Inteligência Artificial muda experiência na produção e transmissão de esportes

A forma de assistir esportes está passando por alterações e a experiência deve ficar cada vez melhor para quem acompanha as competições no conforto do sofá. A garantia é dos integrantes do painel “Esportes” do congresso SET EXPO. Com a ajuda de uma inteligência artificial e utilizando técnicas de análise de dados, as emissoras podem encontrar novos fatos interessantes sobre times, países, técnicos e jogadores. De forma totalmente automatizada, comentaristas e narradores têm à sua disposição informações sobre a média de idade das equipes, histórico de confrontos e performance em jogos anteriores.

Atividades que eram feitas por editores humanos agora estão sendo executadas em uma velocidade bem maior por máquinas, como é o caso dos vídeos de melhores momentos. A plataforma da SHVAV é capaz de compilar todos os lances mais importantes de um jogo de tênis em apenas cinco minutos, um processo que anteriormente poderia demorar horas. Mas o expectador também já pode se beneficiar diretamente das novas tecnologias, podendo inclusive escolher os melhores lances de um jogo de futebol, que serão reservados para replays personalizados no intervalo ou ao fim do jogo.

Participaram do painel Juliano Milanez, Business Development/Co-Founder da Shvav Technology; Marcio Albernaz, Gerente de Exibição e Distribuição da Globosat; José Chaves Felippe de Oliveira, Conselheiro da SET e Membro do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital; Benoit Quirynen, Chief Market Officer na EVS; Mauricio Belonio, sócio fundador da Alliance Technologies; e Eduardo Mune, Regional Sales Manager, da TVU networks.