Automação no controle de produção diminuiu custos e aumenta eficiência

Vários cases de sucesso foram apresentados no painel Automação no Controle de Produção, no primeiro dia da SET Expo, envolvendo  médios produtores de conteúdo brasileiros a grandes redes internacionais. Carlos Cauvilla, diretor de Tecnologia de TV da Rede Anhanguera, apresentou o caso da produtora de Itumbiara, cidade a 200 quilômetros de Goiânia, na qual uma interface única passou a controlar o switcher, audio mixer, graphics, video servers e câmeras, o que reduziu a equipe de engenharia de cinco para duas pessoas no apoio ao editor-chefe.

“Os demais profissionais puderam atuar em funções mais relevantes e também percebemos uma redução nas falhas operacionais e aumento da capacidade produtiva”, afirmou. Já Luiz Claudio Costa, especialista de Desenvolvimento e Tecnologia da Globosat, destacou como os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 ajudaram os clientes internos, particularmente o canal SporTV, a receber a nova tecnologia. Se não houvesse automação seria necessário construir um prédio anexo para manter a transmissão no método tradicional alimentando 16 canais na TV e mais 16 canais na web simultaneamente.

Aldo Campisi, vice-presidente da Chryronhego para a América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, comentou o caso da BBC Nottingham, no Reino Unido, que precisava de cinco a 15 profissionais para produzir de 15 minutos a uma hora de conteúdo para a BBC nacional. “Oferecemos nosso serviço de automação. Foi preciso mudar o processo para produzir mais conteúdo e manter a qualidade. As mesmas pessoas puderam fazer mais, cortando custo de produção e atuando de forma mais eficiente”.

Houve até mesmo uso de inteligência artificial para gerar legendas automaticamente com reconhecimento da voz dos jornalistas apenas com software, sem necessidade de mudança na infraestrutura. Filippo Ferlini, diretor de Operações de Venda para a América Latina da NewTek, finalizou o painel com uma solução de pan and scan automática sob medida, reforçando que a base da automação é isso, considerar que cada produtor de conteúdo tem um processo e um modo particular de fazer o trabalho e que tudo precisa ser feito para atender as necessidades individuais.