AD DIGITAL Leva soluções em 4K, IP e Cloud para a SET Expo 2015

Será demonstrada também a integração da solução de armazenamento tapeless Quantum com sistemas de mercado como AVID, através de um lançamento da Telestream, assim como; entre Grass Valley e Quantum e Grass Valley e Cisco, que compõem a lista dos principais parceiros da empresa

As discussões acerca das tendências mundiais mostram o setor broadcast em remodelar as suas estruturas para racionalizar os recursos e visando tirar proveito da nova geração de entretenimento digital. No estande da AD Digital, integradora de TI com mais de 20 anos de experiência no mercado de mídia e entretenimento, os visitantes da SET Expo 2015, que acontece de 23 a 27 de agosto no Expo Center Norte – Pavilhão, em São Paulo, poderão conferir os benefícios da convergência do ambiente Broadcast tradicional com IT e terão a disposição a demonstração de um leque de soluções para otimizar cada etapa dos seus fluxos de trabalho, com o objetivo de torná-los mais flexíveis, rápidos e menos complexos: da captação a monetização do conteúdo.

Sabe-se que a tecnologia e as recentes inovações podem impactar positivamente o negócio, desde o lançamento de novos produtos e serviços ao mesmo tempo em que pode reduzir significativamente os custos operacionais e aumentar a eficiência operacional. “Considerando ainda, que em um ambiente file based onde haja  interoperabilidade, a gestão da informação (conteúdo) e a entrega de conteúdo nas mais diversas plataformas, assim como o fluxo de trabalho como todo, tornam se muito mais eficientes”, explica Sonia Poloni, diretor de marketing da AD-Digital.

Ainda com base nas necessidades de mercado, a empresa oferece soluções que auxiliam na redução de custos operacionais de forma a viabilizar a continuidade no investimento na modernização da planta. As soluções visam, principalmente, à redução da emissão Co2, o aumento da produtividade, a redução de gastos com manutenção, o aumento do ciclo de vida dos equipamentos, a redução de custos operacionais, a automação de sistemas que consomem recursos desnecessários e em oferecer uma melhor experiência do usuário. Incluem-se aqui; sistemas concentrados em Data center (Servidores, Rede), sistemas de TI (Impressoras, Servidores, Computadores, Telefones IP, etc), Estrutura (Ar condicionado e Iluminação), e Telefonia (Analise e renegociação de contratos de telefonia fixa e móvel, e readequação de estrutura de telefonia para melhorar o retorno do valor investido).

Será demonstrada também a integração da solução de armazenamento tapeless Quantum com sistemas de mercado como AVID, através de um lançamento da Telestream, assim como; entre Grass Valley e Quantum e Grass Valley e Cisco, que compõem a lista dos principais parceiros da empresa.

Dentre todos os workflows que serão apresentados, os principais que o público pode esperar estão voltados ao MAM, que apresenta uma grande integração com toda a linha de equipamentos para produção e pós-produção de conteúdo e armazenamento disponível no mercado.

Teremos ainda uma demonstração da solução de playout da Grass Valley para empresas que estão buscando modernização e criação de novas estações com infraestrutura atualizada com as soluções iTX, Stratus GV e servidores K2, que garantem através de seus algoritmos de qualidade de serviço,  que garantem que nem um único quadro seja perdido durante o transporte do conteúdo que finalizam o workflow file based durante a edição e a entrega do conteúdo com consistência. A plataforma K2 segue os mais altos padrões de TI e disponibiliza APIs para integração com sistemas externos o que garante uma ampla gama de possibilidades de workflows com os mais diversos fornecedores do mercado com validação do investimento prévio das operações. O cliente poderá ainda entender junto aos profissionais da AD-digital como funciona o sistema de playout em nuvem, que vem sendo amplamente discutida no mercado ultimamente como forma de redução de investimento, simplicidade na implementação e flexibilidade.

Haverá ainda soluções de grande interesse do publico que vem ganhando muita atenção de todos os tipos de público ultimamente, que são os sistemas para distribuição de conteúdo em multiplataformas.

Entrega Multiplataforma:

Serão apresentados ao mercado exemplos de fluxos automatizados como alternativa para ganho de produtividade e velocidade na entrega do vídeo em qualquer plataforma, que hoje figura como um dos grandes desafios, principalmente para o mercado de Mídia e Entretenimento, que vive uma explosão sem precedentes de formatos, resoluções, novas regulamentações, modelos, redes.

Outra novidade é à distribuição de sinal com uma solução multiplataforma totalmente em IP, seja via OTT, OVP provido em nuvem que faz o ingest, processamento dos metadados, transcoding e encapsulamento nos diversos formatos (HLS, HDS, HSS, etc), armazenamento e streaming do conteúdo para TVs conectadas, tudo em forma de serviço, que é o pagamento através de valores mensais OPEX ao invés da necessidade de um investimento inicial como no caso de plataformas convencionais, o que traz uma grande vantagem para o cliente.

4K:  Também estarão em exposição soluções em 4K com a Elemental e Telestream, teremos o Stratus da Grass Valley com suas funcionalidades e os sistemas de transmissão via radio com inteligência e controle automático como diferenciais.

