Monitoramento da produção por IP traz vantagens, mas é preciso projetar bem sua rede

Durante o último dia do Congresso SET EXPO 2018 um dos assuntos abordados foi a arquitetura e monitoramento de redes IP para uso em tempo real. A ideia foi mostrar como a indústria de broadcast tem utilizado essa ferramenta para trazer agilidade no trabalho cotidiano. Mas questões técnicas devem ser colocadas no papel.

Moderador do debate, Leonel da Luz, presidente da media and content-dynamics deu início à discussão considerando que a adoção de sistemas de tráfego IP já está em marcha. “Não é mais uma questão de se, mas como e quando. O IP é pré-requisito para tanto operações de virtualização quanto nuvem, mas é preciso avaliar bem em qual momento está sua companhia. A migração para IP não é simples, nem barata. Mas é versátil, escalável e flexível. É um novo desafio, misturar a engenharia de TV com TI, pois as demandas de broadcast são totalmente diferentes em relação à TI. Por outro lado, os padrões SMPTE e AMWA são novos para tanto broadcasters quanto profissionais de tecnologia da informação”.

Filippo Ferlini, diretor para América Latina da NewTek avaliou que a companhia mudou bastante nos últimos três anos por conta do foco nessa tecnologia de monitoramento. O motivo foi o desenvolvimento de uma plataforma própria de monitoramento IP, o NDI (Network Device Interface). “É a nossa proposta para poder trabalhar em redes simples, 1 GB, corporativas, e dentro dessa rede, poder enviar áudio e dado”. O NDI é gratuito, e já existem mil empresas utilizando a plataforma, como Panasonic, Skype e Avid. “A ideia é que o maior número de companhias, pessoas e produtoras possam começar a trabalhar com o NDI e ver as facilidades de trabalhar com o sistema. Se você trabalha com o Premiere, pode acompanhar as gravações de uma novela, ou a transmissão de um telejornal de forma remota e rápida”.

Entre os destaques, o palestrante Boris Kauffmann, arquiteto de Soluções da Imagine Communications, falou um pouco sobre as vantagens de transmissões multicast. “Quando estamos em um ambiente de transporte de vídeo, o multicast faz com que a rede faça as cópias de acordo com as necessidades de cada destino”.