Japão demonstra usos do 8k e compartilha informações sobre o UHD com o Brasil durante SET EXPO

Pavilhão Japonês no SET EXPO 2017

A participação japonesa no SET EXPO já se tornou tradicional no evento desde as primeiras edições, tanto na Feira como no Congresso. No Pavilhão Japonês, localizado na Feira de Produtos e Serviços, a grande novidade foi a demonstração dos usos da tecnologia 8k, a ultra definição.

“Nós estamos mostrando como é desenvolvida a programação, como sua transmissão é feita via satélite, e como esse resultado chega nos televisores com ultra definição”, explica o Ministro de Assuntos Internos e Comunicação do Japão, Hiroyuki Ogawa.

De acordo com Ogawa, um dos usos bem-sucedidos dessa tecnologia está no campo da medicina, em cirurgias que necessitam o uso de imagem via câmera ou caleidoscópio. “Um grande avanço para a medicina e para a tecnologia”, acrescenta.

O Pavilhão Japonês também exibiu antenas, equipamentos de transmissão e forneceu informações aos visitantes sobre os estudos em desenvolvimento para a alta definição.

“É a segunda vez que participo do evento com a equipe japonesa, e o que estou vendo me impressionou. Posso assegurar que o público aumentou e a qualidade dos produtos está animadora”, ressalta Ogawa.

O Ministro participou ainda do 29º Congresso de Tecnologia com um painel sobre espectro na segunda-feira (21), moderado por André Trindade (Engenheiro de Comunicação – ABRATEL) e como ouvinte da Hot Session da SET sobre UHD, na quinta-feira (24). “Foi uma oportunidade que tive para ouvir a presidente Liliana Nakonechnyj falar sobre como o Brasil está introduzindo a tecnologia UHD. Esta informação vai ser muito útil para que possamos trabalhar juntos de alguma maneira”, conclui.