SET e W3C assinam convênio para fortalecer radiodifusão brasileira

Primeiro fruto da parceria será apresentado durante o SET EXPO,

com uma discussão sobre as conexões entre web e TV

 

Com trabalhos complementares e objetivos comuns, a SET e o W3C/MIT – consórcio internacional que trabalha para desenvolver os padrões da web – assinaram este mês um convênio de cooperação para fortalecer a radiodifusão brasileira. A primeira repercussão prática da parceria poderá ser vista no SET EXPO 2015, evento no Expo Center Norte, São Paulo, entre os dias 23 e 27 de agosto, no qual haverá um debate sobre web e TV com participação de membros do W3C.

 

O W3C dedica-se à implementação de ações voltadas ao setor de Broadcast no ecossistema web; a SET é uma associação técnico-científica formada por profissionais e empresas, sendo um polo de difusão de conhecimentos nos campos da televisão, rádio, telecomunicações, internet, cinema e novas mídias. “É importante trazer o debate sobre os padrões da Internet — como HTML 5.1 e Web TV –, para o SET EXPO, pois assim poderemos criar oportunidade de integração entre as novas mídias e a TV”, diz Rodrigo Arnaut, engenheiro, presidente da EraTransmidia e vice-diretor de TV por Assinatura e Novas Mídias da SET.

 

As diversas plataformas do universo transmidiático, incluindo Games, IofT, Drones, Wearables, VOD, OTTs, Ginga, Realidade Virtual e Aumentada e a falta de padrões universais, dificultam a efetiva implementação das tecnologias de interação com o usuário “prosumer” (produtor-consumidor) e a TV. “Ainda não fazemos compras pelo controle remoto ou smartphones para adquirir o relógio de um personagem na novela, por exemplo. Apesar dos esforços do mercado e da academia, não há essa integração atualmente. Esse é um dos motivos que faz o debate sobre o tema, ser muito importante”, diz Arnaut.

 

Para o W3C, o acordo é uma maneira de se inserir mais profundamente no País. “Temos como principal objetivo nesta parceria com a SET estabelecer um canal sólido de relacionamento com o setor de TV e broadcast no Brasil, expandindo o debate global sobre padronizações da web às principais empresas brasileiras”, disse Alexandre Furtado, business development leader do W3C. Dessa forma, defende Furtado, será possível acrescentar novas mídias e tecnologias à TV Digital. “Esperamos, juntos, dar um passo importante para o desenvolvimento tecnológico e o futuro da televisão no Brasil e no mundo.”

 

Graças à parceria, toda a comunidade do W3C terá desconto especial para a inscrição no SET EXPO 2015, igualando-se aos valores praticados aos membros associados da SET. Como contrapartida, o W3C levará conferencistas aos painéis do SET EXPO.