Estratégias e resultados sobre interferências em TV e 4G

Em fevereiro deste ano, a cidade de Rio Verde (GO) teve o sinal analógico da TV totalmente desligado. Foi a primeira cidade do Brasil a passar pela transição do sinal analógico para o digital.

“Como toda migração, esta apresentou problemas. Nós vamos apresentar os testes de laboratório realizados na última geração de receptores ISDB-TB e casos graves de interferências identificados em Rio Verde”, explica o moderador do painel, Cristiano Akamine, pesquisador do Laboratório de TV Digital e professor no curso de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

De acordo com Akamine, os resultados mostraram que o sinal 4G/LTE interfere na recepção da TV digital e que será necessário usar filtros LTE em algumas situações.

Para completar a discussão, foram convidados os palestrantes Júlio Omi, professor visitante no laboratório de TV digital da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Marcus Manhães, pesquisador sênior da Fundação CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) e Luiz Fausto, Especialista em Estratégia e Regulatório da Rede Globo.

As experiências dessa migração serão tema de painel no SET EXPO 2016, no dia 31 de agosto.