SET EXPO celebra 10 anos da adoção do ISDB-T no Brasil

Nesta terça, 30 de agosto, às 9h, acontece a cerimônia de abertura do SET EXPO, evento composto pelo 28º Congresso de Tecnologia e pela Feira de Produtos e Serviços. A solenidade acontece na sala 21 do Centro de Convenções do Expo Center Norte em São Paulo.

Olimpio José Franco, presidente da SET, é o anfitrião do evento que conta também com as presenças dos diretores da entidade, além de associações que representam o setor, expositores do SET EXPO e autoridades.

Durante a cerimônia, será realizada também uma comemoração pelos 10 anos de adoção do padrão ISDB de TV Digital pelo Brasil. Confirmaram presença o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, o ministro das Comunicações do Japão, Jiro Akama, e autoridades da América Latina e Caribe.

Entre as autoridades representantes de países da América Latina e Caribe estarão presentes:

  •          Augusto Espín, ministro das telecomunicações do Equador
  •          Ebal Jair Diaz Lupian, presidente da Comissão Nacional  de Telecomunicações de Honduras
  •          Miguel Ángel de Godoy, presidente da Agência Nacional de Comunicações da Argentina
  •          Edwin Estrada Hernandez, vice-ministro das Telecomunicações da Costa Rica
  •          Marco Antonio Vásquez Quiroga, vice-ministro das Telecomunicações da Bolívia
  •          Cristian Alexander Aguilar López, vice-ministro das Comunicações da Guatemala
  •          Raul Lazcano, chefe de Política Regulatória e da Divisão de Estudos da Subsecretaria de Telecomunicações, do Chile
  •          Cesar Palacios Carceres, diretor geral de Comunicação Estratégica, informação e Secretaria de Comunicação do Paraguai
  •          Judith Coromoto Acevedo Diaz, diretora geral de telecomunicações e serviços postais da Venezuela
  •          Nahima Janet Diaz Flores, diretora geral do Conselho de Telecomunicações e Instituto Postal da Nicarágua

“A escolha do SET EXPO para a realização da comemoração dos 10 anos do ISDB-T foi uma decisão dos governos do Japão e do Brasil. Isso se deve pelo papel relevante que a SET desempenhou na época que o ISDB-T foi escolhido como o padrão de TV digital em nosso país”, explica Franco. “Por isso, para nós, neste momento de desligamento das transmissões analógicas em nosso país, é motivo de muita honra e muita satisfação receber essa comemoração e celebrar os resultados alcançados”.

A partir do padrão japonês, um consórcio firmado por empresas do setor, redes de televisão e universidades criou o Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD). O padrão brasileiro foi adotado em vários países da América Latina e África.

O SET EXPO consolida-se como o mais importante evento de broadcast e novas mídias da América Latina.