SET lança oficialmente o SET EXPO 2016

Depois do sucesso da edição 2015 do SET Expo, a SET realizou em São Paulo, no dia 28 de outubro de 2015, o lançamento oficial para empresas expositoras do SET Expo 2016, que será realizado de 30 de Agosto a 1º de Setembro de 2016.

Foto: Fernando Moura

Foto: Fernando Moura

O evento que irá ocorrer novamente no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte começará na segunda-feira, 29 de Agosto, com o Congresso SET e na terça-feira, dia 30, com o SET Expo. “Todos os dias o Congresso irá acabar às 17h para que os participantes possam visitar a feira”, afirmou o diretor de Marketing da SET, Cláudio Younis, reforçando que “como agora a SET controla os dois eventos, fazemos tudo para que os expositores não tenham que concorrer com o Congresso. Para nós, o congresso é importante porque traz à feira engenheiros de destaque das emissoras”.

No SET Expo 2016, além do 28º Congresso SET, será realizado também o 3º Fórum Latino-americano de Comunicação. “Nosso objetivo é divulgar o evento na América Latina, precisamos que os expositores e a SET divulguem o evento, porque queremos que o seja realmente um evento importante na região, porque temos o maior evento da região”, comentou Younis.

Haverá ainda o 2º Fórum AV, o Pavilhão de Rádio e Universidades, o concurso SETups, e outros eventos que ainda virão a ser divulgados. “Talvez exista um pavilhão de TIC, porque nesta época de convergência e, até pelo interesse de empresas dessa área na feira, seja interessante trazer empresas desse escopo a nosso evento”, disse Younis.

No lançamento foram apresentados os dados demográficos do SET Expo 2015, que teve 15.900 visitantes nos cinco dias do evento, mais 2.040 congressistas no Congresso SET 2015 e 150 jornalistas de diferentes países. Desses visitantes e congressistas, houve, segundo a análise demográfica apresentada pela SET, visitantes de 37 países, sendo as maiores delegações estrangeiras as chegadas dos Estados Unidos, da Argentina e do Japão.

“Queremos ser o maior evento de América Latina, por isso interessa saber que 29% dos visitantes estrangeiros chegaram da Argentina, 18% do Chile, Uruguai 10%, e Peru 10%”, afirmou Younis. Paulo Galante, gerente de Mídias e Patrocínios da SET, reforçou dizendo que a SET fará um esforço maior em 2016 para atrair ainda mais visitantes da América Latina.

No Brasil, os visitantes chegaram de “todos os Estados da Federação com preponderância para São Paulo (75%), Rio de Janeiro (9%), e o resto dos outros Estados”. Ainda foi referido que desses visitantes, 27% do público estava ligado a emissoras e operadoras, e 18% a produção/pós-produção (áudio e vídeo) e que a distribuição por áreas de atuação desses visitantes teve: 31% de pessoas ligadas à área de Engenharia/Técnica/Operações; 26% pertenciam ao nível C-Level (Executivos); e 15% à área de produção. “Isso é muito importante porque no evento estiveram as pessoas que realizam o gerenciamento das empresas ou trabalham na área”, afirmou Younis.

Paulo Galante apresentou também alguns resultados da pesquisa de satisfação realizada pela entidade durante o SET Expo 2015 junto aos expositores. Numa contagem de 1 a 6, as opções melhor avaliadas foram o atendimento ao expositor, com uma média de 4,9; e a infraestrutura do pavilhão, com 4,9.

Ainda foi explicada a política comercial, na qual se dividem os expositores em dois grandes grupos. Um grupo de empresas com estandes de mais de 90 m2, e outro com empresas com espaços menores. Dentro deste quesito foram apresentados os valores para os estandes, as datas de pagamentos, o plano da planta da feira e as condições comerciais oferecidas pela SET.

Finalmente, foi anunciado que a SET assinou um convênio com a IABM (International Association of Broadcasting Manufacturers) que garante a divulgação do evento. “Eles vão divulgar aos seus associados, o que nos dá ainda maior relevância internacional. O expositor que seja associado da SET ou da IABM terá 10% de desconto no valor do estande”, finalizou Younis.

Por Fernando Moura, em São Paulo