Marcelo Porto, da IBM, abre SET EXPO 2018: dados são recurso natural do século XXI

 Durante a solenidade de abertura do SET EXPO 2018, o vice-presidente de Cloud da IBM para América Latina, Marcelo Porto, apresentou algumas perspectivas gerais de mercado que estão impactando, também, os negócios audiovisuais. “Hoje cerca de 55% dos CXOs acreditam que a cadeia de valor será virtualizada. Também sabemos que 51% das fronteiras entre indústrias está desaparecendo. Mas talvez o mais impactante seja o fato de que 69% desses executivos entendam que mais do que a tecnologia por si só, como o GPS, é o ecossistema que traz impacto, vide o Waze”.

 

A tônica principal do discurso do executivo é a importância dos dados para companhias, e a falta de organização da grande maioria desse material. Cerca 80% de tudo que circula online está desestruturado.  Daí a importância de ferramentas como a computação cognitiva, cujo exemplo da IBM é o Watson. “Plataformas como a nossa surgiram para auxiliar os seres humanos a utilizarem todo esse volume de informação de forma não apenas rápida, mas eficiente”.

 

Organizadora do evento, a SET comemora 30 anos de existência em 2018. Em sua fala durante a abertura a presidente da entidade, Liliana Nakonechnyj lembrou alguns dos avanços que associação ajudou a trazer para o Brasil, desde a implantação do PAL-M e a adaptação de equipamentos NTSC, o processamento digital nos anos 90 e a implantação da TV digital.

 

Presente na abertura da feira (o congresso teve início na segunda, 27), o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Gilberto Kassab comentou sobre a importância do evento. “O SET EXPO significa a essência da superação. Empresa ou empreendedor que não se transforma, fica para trás, e aqui é o local ideal para acompanharmos todas as transformações pelas quais o setor passa”. 

 

Participou da cerimônia também o vice-ministro de Comunicações do Japão, Katsuya Watanabe. O SET EXPO 2018 possui um pavilhão exclusivo com expositores do país.