhamento de dados entre transmissões de TV e as pessoas, mediadas por smartphones e pelos próprios televisores. É o que denominamos Hybridcast”, explicou Kamoda. “Paralelamente, recursos como 3D e realidade virtual/aumentada serão mais aplicados”.

Sung-Ik Park, pesquisador do Departamento de Pesquisa de Sistemas de Radiodifusão do ETRI (Instituto de Pesquisas em Eletrônica e Telecomunicações da Coreia do Sul), falou do andamento das pesquisas para o avanço das transmissões em UHD (Ultra HD) com base no novo padrão ATSC 3.0 – tecnologia que combina tecnologias de broadcast e broadband para radiodifusão de alta qualidade e “inteligente” em múltiplas plataformas (TVs, smartphones, computadores e automóveis, entre outros).

Os estudos da ETRI são apoiados por diversas universidades e empresas de tecnologia. Conforme situa Park, componentes como chipsets, antenas e receptores do tipo set top box ou dongle para o ATSC 3.0 estão em desenvolvimento com apoios dos parceiros. Testes de implantação de sistemas seguem a pleno vapor no território sul-coreano. “Empresas de qualquer país podem acompanhar e participar dos estudos”, avisou o palestrante. Por fim, o pesquisador falou sobre a possibilidade aberta pelo novo padrão de customização das mensagens publicitárias — com base em definições de interesses e preferências feitas pelos próprios espectadores.