App facilita instalação de antenas externas para TV Digital

Reprodução do App PegaTV

O desligamento do sinal analógico da televisão está marcado para atingir todo o país até o final de 2023. Até lá, as empresas de tecnologia vêm desempenhando o seu papel no fornecimento de equipamentos à população. “Mas o consumidor final não sabe exatamente o que fazer com o equipamento em mãos (conversor, antena, TV), sem a ajuda de um especialista”, defende o engenheiro Marcelo Martins.

Marcelo Martins e Laderlei Marangoni são engenheiros com larga experiência do mercado. Criadores do aplicativo “PegaTV”, pensaram numa maneira de facilitar o trabalho do profissional instalador de antenas e do próprio usuário que optar por fazer a instalação sozinho. “O nosso objetivo com o ‘PegaTV’ é que a instalação das antenas externas seja feita de maneira em que o melhor sinal possível chegue ao receptor na residência das pessoas”, explicam.

O app funciona de maneira intuitiva e é bastante simples. Ele mapeia a localização do usuário com base nos recursos de geolocalização do celular e mostra quais torres de TV nas proximidades oferecem bom sinal, e para qual direção a antena externa deverá ficar apontada. A direção ideal da antena externa é mostrada no visor do celular com a identificação de ‘flecha verde’ integrada ao aplicativo. “No geral, a disponibilidade das torres e seu sinal segue a regra dos semáforos: verde para antena com sinal apto naquele local, e vermelha para sinal não satisfatório. O amarelo aparecerá se estiver num local com sinal no limite, ou seja, quase fora de sintonia” explicam.

O aplicativo é gratuito e já está disponível no Google Play e será liberado na App Store nesta sexta-feira (25/05).

SET EXPO 2017

O app pertence à empresa ITVX, e foi anunciado para o público brasileiro durante o SET e Trinta, no NAB Show/Las Vegas. A empresa estará no SET EXPO 2017, no estande 130 da rua “e”. Na ocasião, a empresa fará o lançamento oficial do aplicativo.

O SET EXPO acontecerá de 21 a 24 de agosto de 2017, no Pavilhão Vermelho e 1º andar do Centro de Convenções do Expo Centre Norte, em São Paulo. Para mais informações, acesse a página do evento.