Painel trata debate sobre melhores práticas e novas fronteiras do Vídeo OTT

A década de 2010 está sendo considerada por especialistas como o momento em que a televisão teve que se reinventar em vários aspectos para entrar em uma nova era. Essa reinvenção, impulsionada por fatores tecnológicos gerados pela convergência do televisor com a internet, trouxe impacto direto sobre toda a cadeia produtiva. “Atingiu também os modelos de negócios e processos de criação, distribuição e entrega de conteúdo audiovisual de uma forma mais rápida do que muitos analistas de mercado previram”, explica Salustiano Fagundes, fundador da HIRIX Engenharia de Sistemas e CEO da HXD Smart Solutions.

Salustiano será o moderador de um painel no SET EXPO que tratará do vídeo OTT, sob a percepção de melhores práticas e novas fronteiras. “A maturidade do uso de OTT de vídeo aponta para a necessidade de ter serviços que vão muito além da oferta de VOD, de Catchup TV e de streaming ao vivo”, explica. O moderador avalia que, hoje, os usuários já perceberam o valor de se entregar a uma experiência significativa com catálogos renovados, recomendações cada vez mais personalizadas, buscas e execuções dos conteúdos selecionados de forma rápida e sem travamentos. Isso é possível utilizando-se algoritmos que analisam os metadados e coletam informações sobre históricos de busca e conteúdos assistidos, dispositivos utilizados e classificações feitas, entre outras possibilidades, personalizando cada vez mais os acessos, fidelizando os clientes e, de certa forma, se antecipando às suas necessidades.

“Diante desse cenário os broadcasters tradicionais precisarão inovar para sobreviverem em um ambiente de grandes mudanças e desafios, avaliando com agilidade a adoção de soluções tecnológicas que podem inseri-los em um novo mercado”, considera Salustiano.

Este e outros temas correlatos serão tratados durante a sessão sobre “Vídeo OTT: Melhores Práticas e Novas Fronteiras”, que acontecerá no dia 22 de agosto às 11:30.

A Sessão, que será moderada por Salustiano Fagundes, membro da SET e CEO da HXD e Hirix Engenharia de Software, terá a participação de Flávio Amaral (Network Strategist at Netflix), Masaru Takechi (Co-Chairman, IRG-IBB at ITU/NHK Engineering System), Marcello Azambuja (Director, Engineering & Product at Globo.com), Marcelo Zuffo (President of LSI-TECUniversity of São Paulo/Global iTV Consortium Member) e Zalkind Lincoln (Watson Solutions Specialist/IBM).

Para se inscrever no 29º Congresso de Tecnologia da SET, clique aqui.