Como as tecnologias dos receptores de TV podem melhorar o consumo de conteúdos

Como empresas e governos estão prevendo o uso dos aparelhos de TV e quais são projeções para o futuro

 

receptores de TV1A seção das 11h00 realizada na sala 18 teve como tema “Tecnologias dos Receptores de TV”, moderada por José Frederico Rheme discutiu questões relativas ao uso dos aparelhos de TV e as soluções apresentadas por fornecedores tanto de televisores, quanto set-top box pensadas para o atual estágio do comportamento das pessoas em relação ao conteúdo consumido nestes aparelhos. As palestras contaram com a participação de Luis Bianchi (TPV Technology -AOC/Philips), José Ricardo Kraus (Visiontec) e André Barbosa Filho (EBU).

 

receptores de TVNa primeira participação, Luís Bianchi, abordou o desenvolvimento do mercado áudio visual e de entretenimento além do full HD, centrado nas novas tecnologias e formatos de display. Abordou também a convergência de mídias centrada no receptor e o cenário de consumo de conteúdo e os vários aplicativos de smartTV.

Na sequência, José Ricardo Kraus tratou das perspectivas para o mercado de conversores digitais. Segundo Krauss  “é esperado que os aparelhos de televisão do futuro sejam apenas uma grande tela de alta resolução onde devem ser conectados os mais diversos dispositivos. Set-top Box vai muito além da recepção de sinais de televisão terrestre integrando serviços diferenciados que tornem este dispositivo uma grande central de multimídia conectada a estes displays.”

 

 

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Neste sentido, André Barbosa Filho, representante da EBC, chamou a atenção para a importância da atuação do Estado brasileiro em ofertar conteúdos voltados para a população, como o Brasil 4D corroborando a fala anterior de Krauss, demostrando que os set-top box  deverão atuar como canais de convergência e diversos serviços. Barbosa priorizou a forma como o conteúdo é entregue ao telespectador atualmente e afirmou que “estamos diante de uma tendência irreversível no uso diverso dos receptores de TV”, cada vez mais voltados para a necessidade e demandas do usuário.

Os novos hábitos de uso do televisor e a forma como as novas gerações consomem televisão, fez um paralelo deste uso entre Brasil e Estados Unidos e concluiu sua fala apontando os principais desafios enfrentados atualmente na melhor forma de transmitir conteúdos. O que, na opinião de Barbosa, ainda não estão claramente definidos e nem atendidos.

 

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015

A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

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Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Jéssica Dourado, Francisco Machado Filho e Fernando Moura, em São Paulo