Produção Ao Vivo:

Para a linha de sistemas considerados perfeitos para a produção de conteúdo ao vivo, a AD-digital apresentará produtos para atender a produção com câmeras HD compactas de baixo custo que podem sofrer upgrades via licenças, e transmitir o conteúdo captado através de transmissores wireless acoplados na câmera,  assim como, switchers multi formato (vision mixers) de produção de vídeo HD Kayenne e Kayak, sistemas de edição multi-formato Aurora e EDIUS, roteadores Trinix NXT e Concerto Series de vídeos em multi-formato, servidores de mídia K2 Summit e sistemas de replay K2 Dyno. Para  disponibilizar o conteúdo dentro das emissoras, serão demonstrados sistemas de Mochilink e de radio para transmissão de sinal desde o local de captação para o ambiente de pós-produção com alta confiabilidade. A AD-digital dispõe também uma infinidade de unidades móveis para todas e variadas plataformas de distribuição unilateral, todas usando equipamentos de produção HD da Grass Valley.

Armazenamento/Arquivamento Digital:

À medida que os arquivos ficam inativos e envelhecem o que se observa com frequência é que os recursos tradicionais de armazenamento, as tecnologias ultrapassadas não gerenciáveis ou não compatíveis entre si, ou ainda a utilização de equipamentos de alta tecnologia (e alto custo!) para o armazenamento indiscriminado de todos os níveis de arquivos, não apresentam a melhor relação custo benefício, sobretudo, diante da explosão do conteúdo audiovisual. Os conceitos de virtualização,  ‘tierização’- também conhecido como armazenamento em camadas trazem um novo nível de armazenamento para um novo estágio no ciclo de vida dos arquivos, um sistema de armazenamento tierizado é um ambiente de storage que consiste em dois ou mais tipos de mídia de armazenamento de dados unificados em camadas dentro de um mesmo equipamento, que se diferenciam por performance , capacidade , preço e função dentro do storage. Será apresentado ao mercado pela AD Digital as novas tecnologias embarcadas nos storages inteligentes, como virtualização, federeção, tierização e replicação remota de volumes que poderão ajudar ainda mais na continuidade dos negócios mesmo em ambientes multiplataforma; tecnologias projetadas para responder aos desafios da convergência do armazenamento em disco, object storage e em nuvem.

Content Delivey:

O tamanho de arquivos aumentam com 4K e 8K e as empresas buscam formas de incorporar o cloud para reduzir custos e agilizar seu negócio. A equipe da AD-digital mostrará como garantir uma entrega rápida e segura de arquivos pesados através de redes públicas e privadas com máxima performance, segurança e confiança e como capitalizar com infraestrutura cloud para melhorar suas capacidades de movimentação com custo e complexidade mínimos.

Soluções financeiras: Também com uma forte orientação para redução de custos e otimização do negócio, a AD Digital oferece soluções financeiras nas modalidades CAPEX E OPEX para apoiar grupos de comunicação brasileiros na evolução da sua plataforma tecnológica.

Serviços:

Apresentaremos algumas novidades ao mercado, dentre elas a própria área de serviços da AD-Digital, que foi ampliada para atender a  área de tecnologia corporativa, além da área de engenharia das emissoras. Destaque para os serviços de Outsourcing, Suporte e Manutenção e o Monitoramento Remoto Integrado com a gerência de elementos de TI e Aplicações para monitorar a infraestrutura de Datacenter (servidores, storage, backup), infraestrutura de Rede, Segurança, bem como para toda a planta dos mais diversos tipos de equipamentos (Produção, Playout, Distribuição, etc.), incluindo seus serviços na nuvem, de forma a controlar sua utilização e performance em tempo real, como também identificar as possíveis alterações nos equipamentos através de uma console única de gerenciamento.

NOC (Network Operation Center):

O NOC da AD Digital oferece atendimento 24x7x365 no Brasil no idioma português e a infraestrutura é operada por engenheiros qualificados e é composta por solução de Help Desk, Monitoramento Remoto e Gerência de falhas.

Os visitantes irão encontrar no estande da AD-digital uma demonstração dos mais recentes lançamentos e especialistas preparados para atender as necessidades nos mais diversos nichos de mercado. “Estamos preparados para definir a melhor solução dentro do orçamento dos clientes o que vem se tornando cada dia mais necessário na realidade mundial de diversos segmentos e sabemos que o mercado de broadcast não está isento desta realidade. Como integradores de solução, teremos discussões com nossos clientes para atender integrações com diferentes projetos e apresentaremos diferentes visões de nossos profissionais com vivência de mercado e em projetos”, comenta Sonia Poloni.

As principais marcas que teremos conosco este ano são: Quantum, Grass Valley, Cisco, Advantech, Telestream, Signiant, Elemental, Kaltura,  Aviwest, Adobe, Skyline.

O fato é que as empresas que estiverem preparadas para o futuro, terão diferenciais competitivos frente aos desafios que se apresentam, sobretudo atribuídos a mudança comportamental no consumo de notícias e entretenimento, impulsionada pelas novas tecnologias, o que para alguns pode ser uma ameaça e para outros uma grande oportunidade.

FONTE: IT Portal