Rio Verde (GO): primeira cidade da América do Sul com sinal de TV totalmente digital

André Figueiredo desligou a transmissão analógica local e ratificou o cronograma nacional até 2018

Rio Verde, 1°/03/2016 – “Com a primeira cidade da América do Sul com sinal de TV totalmente digital, o Brasil mantém o pioneirismo histórico no desenvolvimento tecnológico para a radiodifusão”, valorizou o ministro das Comunicações, André Figueiredo, ao concluir, nesta terça-feira (1°), o processo de desligamento da transmissão analógica de televisão na cidade de Rio Verde (GO). Com a mudança, a frequência de 700 MHz, que já foi leiloada pela Anatel, já começa a ser liberada para a ampliação do serviço de 4G na região.

Às 12h50, na TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo e única geradora da cidade, o ministro apertou o botão que encerrou o envio do sinal analógico. Em seguida, às 14 horas, André Figueiredo repetiu o procedimento na TV Sucesso, vinculada à Record. As TVs Bandeirantes, SBT e Cultura também iniciaram a operação exclusivamente no digital na localidade. Outras três estações que operam no município (TV Canção Nova, Record News e Rede Vida) já fizeram o switch off no último dia 15 de fevereiro.

O ministro ratificou que, até 2018, todo o espectro será totalmente disponibilizado para a internet móvel de alta velocidade e enalteceu a integração do setor para o sucesso da iniciativa. “O desligamento foi uma ação conjugada de esforços entre o governo, as emissoras de TV e as empresas de telefonia para promover esse momento histórico para o país. Isso proporcionará ainda uma evolução do 4G”, comentou, ao indicar que o índice para o fim do sinal analógico foi definido em consenso.

“Tivemos grandes momentos na televisão brasileira. Passamos pela mudança da imagem em preto e branco para a colorida. Em 2007, iniciamos o oferecimento do sinal digital. Agora, alcançamos a totalidade de uma cidade brasileira com o novo formato de imagem”, completou.

Ao afirmar que a entrega dos conversores às famílias de programas sociais do governo federal é fundamental para ampliação do processo de inclusão no país, o ministro pontuou que a nova tecnologia também funcionará nos televisores mais antigos. “Fornecemos os equipamentos para os beneficiários do Bolsa Família, incluindo também os presentes no Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Isso garante um acesso gratuito para todas as faixas de renda”, disse.

O presidente da Anatel, João Resende, João Rezende, destacou que os investimentos serão potencializados para o oferecimento de melhores serviços. “Nos próximos cinco anos, o Brasil contará com um salto no setores de radiodifusão e de telecomunicações”, previu. “A população de todas as regiões passadão a receber um sinal de internet de quarta geração. Mais conexão veloz para o Brasil”, acrescentou.

O evento contou ainda com as presenças do presidente da Entidade Administradora da Digitalização (EAD), Antonio Martelleto, do presidente da
Associação Brasileira de Rádio e TV (Abert), Daniel Slaviero, e de representantes das emissoras de televisão e das operadoras de telefonia.

Transição

Rio Verde é a cidade-piloto no processo de implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital. Depois do desligamento, a programação das emissoras deixa de ser exibida na cidade pelo sistema analógico, que apresenta qualidade de som e imagem inferiores. Em seu lugar, as geradoras vão continuar transmitindo, por 30 dias, uma cartela fixa informando ao telespectador como proceder para ter acesso ao sinal digital.

 

Fonte: http://www.mc.gov.br/