• PT
  • EN
  • ES

Acessibilidade na televisão em foco

Em sessão de fácil compreensão, palestrantes exaltaram a necessidade de recursos de acessibilidade na TV brasileira

Palestra conta com a presença, entre outros, do Presidente da SET, Olímpio Franco, e da ABTA, Oscar Simões/ Foto: Fernando Moura

Tendo como moderador Edson Moura, a seção das 15h30 da sala 17 do Congresso SET 2015 trouxe o tema “TVD – Acessibilidade”. Neste painel, a SET procurou promover um debate sobre as melhorias para os acessos existentes e formas de abordar os problemas organizacionais, técnicos e legais para acessibilidade na televisão.

Para começar, José Ednilson, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ressaltou que a linguagem de libras é outra língua, e não uma codificação da língua portuguesa, e sim uma língua paralela. E levantou questões de como tornar a linguagem de libras uniforme, coerente e correta para o uso de todos os necessitados.

Sala conta com Close Caption e linguagem de libras

Olímpio Franco, presidente da SET afirmou que a entidade tem responsabilidade social, e por isso, é importante trabalhar nesse projeto e revisar os documentos aprovados para avançar para um projeto que viabilize da melhor maneira a inclusão

Na segunda palestra, Eliana Abdallah (Steno do Brasil), desenvolveu sua fala na área de legendas. Relatou a importância da uniformidade e falta de subjetividade nas construções da mesma, demonstrou exemplos de erros e acertos em legendas.

Em seguida, a palavra ficou com Flávia Machado (TV Aparecida). Ela falou sobre o potencial da audiodescrição (AD) na TV brasileira, deu ênfase no closed caption, fez uma pequena demonstração de audiodescrição da TV Aparecida, explicou o processo de construção do roteiro deste recurso em programas gravados e ao vivo. Terminou sua fala mostrando o panorama de AD no mundo.

Na palestra seguinte, Olímpio José Franco, presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), focou seu discurso na portaria da lei de acessibilidade. Iniciou sua participação dando um pequeno histórico sobre o tema, falou da criação do Grupo SET de Boas Práticas para Acessibilidade em radiodifusão, e explicou os principais propósitos do grupo. Terminou sua fala mostrando as normas da ANATEL para AD na televisão nacional.

Na quinta palestra quem falou foi o presidente da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), Oscar Vicente que deu destaque para o tema TV por assinatura com serviços de acessibilidade. Ele fez uma pequena apresentação da ABTA e das tecnologias de distribuição de conteúdo, explicou o que é a cadeia de valor e finalizou dizendo que a posição da empresa é apoiar todos os recursos que venha a ajudar e melhorar a acessibilidade.

Por último, quem palestrou foi Guido Lemos, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que falou sobre o trabalho feito em suporte a libras. Destacou as motivações para esse trabalho, relatou o objetivo da pesquisa, e expôs as características da solução proposta. E por fim mostrou alternativas para o uso de libras na TV.

Após a seção, Olímpio José Franco destacou o quão importante esse painel é para a SET, para as emissoras e para quem lida com a questão da acessibilidade. O presidente da SET ressaltou o quanto esse tema afeta muita gente. Ele afirma que “o que estamos discutindo nesse grupo, nesse painel foi o que nós vamos aperfeiçoar agora ao longo dos próximos meses”.

Oscar Simões, presidente da ABTA, esteve no Congresso SET

A 27ª edição do Congresso da SET acontece de 23 a 27 de agosto de 2015 no Expo Center Norte, em São Paulo. Este é o Congresso mais importante das áreas de engenharias e novas mídias da América Latina reunindo especialistas dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, para debater e analisar a situação atual e as principais tendências em produção, transmissão e distribuição e contribuição de TV. Na edição deste ano o foco passa pelo desligamento analógico da TV e os temas relacionados com esta transição.

SET Expo 2015
A feira será realizada de terça-feira, 25 de agosto até quinta-feira, 27 de agosto. Este ano, o SET EXPO, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes espera um público de mais de 15 mil visitantes entre profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Mais de 200 expositores, representando mais de 400 marcas nacionais e internacionais vindos de países como Estados Unidos, Canadá, Israel, Coréia, Itália, Espanha, Chile, e muitos outros estarão presentes na edição 2015. Ainda a exposição contará com pavilhões internacionais do Reino Unido, Alemanha, Japão, Argentina e Escandinávia.

Como já é costume, siga a cobertura em tempo real do Congresso e o SET Expo na Revista da SET.

 FONTE: Revista da SET

Equipe Revista da SET/ProEx Unesp: Jéssica Dourado, Francisco Machado Filho e Fernando Moura, em São Paulo

SET Comunicação
No Comments

Post a Comment