Áudio tem papel importante em mídias imersivas

Painel discutiu a produção de conteúdo sonoro para realidade virtual e outros conteúdos de última geração.

Realidade virtual, realidade aumentada, realidade mista, vídeo 360 graus e demais formatos de mídia imersivos começam a ganhar evidência. A produção de áudio para esse tipo de conteúdo foi debatida em painel da SET EXPO 2018 comandado por Carlos Ronconi, assessor técnico de áudio da Rede Globo. “Nunca antes houve tanta demanda por trabalhos sonoros realistas e envolventes”, observou o moderador. “É um contexto novo e desafiador para os engenheiros de som e demais profissionais do setor”.

Daniel Reis, Head of Sales da Sennheiser no Brasil, deu detalhes do processo de captura, mixagem e renderização de som para conteúdo audiovisual imersivo. Apesar de conteúdos de realidade virtual geralmente entregarem áudio em forma binaural, a captação segue um ritual diferente. “É preciso utilizar todo um aparato voltado ao áudio 360 graus, como gravadores de campo multicanal, com no mínimo quatro canais, ou interface de áudio”, explicou. Segundo Reis, também são necessárias metodologias dedicadas de mixagem, como aquelas baseadas no Ambisonics – formato de som surround de esfera completa que, além do plano horizontal, cobre as fontes de som acima e abaixo do ouvinte.

A pós-produção é responsável por materializar os efeitos especiais, como as mudanças de som que ocorrem conforme o usuário dos óculos VR (de realidade virtual) movimenta a cabeça. Um desafio nessa etapa, disse Reis, é o acompanhamento do material em fase de produção. “Existem plug-ins que transformam o áudio de esfera completa em binaural, permitindo a audição”, explicou.

Sasso comentou que a composição de áudio imersivo em DAWs (estações de trabalho) pede o uso dos chamados “espacializadores” e de outros codecs e plug-ins onerosos em processamento e em custo de aquisição de licenças. Billy Mello, especialista em áudio espacial no Riverside Studios e na eisBER Multimedia, da Alemanha, repassou que as aplicações de mídia imersiva aumentam a cada dia, mas que os gadgets necessários ou capazes de reproduzi-los ainda são caros para a maioria da população. “Por enquanto, ainda é uma aplicação restrita, para um público seleto”, definiu.